[Tópico Sério] O desprezo com a língua

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qua Jul 18, 2012 9:12 am

Amigos, uma coisa que vem me incomodando de uns tempos pra cá é a quantidade de erros ortográficos grosseiros contidos na escrita do dia a dia das pessoas que me cercam. Não que todo mundo deva ser um expert em português, fazer uma análise sintática pra colocar cada vírgula no seu lugar ou manjar de regência e concordância, mas tem umas coisas intoleráveis. Pra citar alguns exemplos:

Numa prova de mestrado: "cUmprimento do rio";

Num bilhetinho colado na porta: "Fui tUmar banhoU e já volto";

Num relatório: "AmanhAR será o dia...";

Pior é saber que a maioria dessas pessoas tem 10 anos ou mais de banco de escola.

E vocês acham que a culpa é de quem? Do Internetês? Por preconceito ao uso do dicionário (pai dos burros)? Da estupidez latente das pessoas? Preguiça de ler e escrever?

Reflitam, amigos.

_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Becco em Qua Jul 18, 2012 10:37 am

Isso me incomoda deveras, especialmente a proliferação da crase.
Não sabem como usar e colocam en tudo que é "a" o diabo do acento grave.
E dá-lhe crase antes de palavra masculina [à prazo], crase antes de verbo [à confirmar] e outras sandices.

Eu sou revisor e professor de português, e esse descaso mesmo com a língua me irrita profundamente, me dói mesmo, principalmente quando você vê alguém num alto cargo, como um advogado ou político, que ganha muito mais do que você jamais ganhará, assassinando o vernáculo por pura ignorância.

Isso é culpa principalmente da falta de leitura e da rejeição pela palavra escrita.
As pessoas só querem saber de TV [as mais velhas] e internet [as mais novas].
Minha vó só tinha até a terceira série, mas escrevia muito bem por que lia muito diariamente.
Dá uma tristeza misturada com raiva quando entro numa classe de ensino médio e até de faculdades e vejo jovens que têm toda a oportunidade de aprender, mas fazem questão de se comportar como imbecis o tempo todo, o que se mostra claramente no modo como eles "escrevem".

Eu, sinceramente, acho que essa geração que está nos bancos escolares hoje [e deve ser péssimo você ouvir isso, Israel, por que você tem uma filha pequena] está fadada a ser quase que completamente iletrada, uma geração perdida de quase zumbis que não consegue emitir uma opinião própria e relevante por que simplesmente não tem leitura nem conhecimento para tanto [isso, claro, é uma generalização].
Tremo só de pensar em como serão os filhos dos meus alunos.

Não se dá a devida importância à leitura e à escrita e é por isso que a gente não vai sair tão cedo do buraco em que estamos.

_________________

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2504
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 37
Localização : Fortaleza - CE

Ver perfil do usuário http://literaturarussa.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por lavoura em Qua Jul 18, 2012 1:05 pm

Eo naum mim importo-se com erros deçe tipow.Ê Êô pônhò Àcèntô ôndé éó kísé!!

Eu me incomodo com isso também. É claro que cometo erros ortográficos, aliás vários deles. Mas sempre procuro melhorar e escrever de forma mais correta. Hoje em dia, há tantas formas de verificar se a palavra está correta,não precisa nem entrar em um site especifíco, é só digitar no google e já aparece a grafia correta. Mas tem pessoas que simplesmente não estão nem ai e usam a desculpa: -"Mais isso aqui é internet". Como se isso fosse motivo. Tive amigos na época de escola que escreviam de forma errada de próposito,porque ficava mais legal e usavam o "internetês" e ao invés de não escreviam naum, no lugar de quero usava-se o kero entre outras bizarrices que feriam a vista só de olhar para o texto escrito.

Outro ponto, que foge um pouco do assunto principal do tópico, mas que o Lorenzo levantou. É sobre a falta de interesse do pessoal em buscar conhecimentos e oportunidades. Como o próprio lorenzo disse "oportunidade de aprender, mas fazem questão de se comportar como imbecis o tempo todo".
Isto me irrita muito mais doque os erros de português. Hoje devido a internet, consegue-se qualquer tipo de informação, mas a maioria das pessoas se limitam em bisbilhotar a vida alheia no facebook.
E qualquer texto com mais de 3 linhas sem imagem é motivo de descarte.
E o pior é que isso não se resume a "inclusão digital" como alguns fazem questão de pregar. Amigos meus de faculdade se comportam da mesma forma. Outra coisa que me incomoda é o fato das pessoas seguirem oque está na moda. Taxando tudo oque é de fora de porcaria. Filmes de 10 anos atrás sendo "Uma bosta de filme velho" ou músicas como sendo ruins porque não tocam na rádio.
Lamentável, mas fazer oque. Cada um corre atrás doque quer.



lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2348
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tmanfrini em Qua Jul 18, 2012 6:43 pm

É terrível. Amiga minha com apostila (isso ensino superior) versando aliás sobre uso de crase postou um dos erros crassos recentemente:

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 24
Localização : Navegantes - SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Gourmet em Qua Jul 25, 2012 2:51 pm

tmanfrini escreveu:É terrível. Amiga minha com apostila (isso ensino superior) versando aliás sobre uso de crase postou um dos erros crassos recentemente:

Olha, avaliando friamente pode ser uma palavra derivada de "incenso". Laughing

Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Sotonayu em Dom Ago 26, 2012 11:42 pm

Hm, é foda mesmo. Sei lá, não tem muita explicação...

Por que como disseram, tem gente aí que já "terminou os estudos", tem doutorado e o caramba cometendo erros intoleráveis pra quem chegou onde chegou.

Eu concordo com o que foi dito e o post do Lorenzo retrata bem o que eu acho... Eu cometo muitos erros, tem coisas que é bem difícil de evitar até mesmo pra quem tá em contato frequente com a língua.

Bem, eu sempre tento aprender palavras novas... Acho a LP uma das línguas mais bonitas...

Sotonayu
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Gourmet em Seg Ago 27, 2012 7:41 pm

Olha, ter o domínio pleno do idioma é coisa utópica, mas mesmo quem é bem versado está sujeito a cometer erros.

Na dúvida, e isso acontece de vez em quando, eu busco um sinônimo, altero a concordância pra não dar conflito, procuro sempre uma composição que não vá me causar problemas. Tenho vergonha de escrever errado e fico incomodado também em ler errado.

Quando um livro ou um texto contém erros isso me tira a concentração do que estou lendo e tenho dificuldades de entender.

Mas há uma coisa que foge um pouco do tema do tópico que vale a pena comentar. Ultimamente ando lendo trechos de "clássicos" em inglês e português e notei uma coisa muito curiosa, alguns autores incorrem em processos estilísticos que criam contornos para o próprio idioma. O Saramago não é muito bem um exemplo disso que afirmo, mas ele usa recursos que de alguma forma poderiam ser considerados erros. Aboliu as maiúsculas, travessão, aspas e passou a pontuar apenas com vírgulas e pontos. O que quero dizer mesmo é que, especialmente quando um sujeito lê bastante, ele começa a conhecer várias formas estilísticas de dizer coisas e, dependendo do grau em que aquilo lhe impressiona, ele acaba absorvendo essas construções e passa a usar esses modos também, de forma que esses estilos se incorporam à personalidade do indivíduo.

Nisso, me surgiu uma questão curiosa. Tudo que sabemos, tudo que fazemos e tudo que somos é essencialmente uma imitação ou (quando muito) uma projeção de combinações das coisas que vemos, lemos ou chegam até nós. Raramente somos originais, até mesmo nos erros. Cometemos erros que todos cometem. Desconfortável isso... Laughing

Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tmanfrini em Qui Set 27, 2012 10:20 am

Citar Alencar que acho mais ou menos pertinente cá.
Da segunda parte do pós-escrito na segunda edição de Iracema -

A gramática, ou a filosofia da palavra, é incontestavelmente uma ciência. Como todas as ciências, ela deve ter em cada raça e em cada povo um período rudimentário; ainda mesmo depois de largo desenvolvimento, existirá algum ramo de conhecimentos humanos que não esteja imbuído de falsas noções e até de erros crassos?
O mesmo sucede com a gramática: saída da infância do povo, rude e incoerente, são os escritores que a vão corrigindo e limando. Cotejem-se as regras atuais das línguas modernas com as regras que predominavam no período da formação dessas línguas e se conhecerá a transformação por que passaram todas sob a ação dos poetas e prosadores.
O ilustrado crítico*, levado pela força da verdade, reconhece "que os sábios enriquecem um idioma". Ora, como enriquecê-lo senão aumentando-lhe o cabedal, dotando-o de outros vocábulos mais expressivos e de locuções elegantes e sonoras?


*Pinheiro Chagas

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 24
Localização : Navegantes - SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qui Set 27, 2012 10:25 am

Por falar nisso, semana passada mandei bilhetinho pra professora da minha filhinha. Na tarefinha aparecia "Transporte Aéreo" grafado duas vezes como "Transporte Aério".

Tentei ser o mais educado possível mas não tem como não ser inconveniente. Laughing

_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tmanfrini em Qui Set 27, 2012 10:31 am

Já vejo onde isso vai, trocando bilhetinhos. teehee
Sua filha gosta da escola?

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 24
Localização : Navegantes - SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qui Set 27, 2012 10:41 am

tmanfrini escreveu:Já vejo onde isso vai, trocando bilhetinhos. teehee
Sua filha gosta da escola?

Na verdade é na agenda escolar. Me expressei mal.

Gosta sim, pena que a imbecil da mãe não incentiva ela. Minha filha é muito inteligente mas tem um déficit de leitura, troca d com b e lê "sama" ao invés de "asma", etc...

Então passo de 2 a 3 horas batendo em cima, faço ela ler a tarefa toda (a imbecil da mãe lê pra ela pra terminar mais rápido) e faço ela ler uma poesia desse livro:


_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tmanfrini em Qui Set 27, 2012 10:47 am

Tive pouquíssima ajuda em casa na infância escolar e também me baralhava em tipo f & v, mas me virei, bem cedo muito preocupada com ler e escrever. Sorte da sua filha esse envolvimento seu.

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 24
Localização : Navegantes - SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Mat em Qui Set 27, 2012 1:58 pm

Jabá paizão.

Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2968
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 26
Localização : Bahia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qui Set 27, 2012 8:12 pm

Mat escreveu:Jabá paizão.

Sou mesmo. Se vocÊ fosse minha esposa iria sentir o deleite de ser amada por mim. A única coisa que restou do casamento foi minha filha e meu amor por ela é inabalável. Very Happy

_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tmanfrini em Sex Dez 07, 2012 11:49 am

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/11/29/decreto-do-governo-pode-adiar-acordo-ortografico.htm

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 24
Localização : Navegantes - SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Cássia em Sab Dez 08, 2012 8:38 pm

Acho a gramática portuguesa uma das mais difíceis. O problema é que os exemplos que o Jabá postou são terríveis também. Laughing

A verdade é que o método utilizado nas escolas (pelo menos na minha época) é inadequado pra ensinar como escrever. Saber regras facilita o uso, mas não pode ser a base pra escrever corretamente. Apesar de ser professora, minha mãe me abandonou na terceira série. Meu português capenga devo ao que li durante a vida.

E, realmente, grau de instrução não diz muito sobre o domínio da língua. Você mesmo disse que é revisor, Becco. Quem está escrevendo uma dissertação ou tese pouco se preocupa com regras de concordância, regência, devida conjugação verbal ou mesmo em grafar os termos corretamente, pois depois pagará a um revisor gramatical pra ajeitar tudo.

Dois erros que me deixam nervosa:

"O filme vai estreiar semana que vem."

"Ele estar na casa de Jurema." (meu, já vi vários verbos "conjugados" assim. Isso é elementar, ELEMENTAR)




Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 409
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 29
Localização : Teresina

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por lavoura em Dom Dez 09, 2012 6:41 am

Prake escrive sérto se o Wordi tem corretor horto-gráfikou.
Senaum tivÉ palavrá lá no uordi é só jogá no guglee que ele correge panóis.

Eu não me incomodo com pequenos erros, até porque cometo vários. Mas procuro melhorar. Duro mesmo é alguns que fazem questão de escrever errado. Alguns até parei de conversar on-line por conta disso.
Tinha um amigo que achava legal escrever errado, trocar ca por ka, ão por aum e coisas do tipo. Além de ficar alternando maiscúla com minúsculas no meio das palavras.


PuTa KI PaRIUO!

lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2348
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Dom Dez 09, 2012 9:20 am

lavoura escreveu:
Prake escrive sérto se o Wordi tem corretor horto-gráfikou.
Senaum tivÉ palavrá lá no uordi é só jogá no guglee que ele correge panóis.

Eu não me incomodo com pequenos erros, até porque cometo vários. Mas procuro melhorar. Duro mesmo é alguns que fazem questão de escrever errado. Alguns até parei de conversar on-line por conta disso.
Tinha um amigo que achava legal escrever errado, trocar ca por ka, ão por aum e coisas do tipo. Além de ficar alternando maiscúla com minúsculas no meio das palavras.


PuTa KI PaRIUO!

Mas isso é internetês. É perdoável. Só passa a ser erro quando algum retardado passa a substituir a escrita formal por essa.

Outro dia dei zero numa prova porque o aluno respondeu as 4 questões objetivas em internetês. Dei zero seguido de um esporro.


_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qui Abr 18, 2013 2:43 pm

Incrível quanto custa caro a imbecilidade.

Fiz um laudo técnico pruma construtora por conta duma obra deles que causou alagamento numas ruas e agora o cara me pediu pra "traduzir" para leigos. Laughing Me tornei roteirista do Telecurso 2000 Laughing

E pra piorar contrataram uma professora de ciências pra explicar a porra toda num associação de moradores onde 90% da população do bairro é de evangélicos retardados. Rolling Eyes

_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tiago em Qui Abr 18, 2013 3:39 pm

Jabá escreveu:Incrível quanto custa caro a imbecilidade.

Fiz um laudo técnico pruma construtora por conta duma obra deles que causou alagamento numas ruas e agora o cara me pediu pra "traduzir" para leigos. Laughing Me tornei roteirista do Telecurso 2000 Laughing

E pra piorar contrataram uma professora de ciências pra explicar a porra toda num associação de moradores onde 90% da população do bairro é de evangélicos retardados. Rolling Eyes

O cara ganha dinheiro e ainda reclama Laughing

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qui Abr 18, 2013 3:46 pm

Não escrevo para as massas.




_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por lavoura em Qui Abr 18, 2013 5:54 pm

Jabá escreveu:Não escrevo para O Massa.




OK


lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2348
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por tiago em Qua Maio 08, 2013 5:45 pm

"Segundo Mercadante, a partir deste ano, o candidato terá que "ser muito mais rigoroso para tirar a nota máxima". Ele afirmou que a primeira competência (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) terá o item 5, que equivale à nota mais alta da competência, alterado para aumentar a exigência."

Sleep

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qua Maio 08, 2013 6:31 pm

tiago escreveu:"Segundo Mercadante, a partir deste ano, o candidato terá que "ser muito mais rigoroso para tirar a nota máxima". Ele afirmou que a primeira competência (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) terá o item 5, que equivale à nota mais alta da competência, alterado para aumentar a exigência."

Sleep

Hoje tinha uma professorinha de história corrigindo umas provas horrorizada com os textos Laughing

Galerinha não lê mais nem gibi. Laughing

_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Jabá em Qua Maio 08, 2013 8:42 pm


_________________
"Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a sua própria vergonha" (Oscar Wilde)

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3734
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 36
Localização : Teresina/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tópico Sério] O desprezo com a língua

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:05 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum