Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

+2
Gourmet
Jones_Marrones
6 participantes

Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Jones_Marrones 19th junho 2012, 9:16 am

Olá confrades, saudações. Amigos, iniciarei lendo algumas obras que para mim são um pouco difíceis de entender o sentido do que o autor quer dizer. Estou me referindo ao sentido mesmo, e não ao "estilo" ou algo do tipo. As vezes leio um texto e no final é quase como se não tivesse lido. Entendem oque digo ? Onde posso aprender sobre como interpretar um texto da maneira correta , ou como alguns dizem , à análise de textos ? Muito grsato desde já, Bruno Pacce.
Jones_Marrones
Jones_Marrones
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 73

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Gourmet 19th junho 2012, 10:10 am

Não entendi... o que você quis dizer?









Laughing
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por tmanfrini 19th junho 2012, 10:12 am

Seja mais específico acerca dessas dúvidas... Ao menos mencione alguma leitura das quais se refere. Ou então também alguma passagem à guisa de exemplo. De resto vale a pena consultar estudos de comentadores das obras de quem quer que esteja no seu interesse.
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por tmanfrini 19th junho 2012, 10:43 am

Aproveitando o tópico, cito
Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? 57711135
Não será que, tanto para a linguagem como para o conhecimento, o mais belo reside no lugar em que se encontra a formulação própria, a linguagem mais espiritual, a consciência mais viva, a transição de uma infinitude mais determinada para uma mais universal?
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Becco 19th junho 2012, 12:56 pm

Esse livro aqui é bem útil nesse sentido:

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? 21877238_4
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Gourmet 19th junho 2012, 2:33 pm

Bom, existem problemas que decorrem da tradução mesmo. O tradutor faz construções ruins. Isso é fruto da tentativa do tradutor de preservar todos os elementos originais sem a técnica adequada.

Outros livros são truncados mesmo, por questões estilísticas do autor, aí nas traduções acho que o correto é manter essa estrutura. Vários tradutores incorrem no erro de querer tornar a leitura mais fluida quando ela é originalmente árdua.

E tem também autores que são estelionatários. Há um livro do Alan Sokal chamado Imposturas Intelectuais. Ali ele critica uma série de filósofos, físicos e cientistas que escrevem textos, artigos e teses que são desprovidas de significado. Utilizam uma terminologia vaga, imprecisa, deficiente de significados que não conduz a lugar algum. Obviamente a obra dele se restringe a textos filosóficos e físicos, mas esse problema se alarga a praticamente qualquer campo científico e imagino que também ocorra isso em nível literário.

Sokal escreveu um artigo utilizando uma série de chavões e citações inócuas utilizadas por outros filósofos. Seu texto era completamente estéril e redundante, uma piada completa, e então enviou para uma revista de ciências famosa. Seu texto foi premiado e publicado. Depois ele desmascarou a farsa. Pois bem, aí foi aquele rebuliço...

Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por tmanfrini 19th junho 2012, 3:18 pm

Lembra alguém que esse Sokal critica?
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Jabá 19th junho 2012, 4:34 pm

Jones_Marrones escreveu:Olá confrades, saudações. Amigos, iniciarei lendo algumas obras que para mim são um pouco difíceis de entender o sentido do que o autor quer dizer. Estou me referindo ao sentido mesmo, e não ao "estilo" ou algo do tipo. As vezes leio um texto e no final é quase como se não tivesse lido. Entendem oque digo ? Onde posso aprender sobre como interpretar um texto da maneira correta , ou como alguns dizem , à análise de textos ? Muito grsato desde já, Bruno Pacce.

Hã? Neutral
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Gourmet 19th junho 2012, 4:52 pm

tmanfrini escreveu:Lembra alguém que esse Sokal critica?

Eis aqui o artigo dele em inglês: http://www.physics.nyu.edu/faculty/sokal/transgress_v2/transgress_v2_singlefile.html

Ele cita Derrida, F Capra, Chomsky, Deleuze dentre muitos outros. Aqui no Brasil lançaram o livro em que ele publica a íntegra do "artigo" e analisa ponto a ponto a inocuidade da coisa. Imposturas Intelectuais.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por tmanfrini 19th junho 2012, 5:12 pm

Derrida, Deleuze!
Suspect
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por tmanfrini 19th junho 2012, 5:20 pm

http://www.physics.nyu.edu/sokal/folha.html#derrida
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Cássia 5th julho 2012, 8:02 pm

Gourmet escreveu:
tmanfrini escreveu:Lembra alguém que esse Sokal critica?

Eis aqui o artigo dele em inglês: http://www.physics.nyu.edu/faculty/sokal/transgress_v2/transgress_v2_singlefile.html

Ele cita Derrida, F Capra, Chomsky, Deleuze dentre muitos outros. Aqui no Brasil lançaram o livro em que ele publica a íntegra do "artigo" e analisa ponto a ponto a inocuidade da coisa. Imposturas Intelectuais.

Laughing

Eu ainda tenho muita vontade de ler Imposturas Intelectuais. Esse livro deve ter muita merda, a começar pela premissa. Uma pessoa que escreve um livro pra desqualificar filósofos não sabe mesmo o que é uma crítica científica séria.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ? Empty Re: Onde posso postar sobre dúvidas acerca da semântica ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos