SHAKESPEARE, William, 1564-1616
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
O prefácio do CAN é bom. Ele dá um panorama geral da obra do Shakespeare, fala um pouco da tradução e tals.
Quanto a recitar passagens, esse livro pode ser uma boa: http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=607182&ID=283738
---
Terminei A Comédia dos Erros e posso dizer que foi uma leitura muito prazerosa. Diferente de outras comédias que li dele (sei que o termo mudou de sentido com o tempo, mas não sei exatamente como se deu isso), essa foi realmente engraçada. Principalmente pelas tiradas inteligentes e jogos de palavras feitos pelo Drômio de Éfeso, que por alguns momentos me lembrou o espirituoso Bobo da tragédia Rei Lear (guardadas as proporções). Outro momento hilário é a cena em que o Drômio de Siracusa fala sobre a mulher, digamos, acima do peso. Senti uma vibe Ed Murphy forte aqui.
Porém mesmo na comédia Shakespeare coloca pitadas de tragédia. A primeira cena, com Egeu contando sua história ao Duque é tragédia pura.
Além disso temos uma dose de romance, com o Antífolo de Siracusa (ao lado do Drômio de Éfeso, meu personagem favorito na peça). Possivelmente o personagem mais reflexivo da peça (que não é marcada por isso). Não é a toa que Harold Bloom passa a maior parte do seu comentário à peça tratando desse personagem.
Por sinal, gostei desse capítulo do Bloom. É bem curto, né, funciona como um posfácio (até me pergunto se efetivamente ele não havia escrito alguns capítulos do livro como posfácio de edições em inglês do Shakespeare). Mas imagino que as análises mais pesadas virão nas peças mais famosas.
Para fechar, vou citar uma das falas que mais gostei, que é do Antífolo de Siracusa:
Quanto a recitar passagens, esse livro pode ser uma boa: http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=607182&ID=283738
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Terminei A Comédia dos Erros e posso dizer que foi uma leitura muito prazerosa. Diferente de outras comédias que li dele (sei que o termo mudou de sentido com o tempo, mas não sei exatamente como se deu isso), essa foi realmente engraçada. Principalmente pelas tiradas inteligentes e jogos de palavras feitos pelo Drômio de Éfeso, que por alguns momentos me lembrou o espirituoso Bobo da tragédia Rei Lear (guardadas as proporções). Outro momento hilário é a cena em que o Drômio de Siracusa fala sobre a mulher, digamos, acima do peso. Senti uma vibe Ed Murphy forte aqui.
Porém mesmo na comédia Shakespeare coloca pitadas de tragédia. A primeira cena, com Egeu contando sua história ao Duque é tragédia pura.
Além disso temos uma dose de romance, com o Antífolo de Siracusa (ao lado do Drômio de Éfeso, meu personagem favorito na peça). Possivelmente o personagem mais reflexivo da peça (que não é marcada por isso). Não é a toa que Harold Bloom passa a maior parte do seu comentário à peça tratando desse personagem.
Por sinal, gostei desse capítulo do Bloom. É bem curto, né, funciona como um posfácio (até me pergunto se efetivamente ele não havia escrito alguns capítulos do livro como posfácio de edições em inglês do Shakespeare). Mas imagino que as análises mais pesadas virão nas peças mais famosas.
Para fechar, vou citar uma das falas que mais gostei, que é do Antífolo de Siracusa:
Quem ao meu bem-estar me deixa entregue,
faz entrega de todo em todo inútil,
pois é do que careço. Sou no mundo
como uma gota de água que à procura
de outra gota no oceano se encontrasse,
e que, ao cair ali, toda desejos
de achar a companheira, desaparece
na busca, sem ser vista. Assim, comigo:
para um irmão e minha mãe achar --
pobre de mim! -- me perco a procurá-los.
Oric- Crime e Castigo
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Li Os Dois Cavalheiros de Verona. Mais fraca que eu li dele até agora, a única que achei fraca, na verdade. É tida como uma das piores também, até o Bloom mete o pau.
Final muito forçado, personagens não tão bem construídos. O Launce, um servo, demonstra potencial, mas foi pouco utilizado. Achei interessante que em determinado momento uma pessoa fala que o Launce brinca muito com as palavras. Fiquei pensando -- posso estar equivocado -- que o Shakespeare em muitas peças faz os servos brincarem mais com as palavras, com sua sonoridade e trocadilhos, enquanto os senhores fazem aquela poesia mais tradicional, mais pomposa, com rimas no final.
Final muito forçado, personagens não tão bem construídos. O Launce, um servo, demonstra potencial, mas foi pouco utilizado. Achei interessante que em determinado momento uma pessoa fala que o Launce brinca muito com as palavras. Fiquei pensando -- posso estar equivocado -- que o Shakespeare em muitas peças faz os servos brincarem mais com as palavras, com sua sonoridade e trocadilhos, enquanto os senhores fazem aquela poesia mais tradicional, mais pomposa, com rimas no final.
Oric- Crime e Castigo
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Data de inscrição : 18/12/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Li "Trabalhos de Amor Perdidos". Essa o destaque maior não é dos personagens nem da trama, mas sim do uso da linguagem, bem experimental. A leitura é um pouco mais complicada, mas recompensa, bastante poética e tudo mais. Não comparei com o original, mas ficou muito bonito na tradução do CAN. Não é a toa que a Beatriz Viégas-Faria (tradutora da LPM) falou que essa foi a peça dele mais difícil que ela traduziu até então.
O capítulo do Bloom para essa foi ótimo, o melhor que li até agora. Apesar de babar muito ovo, até porque essa é a favorita ele dentre as menos conhecidas, ele aprofunda mais em algumas interpretações e tece comentários bastante interessantes.
Ele diz que a primeira cena do quinto ato é o Finnegans Wake do Shakespeare. Recomendo o Mat conferir.
O capítulo do Bloom para essa foi ótimo, o melhor que li até agora. Apesar de babar muito ovo, até porque essa é a favorita ele dentre as menos conhecidas, ele aprofunda mais em algumas interpretações e tece comentários bastante interessantes.
Ele diz que a primeira cena do quinto ato é o Finnegans Wake do Shakespeare. Recomendo o Mat conferir.
Oric- Crime e Castigo
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Data de inscrição : 18/12/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Valeu, Oric. Vou dar uma olhada tanto no bardo quando nesse livro do Bloom. Tu comprou por quanto? Há tempos quero ele.
Mat- Guerra e Paz
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Peguei o do Bloom numa promoção do Extra. Não lembro quanto foi, mas acho que era desconto de 30-40%. Infelizmente anda foda de achar ele em preço bom.
Oric- Crime e Castigo
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Data de inscrição : 18/12/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Super META essa peça.
tiago- Crime e Castigo
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Sonho de uma Noite de Verão: Aqui o destaque não é tanto para os personagens, mas para o enredo cheio de reviravoltas, com um clima mais alegre de sonho. Por ser uma das comédias mais famosas, decepcionou um pouco.
O Mercador de Veneza: Ficou ainda melhor após a releitura. Até agora minha comédia favorita, apesar de (ou por causa de?) ser a com maior dose de tragédia até então. Estou curioso para saber como serão as próximas.
O que faz essa peça ser tudo isso é o famoso (e muito polêmico) Shylock, sem dúvida um dos grandes personagens criados pelo bardo. Várias falas memoráveis.
O Mercador de Veneza: Ficou ainda melhor após a releitura. Até agora minha comédia favorita, apesar de (ou por causa de?) ser a com maior dose de tragédia até então. Estou curioso para saber como serão as próximas.
O que faz essa peça ser tudo isso é o famoso (e muito polêmico) Shylock, sem dúvida um dos grandes personagens criados pelo bardo. Várias falas memoráveis.
Oric- Crime e Castigo
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Data de inscrição : 18/12/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
As Alegres Comadres de Windsor: Comédia pura, porém sem graça. Falstaff não diz a que veio (Bloom chama de pseudo-Falstaff, não conheço o tr00 ).
A Megera Domada: Também não gostei, porém tem um ponto negativo que poderia ser positivo (por conta do debate gerado). A peça é bem machista (embora não tenho conhecimento histórico da época suficiente para poder me situar melhor). Há um debate grande sobre isso, pelo jeito. O Bloom passa o ensaio todo praticamente defendendo que não é, mas os argumentos dele são bem forçados. Minimiza demais a importância do que é dito (como se deixar a mulher trancada e sem comida não fosse lá grande coisa) para se sustentar no que não é dito...
Enfim, li metade das comédias, acho que vou dar um tempo agora e começar as tragédias.
A Megera Domada: Também não gostei, porém tem um ponto negativo que poderia ser positivo (por conta do debate gerado). A peça é bem machista (embora não tenho conhecimento histórico da época suficiente para poder me situar melhor). Há um debate grande sobre isso, pelo jeito. O Bloom passa o ensaio todo praticamente defendendo que não é, mas os argumentos dele são bem forçados. Minimiza demais a importância do que é dito (como se deixar a mulher trancada e sem comida não fosse lá grande coisa) para se sustentar no que não é dito...
Enfim, li metade das comédias, acho que vou dar um tempo agora e começar as tragédias.
Oric- Crime e Castigo
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Data de inscrição : 18/12/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Legal essa sua sequência de posts, Oric. Lembrei que preciso seguir esse seu exemplo e terminar de ler tudo do Bardo. E o livro do Bloom parece ser uma boa pra ir acompanhando. Recomenda outra fonte teórica sobre o assunto?
Mat- Guerra e Paz
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Cara, só estou lendo o do Bloom mesmo, mas pretendo ler outros futuramente. Não sei de muita coisa, mas tem um pela Cosac que parece bacana: http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/10684/Shakespeare,-nosso-contempor%C3%A2neo.aspx
Pretendo pegar algo da Heliodora também e alguma biografia.
Pretendo pegar algo da Heliodora também e alguma biografia.
Oric- Crime e Castigo
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Cara, e o William Hazlitt? Tem interesse? http://en.wikipedia.org/wiki/Characters_of_Shakespear%27s_Plays
Mat- Guerra e Paz
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Localização : Bahia
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Não conhecia, parece legal, embora um pouco mais obscuro (nem saiu no Brasil?). Pensei em dar uma olhada primeiramente no que tem na biblioteca.
Oric- Crime e Castigo
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Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Olá pessoal. Não não achei o tópico correto para postar este imenso documentário sobre algumas obras do Shakespeare.
https://www.youtube.com/watch?v=4T6CqE3ff1Y
https://www.youtube.com/watch?v=4T6CqE3ff1Y
luyspaulo- A Dama do Cachorrinho
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Idade : 46
Localização : Três Corações-MG
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Você viu? Parece bacana, mas o tamanho me deixou com preguiça por enquanto.
Oric- Crime e Castigo
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Data de inscrição : 18/12/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
estou assistindo aos poucos.Sim, estou gostando.
luyspaulo- A Dama do Cachorrinho
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Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 46
Localização : Três Corações-MG
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
Assinei um curso de Shakespeare pela internet. E, como a primeira aula era sobre Júlio César, acabei o lendo. Conclusão: seguirei lendo Shakespeare, mas não com o curso. haha
Kandinsky- Noites Brancas
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Data de inscrição : 06/01/2012
Re: SHAKESPEARE, William, 1564-1616
cursos pagos pela internet [e se for vídeo pré-gravado] é tipo CILADA BINO.
RafaelS- Ana Karenina
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Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro
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