Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que você está lendo?

+18
william.alves.568
Pablo Gramazio
Bruna Natércia
Deco
A. Schneider
lucashlmes
Aline Santiago
RafaelS
tmanfrini
Gourmet
César
Maloquero
tiago
schmidt
Oric
Mat
lavoura
Karenina
22 participantes

Página 6 de 21 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 21  Seguinte

Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 28th março 2013, 6:05 pm

Aline Santiago escreveu:
lavoura escreveu:O que você está lendo? - Página 6 Images?q=tbn:ANd9GcQ5mpp-r82De1_DmRPdHVSgQoRP7TrLrzGzz1DPdv2-RKiVYKRH

I love you
ADORO!

É meu primeiro do autor, depois quero ler o Doutor Fausto e o Montanha Mágica.
Quero aproveitar o feriado e ler de uma vez só o Morte em Veneza. Comecei a ler na casa da namorada, mas estava um barulho do cão e não conseguia me concentrar. A escrita do Mann é coisa fina, não? Gostei!

Desse autor eu so li "Caçando Carneiros", apesar de ter achado ele apenas medio, outros titulos me chamaram atencao e acho que tambem vou acabar comprando aos poucos, como esse Sputnik, 1Q84, Norwegian wood, e Kafka a beira-mar.
Esse eu não conhecia. Pois é o Sputnik não é nada extraordinário, mas o conjunto de tudo tipo uma boa escrita, construção dos personagens, ritmo e cadência formam um excelente livro.

Tenho interesse naquele relato dele do "Do que eu falo quando falo de corrida". Parece ser legal.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Aline Santiago 28th março 2013, 6:27 pm

lavoura escreveu:
Aline Santiago escreveu:
lavoura escreveu:O que você está lendo? - Página 6 Images?q=tbn:ANd9GcQ5mpp-r82De1_DmRPdHVSgQoRP7TrLrzGzz1DPdv2-RKiVYKRH

I love you
ADORO!

É meu primeiro do autor, depois quero ler o Doutor Fausto e o Montanha Mágica.
Quero aproveitar o feriado e ler de uma vez só o Morte em Veneza. Comecei a ler na casa da namorada, mas estava um barulho do cão e não conseguia me concentrar. A escrita do Mann é coisa fina, não? Gostei!

Coisa finíssima! Podem chamar-me de maluca mas todos os dias agradeço - à minha maneira - ao Mann e ao Tchékhov por suas obras. Muitos leitores, críticos e até outros autores acham ruim a obra dele ser tão ligada à música clássica, mas eu acho ainda melhor essa característica dele. O meu amor é A montanha mágica! Depois que você lê, escreva aqui o que achou deste e dos outros livros que você se propôs a ler.
Aline Santiago
Aline Santiago
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 124
Data de inscrição : 03/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 28th março 2013, 8:09 pm

Opa, vou comentar sim. Na verdade tenho vontade de ler outros dois ainda, além desses que citei, que são os que já tenho. Aquele "Os buddenbrooks" e "Tonio Kroger". E também aquele "O escritor e sua missão".
Mas não é algo para agora.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Jabá 31st março 2013, 3:13 pm

lavoura escreveu:
schmidt escreveu:Comenta um pouco esse "1Q84"?

Então, Schmidt , só li as 50 primeiras páginas que foram 2 capítulos e eles são intercalados por dois protagonistas: Aomame e o Tengo.
Aomame é uma mulher que ninguém sabe oque faz e seu nome significa Ervilha verde. Já Tengo é um professor que tem ambições de ser escritor.
A escrita do Murakami é bem cativante, segue a mesma linha de outro livro que li dele o "Minha querida Sputinik". Por enquanto não teve nada de fantasioso na trama, mas sei que ele vai trazendo o assunto aos poucos no decorrer do livro. O legal é a construção dos personagens que sempre tem algo de não convencional. Aomame por exemplo gosta bastante de história e grava praticamente todas as datas dos acontecimentos históricos que estudou. E logo no primeiro cápitulo do Tengo já é dito que a primeira lembrança dele é de quando tinha um ano e meio de idade.
Não conheço o Murakami, mas ele dá a impressão de gostar de autores Beatnik, ou de pelo menos admirar o movimento. No querida Sputinik a Sumire que também tenta ser escritora é fã de Kerouac e busca uma escrita similar. Já no 1Q84 o Tengo é incubido de reescrever um romance que "é mal escrito mas tem uma essência", dizendo que a autora original do livro não se preocupa com a escrita e acha oque deve ser dito mais importante. E tem outras coisinhas que são semelhantes nos dois romances. Talvez sejam caracteristícas do autor.
Mas gostei muito e pretendo ao longo do tempo ir lendo todas as obras dele lançadas por aqui.

Vi que tem na Saraiva o volume 2 do 1Q84. São quantos ao todo?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 31st março 2013, 6:58 pm

Jabá escreveu:
lavoura escreveu:
schmidt escreveu:Comenta um pouco esse "1Q84"?

Então, Schmidt , só li as 50 primeiras páginas que foram 2 capítulos e eles são intercalados por dois protagonistas: Aomame e o Tengo.
Aomame é uma mulher que ninguém sabe oque faz e seu nome significa Ervilha verde. Já Tengo é um professor que tem ambições de ser escritor.
A escrita do Murakami é bem cativante, segue a mesma linha de outro livro que li dele o "Minha querida Sputinik". Por enquanto não teve nada de fantasioso na trama, mas sei que ele vai trazendo o assunto aos poucos no decorrer do livro. O legal é a construção dos personagens que sempre tem algo de não convencional. Aomame por exemplo gosta bastante de história e grava praticamente todas as datas dos acontecimentos históricos que estudou. E logo no primeiro cápitulo do Tengo já é dito que a primeira lembrança dele é de quando tinha um ano e meio de idade.
Não conheço o Murakami, mas ele dá a impressão de gostar de autores Beatnik, ou de pelo menos admirar o movimento. No querida Sputinik a Sumire que também tenta ser escritora é fã de Kerouac e busca uma escrita similar. Já no 1Q84 o Tengo é incubido de reescrever um romance que "é mal escrito mas tem uma essência", dizendo que a autora original do livro não se preocupa com a escrita e acha oque deve ser dito mais importante. E tem outras coisinhas que são semelhantes nos dois romances. Talvez sejam caracteristícas do autor.
Mas gostei muito e pretendo ao longo do tempo ir lendo todas as obras dele lançadas por aqui.

Vi que tem na Saraiva o volume 2 do 1Q84. São quantos ao todo?

Ao que parece serão 3 volumes.
O segundo é lançamento e o terceiro está previsto para novembro.

Já terminei de ler e é bem legal. As referências ao 1984 do Orwell são bem sutis, é claro que lido o romance antes, você relaciona alguma coisas que acontece lá com o 1984 , mas não é essencial ler 1984 antes de ler 1Q84. Porém é essencial ler 1984 porque é um excelente livro!


Comecei a ler o "Cidades invisíveis" do Calvino. Estou gostando muito. Mas sei que estou lendo o livro de forma errada. O ideal seria ler em voz alta, como se contasse uma história, talvez ler sobre uma cidade por dia e refletir sobre ela. O livro é bem legal. Me lembrou bastante alguns dos contos do Borges. Alguém sabe se o Borges foi influência para o Calvino??
Gostei muito da cidade destino de dois desertos. Um por mar e outro por areia. Também é muito boa a cidade construida pelos homens que tiveram o mesmo sonho e tentam aprisionar a mulher nela.
Com certeza é um livro que merece ser lido e relido!
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por César 31st março 2013, 7:06 pm

Tanto os críticos quanto os jornalistas falam que esse japonês não é literatura, to pra ver qualé.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 31st março 2013, 7:29 pm

César escreveu:Tanto os críticos quanto os jornalistas falam que esse japonês não é literatura, to pra ver qualé.

Cara, disseram que ele foi cogitado para o Nobel ano passado.
Sinceramente eu não acho que é para tanto. Eu gostei bastante dos livros. A leitura é bem dinâmica, os personagens são bem legais. Tem todo um clima de solidão e vida vazia. Mas não é um livro que você diz "Olha que coisa maravilhosa, será um clássico eterno, um marco da literatura mundial". Mas é uma ótima leitura. Trama bem construida e tal e tal.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por César 31st março 2013, 7:41 pm

Olha, Nobel até o Bob Dylan já falaram que ia receber, é coisa de editora. Vendo como escritor pop é aceitável, imagino.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por RafaelS 1st abril 2013, 1:38 am

Li Após o anoitecer. Acheio meio médio - apenas o suficiente para me prender e terminar a leitura. Até tenho ligeira curiosidade em ler o Sputnik mas num mundo onde tem muito DeLillo, Piglia e Marías que não li acho qeu num volto pra ele tão cedo.
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por César 1st abril 2013, 1:43 am

Falando em Delilo, vi Cosmópolis. O livro é tão ruim quanto o filme? Pq nossa, que bomba.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por RafaelS 1st abril 2013, 2:19 am

eu achei o livro hororroso. Num consegui passar da página 50. Fui ler justamente com o filme.

Mas nego encara esse livro como o livro mais fraco dele, então.

Fora isso eu acho que nunca li nada dele que não tivesse achado excelente e tem dois que são absolutamente geniais (Ruído Branco e Artista do corpo).
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 1st abril 2013, 10:06 am

Pelo que vejo do Delillo, parece ser do tipo ame ou odeie. Não tem meio termo. E "Submundo", já leu Rafael ??

Então sobre o Murakami, é aquele tipo de escrita que o Becco define como "Livro para ler no ônibus". O livro não exige muito do leitor, é tudo simples e fácil de ler. Está bem acima dos Best-sellers , mas parece que é uma opção do autor escrever dessa forma simplificada, pois ele parece ter bastante conhecimento em várias áreas e em literatura no geral. Porém quando cita algo do tipo é superficialmente. As digressões também são bem leves e simples. Mas mesmo assim eu gostei.

No 1Q84 ele cita Tchekhov, em um capítulo inteiro o personagem lê para a outra personagem o livro "A ilha de Sacalina" e fala sobre os povos que habitavam lá.

http://www.wook.pt/ficha/a-ilha-de-sacalina/a/id/10950380
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por RafaelS 1st abril 2013, 10:26 am

Acho que talvez. Embora a minha experiência me diga que o Ruído Branco é sucesso com 99% das pessoas que conheço que já o leram.

O artista do corpo nem tanto, esse é mais ame ou odeie. Pelo menos é o que eu vejo. Mas acho o cabra fera, dos maiores contemporâneos vivos. Jamais ganhará o Nobel (como Roth, como Pynchon) simplesmente por ser americano.

Submundo tou pra ler mas como sou preguiçoso com calhamaços vou adiando. Me falam que é muito bom, quase do nível do Ruído Branco.

Mas enfim. E ele é um cara que está na ativa e está bem. O ultimo livro dele lançado (acho que faz alguns anos só), Ponto Omega, é lindo demais (mais próximo do estilo do Artista do corpo que do do Ruído Branco).

enfim. <3 DeLillo
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por RafaelS 1st abril 2013, 10:29 am

Tou terminando no momento lendo Kundera (A vida está em outro lugar) - alguém já leu? tou achando lindo demais - e depois devo ler esse A morte do inimigo, do Hans Keilson, que foi lançado a pouco pela Cia.

*

Na teoria depois de finalmente me livrar do Nietzsche (embora muito amor pra ele também) hora e me embrenhar no Lévi-Strauss e no Viveiros de Castro e dar uma passeada pelo Warburg e Didi-Huberman
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Becco 1st abril 2013, 11:43 am

lavoura escreveu:Ao que parece serão 3 volumes.
O segundo é lançamento e o terceiro está previsto para novembro.

Já terminei de ler [...]

Shocked Shocked Shocked

Lavoura ídolo demais!

lavoura escreveu:Comecei a ler o "Cidades invisíveis" do Calvino. Estou gostando muito. Mas sei que estou lendo o livro de forma errada. O ideal seria ler em voz alta, como se contasse uma história, talvez ler sobre uma cidade por dia e refletir sobre ela. O livro é bem legal. Me lembrou bastante alguns dos contos do Borges. Alguém sabe se o Borges foi influência para o Calvino??

Vcê está certo duplamente: o melhor modo de ler é esse e a influência, especialmente do Ficções, é notória.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 1st abril 2013, 2:32 pm

Becco escreveu:
lavoura escreveu:Ao que parece serão 3 volumes.
O segundo é lançamento e o terceiro está previsto para novembro.

Já terminei de ler [...]

Shocked Shocked Shocked

Lavoura ídolo demais!

lavoura escreveu:Comecei a ler o "Cidades invisíveis" do Calvino. Estou gostando muito. Mas sei que estou lendo o livro de forma errada. O ideal seria ler em voz alta, como se contasse uma história, talvez ler sobre uma cidade por dia e refletir sobre ela. O livro é bem legal. Me lembrou bastante alguns dos contos do Borges. Alguém sabe se o Borges foi influência para o Calvino??

Vcê está certo duplamente: o melhor modo de ler é esse e a influência, especialmente do Ficções, é notória.

O livro é muito bom mesmo! A todo momento eu fico imaginando oque um ilustrador igual ao Doré não conseguiria criar com as descrições. Aliás pensei até em algum artista tomar como projeto recriar as 55 cidades do livro. Mas algumas são abstratas demais, pelo menos na minha opniao, para serem expressas em papel.
Me mandaram uma resenha bem legal agrupando as cidades:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/08.085/3050
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Aline Santiago 1st abril 2013, 6:22 pm

O que você está lendo? - Página 6 O_amante_1230906878p

O que você está lendo? - Página 6 MargueriteDuras-gde

Deu vontade de ler...
Aline Santiago
Aline Santiago
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 124
Data de inscrição : 03/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Becco 1st abril 2013, 6:49 pm

Li os dois, gostei muito desse segundo.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Mat 2nd abril 2013, 9:00 am

Comecei a ler A morte de Virgílio.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 3rd abril 2013, 10:18 am

O que você está lendo? - Página 6 Os+Prisioneiros
Comecei ontem e devorei o livro, só falta o último conto e o material do final do livro.

Muito bom! Alguns contos já havia lido no 64 Contos do Fonseca. Outros achei bem legais! E tenho que concordar com o cara que escreveu a orelha do livro: O Fonseca foi um escritor que já estreou maduro.

Já em seu primeiro livro ele tem total domínio da cadência e escrita dos contos.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Jabá 3rd abril 2013, 12:32 pm

lavoura escreveu:O que você está lendo? - Página 6 Os+Prisioneiros
Comecei ontem e devorei o livro, só falta o último conto e o material do final do livro.

Muito bom! Alguns contos já havia lido no 64 Contos do Fonseca. Outros achei bem legais! E tenho que concordar com o cara que escreveu a orelha do livro: O Fonseca foi um escritor que já estreou maduro.

Já em seu primeiro livro ele tem total domínio da cadência e escrita dos contos.

Esse é muito bom. Fase de ouro do velho.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por lavoura 3rd abril 2013, 1:34 pm

Então os melhores do Fonseca, são os primeiros??
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Jabá 3rd abril 2013, 3:16 pm

lavoura escreveu:Então os melhores do Fonseca, são os primeiros??

Sim. Não que os outros sejam ruins. São apenas inferiores aos primeiros.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Becco 3rd abril 2013, 3:59 pm

É assim:

Fonseca da Era de Ouro > Fonseca da Era de Prata > Infinito > Proust Laughing > Pynchon Laughing.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Jabá 3rd abril 2013, 5:47 pm

Becco escreveu:É assim:

Fonseca da Era de Ouro > Fonseca da Era de Prata > Infinito > Proust Laughing > Pynchon Laughing.

> Finnegan's wake Laughing
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? - Página 6 Empty Re: O que você está lendo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 21 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 21  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos