Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bibliomaníaco. Você é?

+6
Becco
Mat
lavoura
tiago
César
Jabá
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Jabá 2nd outubro 2012, 8:34 pm

Alguém aqui além do Lavoura é bibliomaníaco? Ou seja, quanto mais tem livros, mais quer comprar. Quanto mais compra, mais quer ter, e por aí vai.
Isso é bom ou ruim? Juntam muita porcaria? Hoje, olhando bem, sendo bem sincero, digo que pelo menos 50% dos meus livros e 90% dos gibis jogaria no lixo sem remorso.
E vocês?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por César 2nd outubro 2012, 8:38 pm

Jabá, sou um pouco sim.

Na hora de comprar um livro me pergunto vinte vezes: Quero ler isso? A compra não pode esperar? Lerei ainda esse ano ou comprarei pelo preço baixo?

Enfim, tento comprar coisas mais clássicas pra montar uma biblioteca no mínimo razoável, mas de vez em quando resolvo comprar umas cagadas que dificilmente vou ler.

Creio que o pior livro que tenho aqui em casa é aquele que deu origem ao Zodíaco, do Fincher. O primeiro capítulo já mostra como aquilo é mal escrito.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por tiago 2nd outubro 2012, 8:52 pm

Não faço questão de acumular livros.
E o que eu tenho uns 97% é porcaria sim; mais pq os que eu tenho são na época que meu pai comprava livros na infância/adolescência, então estou lotado de Stephen King, Michael Crichton e coisas do tipo Smile Mas não jogaria nada no lixo.
Hj eu compro só mais o que eu quero ler muito e não consigo baixar. Ou algo tipo traduções boas do Dostoievski, pq sou fãzóide.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Jabá 2nd outubro 2012, 9:57 pm

Eu também não sinto vontade de jogar fora não, mas tem umas cosias que acaba dando vontade de se livrar depois que você lê, ou tenta.

tenho aimpressão que vou ficar com vontade de me livrar do Senhor dos Anéis e As brumas de Avalon quando for ler.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 2nd outubro 2012, 10:30 pm

Acho que são fases, eu sempre fui meio compulsivo com meus vícios mas da mesma forma em que eu bitolava neles, largava a mão sem sentir falta. Pelo menos foi assim com video-game, Rpg on-line, música, quadrinhos, cerveja.
Mas livros não, livros devem ser minha verdadeira paixão. Esse ano exagerei demais nas compras. To com livro para ler por uns 3 anos mantendo o meu ritmo de leitura. Porém são todos livros que eu quero ler, pelo menos por agora. Mas são fases. Eu mesmo estou conseguindo vender vários livros. Jà vendi a coleção do Harry Potter, Estou negociando a venda da coleção Torre Negra, Vendi 2 boxes do Jogos vorazes. E no fim das contas lucrei em cima ainda. Mas todos vendi sem ler. Comprei no impulso pelo preço, na época até queria ler. Mas a época passou e os livros ficaram tomando espaço na estante.
Eu tenho aqui ainda bastante romances históricos para ler. Principalmente Bernard Cornwell. É um tema que me agrada, mas atualmente estou em uma onda diferente então eles estão parados na estante. Mas não penso de forma alguma em me desfazer deles.É um ótimo autor, com uma narrativa visceral e um dinâmismo incrível. As crônicas de Arthur dele são ótimas, assim como as Crônicas Saxônicas. Mas são uma literatura de puro entretedimento, não te fará refletir sobre a vida ou coisas do tipo.
Mas no geral sou bibliófilo sim. Gosto de colecionar livros e acima disto gosto de le-los.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por César 2nd outubro 2012, 10:31 pm

Nossa, parem de ser prolixos.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Mat 2nd outubro 2012, 10:32 pm

Quero me livrar dos meus Martin Claret.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 2nd outubro 2012, 10:34 pm

Não quer prolixidade?

César Laughing


lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 2nd outubro 2012, 10:35 pm

Também quero me livrar dos meus martins clarets.
Tenho um porre Laughing
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Jabá 2nd outubro 2012, 10:41 pm

A cidade de vocês não tem biblioteca? Desovem esse lixo da Martin Claret por lá. Tenho um monte deles aqui também. Tentei trocar por crack uma vez mas não funcionou.

Pior que tenho um livrinho de contos do Eça que não me livro dele nem a pau.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Mat 3rd outubro 2012, 7:10 am

É que eu quero comprar outras edições antes de me livrar deles.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Becco 3rd outubro 2012, 9:44 am

Jabá chega aqui e pergunta se a gente gosta de comprar livro...
É como chegar num fórum de putaria e perguntar se o pessoal lá gosta de trepar. Laughing

Sou bibliomaníaco, sim, mas só comprei UM da Martin Claret na minha vida!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Jabá 3rd outubro 2012, 10:01 am

Lorenzo Becco escreveu:Jabá chega aqui e pergunta se a gente gosta de comprar livro...
É como chegar num fórum de putaria e perguntar se o pessoal lá gosta de trepar. Laughing

Sou bibliomaníaco, sim, mas só comprei UM da Martin Claret na minha vida!

Na verdade não seria bem por aí não. Tem várias formas de acesso ao livro. Baixar, pegar na biblioteca, emprestar do amigo, etc. O tópico se refere mesmo à COMPULSÃO de comprar o livro e ter ele na estante e na grande maioria das vezes nem sequer ler.

Eu sofro disso. Mas pus um freio na minha vida. Houve época que eu consumia R$ 300,00 por mês com quadrinhos. Hoje, raramente compro um gibi, e se compro, nunca pago o preço de capa.

Com relação a livros tenho tentado me controlar. Está funcionando, mas se pintar um promoção tipo a da Cosac, aí fica difícil. Mas mexe e remexe tem algo despertando meu interesse e acabo pesquisando preço, colocando na wishlist, etc...
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 3rd outubro 2012, 3:28 pm

[quote="Jabá"]
Lorenzo Becco escreveu:

Eu sofro disso. Mas pus um freio na minha vida. Houve época que eu consumia R$ 300,00 por mês com quadrinhos. Hoje, raramente compro um gibi, e se compro, nunca pago o preço de capa.

Com relação a livros tenho tentado me controlar. Está funcionando, mas se pintar um promoção tipo a da Cosac, aí fica difícil. Mas mexe e remexe tem algo despertando meu interesse e acabo pesquisando preço, colocando na wishlist, etc...

Então. É justamente esse meu problema. Sei que em algumas promoções são únicas e que o livro não chegará neste preço denovo ou não voltará ao estoque. Então acabo comprando para garantir o volume, mesmo que só venha a ler depois de anos.
Livro no Brasil é assim, terminou a tiragem já era. Ai é só comprando no Sebo e nego enfiando a faca.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Mat 3rd outubro 2012, 5:47 pm

Hoje em dia eu me controlo bastante. Só compro o que eu vou ler. Enquanto não termino de ler os livros comprados, não compro outros.

Mas, no passado eu já cheguei a comprar umas 3 edições em línguas diferentes pro mesmo livro. Percebi que isso é uma grande babaquice.

E, de fato, essas promoções boas são tentadoras, eu não resisto na maioria das vezes.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 3rd outubro 2012, 5:54 pm

Pois é.
Tem também o outro lado da moeda. Caso você se controle e não compre por compulsão e sim somente os livros que vai ler. Dá para comprar aquelas edições caras e belas sem o peso na consciência.

Porém para tudo na vida da para dar um jeitinho.
Então eu mesmo estou realizando um escambo literário. Caso de certo essa transação. Eu e a outra parte ficaremos satisfeitas.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Darth Vader 3rd outubro 2012, 7:31 pm

Sou, também, viciado em livros. Posso ter a possibilidade de achar textos na web, fazer cópias, mas não consigo largar o livro.

Compro livros o tempo todo (quando posso), adoro um sebo "ao vivo" ir lá e conversar com o vendedor, garimpar coisas. Já achei muita coisa rara a preço de banana. Também uso o "estante virtual", comparo preços e quando vejo que a diferença é mínima, prefiro o livro novo. Passo horas em qualquer livraria, (mas nunca parei pra ler nada igual o povo que bate ponto naqueles sofás da Cultura e Saraiva...) procurando títulos, vasculhando, garimpando...

Há um tempo comprava vários livros da Martin Claret... eram tempos difíceis... ficava feliz quando via um livro a R$ 10 (risos) ainda os tenho e não penso em doá-los, digamos que tem um apelo sentimental.

A minha derrota (self destruction) é que quando estou estressado compro mais livros pra me acalmar...
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Jabá 3rd outubro 2012, 7:46 pm

Desperdício: Centenas de livros novos viram lixo em Teresina

Centenas de livros do Ministério da Educação viraram lixo em Teresina. O material didático que deveria ser distribuído gratuitamente a escolas e bibliotecas públicas sequer foi retirado da embalagem e já faz parte do “lixão” de papéis a serem enviados para a reciclagem pela Associação dos Cegos do Piauí. O flagrante foi feito ontem, por um funcionário do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí quando estava fazendo a doação de papéis para reciclagem e que se diz perplexo com a situação.

Os livros foram emitidos pelo Ministério da Educação pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Eles fazem parte do Programa Nacional de Livros do Ensino Médio e ainda estão na embalagem- nunca foram manuseados. O material era destinado à cidade de Timon. Em um dos blocos analisados, o destinatário seria o falecido deputado José Ribamar Elouf.

“Eu fiquei horrorizado quando vi aquele monte de livro sendo descartado, enquanto poderiam estar sendo utilizados por crianças de várias idades. É o nosso dinheiro que está aí para ser jogado fora. Parece que o poder público não liga a mínima para a população”, desabafa o funcionário que encontrou os livros e não quis se identificar.

O fato não é incomum em Teresina e outros iguais já foram relatados. O grande problema é que falta um esquema eficiente de distribuição dos livros que chegam, muitas vezes vindos do Governo Federal.

Vamos todos mandar nossos livros da Martin Claret pro MEC distribuir pras escolas.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por tiago 3rd outubro 2012, 9:32 pm

O Jabá é desses que fica se vangloriando do seu altruísmo quando doa pão estragado e roupa rasgada Smile
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 5th outubro 2012, 10:11 am

Olha um bagulho muito louco que achei:

http://www.liberrarus.com.br/

Os caras tem livros de 1700.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por N. Senada 5th outubro 2012, 5:29 pm

Acho que não tem como não ser. Quem aqui, por exemplo, nunca se descabelou por uma edição de luxo de determinado livro? Minha fraqueza é exatamente essa, querer coisas de qualidade superior sem poder pagar. Smile

Alguém aqui tem peculiaridades no trato com os livros? Sei que não tem muito a ver com o assunto mas fiquei bem impressionado hoje ao conhecer a biblioteca de uma amiga e notar que, apesar de todo seu amor pelos livros, eles estão todos em péssimo estado. Supostamente ela acha belíssimo livros arruinados.
N. Senada
N. Senada
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/12/2011
Localização : Peruíbe - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Jabá 12th fevereiro 2013, 10:36 pm

Andei dando uma pesquisada sobre o tema e existe uma diferença entre o bibliomano (ou bibliomaníaco) e o bibliófilo. O primeiro compra por comprar e não lê. Apenas acumula. Sua compulsão é comprar e guardar. O segundo compra em excesso, mas lê.

Como diria o grande José Mindlin: "Eu chamo a bibliofilia de loucura mansa" Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por lavoura 13th fevereiro 2013, 7:26 am

Uma vez tinha lido um artigo de um "ex-bibliófilo" e ele dizia que no círculo de bibliófilos tinha muita gente que não lia nada, só era viciado em correr atrás de primeiras edições ou edições com defeitos. Pagando uma fortuna para um livro que já tinha uma versão mais atualizada e que com muitos dos integrantes o tema central nas reuniões nunca era literatura e sim a compra e possibilidade de livros.


lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Gourmet 13th fevereiro 2013, 8:54 am

Veja bem, o gosto do indivíduo vai mudando ao longo da vida. Que coisa terrível seria se eu continuasse gostando das mesmas coisas que eu reverenciava quando tinha meus dezoito anos.

Hoje minha política é muito assemelhada a do Matheus:
Mat escreveu:Hoje em dia eu me controlo bastante. Só compro o que eu vou ler. Enquanto não termino de ler os livros comprados, não compro outros.

Mas, no passado eu já cheguei a comprar umas 3 edições em línguas diferentes pro mesmo livro. Percebi que isso é uma grande babaquice.

E, de fato, essas promoções boas são tentadoras, eu não resisto na maioria das vezes.

Claro que eventualmente eu pratico meus abusos, mas quase sempre trabalho com parâmetros bem delineados ou obsessões controladas. É um autor que me dedico a ler a obra completa, ou uma obra específica que pretendo imergir, um determinado tema, etc.

Geralmente eu faço uma wishlist daquilo que não há pressa de se ler. E aquilo fica maturando na minha planilha, aguardando uma decisão ou uma boa promoção. De tempos em tempos eu faço umas buscas pela internet pelos melhores preços.

Quando é algo que vou ler imediatamente, aí não há motivos para se esperar. Simplesmente busco a melhor oferta e compro.

O maior problema hoje é o espaço físico. Não tenho mais como crescer a biblioteca. Só posso comprar se me desfizer de alguns itens. Então vigora o princípio da utilidade. O que é mais útil para mim fica, o que é inútil cede lugar a algo mais útil.

Meu segundop maior problema certamente é enxugar a biblioteca dos itens que comprei por impulso, ou livros que fazem parte de algum projeto que resolvi abandonar. Eu não me importo nem um pouco de vender um livro pelo mesmo preço que paguei, não faço questão de lucro, mas me ofende profundamente vender um livro por um preço bem menor do que eu paguei. Prefiro dar o livro para um desconhecido do que ir num sebo e me desfazer por 5 reais. É uma questão de dignidade, me sinto ultrajado.

Outro ponto. Os gibis. Gosto muito, mas convenhamos que está bastante difícil encontrar coisas boas para se ler nessa mídia. Mantenho algumas coisas antigas por saudosismo. Mas não há muito para onde ir. Fico preso ao Eisner, Moore, Moebius, alguns clássicos dos anos 80 e coisas mais antigas, peculiares, como Eerie, Creepy, Crumb. Coisas recentes e boas são bissextas. Não há muito o que se fazer. Recentemente comprei Planetary e Authority. Talvez meu próximo passo sejam os tijolos de Invisibles do Morrison, Walking Dead e Bone.

Uma coisa é fato, e isso vale tanto para quadrinhos como para livros. Comprar seletivamente tem me proporcionado uma boa economia e tem autorizado abusos que antes não seriam possíveis. Há edições lindas que certamente são caras. Se você gasta, digamos, 200 reais num mês em gibis e livros, a decisão de comprar um desses livrões lindos da Taschen ou um Absolute é algo cruel. Mas se você está a três meses sem gastar um centavo, a compra daquele volume luxuosíssimo e caro só ocorre se ele for realmente uma coisa especial, mas se dá sem qualquer crise de consciência.

tiago escreveu:O Jabá é desses que fica se vangloriando do seu altruísmo quando doa pão estragado e roupa rasgada Smile

Martin Claret é pior que pão bolorento.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por RafaelS 13th fevereiro 2013, 8:38 pm

Texto lindo do Benjamin sobre bibliomania/bibliofilia (tá meio tosco o pdf, mas enfim).

http://dobrasvisuais.files.wordpress.com/2010/01/desempacotando-minha-biblioteca.pdf

Eu aqui tento me controlar, mas ao mesmo tempo não consigo ficar estabelecendo metas de "preciso ler x antes de comprar" pois aí acho que a leitura acaba se tornando um fardo, uma obrigação, sem contar que há livros (principalmente de poesia) que valem por uma ou outra frase, um ou outro verso (nenhuma forma mais fácil de me fazer comprar livros do que ir pra área de poesia e começar a folhear livros aleatoriamente, ainda que não seja nem tão fã do gênero).
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bibliomaníaco. Você é? Empty Re: Bibliomaníaco. Você é?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos