Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

3 participantes

Ir para baixo

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Empty Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

Mensagem por Mat 31st janeiro 2013, 10:35 am

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] IsaacBabel


Babel nasceu em uma família ortodoxo-judaica em Odessa, durante o período do êxodo de judeus no Império Russo. Apesar de ter sobrevivido com a ajuda da vizinha Rússia Ortodoxa, seu tio Shoyl foi um dos 300 judeus assassinados.

Na adolescência, Babel entrou no Nicolas I Odessa Commercial School. Além das matérias normais da escola, estudou também o Talmud e música. Após o insucesso em ingressar na Universidade de Odessa, ingressou no Kiev Institute of Finance and Business, onde conheceu Yevgenia Borisovna Gronfein, sua futura esposa.

Em 1915, Babel se formou e mudou para Petrogrado (atualmente São Petersburgo); encontrou então o escritor russo Maxim Gorky, que publicou algumas de suas histórias na revista Letopis' ("Летопись", "Chronicle"). Gorky orientou o aspirante a escritor para que buscasse mais experiência de vida, e posteriormente Babel escreveu em sua autobiografia: “… I owe everything to that meeting and still pronounce Alexey Maksimovich (Gorky's) name with love and admiration”. Um de seus mais famosos contos autobiográficos, "The Story of My Dovecot" ("История моей голубятни"), é dedicado a Gorky.

A história "The Bathroom Window" foi considerada obcena pela censura, e Babel foi enquadrado como violador do código criminal. Nos próximos sete anos, Babel lutou pelo lado comunista na Guerra civil russa, trabalhando em Cheka como tradutor do service de inteligênciano Odessa Gubkom (comitê regional bolchevique), no Narkompros (Comissariado de Educação), em uma tipografia, e como repórter de jornal em Petersburgo e Tiflis.

Isaac Babel casou com Yevgenia Gronfein em 1919, em Odessa, e tiveram a filha Nathalie Babel Brown. Em 1925, Yevgenia Babel, desgostosa pela infidelidade do marido e pela desilusão com o comunismo, emigrou para a França. Babel, apesar de visitar sua esposa em Paris, simultaneamente começou a se relacionar com Antonina Pirozhkova, com quem teve, também, uma filha.

Em 1920, Babel ingressou no Exército Vermelho, interrompendo sua produção literária; documentou os horrores da Guerra em 1920 Diary (Konarmeyskiy Dnevnik 1920 Goda), que mais tarde usaria para escrever Cavalaria Vermelha (Конармия), uma coleção de histórias curtas. A lendária violência da Cavalaria Vermelha era contrastante com a natureza gentil de Babel.

Diversas histórias mais tarde incluídas em Cavalaria Vermelha foram publicadas no LEF ("ЛЕФ") magazine, de Vladimir Maiakovski, em 1924. A descrição brutal da realidade da guerra lhe angariou alguns inimigos, tais como Marshall Budyonny. Contudo, a influência de Gorky garantiu sua publicação, e foi traduzido para muitas línguas.

Voltando a Odessa, Babel escreveu Odessa Tales (“Contos de Odessa”), uma série de histórias curtas de inspiração autobiográfica, narrando sua infância na comunidade judaica, no gueto de Moldavanka, e narrando fatos anteriores e posteriores à Revolução de Outubro.

Em 1930, Babel trabalhou na Ucrânia, testemunhando a brutalidade das forças soviéticas de coletivização, e o resultado do Holodomor. Como Stalin havia imposto seu poder sobre a intelligentsia soviética e ordenado que todos os escritores e artistas deveriam viver conforme o realismo socialista, Babel se afastou ainda mais da vida pública. Durante a campanha de oposição, o Formalismo russo, Babel foi denunciado publicamente por baixa produtividade. No primeiro congresso da União dos Escritores Soviéticos (1934), Babel observou ironicamente, que estava se tornando "the master of a new literary genre, the genre of silence".

A peça de 1935, Maria, um retrato da sordidez viulnerável da sociedade soviética, fez com que fosse repreendido por Maxim Gorky pela sua baudelaireana predileção pela "miséria humana". Gorky procurou prevenir seu amigo sobre as “consequências políticas”, que lhe seriam “prejudiciais”. Quando foi programada para ser encenada em Moscou, no Vakhtangov Theatre, a peça foi cancelada pela NKVD em 1935.

Em 1932, após várias tentativas, foi permitida uma visita à sua esposa Yevgenia em Paris. Enquanto visitava sua esposa e a filha Nathalie, Babel sofreu ante a dúvida de voltar ou não à Rússia Soviética. Em conversas e cartas aos amigos, expressava o desejo de ser um “homem livre”, enquanto também expressava medo de não ser capaz de viver apenas escrevendo. Em 27 de julho de 1933, Babel escreveu uma carta a Yuri Annenkov, pedindo que fosse convocado para Moscou, e partiu imediatamente.

Após seu retorno, Babel começou a viver ao lado de Antonina Pirozhkova, com quem teve uma filha, Lidya Babel. Ele também colaborou com Sergei Eisenstein no filme Bezhin Meadow, sobre o informante Pavlik Morozov, e trabalhou em roteiros para diversos filmes de propaganda soviética.

Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Empty Re: Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

Mensagem por Jabá 31st janeiro 2013, 5:59 pm

Algumas obras publicadas por aqui:

O exército de cavalaria / A cavalaria vermelha

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] 09082011182952_exercitocavalaria_gd

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] A_CAVALARIA_VERMELHA_1325625765P

Maria: uma peça e cinco histórias

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Images?q=tbn:ANd9GcTlTvg4I-mLq3pqMmiX0aqto_DF06oJRGlxZCBCJ8UGUVjkRSWo

Contos escolhidos

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] S_MLB_v_V_f_169664621_8786

Vou logo avisando que ler Babél é coisa para macho. Quem for se aventurar pelo Exército da cavalaria pode se preparar porque o livro é encharcado de sangue e vísceras.

Ah, e os mini contos dele fazem os do Dalton Trevisan parecer bula de remédio.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Empty Re: Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

Mensagem por Mat 31st janeiro 2013, 8:21 pm

Pota quote aê, Jabá!
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Empty Re: Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

Mensagem por lavoura 1st fevereiro 2013, 5:18 am

No site do césar tem um artigo bem legal do Babel.

O inventor do silêncio
O início do século XX é lembrado na História pela série de guerras devastadoras que resultaram em assassinatos, crimes, tragédias e revoluções tecnológicas, propagandísticas e políticas. Foi o século do nazismo, fascismo, comunismo e outros “ismos”. Talvez o que menos conseguimos lembrar ou associar, é o quanto a política e a ideologia influenciaram a arte naquele período. E podem acreditar, a maioria dos artistas sofreram profundas transformações para se adaptar às novas exigências. Se houvesse resistência, o menor dos castigos impostos ao artista seria a convivência com o ostracismo. Se ele não tivesse essa “sorte”, ou era assassinado ou mandado para os confins da Terra para viver em isolamento, além de ser submetido a trabalhos forçados. Tudo isso para fazer com que ele repensasse seu posicionamento e colocasse o juízo no lugar.

http://www.literaturarussa.com.br/2011/11/isaac-babel.html
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Empty Re: Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

Mensagem por Jabá 12th fevereiro 2013, 10:19 pm

Quem for ler a nova antologia tem que ler o conto Guy de Maupasant do Babel!!!

A propósito, o autor foi apresentado aos leitores brasileiros graças ao Vastas emoções e pensamentos imperfeitos. Eu já suspeitava. Rubem Fonseca grande divulgador da literatura russa.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель] Empty Re: Isaac Babel [Исаа́к Эммануи́лович Ба́бель]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos