Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jorge Luis Borges

+8
tiago
lavoura
tmanfrini
Amanda
Darth Vader
César
Mat
Becco
12 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por tmanfrini 29th julho 2013, 7:52 pm

http://temporadalta.tumblr.com/post/56464210189/artemisdreaming-above-el-amenazado-from-the
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Oric 10th outubro 2013, 11:35 pm

lavoura escreveu:Bem, já venho a algum tempo comprando livros do Borges e sobre o Borges para montar uma prateleira igual a alguns aqui do fórum. É claro que é bem modesto mas já tem um considerável número de volumes. O pior é que não li 1/3 disso ainda Crying or Very sad 


Jorge Luis Borges - Página 3 A4zs



Definitivamente é um dos meus escritores favoritos.
Jurava que eu já havia postado aqui nesse tópico. scratch 

Todo modo, puta coleção foda, Lavoura! Shocked Não tem a foto numa resolução um pouco maior? Não consigo ler o nome de alguns dos títulos.

Comecei a ler "Ficções" uma vez, mas não me lembro exatamente porque não terminei. Se alguém solicitou na biblioteca ou se as provas estavam atrapalhando, visto que o livro é curto, mas bastante denso. As milhares de interpretações para as histórias também podem assustar no começo (e acho que me influenciaram na época), mas hoje acho que leria de um outro jeito: uma primeira leitura mais descompromissada para então conhecer algumas interpretações numa releitura.

Enfim, achei muita coisa interessante ali, com alguma frequência leio alguma coisa e me remete ao Borges.

Aí ontem me deparei com essa biografia dele pela Cia: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12435

Me pareceu bem bacana (inclusive o comentário do leitor ali embaixo é válido), mas vi que o pessoal aqui postou umas críticas, depois vou ler com mais calma.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Jabá 11th outubro 2013, 9:02 am

Amigos, quero me iniciar em Borges. Começo por onde?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 13th outubro 2013, 11:26 am

os dois livros de contos principais do Borges são Ficções e o Aleph (tem, obv, na Cia.).

Todo o resto da obra do Borges (seja ensaios, poemas ou contos) são variações, modulações, arranjos desses dois livros aí (sejam os livros anteriores, sejam os livros posteriores).
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Oric 13th outubro 2013, 5:49 pm

Li as duas críticas, interessantes mesmo. É uma pena que, ao que me parece, não existam outras biografias de fôlego dele em português (essa do Bioy não saiu por aqui, mas parece ser foda). Mas talvez dê para aproveitar a leitura ainda assim, não tomando interpretações como verdades, claro.

Ficções e Aleph já subiram várias posições na lista de compras. É uma merda ter um monte de livro para ler na estante e ficar com vontade de ler um que não tem. Sad Laughing
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Mat 13th outubro 2013, 6:09 pm

Oric escreveu: É uma merda ter um monte de livro para ler na estante e ficar com vontade de ler um que não tem. SadLaughing
Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 18th outubro 2013, 9:45 am

Jabá escreveu:Amigos, quero me iniciar em Borges. Começo por onde?
Este, Jabá:

Jorge Luis Borges - Página 3 HugePhoto_0

É bom, barato, fininho e fácil de encontrar.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Jabá 18th outubro 2013, 10:18 am

Becco escreveu:
Jabá escreveu:Amigos, quero me iniciar em Borges. Começo por onde?
Este, Jabá:

Jorge Luis Borges - Página 3 HugePhoto_0

É bom, barato, fininho e fácil de encontrar.
Ok, dica anotada. Espero que mesmo sendo fininho não entre rasgando com areia.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 18th outubro 2013, 10:46 am

Laughing Laughing 
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 18th outubro 2013, 8:11 pm

Nem acho o Livro de Areia o melhor pra começar. Acho que é o Borges já na sua fase repetitiva (o que obviamente não é de todo ruim, falando-se do Borges). Mas Ficções e Aleph são incomparáveis/incontornáveis.
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por RafaelS 21st outubro 2013, 7:26 pm

Sobre a Antologia do Borges:

http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=15065

"Daí a relevância da “Nota breve” incluída nessa edição: “A editora traduziu todos os contos da presente coletânea a partir das versões de Borges e Bioy Casares, entendendo que assim respeitaria a poética dos autores. Em 1982, quando foi publicada uma edição italiana da Antologia, Borges afirmou: ‘Não traduziram nossa antologia: procuraram as fontes e traduziram. Agiram assim em prejuízo do leitor, naturalmente. Não deveriam ter escolhido um livro de autores que se distinguem por suas transcrições e citações infiéis”. É essa infidelidade que faz da Antologia um livro criativo e inventivo, e não uma simples receptação pacífica de textos aleatórios."
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Oric 21st outubro 2013, 8:12 pm

Pô, bom saber disso. Nesse caso a decisão da Cosac foi acertada.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por lavoura 22nd dezembro 2013, 3:07 pm

Ae comprei hoje o Antologia! Uns meses atrás tinha começado a ler um ebook em espanhol mesmo, mas estava bem zoado e alguns contos ilegíveis. Então abandonei. Mas os contos em si são muito bons! Tem o "A mão do macaco" que foi traduzido por aqui pelo Rubão Fonseca. É um conto bem legal que tem naquela antologia da cia "Contos de horror do século blá"

Li o livro da Areia. Terminei a leitura hoje. Excelente! Realmente é um borges, não diria repetitivo e sim que retoma temas que sempre o instigaram. Achei bem intrigante o paralelo do "A biblioteca de Babel" com o "O livro de areia" .
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Becco 23rd dezembro 2013, 8:09 am

Concordo, lavoura. Os temas retornam. Todo gênio tem seus temas.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Oric 20th abril 2014, 12:39 pm

O pessoal havia comentado no começo do tópico sobre relações entre Borges e o Calvino (e o Cortázar), o ensaio dele sobre o Borges é bem bacana e me pareceu ser um dos escritores que ele mais gosta:

Italo Calvino escreveu:Começarei pelo motivo de adesão mais geral, isto é, ter reconhecido em Borges uma ideia de literatura como mundo construído e governado pelo intelecto. Esta é uma ideia-contracorrente em relação ao curso principal da literatura mundial do século XX que, todavia, tende para o sentido oposto, ou seja, quer dar-nos o equivalente do acúmulo magmático da existência, na linguagem, no tecido dos eventos, na exploração do inconsciente.

Mas talvez para explicar a adesão que um autor suscita em cada um de nós, ao invés de partir de grandes classificações gerais, é preciso partir de razões mais precisamente conexas com a arte de escrever. Dentre estas colocarei à frente a economia da expressão: Borges é um mestre do escrever breve. Ele consegue condensar em textos sempre de pouquíssimas páginas uma riqueza extraordinária de sugestões poéticas e de pensamento: fatos narrados ou sugeridos, aberturas vertiginosas para o infinito, e ideias, ideias, ideias. Como tal densidade se realiza sem a mínima congestão, no período mais cristalino, sóbrio e arejado; como o narrar sinteticamente e enviesado conduz a uma linguagem toda precisão e concretude, cuja inventiva se manifesta na variedade dos ritmos, dos movimentos sintáticos, dos adjetivos sempre inesperados e surpreendentes, isso é um milagre estilístico, sem igual na língua espanhola, de que só Borges tem o segredo.

Assim como faz parte das passagens obrigatórias da crítica sobre Borges observar que cada texto dele duplica ou multiplica o próprio espaço através de outros livros de uma biblioteca imaginária ou real, leituras clássicas, eruditas ou simplesmente inventadas. O que mais me interessa anotar aqui é que nasce com Borges uma literatura elevada ao quadrado e ao mesmo tempo uma literatura como extração da raiz quadrada de si mesma: uma “literatura potencial”, para usar um termo que será desenvolvido mais tarde na França, mas cujos prenúncios podem ser encontrados em Ficciones, nos estímulos e formas daquelas que poderiam ter sido as obras de um hipotético Herbert Quain.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jorge Luis Borges - Página 3 Empty Re: Jorge Luis Borges

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos