Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clássicos que você não gostou

+13
Amanda
Jabá
Cássia
Cocksucker
Gourmet
Karenina
Becco
Darth Vader
Luciana Sousa
tupinambá
tiago
César
Mat
17 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Jabá 13th novembro 2011, 10:11 pm

César escreveu:Meu pai ligava pra minha mãe, não falava nada, e só deixava essa música rolar.

Tá no sangue... Laughing

Laughing
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Karenina 14th novembro 2011, 6:01 am

César escreveu:Meu pai ligava pra minha mãe, não falava nada, e só deixava essa música rolar.

Tá no sangue... Laughing

Nem sei que música é, mas que romântico!

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Jabá 14th novembro 2011, 9:34 am

Natasha escreveu:
César escreveu:Meu pai ligava pra minha mãe, não falava nada, e só deixava essa música rolar.

Tá no sangue... Laughing

Nem sei que música é,

Em que planeta você vive?

Natasha escreveu:mas que romântico!

Uma dose de ironia temperada com ciúmes.

Funcionou.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Karenina 14th novembro 2011, 3:57 pm

De um planeta diferente do seu - quem dera!

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Becco 15th novembro 2011, 6:16 am

Cássia escreveu:O que você disse?

Aqui:

Spoiler:
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Jabá 19th novembro 2011, 7:49 am

Lorenzo Becco escreveu:
Cássia escreveu:O que você disse?

Aqui:

Spoiler:

Já li isso em algum lugar. Não trabalhamos com repetecos.

Sobre o tópico:

Clássicos que você não gostou - Página 4 Cem_anos_de_solidao

Parada tensa esse livro. Rola meio que uma puta duma EXPECTATIVA por conta do OBA-OBA que rola há anos mas quando sujeito se depara com a parada da árvore genealógica e suas trocentas ramificações perde todo o entendimento e a graça. Não dá pra ler um livro que precisa da porra de um guia. Tenso.

Clássicos que você não gostou - Página 4 Sobrevivente

Clássicos que você não gostou - Página 4 MONSTROS_INVISIVEIS_1250723756P%5B5%5D

Não é bem um autor clássico, mas se encaixa no quesito PUTA DECEPÇÃO.

Dois livros e praticamente a mesma merda. Meio que desisti do autor. Não curto muito essas literatura americana underground com seus personagens paranóides caricatos de si mesmo. E tá tão batido esse viés "crítica ao status quo" que me rendeu umas boas horas de TÉDIO. Sleep Sleep Sleep
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Karenina 20th novembro 2011, 11:31 am

MELDELS PALAHNIUK É O CARA! No sufoco é um dos melhores livros ever!

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Mat 20th novembro 2011, 11:49 am

Jabá escreveu:
Lorenzo Becco escreveu:
Cássia escreveu:O que você disse?

Aqui:

Spoiler:

Já li isso em algum lugar. Não trabalhamos com repetecos.

Sobre o tópico:

Clássicos que você não gostou - Página 4 Cem_anos_de_solidao

Parada tensa esse livro. Rola meio que uma puta duma EXPECTATIVA por conta do OBA-OBA que rola há anos mas quando sujeito se depara com a parada da árvore genealógica e suas trocentas ramificações perde todo o entendimento e a graça. Não dá pra ler um livro que precisa da porra de um guia. Tenso.

Clássicos que você não gostou - Página 4 Sobrevivente

Clássicos que você não gostou - Página 4 MONSTROS_INVISIVEIS_1250723756P%5B5%5D

Não é bem um autor clássico, mas se encaixa no quesito PUTA DECEPÇÃO.

Dois livros e praticamente a mesma merda. Meio que desisti do autor. Não curto muito essas literatura americana underground com seus personagens paranóides caricatos de si mesmo. E tá tão batido esse viés "crítica ao status quo" que me rendeu umas boas horas de TÉDIO. Sleep Sleep Sleep


O Gabriel Garcia eu sempre penso em começar pelo "Amor nos tempos de cólera" que eu tenho pra mim que deve ser um livro daqueles inesquecíveis. Ia até postar no tópico das próximas leituras. O "Cem anos de solidão" ficaria para depois.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Karenina 20th novembro 2011, 11:53 am

Mat escreveu:O Gabriel Garcia eu sempre penso em começar pelo "Amor nos tempos de cólera" que eu tenho pra mim que deve ser um livro daqueles inesquecíveis. Ia até postar no tópico das próximas leituras. O "Cem anos de solidão" ficaria para depois.

Foi o caminho que segui - e não me arrependo.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 20th novembro 2011, 11:54 am

Amigo meu curtiu muito Memórias de Minhas Putas Tristes.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por aline veras 29th novembro 2011, 7:55 pm

Achei a Consciência de Zeno, do Svevo, maçante
Não consegui ler todo ainda, fiquei lendo outros livros pra ver se tenho coragem de retomar a leitura... hahahaha
aline veras
aline veras
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 01/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Tommy 22nd abril 2012, 7:37 pm

Gosto é gosto...mas...não concordo com a crítica a "A Morte de Ivan Ilitch"..é umas das novelas mais perfeitas.

O terror metafísico se aproximando do final do livro é impressionante, e não vi pregação NENHUMA do Tolstoi.

Pregação ele fez em Padre Sergio, e mesmo assim não acho que estragou a leitura. Tolstoi é um escritor fantástico, narrador clássico e perfeito, consegue envolver e fazer uma leitura deliciosa, até quando fala sobre mujiques e do que ele acredita ser arte.

Muita gente confunde o Tolstoi escritor do Tolstoi pregador. Ele soube diferenciar, na medida do possível, muito bem os dois papéis.

Quanto ao tópico;

Como eu disse, gosto é gosto, e para mim os mais superestimados são:

Shakespeare = Desculpem-me os fãs, mas não desce, sei que sou minoria, mas pelo menos o velho Tolstoi (de novo ele) está do meu lado.

William Faulkner = Li dois romances dele (Enquanto Agonizo e O Som e a Fúria). Ele é tão pretensioso que chega a dar raiva. As idéias do livro são ótimas, mas chatíssimos.
Poucos momentos eu falava: "Porra, que lindo!", e era nos momentos em que ele deixava a pompa de lado. Desculpa, Faulkner, mas você não é Joyce.

Albert Camus = Ok, O Estrangeiro é um livro legalzinho, mas A Peste é um livro muito chato, e os dois possuem mais fama do que merecem.

Os que lembrei agora foram esses...também não gosto de Borges...mas nem vou falar muito mal porque nem consegui ler Ficções. Tentei, mas é uma leitura que não me agradou mesmo. Daqui alguns anos eu tento de novo.

Hoje, para mim, o melhor escritor argentino é Ernesto Sabato.


Última edição por Tommy em 22nd abril 2012, 10:51 pm, editado 1 vez(es)
Tommy
Tommy
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 22nd abril 2012, 7:49 pm

Caçador de Falácias escreveu:
O terror metafísico se aproximando do final do livro é impressionante, e não vi pregação NENHUMA do Tolstoi.

Como bem disse, você não viu. É uma questão de interpretação mesmo.

Muita gente confunde o Tolstoi escritor do Tolstoi pregador. Ele soube diferenciar, na medida do possível, muito bem os dois papéis.

Olha, não sei se no teu "muita gente" eu estou inclusa. O que posso dizer é que quando li A Morte de Ivan Ilitch, eu pouco sabia sobre a biografia de Tolstói pra fazer tal avaliação. Simplesmente os dois ou três últimos parágrafos do texto não resistem a uma análise de discurso das mais rasas nesse sentido. E por aí você pode depreender que quando leio um autor, não tô pensando muito na intenção dele ao escrever o texto. Acho uma pretensão muito grande determinar a intenção de um escritor ao escrever uma obra.

Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Tommy 22nd abril 2012, 8:50 pm

Suzy Bannion escreveu:
Simplesmente os dois ou três últimos parágrafos do texto não resistem a uma análise de discurso das mais rasas nesse sentido.

Você poderia demonstrar onde está essa pregação?

Porque... SPOILER

Spoiler:

Mas..como você disse que eu disse e também concordou, cada um interpreta de uma forma. Disse isso no meu primeiro post, mas você quis reforçar que SUA interpretação era que havia pregação.

Acho que o seu post deveria vir com argumentação, e não só reafirmando, porque deu na mesma.

Mas tudo bem.
Tommy
Tommy
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 22nd abril 2012, 9:12 pm

Caçador de Falácias escreveu:
Suzy Bannion escreveu:
Simplesmente os dois ou três últimos parágrafos do texto não resistem a uma análise de discurso das mais rasas nesse sentido.

Você poderia demonstrar onde está essa pregação?

Não. A edição que li era emprestada. Esta aqui:

Clássicos que você não gostou - Página 4 %255Bimagem+2%255D+A+morte+de+Ivan+Ilitch+%255Bcapa%255D


Porque... SPOILER

Spoiler:

Isso é discurso. Pela tua lógica, fica parecendo que um personagem de uma obra existe exteriormente ao autor. Ora, o personagem é criado por ele. Outra coisa, não basta um personagem pregar em uma obra pra que a obra vire pregação. Eu não disse isso e nem é isso. Há vários pontos que devem ser observados como, por exemplo, se o discurso é direto, indireto ou indireto livre. Se não muito me engano, em A morte de Ivan Ilitch, é o último caso. Neste caso, as fronteiras entre narrador e personagem são muito tênues. Há que se observar também que tipo de narrador e como ele trata seus personagens, etc. No desfecho dessa obra de Tolstói o personagem tem uma espécie de epifania.

Mas..como você disse que eu disse e também concordou, cada um interpreta de uma forma. Disse isso no meu primeiro post, mas você quis reforçar que SUA interpretação era que havia pregação.

Acho que o seu post deveria vir com argumentação, e não só reafirmando, porque deu na mesma.

Mas tudo bem.

Não, não quis que minha interpretação prevalecesse sobre a sua. O que quis dizer é que a minha intepretação não é tresloucada, absurda, vinda de outro mundo. Qualquer análise de discurso feita da obra encontrará a interpretação que tive. Porque ela tem fundamento. E não estaria dizendo isso aqui pra você se já não tivesse discutido disso com algumas pessoas que também perceberam isso.

Em todo caso, falo especificamente da tradução que li. Muita coisa se perde em traduções.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Tommy 22nd abril 2012, 9:42 pm

Suzy,

Mas em momento nenhum eu disse que sua interpretação era absurda.

Disse que EU não vi em momento nenhum pregação.

Acho que ele pregou em Sonata a Kreutzer e Padre Sergio, mas em A morte de Ivan Ilitch não achei.

SPOILER, final do livro - edição da Editora 34

Spoiler:

Agora, analisando:

Spoiler:

Acho esta obra MUITO grandiosa para resumir o livro, ou pelo menos o final, como pregação.

Outro SPOILER, agora sobre Crime e Castigo.

Spoiler:

E, para finalizar, não se ofenda, por favor.

Acho que só dizer qual livro não gostou não facilita muito...mas agora você explicou, apesar de eu continuar sem concordar.

p.s.: Editei o meu primeiro post para trocar Soares por Borges (não sei como consegui trocar os nomes)
Tommy
Tommy
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por tiago 12th julho 2012, 7:09 am

Mais um pra lista: Henry Miller. Cretino demais.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Sotonayu 26th agosto 2012, 9:44 pm

A galera podia dizer porque não gosta de algo. :­(

Tipo por que o carinha não gostou dos Três Mosqueteiros ou por que o outro não gostou de Shakespeare, e tal.

Bem, não tenha um clássico em especial que eu não tenha gostado, mas é engraçado quando tem algo "popular", "famoso", "obra-prima" que você não gosta... Eu pelo menos me sinto um estúpido, ignorante, etc... rsrsrs E o mais engraçado é que muita das vezes tem gente que também não gosta mas NINGUÉM tem coragem de falar mal, aí você se acha o único. xD

Sotonayu
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 29th agosto 2012, 7:58 pm

Sotonayu escreveu:A galera podia dizer porque não gosta de algo. :­(

Tipo por que o carinha não gostou dos Três Mosqueteiros ou por que o outro não gostou de Shakespeare, e tal.

Bem, não tenha um clássico em especial que eu não tenha gostado, mas é engraçado quando tem algo "popular", "famoso", "obra-prima" que você não gosta... Eu pelo menos me sinto um estúpido, ignorante, etc... rsrsrs E o mais engraçado é que muita das vezes tem gente que também não gosta mas NINGUÉM tem coragem de falar mal, aí você se acha o único. xD

Uma coisa é não gostar; outra bem diferente é fechar os olhos para o valor da obra. Se ela é considerada clássica, uma obra-prima, algum valor ela tem. Problema que as pessoas confundem. Dizer que não gosta não é falar mal, é apenas expressar uma questão puramente pessoal. Conheço uma pessoa que detesta Machado de Assis e, mesmo assim, reconhece que ele foi um excelente escritor (na prosa).
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Jabá 29th agosto 2012, 9:05 pm

Eu não sou muito chegado no Machado, mas respeito, apesar de um dia acreditar que a humanidade descobrir que Aluísio Azevedo sempre foi mais escritor indo e voltando do que ele.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 30th agosto 2012, 5:06 am

Jabá escreveu:Eu não sou muito chegado no Machado, mas respeito, apesar de um dia acreditar que a humanidade descobrir que Aluísio Azevedo sempre foi mais escritor indo e voltando do que ele.

Nunca li Aluísio, mas por que a comparação justo com ele? Penso que são tão diferentes. Tipo, um é cômico e o outro parece ser tão mais "sério" no tom da escrita.

Particularmente, não curto o naturalismo. Tipo, li A Carne, do Ribeiro. Parece que, infelizmente, tal qual meu professor de literatura da escola martelava em nossos ouvidos pra gente decorar, todos as obras que se filiam a essa "escola" literária sofrem influência do determinismo aplicado à sociedade. Não dá pra levar à sério. Certo que era o que estava na moda na época, mas quando penso na discussão sobre loucura, ciência, modernidade e a própria sociedade brasileira que o Machadão traz num "textinho" como O Alienista e ainda com humor, de forma leve... hehe. albino

Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Becco 30th agosto 2012, 7:29 am

Jabá escreveu:Eu não sou muito chegado no Machado, mas respeito, apesar de um dia acreditar que a humanidade descobrir que Aluísio Azevedo sempre foi mais escritor indo e voltando do que ele.

Clássicos que você não gostou - Página 4 Samuel

Mas nem com muita boa vontade.

Agora, o Lima Barreto já é outra história.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 30th agosto 2012, 8:15 am

Lorenzo Becco escreveu:Agora, o Lima Barreto já é outra história.

Só li A Nova Califórnia dele. Me indica alguma coisa. Embarassed
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Jabá 30th agosto 2012, 8:48 am

Cássia escreveu:
Jabá escreveu:Eu não sou muito chegado no Machado, mas respeito, apesar de um dia acreditar que a humanidade descobrir que Aluísio Azevedo sempre foi mais escritor indo e voltando do que ele.

Nunca li Aluísio, mas por que a comparação justo com ele? Penso que são tão diferentes. Tipo, um é cômico e o outro parece ser tão mais "sério" no tom da escrita.

Particularmente, não curto o naturalismo. Tipo, li A Carne, do Ribeiro. Parece que, infelizmente, tal qual meu professor de literatura da escola martelava em nossos ouvidos pra gente decorar, todos as obras que se filiam a essa "escola" literária sofrem influência do determinismo aplicado à sociedade. Não dá pra levar à sério. Certo que era o que estava na moda na época, mas quando penso na discussão sobre loucura, ciência, modernidade e a própria sociedade brasileira que o Machadão traz num "textinho" como O Alienista e ainda com humor, de forma leve... hehe. albino


Ambos são expoentes do Realismo, por isso a comparação.

Sim, são bem diferentes e esse aspecto do humor é um fato que talvez você não conheça por parte do Aluísio, mas leia Casa de Pensão que você mudará de idéia.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Cássia 30th agosto 2012, 9:17 am

Jabá escreveu:
Cássia escreveu:
Jabá escreveu:Eu não sou muito chegado no Machado, mas respeito, apesar de um dia acreditar que a humanidade descobrir que Aluísio Azevedo sempre foi mais escritor indo e voltando do que ele.

Nunca li Aluísio, mas por que a comparação justo com ele? Penso que são tão diferentes. Tipo, um é cômico e o outro parece ser tão mais "sério" no tom da escrita.

Particularmente, não curto o naturalismo. Tipo, li A Carne, do Ribeiro. Parece que, infelizmente, tal qual meu professor de literatura da escola martelava em nossos ouvidos pra gente decorar, todos as obras que se filiam a essa "escola" literária sofrem influência do determinismo aplicado à sociedade. Não dá pra levar à sério. Certo que era o que estava na moda na época, mas quando penso na discussão sobre loucura, ciência, modernidade e a própria sociedade brasileira que o Machadão traz num "textinho" como O Alienista e ainda com humor, de forma leve... hehe. albino


Ambos são expoentes do Realismo, por isso a comparação.

Sim, são bem diferentes e esse aspecto do humor é um fato que talvez você não conheça por parte do Aluísio, mas leia Casa de Pensão que você mudará de idéia.

Associo o Aluísio mais ao Naturalismo que, embora tenha quem ache igual ou semelhante ao Realismo, particularmente eu acho muito diferente. Tua indicação é um reforço. Tá com um tempo já que eu tô pra ler Casa de Pensão. Obrigada. Smile
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos que você não gostou - Página 4 Empty Re: Clássicos que você não gostou

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos