Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Literatura de Horror

+10
tiago
Darth Vader
devotchka
tmanfrini
Cássia
Mat
Becco
lavoura
Jabá
Sotonayu
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Literatura de Horror

Mensagem por Sotonayu 30th agosto 2012, 2:50 am

Quem curte e por quê?

Drácula, Frankenstein, A Tumba, O Médico e o Monstro e diversas outras...

Sotonayu
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Jabá 30th agosto 2012, 8:57 am

Amigo, li o Drácula de Bram Stoker e é sensacional. Médico e o monstro também tem seus momentos.

Curte Jack o estripador? Leia:

Literatura de Horror Do-inferno

Literatura de Horror Jack_loja

Li alguns trabalhos do Edgard Alan Poe bem sinistros:

Literatura de Horror 9788525424693

Literatura de Horror Historias-extraordinarias
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por lavoura 30th agosto 2012, 9:42 am

Eu gosto.
Drácula achei excelente também.
Frankstein e "O médico e o Monstro", achei legal. Mas não tanto assim.
Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres. Confesso que não li muitos, mas com Frankstein era um pé no saco o lamento do Doutor para pegar o monstro.Fui ler "As blumas de Avalon" e parei de tanta "viadice" que a mulher tinha com o arthur.

Gostei também de Richard Matheson no Eu sou a Lenda. O livro é bem diferente do filme e no final tem uns contos randômicos.
Literatura de Horror Images?q=tbn:ANd9GcSj2peedgZYUKG6nIfhKQ1umpS8-xbtqvqk67xMHVC4khUn1XxIbA

Gosto também de Stephen King, apesar que depois de um tempo, você acaba achando vários padrões nos livros. Rende boas leituras.
Só não gosto dele para contos, acho que ele é muito descritivo, utiliza muitas palavras e seus contos são muito longos.
Indico:
Tanto o livro quanto o filme
Literatura de Horror Images?q=tbn:ANd9GcTaLQ_3IMEspnPCMwDsAcKEEiceO5e1hpdkjL3pQFgk9pSb6BtPzw
Não é bem terror mas é muito bom.
Literatura de Horror Images?q=tbn:ANd9GcRn6mo8BmqXhh_5XSIPeZW9ZuNO2SjwCIVcOjoKEzTQ-8kK9aX2

Do poe, já li alguns livros de contos. Eu gosto do estilo e qualquer coletânea que tu pegar terá ótimos contos dele. O Pêndulo, Assasinatos na Rua Morgue, A mascara Rubra. entre outros.

Tenho,mas ainda não li
Literatura de Horror Z

Os livros dificilmente assustam, mas é legal pela tematica
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Jabá 30th agosto 2012, 10:07 am

lavoura escreveu:Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres.

Pelo visto não leu O morro dos ventos uivantes. Leia e mudará seu pensamento sobre escritoras.

E no mais, receitar Stephen King é motivo de banimento pig pig

Lavoura tem uma formação literária de vitrine de livraria.

E esse Relato de Arthur Gordon Pym é bem fraco, amiche. Só assusta mesmo a parte em que ele viaja no barco dentro do baú.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por lavoura 30th agosto 2012, 10:28 am

Jabá escreveu:
lavoura escreveu:Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres.

Pelo visto não leu O morro dos ventos uivantes. Leia e mudará seu pensamento sobre escritoras.

E no mais, receitar Stephen King é motivo de banimento pig pig

Lavoura tem uma formação literária de vitrine de livraria.

E esse Relato de Arthur Gordon Pym é bem fraco, amiche. Só assusta mesmo a parte em que ele viaja no barco dentro do baú.
Ainda não li. Tenho interesse em ler emily bronte(tossauro).

E minha formação literária, isso se quiser chamar de formação,foi focada realmente nos best-sellers e livros de fantasia.
Só recentemente, comecei a dar valor aos clássicos e livros mais dignos de um bom leitor intelectual que usa casacos de tweed.
E como você, depois de ler "Irmãos Karamazov", nenhum livro de vitrine me atraiu.

Mas stephen king é bom sim, tá certo que ele produziu um monte de merda. Mas ele tem seus méritos.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Becco 30th agosto 2012, 12:03 pm

lavoura escreveu:Só recentemente, comecei a dar valor aos clássicos e livros mais dignos de um bom leitor intelectual que usa casacos de tweed.

Laughing

Meu sonho.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Mat 30th agosto 2012, 12:30 pm

Não dá pra ser intelectual no nordeste Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Cássia 30th agosto 2012, 12:45 pm

lavoura escreveu:
Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres.

Laughing Laughing Laughing Laughing

Se for mulheres como Marian Keyes e Stephanie Meyer... vá lá. Mas tem uma escritora de best-sellers que eu curto muito que é a Sarah Waters. Ela tem um estilo muito influenciado por Dickens + os feminismos (= colação de velcro) lá dela.

E só o que há são boas escritoras: Clarice Lispector, Anaïs Nin, Patricia Highsmith, Virginia Woolf, as irmãs Brontë, Hilda Hilst, etc...
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por lavoura 30th agosto 2012, 2:50 pm

Cássia escreveu:
lavoura escreveu:
Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres.

Laughing Laughing Laughing Laughing

Se for mulheres como Marian Keyes e Stephanie Meyer... vá lá. Mas tem uma escritora de best-sellers que eu curto muito que é a Sarah Waters. Ela tem um estilo muito influenciado por Dickens + os feminismos (= colação de velcro) lá dela.

E só o que há são boas escritoras: Clarice Lispector, Anaïs Nin, Patricia Highsmith, Virginia Woolf, as irmãs Brontë, Hilda Hilst, etc...

Na verdade a birra foi com as duas que citei.
No livro do "Frankstein" o Doutor é um sujeito que costura pedaços de corpos, costurando a carne e interligando as tripas,tudo isso na mais calma das tranquilidades e nos mais psicóticos comportamentos. Depois disso ele fica resmungando, fica depressivo porque criou a porra de um monstro e o larga solto um tempão. Ah vá se foder Mary Shelley!
Eu gostei do livro, mas essa história me irritava.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por tmanfrini 30th agosto 2012, 2:57 pm

Mary Shelley e sua visão http://www.lpm-blog.com.br/?p=17371
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Jabá 30th agosto 2012, 3:40 pm

Mat escreveu:Não dá pra ser intelectual no nordeste Laughing

Quando os nordestinos vêem um intelectual começam logo a mangar e chamar de abestado.

O negócio é tomar fura-bucho, usar anel de tucum, alpercata de couro, ouvir forró, andar de jegue e comer rapadura.

Uma vez usei o termo "acervo bibliográfico" numa roda não muito, digamos, instruída, e um saliente disse que livro era coisa de viado mesmo, porque "cervo" era outra cognominação (existe essa palavra?) para viado.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Jabá 31st agosto 2012, 10:54 am

Amigo Sotonayu, porque abre tópicos e depois não participa mais? pelo meno spra dizer se agrada ou não as indicações.

Coisa feia...
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Mat 31st agosto 2012, 11:10 am

Jabá escreveu:
Mat escreveu:Não dá pra ser intelectual no nordeste Laughing

Quando os nordestinos vêem um intelectual começam logo a mangar e chamar de abestado.

O negócio é tomar fura-bucho, usar anel de tucum, alpercata de couro, ouvir forró, andar de jegue e comer rapadura.

Uma vez usei o termo "acervo bibliográfico" numa roda não muito, digamos, instruída, e um saliente disse que livro era coisa de viado mesmo, porque "cervo" era outra cognominação (existe essa palavra?) para viado.

Pense que meu trabalho é ensinar inglês pra esses caras Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por devotchka 31st agosto 2012, 6:21 pm

lavoura escreveu:
Cássia escreveu:
lavoura escreveu:
Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres.

Laughing Laughing Laughing Laughing

Se for mulheres como Marian Keyes e Stephanie Meyer... vá lá. Mas tem uma escritora de best-sellers que eu curto muito que é a Sarah Waters. Ela tem um estilo muito influenciado por Dickens + os feminismos (= colação de velcro) lá dela.

E só o que há são boas escritoras: Clarice Lispector, Anaïs Nin, Patricia Highsmith, Virginia Woolf, as irmãs Brontë, Hilda Hilst, etc...

Na verdade a birra foi com as duas que citei.
No livro do "Frankstein" o Doutor é um sujeito que costura pedaços de corpos, costurando a carne e interligando as tripas,tudo isso na mais calma das tranquilidades e nos mais psicóticos comportamentos. Depois disso ele fica resmungando, fica depressivo porque criou a porra de um monstro e o larga solto um tempão. Ah vá se foder Mary Shelley!
Eu gostei do livro, mas essa história me irritava.

Parei pra olhar aqui e realmente, só tem macho na minha estante, salvo cinco livros (incluso Frankenstein, que ainda não li). Das escritoras cujos livros tenho aqui, só curti a Marjane Satrapi (que trabalha com HQs) e a Cressida Cowell (de "Como Treinar o Seu Dragão"). Ainda não li Jane Austen, apesar de ter um exemplar de Orgulho e Preconceito. Li um da Meg Cabot pra nunca mais: muito cheio de "ai, como ele é gato" pra lá e pra cá.

Preciso conhecer mais escritoras, realmente.

devotchka
devotchka
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 29
Localização : Maceió, AL

http://nebulosidade.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por lavoura 31st agosto 2012, 7:22 pm

devotchka escreveu:
lavoura escreveu:
Cássia escreveu:
lavoura escreveu:
Sei lá oque tenho, mas não consigo gostar de livros escrito por mulheres.

Laughing Laughing Laughing Laughing

Se for mulheres como Marian Keyes e Stephanie Meyer... vá lá. Mas tem uma escritora de best-sellers que eu curto muito que é a Sarah Waters. Ela tem um estilo muito influenciado por Dickens + os feminismos (= colação de velcro) lá dela.

E só o que há são boas escritoras: Clarice Lispector, Anaïs Nin, Patricia Highsmith, Virginia Woolf, as irmãs Brontë, Hilda Hilst, etc...

Na verdade a birra foi com as duas que citei.
No livro do "Frankstein" o Doutor é um sujeito que costura pedaços de corpos, costurando a carne e interligando as tripas,tudo isso na mais calma das tranquilidades e nos mais psicóticos comportamentos. Depois disso ele fica resmungando, fica depressivo porque criou a porra de um monstro e o larga solto um tempão. Ah vá se foder Mary Shelley!
Eu gostei do livro, mas essa história me irritava.

Parei pra olhar aqui e realmente, só tem macho na minha estante, salvo cinco livros (incluso Frankenstein, que ainda não li). Das escritoras cujos livros tenho aqui, só curti a Marjane Satrapi (que trabalha com HQs) e a Cressida Cowell (de "Como Treinar o Seu Dragão"). Ainda não li Jane Austen, apesar de ter um exemplar de Orgulho e Preconceito. Li um da Meg Cabot pra nunca mais: muito cheio de "ai, como ele é gato" pra lá e pra cá.

Preciso conhecer mais escritoras, realmente.


Pois é, mas é que tem menos escritoras doque escritores né.
Teve todo aquele lance do feminismo, aceitação na sociedade e talz. Antes diso creio que eram só os homens mesmo que escreviam.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por devotchka 31st agosto 2012, 8:50 pm

De fato, Lavoura. Mesmo assim, meu "acervo" de escritoras é quase nulo... tem que ver isso aí.

Lembrei da Carmen Laforet agora, espanhola, Barcelona pós-guerra. "Nada" é interessante, mas acho que li no momento errado... não cativou muito. Enfim, apenas divagando aqui.
devotchka
devotchka
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 29
Localização : Maceió, AL

http://nebulosidade.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Darth Vader 31st agosto 2012, 9:27 pm

Jabá escreveu:

Lavoura tem uma formação literária de vitrine de livraria.

E esse Relato de Arthur Gordon Pym é bem fraco, amiche. Só assusta mesmo a parte em que ele viaja no barco dentro do baú.

Concordo. A narrativa começa a esquentar mesmo no final!

Gosto dos contos do Poe, todos aqueles "bem lugar comum" quando se fala na obra dele: "O Gato Preto", "Berenice", "O poço e o pendulo"... Em resumo: acho "The tales of Grotesque and Arabesque" incrivel.

Gosto de Frankenstein e Dracula. O Jeckill and Hyde me decepcionou bastante quando li, mas gosto dele.



Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por tiago 31st agosto 2012, 9:42 pm

Eu acho o Dracula insuportavelmente chato.
Eu gostava quando era criança, ganhei uma ediçao enorme, cheia de ilustrações e curiosidades da época. A história deve ter sido reduzida em umas 20 páginas.
Aí fui ler a versão integral...
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Mat 31st agosto 2012, 10:19 pm

devotchka escreveu:De fato, Lavoura. Mesmo assim, meu "acervo" de escritoras é quase nulo... tem que ver isso aí.

Lembrei da Carmen Laforet agora, espanhola, Barcelona pós-guerra. "Nada" é interessante, mas acho que li no momento errado... não cativou muito. Enfim, apenas divagando aqui.

Esse livro me tocou bastante, Devotchka.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Jabá 1st setembro 2012, 2:04 am

Darth Vader escreveu:
Jabá escreveu:

Lavoura tem uma formação literária de vitrine de livraria.

E esse Relato de Arthur Gordon Pym é bem fraco, amiche. Só assusta mesmo a parte em que ele viaja no barco dentro do baú.

Concordo. A narrativa começa a esquentar mesmo no final!

Gosto dos contos do Poe, todos aqueles "bem lugar comum" quando se fala na obra dele: "O Gato Preto", "Berenice", "O poço e o pendulo"... Em resumo: acho "The tales of Grotesque and Arabesque" incrivel.

Gosto de Frankenstein e Dracula. O Jeckill and Hyde me decepcionou bastante quando li, mas gosto dele.

Putz, lembrou bem. O gato preto é um conto horripilante! Lembro que qando li isso passei a temer a espécie. Sério.

tpnocera escreveu:Eu acho o Dracula insuportavelmente chato.
Eu gostava quando era criança, ganhei uma ediçao enorme, cheia de ilustrações e curiosidades da época. A história deve ter sido reduzida em umas 20 páginas.
Aí fui ler a versão integral...

Pô, não gostar de Drácula é muita amargura. Além de livro de terror, é uma ótima aventura. O final bate fácil muito filme de ação por aí.

E a chegada dele no barco é memorável. Quem captou bem essa chegada e representou com maestria foi Crepax na sua adaptação que saiu por aqui pela Martins Fontes.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por devotchka 1st setembro 2012, 9:06 pm

Mat escreveu:
devotchka escreveu:De fato, Lavoura. Mesmo assim, meu "acervo" de escritoras é quase nulo... tem que ver isso aí.

Lembrei da Carmen Laforet agora, espanhola, Barcelona pós-guerra. "Nada" é interessante, mas acho que li no momento errado... não cativou muito. Enfim, apenas divagando aqui.

Esse livro me tocou bastante, Devotchka.

Um amigo que também me disse a mesma coisa. Acho que eu não tava mesmo no "feeling" pra lê-lo, sabe? Li em 2008, tinha uns 13 anos. É um dos que tá na minha lista de "preciso reler".


Sobre o assunto do tópico:
Não li muitas coisas da literatura de horror, só alguns contos do Poe (menos do que eu gostaria) e mais outros do Lovecraft, ambos em coletâneas. Dois livros que posso dizer que realmente fiquei com medo são o "A Estrada da Noite" do Joe Hill e "A Carta, A Bruxa e o Anel", do John Bellairs. Esse último é mais infanto-juvenil, mas já reli várias vezes e fiquei com medinho em quase todas, ahah. Tenho também os clássicos "Drácula", "Frankenstein" e "O Médico e O Monstro" aqui mas nem li ainda.
devotchka
devotchka
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 29
Localização : Maceió, AL

http://nebulosidade.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Darth Vader 3rd setembro 2012, 8:01 pm

Do "Médico e o Monstro" gosto das cenas iniciais em que Hyde pisa (e sapateia) sobre uma criança na rua.

Lembrava sempre de um episódio do Pernalonga (em que ele é bom e se transforma num sujeito mau)... e do Pateta motorista... minhas primeiras referências à literatura inglesa. (numa infância regada por muita TV e desenhos da Disney!!!)
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por lavoura 8th dezembro 2012, 8:03 am

Estou como o livro O estranho caso do doutor Jekyll e do Senhor Hyde.
Vou reler. Na época, lembro que a leitura não me agradou tanto.
Então quero dar outra chance ao Stevenson. Aliás mesmo sendo "O médico e o Monstro" seu livro mais famoso, fico com a impressão de não ser sua melhor obra. Tenho curiosidade em ler "O clube dos suícidas" e vi um título de um de seus contos que me despertou o interesse, apenas pelo título: "O rapa-carniça"
Ele está presente na Antologia de Horror do século XIX. Procurei para ler online o conto em questão mas não encontrei.

Sobre o drácula. Tenho aqui uma "continuação", escrita pelo sobrinho do Stooker.Adquiri em uma das promoções de livros do Submarino de leve 3 por R$19,80. Não li e confesso que nem tenho vontade de ler, mas pelas resenhas que li, todos elogiaram dizendo ser um ótimo livro. Quem sabe um dia. Pela sinopse os personagens são um tanto quanto auto-destrutivos
O livro em questão é esse:
Literatura de Horror Images?q=tbn:ANd9GcRGgnjH0z3ZCDyFpxPaWE5UkYPoWOEZQAkHdfw_Q1Dkd0a40lPrYQ

sinopse:
Passaram vinte e cinco anos desde que o pequeno grupo de heróis se uniu para destruir Drácula, no seu castelo na Transilvânia. Entretanto, Jonathan e Mina Harker criaram o filho, Quincey, que se tornou um jovem promissor, ainda que por vezes ingénuo, à medida que o outrora feliz casamento dos pais se ia deteriorando numa relação amarga. O doutor Seward – no passado, um médico eminente – vive agora no tormento da paranóia e da dependência de drogas. Arthur Holmwood, o intrépido guerreiro e elegante noivo de Lucy, deixou-se consumir pelo ódio e pelo remorso. Por fim, Van Helsing, o líder do destemido grupo, um homem doente e envelhecido, enfrenta o seu derradeiro inimigo: a morte. Drácula, de Bram Stoker, deu-nos a conhecer estas personagens.

Drácula, o Morto-vivo é uma continuação do romance de Bram Stoker de grande riqueza histórica e ritmo vertiginoso, que consegue ser tão assustador como o original, mostrando-se amplamente capaz de ressuscitar as suas atmosferas. A sequela percorre fios do enredo, presentes nas notas que Bram compilou durante a pesquisa e a escrita de Drácula, que não foram aproveitados na versão final, e recupera personagens que não sobreviveram aos seus esboços iniciais. Baseando-se, ainda, numa aturada investigação do príncipe Drácula histórico, da Roménia, e de outras figuras de renome, Drácula, o Morto-vivo é um livro fascinante e cheio de suspense, que encantará tanto os admiradores da obra-prima de Stoker, como os fãs mais recentes de Drácula – aqueles que se cruzarão, pela primeira vez, com o vampiro criado por Stoker.

lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Jabá 8th dezembro 2012, 8:39 am

lavoura escreveu:Estou como o livro O estranho caso do doutor Jekyll e do Senhor Hyde.
Vou reler. Na época, lembro que a leitura não me agradou tanto.
Então quero dar outra chance ao Stevenson. Aliás mesmo sendo "O médico e o Monstro" seu livro mais famoso, fico com a impressão de não ser sua melhor obra. Tenho curiosidade em ler "O clube dos suícidas" e vi um título de um de seus contos que me despertou o interesse, apenas pelo título: "O rapa-carniça"
Ele está presente na Antologia de Horror do século XIX. Procurei para ler online o conto em questão mas não encontrei.

Sobre o drácula. Tenho aqui uma "continuação", escrita pelo sobrinho do Stooker.Adquiri em uma das promoções de livros do Submarino de leve 3 por R$19,80. Não li e confesso que nem tenho vontade de ler, mas pelas resenhas que li, todos elogiaram dizendo ser um ótimo livro. Quem sabe um dia. Pela sinopse os personagens são um tanto quanto auto-destrutivos
O livro em questão é esse:
Literatura de Horror Images?q=tbn:ANd9GcRGgnjH0z3ZCDyFpxPaWE5UkYPoWOEZQAkHdfw_Q1Dkd0a40lPrYQ

sinopse:
Passaram vinte e cinco anos desde que o pequeno grupo de heróis se uniu para destruir Drácula, no seu castelo na Transilvânia. Entretanto, Jonathan e Mina Harker criaram o filho, Quincey, que se tornou um jovem promissor, ainda que por vezes ingénuo, à medida que o outrora feliz casamento dos pais se ia deteriorando numa relação amarga. O doutor Seward – no passado, um médico eminente – vive agora no tormento da paranóia e da dependência de drogas. Arthur Holmwood, o intrépido guerreiro e elegante noivo de Lucy, deixou-se consumir pelo ódio e pelo remorso. Por fim, Van Helsing, o líder do destemido grupo, um homem doente e envelhecido, enfrenta o seu derradeiro inimigo: a morte. Drácula, de Bram Stoker, deu-nos a conhecer estas personagens.

Drácula, o Morto-vivo é uma continuação do romance de Bram Stoker de grande riqueza histórica e ritmo vertiginoso, que consegue ser tão assustador como o original, mostrando-se amplamente capaz de ressuscitar as suas atmosferas. A sequela percorre fios do enredo, presentes nas notas que Bram compilou durante a pesquisa e a escrita de Drácula, que não foram aproveitados na versão final, e recupera personagens que não sobreviveram aos seus esboços iniciais. Baseando-se, ainda, numa aturada investigação do príncipe Drácula histórico, da Roménia, e de outras figuras de renome, Drácula, o Morto-vivo é um livro fascinante e cheio de suspense, que encantará tanto os admiradores da obra-prima de Stoker, como os fãs mais recentes de Drácula – aqueles que se cruzarão, pela primeira vez, com o vampiro criado por Stoker.



Lavoura, esse livro ´bem elogiado. Parece ser um trabalho "sério" não tão caça-níqueis quanto eu pensava. Gosto muito do original, que é bem perturbador e traz cenas incríveis. Uma particularmente ficou na minha cabeça, que foi a chegada do Drácula no navio, e foi magistralmente retratada nessa obra, que aliás, recomendo para todos os fãs da época que leitura sobre vampiros era coisa para macho:

Literatura de Horror Beja-dracula

Depois escreva um post sobre o Antologia de Horror do século XIX Wink
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por lavoura 8th dezembro 2012, 9:44 am

O antologia de Horror eu não tenho.
O qual eu tenho é o de Contos fantásticos. Mas creio que eles andem lado a lado.
Esse Conde Drácula é HQ?

E sobre o Daniel Defoe, alguém já leu algo do Contos de fantasmas?
Nele o Defoe divide metade do livro em contos de fantasmas reais e na outra contos de fantasmas fantásticos.
Só li o Robinson Crusoé. Gostei bastante do livro, principalmente das adaptações que o protagonista usava para improvisar ferramentas e construir coisas. Mas é um tanto quanto exagerado em várias partes.


Sobre vampiros a editora aleph tem uma antologia: O vampiro antes de drácula.
Nele tem contos de Whells, Dumas, Poe e do próprio Stooker.
Pelo indície parece ser bem interessante:

9 • Agradecimentos
11 • Apresentação
13 • Introdução
14 • O vampiro pré-literário
A origem do vampiro contemporâneo
18 • Os ancestrais do vampiro
19 • Por que surgiu o vampiro?
21 • O vampiro literário: antes de Drácula
Os precursores poéticos
25 • Lord Byron e a origem do vampiro em prosa
29 • O vampiro conquista a Europa
36 • O vampiro para as massas
40 • Mulheres fatais, decadência e fin-de-siècle
46 • Vampiros com vários sotaques
50 • Contos de vampiro, de Polidori a Stoker
8
Contos
53 • O vampiro (1819), de John Polidori
81 • Fragmento de um relato (1816), de Lord Byron
93 • O retrato oval (1842), de Edgar Allan Poe
101 • A família do Vurdalak (1847), de Alexei Tolstoi
133 • A dama pálida (1849), de Alexandre Dumas, pai
179 • O Horla (1886), de Guy de Maupassant
193 • Um mistério da Campagna (1887), de Anne Crawford
135 • O velho Éson (1891), de Arthur Quiller-Couch
243 • O último dos vampiros (1893), de Phil Robinson
255 • A verdadeira história de um vampiro (1894), do Conde de
Stenbock
267 • A floração da estranha orquídea (1895), de H. G. Wells
279 • O convidado de Drácula (entre 1890 e 1897), de Bram
Stoker
299 • Posfácio – Drácula: a cristalização do mito
309 • Bibliografia
321 • Apêndice 1 – O vampiro na prosa e na poesia até 1897
331 • Apêndice 2 – O vampiro nos palcos até Drácula

Literatura de Horror Vampiro_3d_alta
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura de Horror Empty Re: Literatura de Horror

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos