Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clássicos que você não gostou

+13
Amanda
Jabá
Cássia
Cocksucker
Gourmet
Karenina
Becco
Darth Vader
Luciana Sousa
tupinambá
tiago
César
Mat
17 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 19th julho 2011, 7:46 pm

Clássicos que você não gostou Cialetras_castelo_bolso


Kafka tem coisa bem melhor hein?
Todo o desenvolvimento da trama achei muito ruim e entediante. Talvez "O castelo" seja fundamental como parte da obra de Kafka no que diz respeito à sua filosofia de metáfora e escrita. Mas, como leitor, procurando diversão, achei uma merda. Nem o prefácio do Modesto Carone me fez mudar de ideia. Os personagens são fracos, vazios e não são cativantes como um Gregor Samsa ou Joseph K.

E vocês? Qual livro respeitado e comentado vocês não gostaram?
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por César 19th julho 2011, 8:20 pm

O Castelo não é exatamente clássico nem sagrado, Dr. Mat!
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 19th julho 2011, 8:36 pm

César escreveu:O Castelo não é exatamente clássico nem sagrado, Dr. Mat!

Não é clássico?

To por fora disso aê.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por César 19th julho 2011, 8:53 pm

Mat escreveu:
César escreveu:O Castelo não é exatamente clássico nem sagrado, Dr. Mat!

Não é clássico?

To por fora disso aê.
Os clássicos do Kafka são Metamorfose e O Processo, não? A obra também foi lançada sem um final próprio, não há de se esperar muito.

Clássicos que você não gostou Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV276664_N

Esse é meu desgosto literário. Nunca foi uma obra celebrada no meio acadêmico e tudo mais, mas li e me arrependi profundamente pelo tempo perdido. Calhamaço datado que pode ser substituído facilmente por qualquer uma das adaptações pro cinema.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 19th julho 2011, 8:57 pm

César escreveu:
Mat escreveu:
César escreveu:O Castelo não é exatamente clássico nem sagrado, Dr. Mat!

Não é clássico?

To por fora disso aê.
Os clássicos do Kafka são Metamorfose e O Processo, não? A obra também foi lançada sem um final próprio, não há de se esperar muito.

Clássicos que você não gostou Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV276664_N

Esse é meu desgosto literário. Nunca foi uma obra celebrada no meio acadêmico e tudo mais, mas li e me arrependi profundamente pelo tempo perdido. Calhamaço datado que pode ser substituído facilmente por qualquer uma das adaptações pro cinema.

Processo tbm não tem final, tem tanta coisa boa inacabada, enfim.

Dumas nunca me deu vontade de ler e agora depois desse teu post é q não vai dar mesmo.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por tiago 19th julho 2011, 9:05 pm

Odiar mesmo, só odeio José de Alencar. Mas acho que ninguém gosta de verdade dele né? Parece que meio te obriguem a ler na escola por representar um período histórico/literário, certo?
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 19th julho 2011, 9:11 pm

tpnocera escreveu:Odiar mesmo, só odeio José de Alencar. Mas acho que ninguém gosta de verdade dele né? Parece que meio te obriguem a ler na escola por representar um período histórico/literário, certo?

Alencar nunca deveria ter nascido.


Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por tupinambá 20th julho 2011, 12:28 am

Falando em Alencar, Iracema é um livro horrível, meus amigos de fórum. Eu até gostei daquele "Lucíola" a condução da história e os personagens são menos retardados, mas Iracema é maldade obrigar a ler!

Acho que a única parte interessante do livro é logo quando ela dá uma flechada no Martim e tal, mas ele começa com umas "adiposidades"-narrativas, puta que pariu!
tupinambá
tupinambá
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por César 20th julho 2011, 3:01 am

aviso escreveu:Clássicos que você não gostou 206-2

O mais recente foi, sem dúvidas, No Caminho de Swann, de Marcel Proust. Eu não sei se essa edição antiga piorou as coisas ou se Proust é mesmo um belo pé no saco. Lembro que tentei continuar a leitura mais de 5 vezes, mas acabava sempre pegando no sono com o tédio e falta de propósito de tudo aquilo que vinha sendo narrado. Foi o primeiro livro que tentei ler desse autor e até agora o último. Não sei se dou uma segunda chance em alguma edição mais nova.
Nunca li Proust, principalmente porque parece chato pra cacete. Mais que Joyce.

Talvez, um dia... quem sabe?
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 20th julho 2011, 7:00 am

aviso escreveu:Clássicos que você não gostou 206-2

O mais recente foi, sem dúvidas, No Caminho de Swann, de Marcel Proust. Eu não sei se essa edição antiga piorou as coisas ou se Proust é mesmo um belo pé no saco. Lembro que tentei continuar a leitura mais de 5 vezes, mas acabava sempre pegando no sono com o tédio e falta de propósito de tudo aquilo que vinha sendo narrado. Foi o primeiro livro que tentei ler desse autor e até agora o último. Não sei se dou uma segunda chance em alguma edição mais nova.

Olha só cara, deixa eu deixar bem claro pra você. Proust é um gênio. A profundidade da narrativa dele supera Shakespeare, acredite no que eu falo. O que acontece é o seguinte: "Em busca do tempo perdido" é uma saga, e o primeiro volume é apenas uma introdução (concordo com você que no geral é enfadonho) mas, os outros volumes são coisas lindas. E não demora muito pra perceber, o segundo, "À sombra das raparigas em flor" tem descrições MA-RA-VI-LHO-SAS, um estudo mais profundo que o outro. Os personagens são maduros e extremamente bem desenvolvidos. Proust está longe de ser chato. Eu também não gostei do primeiro volume quando li pela primeira vez, mas hoje te confesso que "entendi" o porquê daquilo tudo. Vá por mim, cara, é a partir do segundo volume que a narrativa começa a se aprofundar. Lembro que quando estava lendo Raparigas, matava 80 páginas numa noite, fácil fácil.

ps: Você não curtiu nem o capítulo "Um amor de Swann"?
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Gosto e desgosto

Mensagem por Luciana Sousa 20th julho 2011, 1:02 pm

Caríssimos,

Penso que não gostar de uma obra ou de um autor não invalida esta ou este. Há gosto e desgosto pra tudo. Sou da terra de Alencar e não fui obrigada a ler nada dele, li o que quis quando quis. "Senhora" é uma peça literária digna de nota, gosto muito de "Lucíola", não li "Iracema". Admito que tive impaciência... Rolling Eyes
Quanto aos clássicos que me enfadaram, agastaram, enfim, "Bouvard e Pécuchet", do grande Gustave Flaubert (era pré-adolescente, achei um saco, depois li "Madame Bovary" e foi um enamoramento); "A náusea", de Sartre (depois de ler e reler num café para uma aluna quase cega "Entre quatro paredes", seu romance me deu náuseas... Preferi a peça.) e, vou morder a língua, " O Guarani", de Alencar... Sem comentários.... Laughing

Clássicos que você não gostou 730588_4

Clássicos que você não gostou O-guarani

Clássicos que você não gostou BOUVARD
Luciana Sousa
Luciana Sousa
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 47
Localização : Fortaleza

http://paideia.virtual.ufc.br

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por César 20th julho 2011, 4:09 pm

Olha, não sei se todos aqui gostam de literatura russa, mas sei que todos aqui odeiam José de Alencar Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Darth Vader 20th julho 2011, 5:42 pm

Sigo uma pequena máxima: "Se não gosto, não é clássico".
Não são clássicos os livros de Alencar, com exceção de "Pata da Gazela" do qual gosto um bocadinho.
"Ficções" de Jorge Luis Borges é um clássico e seria um livro sagrado se fosse apenas "As ruínas circulares".

Fazendo um esforço pra "aceitar" o paradoxo do "clássico que não gosto" segue:

Clássicos que você não gostou Olavo+Bilac

A poesia de Olavo Bilac. Pode escolher qualquer uma, mas qualquer uma mesmo! - Não gosto! Quer dizer, não gosto da superficialidade da ars gratia artis que o "ilustre príncipe" costuma alardear.
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por tiago 20th julho 2011, 6:03 pm

Aviso, eu particularmente, me forcei a ler os dois primeiros volumes do Proust, mas depois do terceiro me apaixonei completamente. E quando você começar a ver os temas e imagens do começo voltando e criando uma estrutura incrível, valeu muita a pena pra mim o sofrimento de ler aquele início.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 20th julho 2011, 6:24 pm

Darth Vader escreveu:Sigo uma pequena máxima: "Se não gosto, não é clássico".
Não são clássicos os livros de Alencar, com exceção de "Pata da Gazela" do qual gosto um bocadinho.
"Ficções" de Jorge Luis Borges é um clássico e seria um livro sagrado se fosse apenas "As ruínas circulares".

Fazendo um esforço pra "aceitar" o paradoxo do "clássico que não gosto" segue:

Clássicos que você não gostou Olavo+Bilac

A poesia de Olavo Bilac. Pode escolher qualquer uma, mas qualquer uma mesmo! - Não gosto! Quer dizer, não gosto da superficialidade da ars gratia artis que o "ilustre príncipe" costuma alardear.

Borges eu acho um porre. Os textos dele parecem que não chegam a lugar algum. Não sei pra que tanto espelho, tanto círculo, parece que tu tá montando um quebra cabeças e não lendo um livro.

Bilac era outro que não devia ter nascido ^^
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por César 21st julho 2011, 8:41 pm

Usar "cara, ele é um gênio" pra justificar a qualidade de uma obra, ele é um gênio, mas e o gosto pessoal? Fora o fato de que ser gênio é relativo.

E ter de ler dois livros "chatíssimos" pra só assim poder ler coisas boas, é meio tenso, não?
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Darth Vader 22nd julho 2011, 9:07 am

Mat escreveu:Borges eu acho um porre. Os textos dele parecem que não chegam a lugar algum. Não sei pra que tanto espelho, tanto círculo, parece que tu tá montando um quebra cabeças e não lendo um livro.

Bilac era outro que não devia ter nascido ^^

Mat, qual é mesmo a diferença entre "montar um quebra cabeças e ler um livro"?

Outra coisa: Se você pudesse explicar (em outro tópico se for o caso) esse lance de gênio seria legal, porque eu só conheço o da lâmpada de Aladim... (risos)

Um parenteses:
(Falando em quebra cabeças, o livro "O Jogo da Amarelinha" de Julio Cortázar é excepcional nesse sentido. Você, além de seguir as pistas e os diversos caminhos da mesma narrativa, cria sempre novos significados sobre a história. É um quebra cabeças. Fica a dica.)

Você conhece Borges e acha ele um porre? Sinceramente, sorte a sua.
O que me preocupa são aqueles que não sabem que Borges existiu. Ser privado do intelecto e passar fome são coisas que não fazem parte do desejo da humanidade e isso me incomoda.

Nada contra a existência de Bilac, só não gosto dos textos dele!
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Becco 22nd julho 2011, 10:40 am

Mat escreveu:Alencar nunca deveria ter nascido.

Que exagero. Alencar praticamente inventou o romance nacional.
Sem Alencar, dificilmente teríamos Machado.

tupinambá escreveu:Falando em Alencar, Iracema é um livro horrível, meus amigos de fórum. Eu até gostei daquele "Lucíola" a condução da história e os personagens são menos retardados, mas Iracema é maldade obrigar a ler!

Acho que a única parte interessante do livro é logo quando ela dá uma flechada no Martim e tal, mas ele começa com umas "adiposidades"-narrativas, puta que pariu!

Iracema não é fácil mesmo, mas não era pra ser por que é prosa poética.
É um poema em prosa, tá muito mais próximo de "Os Lusíadas" do que de qualquer romance.

Luciana Sousa escreveu:Caríssimos,

Penso que não gostar de uma obra ou de um autor não invalida esta ou este. Há gosto e desgosto pra tudo. Sou da terra de Alencar e não fui obrigada a ler nada dele, li o que quis quando quis. "Senhora" é uma peça literária digna de nota, gosto muito de "Lucíola", não li "Iracema". Admito que tive impaciência... Rolling Eyes
Quanto aos clássicos que me enfadaram, agastaram, enfim, (...) vou morder a língua, " O Guarani", de Alencar... Sem comentários.... Laughing

Lulu quis defender o Alencar e acabou fazendo o contrário. Laughing

Bem, aqui no ceará, obrigam mesmo a ler o Alencar, o que é ruim por que quase nunca isso dá certo e o que se cria é uma avesão ao autor.
Felizmente, isso não ocorreu comigo.
Li obrigado Senhora e gostei [e gosto] muito do romance.
Tanto que depois fui atrás do Lucíola, outro muito bom [tinha 12 anos e cheguei em casa perguntando pra minha mãe o que era uma cortesã].
São dois livros em que a figura feminina foge da convencional virgem chorosa que morre de amor [ao contrário de Helena, do Machado]: no primeiro temos uma mulher que compra [literalmente] o próprio marido e, no segundo, Alencar colocou uma prostituta como protagonista.

Eu sou a única pessoa que eu conheço que leu O Guarani duas vezes [a segunda vez por que tinha que dar uma aula a respeito].
Gosto do livro. Depois que se passa dos dois primeiros capítulos em que ele só descreve a mata e a casa, o resto é bem fácil de ler, usando a técnica do folhetim, com o Peri quase um X-Men, a Ceci princesa da Disney e, o meu personagem predileto, Loredano, o vilão sem escrúpulos. Very Happy
O melhor dele são mesmo os romances urbanos.
O pior são os regionalistas, em que ele tenta recriar paisagens que nem mesmo conhecia [O Gaúcho] e outras com as quais não estava familiarizado [O Sertanejo. Alencar, apesar de cearense, passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro].
Mas concordo que deveria ser abolido da escola primária mesmo.


Mat escreveu:Olha só cara, deixa eu deixar bem claro pra você. Proust é um gênio. A profundidade da narrativa dele supera Shakespeare, acredite no que eu falo.

Concordo com você que ele é um gênio e que Em Busca do Tempo Perdido é uma obra 3500 páginas sem precendentes na literatura mundial, mas, mais profundo que Shakespeare, com todo o respeito, nem fudendo.
Só se for mais original na técnica narrativa, mais aí, na minha opinião, não é profundidade.


Mat escreveu:O que acontece é o seguinte: "Em busca do tempo perdido" é uma saga, e o primeiro volume é apenas uma introdução (concordo com você que no geral é enfadonho) mas, os outros volumes são coisas lindas. E não demora muito pra perceber, o segundo, "À sombra das raparigas em flor" tem descrições MA-RA-VI-LHO-SAS, um estudo mais profundo que o outro. Os personagens são maduros e extremamente bem desenvolvidos. Proust está longe de ser chato. Eu também não gostei do primeiro volume quando li pela primeira vez, mas hoje te confesso que "entendi" o porquê daquilo tudo. Vá por mim, cara, é a partir do segundo volume que a narrativa começa a se aprofundar. Lembro que quando estava lendo Raparigas, matava 80 páginas numa noite, fácil fácil.

Dele eu li O Caminho de Guermantes, por que uma professora do mestrado teve a "genial" ideia de dividir a classe em grupos e mandar cada um ler um volume!
Ou seja, li o terceiro sem ter lido os dois primeiros.
Foi bem difícil no começo, mas, depois que você se acostuma com aquela narrativa meio onírica, com parágrafos de 3 páginas e frases quilométricas, fica muito bom mesmo. Gosto principalmente de como ele usa o conceito do tempo [o principal tema da obra, apesar de muitos dizerem que é a homossexualidade] e a técnica da madeleine.

Mas não é pra se ler levianamente. Um dia, quando for aposentado, compro os 7 volumes e leio.


Darth Vader escreveu:Fazendo um esforço pra "aceitar" o paradoxo do "clássico que não gosto" segue:

Clássicos que você não gostou Olavo+Bilac

A poesia de Olavo Bilac. Pode escolher qualquer uma, mas qualquer uma mesmo! - Não gosto! Quer dizer, não gosto da superficialidade da ars gratia artis que o "ilustre príncipe" costuma alardear.

Somos dois. Entendo a importância, admiro a técnica poética, mas não me agrada.

Mat escreveu:Borges eu acho um porre. Os textos dele parecem que não chegam a lugar algum. Não sei pra que tanto espelho, tanto círculo, parece que tu tá montando um quebra cabeças e não lendo um livro.

Meus pêsames. Às vezes um texto não precisa necessariamente chegar a algum lugar. A jornada [ou travessia] basta.
Não sei como você gosta do Proust e não gosta do Borges, já que tudo isso que você citou pode ser dito do francês.
Não é fácil, mas o montar o quebra-cabeça é grande parte da graça.


Mat escreveu:Bilac era outro que não devia ter nascido ^^

Darth Vader escreveu:Nada contra a existência de Bilac, só não gosto dos textos dele!

Com o relator.


Última edição por Becco em 22nd julho 2011, 6:12 pm, editado 1 vez(es)
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 22nd julho 2011, 5:27 pm

OLHA A POLÊMICA


Gente, só explicando, não to obrigando ninguém a ler Proust, gostar de Proust, odiar Proust, só deixei claro meu ponto de vista pensando em ajudar. Obviamente gosto é gosto. Leiam o que der na telha e sejam felizes.

Respondendo ao senhor César os dois primeiros volumes não são chatíssimos, é que o Proust, como Becco falou, é bastante extenso, suas frases na maioria das vezes são bastante longas, capítulos de 300 páginas, ele é bastante minimalista, entre outras coisas, pode assustar um pouco no início. Outra coisa, o texto do Proust têm muitos propósitos, só você lendo o primeiro volume tu percebe o cosmos dos personagens suas angústias e alegrias com o mundo que os rodeia, as questões relacionadas ao ciúme, paixão, relações familiares (a cena em que Swann lembra da sua avó morta, DESLUMBRANTE), isso tudo não chega à lugar algum? Sério?

O meu problema com o Borges é que eu simplesmente não gosto do seu estilo. Em alguns momentos em que li Borges parecia que estava lendo teoria e achei extremamente prolixo. Becco, entendo o que você disse sobre os textos que necessariamente não chegam a lugar algum (oi Beckett?), mas no caso do Borges achei suas criações pouco cativantes.

Príncipe Vader, nunca falei que passar fome e ser privado de intelecto é uma coisa legal, apenas não gosto do Borges. Fórum não é pra isso? Tenho que mentir para mim mesmo e dizer que acho Borges uma maravilha só porque é unanimidade na academia? Sei lá, acho tudo isso muito estranho.

Além do mais, Machado para ser "o" Machado Q TODO MUNDO AMA, leu gente bem diferente de Alencar.
E quanto a esse lance de dizer que sem alencar o romance nacional não teria existido acho uma conspiração muito louca, afinal não tem como saber. Outra pessoa poderia ter feito o mesmo favor.

Rolling Eyes
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Darth Vader 22nd julho 2011, 11:33 pm

Mat escreveu:
O meu problema com o Borges é que eu simplesmente não gosto do seu estilo. Em alguns momentos em que li Borges parecia que estava lendo teoria e achei extremamente prolixo. Becco, entendo o que você disse sobre os textos que necessariamente não chegam a lugar algum (oi Beckett?), mas no caso do Borges achei suas criações pouco cativantes.

Príncipe Vader, nunca falei que passar fome e ser privado de intelecto é uma coisa legal, apenas não gosto do Borges. Fórum não é pra isso? Tenho que mentir para mim mesmo e dizer que acho Borges uma maravilha só porque é unanimidade na academia? Sei lá, acho tudo isso muito estranho.

Olá Mat,

Eu sou o Lord Vader e não Príncipe (risos). Quando me referi ao "ilustre príncipe" referia-me ao "Príncipe dos Poetas", foi como Bilac ficou conhecido.

Não estou semeando discórdia, não. Estamos aqui pra conversar. Foi você mesmo que me convidou, lembra? Tal como orienta a ética dos vampiros, só entro em lugares quando sou convidado. (mesmo que o anfitrião depois se arrependa, mas aí é tarde - risos)

Aqui, lembro-me de Machado de Assis nas memórias póstumas: "valha-me deus! é preciso explicar tudo"... Quando falei de "passar fome e privado de intelecto", não disse que você disse. Apenas afirmei que vc era um privilegiado por ter conhecido Borges, embora sua opinião sobre a obra dele não seja uma das melhores. Não me preocupo com discordâncias desse tipo, me preocupa aqueles que nunca conheceram Borges porque foram impedidos de algum modo (impossibilitado de comprar livros, inexistencia de biblioteca, dificuldade de encontrar alguém pra falar sobre o assunto...).

Fui bem claro quando disse que Borges para mim, era um clássico. Para mim, porque gosto do que ele escreveu. E eu adoro montar quebra-cabeças. E Borges nunca foi unanimidade na Academia e você não tem que mentir pra ninguém que gosta disso ou daquilo.

Vamo com calma camarada!
Abraço.
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por César 23rd julho 2011, 12:42 am

Nada como um toque de discórdia pra melhorar o fórum, não gostaria de ver esse fórum virando chapa-branca.

Só queria deixar claro que nunca li Borges e estou esperando recomendações Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 23rd julho 2011, 8:09 am

Darth Vader escreveu:
Mat escreveu:
O meu problema com o Borges é que eu simplesmente não gosto do seu estilo. Em alguns momentos em que li Borges parecia que estava lendo teoria e achei extremamente prolixo. Becco, entendo o que você disse sobre os textos que necessariamente não chegam a lugar algum (oi Beckett?), mas no caso do Borges achei suas criações pouco cativantes.

Príncipe Vader, nunca falei que passar fome e ser privado de intelecto é uma coisa legal, apenas não gosto do Borges. Fórum não é pra isso? Tenho que mentir para mim mesmo e dizer que acho Borges uma maravilha só porque é unanimidade na academia? Sei lá, acho tudo isso muito estranho.

Olá Mat,

Eu sou o Lord Vader e não Príncipe (risos). Quando me referi ao "ilustre príncipe" referia-me ao "Príncipe dos Poetas", foi como Bilac ficou conhecido.

Não estou semeando discórdia, não. Estamos aqui pra conversar. Foi você mesmo que me convidou, lembra? Tal como orienta a ética dos vampiros, só entro em lugares quando sou convidado. (mesmo que o anfitrião depois se arrependa, mas aí é tarde - risos)

Aqui, lembro-me de Machado de Assis nas memórias póstumas: "valha-me deus! é preciso explicar tudo"... Quando falei de "passar fome e privado de intelecto", não disse que você disse. Apenas afirmei que vc era um privilegiado por ter conhecido Borges, embora sua opinião sobre a obra dele não seja uma das melhores. Não me preocupo com discordâncias desse tipo, me preocupa aqueles que nunca conheceram Borges porque foram impedidos de algum modo (impossibilitado de comprar livros, inexistencia de biblioteca, dificuldade de encontrar alguém pra falar sobre o assunto...).

Fui bem claro quando disse que Borges para mim, era um clássico. Para mim, porque gosto do que ele escreveu. E eu adoro montar quebra-cabeças. E Borges nunca foi unanimidade na Academia e você não tem que mentir pra ninguém que gosta disso ou daquilo.

Vamo com calma camarada!
Abraço.

Gente, por favor, eu não quero fazer o papel de troll do fórum hein aueaueuaeu.
To achando essa discussão muito foda e quem gosta de Borges que se manifeste. Lord Vader, desculpe, confundi com príncipe rs, estou com calma, apenas postei minha opinião, cara. Não me interprete mal.

Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Becco 25th julho 2011, 8:54 am

Vocês estão muito cheios de não-me-toques. Laughing

Isso aqui é um fórum. Discordar é 60% da graça!
Razz
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 25th julho 2011, 9:20 am

Becco escreveu:Vocês estão muito cheios de não-me-toques. Laughing

Isso aqui é um fórum. Discordar é 60% da graça!
Razz

CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Darth Vader 31st julho 2011, 6:41 pm

César escreveu:
Só queria deixar claro que nunca li Borges e estou esperando recomendações Laughing

Depois de uma semana insana (ufa!) encontrei um tempinho de vir cá, ver como andam as coisas.

César,
Eu gosto muito da escrita de Borges. Os contos do livro "Ficções" são incríveis. Borges escreveu muita coisa! Poesia, prosa, teoria... e foi fundamento para tantas outras teorizações sobre ficção e compreensão do literário (Michel Foucault escreveu "As palavras e as coisas" a partir de um livro de Borges). Ainda não tive tempo de encarar a poesia, mas a prosa e a teoria vez ou outra eu revisito, e desculpe-me a redundância, de novo.

Os contos "Tlön, uqbar, orbis tertius", "O jardim das veredas que se bifurcam", "Pierre Menard, autor do quixote", "A Biblioteca de Babel" e "As ruínas circulares" são incríveis. Tenho um carinho especial por este último. É certo que a escrita de Borges aproxima-se muito do fantástico, surreal, dos espelhos, das cópias, das probabilidades, mas quando você encontra o caminho através da narrativa, tudo muda.

Borges também escreveu um artigo intitulado "Sobre os clássicos", que eu também recomendo. Este é parte de outra coletânea, o livro "Outras Inquisições".

Becco escreveu:
Isso aqui é um fórum. Discordar é 60% da graça!

Fato.
Costumo pensar em dois tipos de discordância: - a discordância; e - a discordância. Ambas são importantes e parecem iguais, mas sugiro que olhe mais de perto: esta última costuma ser mais vibrante e menos produtiva, procuro afastar-me dela quando a primeira é uma possibilidade viável.
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos