Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jorge Luis Borges

+8
tiago
lavoura
tmanfrini
Amanda
Darth Vader
César
Mat
Becco
12 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 29th janeiro 2013, 11:29 am

Gourmet escreveu:Tenho quase certeza de que esta foi uma das críticas que li. Não tenho agora como reler e confirmar.

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2011/06/11/biografia-de-borges-faz-relacoes-simplistas-entre-vida-obra-do-autor-385754.asp

Estou usando aquela teoria do "dependendo de quem fale mal, é elogio".

Bem, concordo com você, talvez essas critícas sejam um elogio.
A única coisa que me preocupou foi ela definir a prosa do autor como "ficção ruim, como se fosse um livro de Sabrina e afins".
Eu já estava ciente que ele relacionava o pessoal com a obra do Borges. Mas pelo que li nos diversos sites o autor coletou dados por uns 10 anos e conversou com bastante gente ligada ao Borges. Ainda me interesso em ler essa biografia, não para tomar como verdade definitiva, mas sim para conhecer e ter outros pontos de vistas acerca do assunto.


Pesquisei rapidamente sobre a do Bioy e só despertou ainda mais meu interesse:

(“Borges de Bioy Casares”,17.10.2007) este prodigioso livro de 1.600 páginas (em um ano e três meses cheguei à página 875; tenho medo que um dia acabe).

Na página 646, Borges comenta com Bioy: “Diz a Enciclopédia Britânica que a biografia de Johnson não é o livro mais lido do mundo porque é um todo contínuo, não dividido em capítulos. Quando entramos de fato nele não conseguimos mais sair, mas entrar ali é difícil. Será que Johnson sabia que Boswell estava escrevendo uma biografia sua? Creio que sim. Isto explicaria a inatividade de Johnson em seus últimos anos. Não escrevia, não apenas por indolência, mas pela certeza de que nada do que dizia iria se perder. Teria ele curiosidade em ver o que Boswell estava produzindo, de saber como o livro o retratava? Talvez não. Em todo caso, não acho que Johnson tivesse corrigido nada. Dar-se o trabalho de corrigir uma obra assim não se parece muito a Johnson (por sua preguiça, pela generosidade de sua alma, por indiferença)”.

Enquanto Borges faz estes comentários, Bioy se pergunta o mesmo: “Eu me perguntava, enquanto isto, se ele suspeitava da existência deste livro; se teria curiosidade de lê-lo; se o corrigiria; se a circunstância de que ultimamente escrevia tão pouco não se devia não só à deficiência da visão e à preguiça, mas também ao conhecimento deste livro”. Saber-se biografado pelo seu melhor amigo, principal parceiro e confidente de todas as horas parece de bom tamanho para qualquer escritor

http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2010/03/1827-borges-johnson-bioy-boswell.html
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 10th fevereiro 2013, 8:38 pm

Bem reli hoje o Ficções e que excelente livro esse é. Uma releitura me fez absorver muito mais coisas e pude desfrutar bem mais do livro. Penso que cada condo merece um post enorme para começar a ser discutido. Tanto é a hiperintelectualidade do Borges quanto as suposições e digressões que cada conto nos permite divagar.
Queria falar de " Tlön, uqbar, orbis tertius", que excelente conto borges escreveu! Mas deixarei para outra hora.
Pois um conto que não me sai da cabeça agora é o "Pierre Menard, autor de quixote."
Conta-nos a história de Pierre que resolveu reescrever o Quixote, mas não adptando aos tempos modernos e sim uma transcrição total e para isso o autor vive a crença católica de Cervantes, os livros e o máximo possível para poder escrever como Cervantes e dedida longos anos de sua vida a essa tarefa de recriar integralmente o Quixote em nossos tempos reescrevendo alguns capítulos da Obra original. Borges nos apresenta 2 parágrafos identicos, o primeiro de Cervantes e o segundo de Menard, e nos diz que o de Menard é mais sútil. A primeira vista vemos 2 parágrafos iguais, mas conhecendo as idéias de Borges a respeito da força das palavras vemos que são diferentes entre si. Segundo eles uma expressão ou palavra usada incessamente acaba perdendo seu poder, cita algumas vezes alguns versos que eram excelentes quando criados, mas foram usados tantas vezes que perderam sua força e se tornaram banais.
Vendo por esse prisma o Quixote de Menard é diferente do Quixote de Cervantes pois as palavras escritas em tempos diferentes não dizem o mesmo.
Mas o que me ficou na cabeça foi essa idéia de ter as mesmas influências para criar algo igual. Já cogitei essa possibilidade algumas vezes, principalmente com músicos. Pensei que se um músico se influenciasse somente pelos determinados artistas que um outro músico de época diferente se influenciou, eles produziriam músicas parecidas? Com um mesmo arranjo? Escalas e riffs parecidos ? Estilos e fraseado próximos?
Ou até que ponto as influências externas e não relacionadas a músicas influenciariam nas composições. Quanto da composição é inspiração interior e quanto são vindas do exterior?
É claro que tudo é divagação e nada disso pode ser quantificável. Mas gosto dessas suposições.
Outra coisa em que sempre divaguei foi a criaçao de um supercomputador com um banco de dados imenso onde fosse colocado o maior número possível de escritos e idéias de uma determinada pessoa e com isso a emulação de uma consciência fosse possível. Quanto maior o acervo disponibilizado no banco de dados mais precisa seria a emulação. E isso abriria um leque imenso de possibilidades. Poderiamos emular autores mortos e com isso produzir novos romances. Mesclar dois autores e com isso criar um heterônimo totalmente inesperado e coisas assim.
No romance Neuromancer de William Gibson tem exatamente essa idéia mas a consciência emulada sabe que não é real e isso é triste no romance.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 11th fevereiro 2013, 6:27 am

Lavoura, já separei esse pra ler depois do Onetti!
Esse do Quixote é um dos mais famosos dele.
Depois de ler, eu comento seu post, seu lindo borgiano!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 11th fevereiro 2013, 6:55 pm

O Borges é muito foda!
Estou gostando muito dos contos. Agora estou lendo o "Artifícios" que fica logo após o ficções. O primeiro conto "Funes, o memorioso" é excelente! Eu estou louco para começar a ler "O aleph". Bom saber que só li o primeiro dos quatro livros e que ainda tem muita coisa dele para ler.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 11th fevereiro 2013, 10:13 pm

Não li essa biografia mas não é só essa resenhista que fala mal (que conheço, mulher de um amigo meu, e que tem gosto confiável) mas acho qeu o David Foster Wallace (<3) também fala mal, aqui ó:

http://www.nytimes.com/2004/11/07/books/review/07WALLACE.html?pagewanted=all&_r=0
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 11th fevereiro 2013, 10:32 pm

Aliás, tem uma coisa bem legal no Borges que ao longo do tempo ele vai extremando cada vez as suas tendências em direções que parecem bem opostas (devo estar viajando aqui).

Se tu pega O aleph/Ficções me parece que os contos tem um equilíbrio entre o relato gauchesco e as ficções filosóficas que ao longo do tempo vão se extremando até dar no Livro de Areia (que é, me parece, um exacerbamento dessas ficções) e no Informe Brodie (que é quase todo passado nos pampas argentinos do tempo dos gauchos/imediatamente-após-o-fim-dos-gaúchos).

*

Lavoura, num sei se tu curte filosofia mas o Kierkegaard, Bergson e Gabriel Tarde tem uns textos sobre o tema da repetição [e diferença] (que me veio enquanto li teu post) que podem te interessar (embora talvez não consiga te apontar exatamente onde essas coisas são tratadas).

Agora tou viajando mais ainda, mas enfim, me lembrei de um trecho do Northrop Frye lindão sobre o assunto:

Kierkegaard has written a fascinating little book called Repetition, in which he proposes to use this term to replace the more traditional Platonic term anamnesis or recollection. By it he apparently means, not the simple repeating of an experience, but the recreating of it which redeems or awakens it to life, the end of the process, he says, being the apocalyptic promise: "Behold, I make all things new."The preoccupation of the humanities with the past is sometimes made a reproach against them by those who forget that we face the past: it may be shadowy, but it is all that is there. Plato draws a gloomy picture of man staring at the flickering shapes made on the wall of the objective world by a fire behind us like the sun. But the analogy breaks down when the shadows are those of the past, for the only light we can see them by is the Promethean fire within us. The substance of these shadows can only be in ourselves, and the goal of historical criticism, as our metaphors about it often indicate, is a kind of self-resurrection, the vision of a valley of dry bones that takes on the flesh and blood of our own vision. The culture of the past is not only the memory of mankind, but our own buried life, and study of it leads to a recognition scene, a discovery in which we see, not our past lives, but the total cultural form of our present life. It is not only the poet but his reader who is subject to the obligation to "make it new."
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 12th fevereiro 2013, 8:23 am

Valeu as dicas, Rafael!
Depois de postar por aqui li mais algumas entrevistas com o autor daquela biografia e em todas elas ele diz que descobriu uma informação sobre o Borges e a partir dessa única informação que ele traça esse ponto de vista dele. Isso acaba ressabiando um pouco.

Valeu também pelas dicas sobre os livros de Filosofia, não conheço nada do tema e pretendo mudar isso. Verei se encontro algum desses textos na internet e vou tentar ler, apesar de meu inglês ser mediocre, a critíca do DFW a respeito da bio.



Bem, hoje de manhã terminei de ler o livro "Artifícios" que mais uma vez tem ótimos contos aqui também! Destaco o "Funes, o memorioso" e " O milagre Secreto".
O Borges tem bastante disso de retratar a vida dos personagens de Buenos Aires com os "compadritos" , "criolos" e etc. Não comentei nada no tópico do Bioy , os contos dele do Histórias fantásticas traz esses mesmos elementos por trás da história.
Pelo que já li por ali os dois , Borges e Bioy , gostavam de dizer que moravam em um lugar perigoso, criando boatos e histórias a respeito dos "compadritos" e seus duelos para os estrangeiros que vinham visita-los.


O próximo livro será "O Aleph" e assim termino a leitura do primeiro tomo das obras completas.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Jabá 12th fevereiro 2013, 9:24 am

Quando eu resolver ler Borges vou pedir pro Lavoura me iniciar.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Mat 16th março 2013, 11:04 am

Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 8th julho 2013, 6:17 pm

Bem, já venho a algum tempo comprando livros do Borges e sobre o Borges para montar uma prateleira igual a alguns aqui do fórum. É claro que é bem modesto mas já tem um considerável número de volumes. O pior é que não li 1/3 disso ainda Crying or Very sad 


Jorge Luis Borges - Página 3 A4zs



Definitivamente é um dos meus escritores favoritos.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 8th julho 2013, 6:32 pm

Sad Sad Sad 

Que lindo isso!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 25th julho 2013, 6:10 pm

Becco escreveu:Sad Sad Sad 

Que lindo isso!

Eu também me emociono!Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad 
Ainda falta-me muita coisa.

Recentemente li a entrevista dele para a Paris Review e como sempre o Borges é sempre muito simpático com todas suas opiniões e crítica aos outros escritores. Sem dúvida que o "Borges entrevistado" não passa de um "personagem" e muita das suas opiniões não era o que ele dizia por lá.
O Ricardo Píglia desenvolve um pouco isso no  "Respiração artificial" e tenho que concordar com ele.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 25th julho 2013, 6:13 pm

Um ensaio muito bom sobre o Borges é do fabuloso Cesar Aira. Tá lá no "Pequeno manual de procedimentos" (ele é também um excelente ensaísta, vale muito).
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 27th julho 2013, 10:54 am

RafaelS escreveu:Um ensaio muito bom sobre o Borges é do fabuloso Cesar Aira. Tá lá no "pequeno manual de procedimentos" (ele é também um excelente ensaísta, vale muito).
Vou dar uma procurada depois, não conhecia. Não sei se é, mas acho que sim... Tenho esse livro da Sarlo sobre o tema:
Jorge Luis Borges - Página 3 ArquivoExibir

Porém nem tirei do plástico ainda.

lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 27th julho 2013, 6:16 pm

Li também o "Borges e a arte de narrar" do Píglia que vem naquele "Borges no Brasil". E o Píglia como crítico é muito bom! Vou ver se dou uma folheada naquele "o último leitor"
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por tmanfrini 29th julho 2013, 7:52 pm

http://temporadalta.tumblr.com/post/56464210189/artemisdreaming-above-el-amenazado-from-the
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Oric 10th outubro 2013, 11:35 pm

lavoura escreveu:Bem, já venho a algum tempo comprando livros do Borges e sobre o Borges para montar uma prateleira igual a alguns aqui do fórum. É claro que é bem modesto mas já tem um considerável número de volumes. O pior é que não li 1/3 disso ainda Crying or Very sad 


Jorge Luis Borges - Página 3 A4zs



Definitivamente é um dos meus escritores favoritos.
Jurava que eu já havia postado aqui nesse tópico. scratch 

Todo modo, puta coleção foda, Lavoura! Shocked Não tem a foto numa resolução um pouco maior? Não consigo ler o nome de alguns dos títulos.

Comecei a ler "Ficções" uma vez, mas não me lembro exatamente porque não terminei. Se alguém solicitou na biblioteca ou se as provas estavam atrapalhando, visto que o livro é curto, mas bastante denso. As milhares de interpretações para as histórias também podem assustar no começo (e acho que me influenciaram na época), mas hoje acho que leria de um outro jeito: uma primeira leitura mais descompromissada para então conhecer algumas interpretações numa releitura.

Enfim, achei muita coisa interessante ali, com alguma frequência leio alguma coisa e me remete ao Borges.

Aí ontem me deparei com essa biografia dele pela Cia: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12435

Me pareceu bem bacana (inclusive o comentário do leitor ali embaixo é válido), mas vi que o pessoal aqui postou umas críticas, depois vou ler com mais calma.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Jabá 11th outubro 2013, 9:02 am

Amigos, quero me iniciar em Borges. Começo por onde?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 13th outubro 2013, 11:26 am

os dois livros de contos principais do Borges são Ficções e o Aleph (tem, obv, na Cia.).

Todo o resto da obra do Borges (seja ensaios, poemas ou contos) são variações, modulações, arranjos desses dois livros aí (sejam os livros anteriores, sejam os livros posteriores).
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Oric 13th outubro 2013, 5:49 pm

Li as duas críticas, interessantes mesmo. É uma pena que, ao que me parece, não existam outras biografias de fôlego dele em português (essa do Bioy não saiu por aqui, mas parece ser foda). Mas talvez dê para aproveitar a leitura ainda assim, não tomando interpretações como verdades, claro.

Ficções e Aleph já subiram várias posições na lista de compras. É uma merda ter um monte de livro para ler na estante e ficar com vontade de ler um que não tem. Sad Laughing
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Mat 13th outubro 2013, 6:09 pm

Oric escreveu: É uma merda ter um monte de livro para ler na estante e ficar com vontade de ler um que não tem. SadLaughing
Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 18th outubro 2013, 9:45 am

Jabá escreveu:Amigos, quero me iniciar em Borges. Começo por onde?
Este, Jabá:

Jorge Luis Borges - Página 3 HugePhoto_0

É bom, barato, fininho e fácil de encontrar.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Jabá 18th outubro 2013, 10:18 am

Becco escreveu:
Jabá escreveu:Amigos, quero me iniciar em Borges. Começo por onde?
Este, Jabá:

Jorge Luis Borges - Página 3 HugePhoto_0

É bom, barato, fininho e fácil de encontrar.
Ok, dica anotada. Espero que mesmo sendo fininho não entre rasgando com areia.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 18th outubro 2013, 10:46 am

Laughing Laughing 
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 18th outubro 2013, 8:11 pm

Nem acho o Livro de Areia o melhor pra começar. Acho que é o Borges já na sua fase repetitiva (o que obviamente não é de todo ruim, falando-se do Borges). Mas Ficções e Aleph são incomparáveis/incontornáveis.
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos