Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

+7
Becco
Karenina
Gourmet
dãozinho
Amanda
César
Jabá
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Jabá 19th setembro 2011, 6:34 pm

Prezado(a)s,

Vi no outro forum num post de uma amiga essa caixinha da L&PM com pockets de alguns autores russos que já foram lançados pela editora.
Alguém aqui conhece bem essas edições e sabe se compensa em termos de tradução e da qualidade dos livros em si? Principalmente pra iniciantes como eu! What a Face
Achei bem em conta, cada livro tá saindo a R$ 11,00. Abaixo a imagem da caixa e o link:

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Caixa%20russa%20copy(1)

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=816351&ID=839294
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por César 19th setembro 2011, 7:07 pm

Jabá, fiz uma analise só das traduções dessa caixa aqui. Se você quer ser "iniciado" de verdade, indicaria outras obras. A Morte de Ivan Ilich de Tolstói (tanto a 34 quanto a Amarilys tem traduções diretas em boas edições), O Capote de Gogol saiu por uma edição sensacional da 34, fora A Dama e o Cachorrinho (Tchekhov) também da 34. Se você achar muito caro, dá uma olhada na martinsfontespaulista, eles vendem Editora 34 com desconto de 25%.

Eu nunca recomendo L&PM, cansei dos erros de digitação e tradução deles, avacalham demais.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Jabá 19th setembro 2011, 9:03 pm

César escreveu:Jabá, fiz uma analise só das traduções dessa caixa aqui. Se você quer ser "iniciado" de verdade, indicaria outras obras. A Morte de Ivan Ilich de Tolstói (tanto a 34 quanto a Amarilys tem traduções diretas em boas edições), O Capote de Gogol saiu por uma edição sensacional da 34, fora A Dama e o Cachorrinho (Tchekhov) também da 34. Se você achar muito caro, dá uma olhada na martinsfontespaulista, eles vendem Editora 34 com desconto de 25%.

Eu nunca recomendo L&PM, cansei dos erros de digitação e tradução deles, avacalham demais.

Obrigado pelas dicas, César. Smile

Não vou adquirir a caixa da LPM já que muita coisa, pelo que você postou, saiu com traduções diretas.
A do Dosta também não me apetece porque ainda acho bom negócio garimpar uma pechincha na estante virtual. Cool
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Amanda 19th setembro 2011, 9:43 pm

Interessante mesmo é a caixa de Dostoiévski da Editora 34. Morri de raiva de já ter Noites Brancas e Memórias do Subsolo.
Amanda
Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Mensagens : 234
Data de inscrição : 11/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por dãozinho 20th setembro 2011, 9:11 pm

E Jabá, em questão de preço, ACHO que sai mais em conta comprar separados, não? A maioria é vendido por R$9,90...

Gostei da edição deles para A Morte de Ivan Ilich e tô lendo agora, também da editora, Um Homem Extraordinário e Outras Histórias (Tchékhov) e também tô curtindo. Mas também, pelaquele preço, nem do que reclamar... Laughing

Mas vou catar as edições da 34 um dia...
dãozinho
dãozinho
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 40
Localização : Salvador / Maceió / Pão de Açúcar

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Jabá 20th setembro 2011, 9:28 pm

dãozinho escreveu:E Jabá, em questão de preço, ACHO que sai mais em conta comprar separados, não? A maioria é vendido por R$9,90...

Gostei da edição deles para A Morte de Ivan Ilich e tô lendo agora, também da editora, Um Homem Extraordinário e Outras Histórias (Tchékhov) e também tô curtindo. Mas também, pelaquele preço, nem do que reclamar... Laughing

Mas vou catar as edições da 34 um dia...

Olha, não compensa de forma alguma comprar essas edições da L&PM. A uns dias atrás comprei A SENHORIA da 34 por R$ 13,00 na estante virtual e tava de 39,90 no site. Pena que ainda não chegou. Correios! Evil or Very Mad . Verdadeira pechincha e dá pra achar várias assim! cheers E um amigo meu comprou por R$ 30,00 CRIME E CASTIGO no plástico! Shocked Pior (ou melhor) que eu que tiha indicado o livro pra ele. Laughing
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Amanda 20th setembro 2011, 9:36 pm

trinta reais crime e castigo no plástico? porra, EU QUERO!!111

haha, não tem coisa melhor que economizar em compras, principalmente nas de livros. Livro é isento de uma porrada de imposto e ainda assim tem o preço que tem aqui no Brasil. Os mais baratos são de editoras porcas como a Martin Claret.
Amanda
Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Mensagens : 234
Data de inscrição : 11/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Gourmet 20th setembro 2011, 10:44 pm

Não vou dizer que livros não são caros, mas, vejam só, a diversão e o que os livros oferecem custam muito menos do que qualquer outra coisa e quase ninguém dá valor aos livros.

É um mundo estranho.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Karenina 21st setembro 2011, 6:58 am

Essa caixinha tá foda. Tão foda quanto a caixinha da mesma editora do Neruda!

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Becco 21st setembro 2011, 8:08 am

aviso escreveu:trinta reais crime e castigo no plástico? porra, EU QUERO!!111

Também quero, pra deixar na estante, que o meu já tá muito sambado de tanto que eu releio!

Gourmet escreveu:Não vou dizer que livros não são caros, mas, vejam só, a diversão e o que os livros oferecem custam muito menos do que qualquer outra coisa e quase ninguém dá valor aos livros.

É um mundo estranho.

Concordo.
Às vezes você paga 18 reais ou 15 num gibi xexelento de ruim, mas tem pena de dar 9 reais num livro.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Karenina 21st setembro 2011, 8:27 am

Lorenzo Becco escreveu:
Gourmet escreveu:Não vou dizer que livros não são caros, mas, vejam só, a diversão e o que os livros oferecem custam muito menos do que qualquer outra coisa e quase ninguém dá valor aos livros.

É um mundo estranho.

Concordo.
Às vezes você paga 18 reais ou 15 num gibi xexelento de ruim, mas tem pena de dar 9 reais num livro.

No MBB você apanharia por falar mal de gibizinhos e bem de livros.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Amanda 21st setembro 2011, 9:53 am

Gourmet escreveu:Não vou dizer que livros não são caros, mas, vejam só, a diversão e o que os livros oferecem custam muito menos do que qualquer outra coisa e quase ninguém dá valor aos livros.

É um mundo estranho.

Essa é também uma das vertentes do discurso defesa de algumas editoras, em que aludem que o dinheiro gasto em outros programas de lazer saem pelo mesmo preço ou até mais caros que muitos livros. Mas eu sou do time que acha tudo muito caro, ok? Com isso eu não tenho preconceito! haha Não só livros, mas cinema, teatro e shows. O segundo grupo só tem preços normais quando há o benefício da meia entrada. Mas enfim, isso é outra história...
Amanda
Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Mensagens : 234
Data de inscrição : 11/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Mat 22nd setembro 2011, 11:12 am

Eu acho que a questão não é nem tanto pela editora, mas é o mercado editorial de merda que temos no Brasil.

Não temos opções de compra, temos poucas editoras, por isso somos obrigados a comprar livros tão caros [ou recorrer aos sebos].

É impossível um Cosac Naify sair por $5. O próprio material já é muito caro.

Mas, na gringa, eles tem uma variedade de editoras muito grande, por isso é que às vezes tu vê livro até por 1 dollar e, claro, que tem outras edições que são de luxo e caríssimas, mas lá fora o leitor tem o direito de escolha: o caro ou o barato.

Aqui no Brasil, normalmente tu não tem essas duas opções, só tem o caro.

Por isso eu valorizo a atitude da cia em lançar pockets e se juntar com a Penguin. Quebra um galho.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Jabá 22nd setembro 2011, 12:03 pm

Pior que a grande maioria dos livros "baratos" são péssimas edições.

Vide a coleção de clássicos da Escala que saía em bancas um tempo atrás. Papel vagabundo, erro de digitação, encadernação fajuta e por aí vai. Rolling Eyes
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por César 22nd setembro 2011, 12:28 pm

Jabá, minha primeira leitura d'O Príncipe foi numa edição da Escala. Escala deixa a LPM parecendo Cosac Naify.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Karenina 22nd setembro 2011, 1:05 pm

César escreveu:Jabá, minha primeira leitura d'O Príncipe foi numa edição da Escala. Escala deixa a LPM parecendo Cosac Naify.

Não sei o que são nenhuma dessas coisas.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Jabá 22nd setembro 2011, 1:33 pm

César escreveu:Jabá, minha primeira leitura d'O Príncipe foi numa edição da Escala. Escala deixa a LPM parecendo Cosac Naify.

Laughing O pior (ou melhor) é que não tem como as porcarias não passar pelas nossas mãos. Costumo dizer que pra saber o que é bom e o que é ruim é preciso provar de tudo.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por César 22nd setembro 2011, 1:47 pm

Eu nunca li Martin Claret, tenho Dorian Gray deles, mas nunca li por vergonha daquela diagramação horrível, fui ler seis anos depois quando comprei o Oscar Wilde completo do original por pechincha.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Gourmet 22nd setembro 2011, 2:00 pm

Eu praticamente parei de comprar livros porque não consigo ler tudo o que compro. A verdade é que se meus livros todos pegassem fogo hoje e eu só comprasse aquilo que iria ler, gastaria menos de 100 reais por mês. 1 livro por semana é uma ótima marca que não consigo mais alcançar, poucos têm tempo ou dinâmica para ler mais que isso. Sem contar que alguns livros são dignos de serem saboreados lentamente, faz parte do ritual. E há os sebos, que sempre têm livros novos ou em estado de novo por preços muito em conta.

É que nós, usualmente, somos cretinos o suficiente ter muito mais do que podemos ler. Se eu nunca mais comprasse livros, precisaria ler um livro a cada 3 dias para terminar a biblioteca antes de morrer aos 85. Isso faz de nós (e de mim) muito mais colecionadores do que leitores, o que é algo a se envergonhar.

Mas faz falta aqui um mercado de livros mais econômicos, na linha pocket. A verdade é que livros, normalmente são lidos uma vez só, especialmente se o sujeito é bibliófilo. Ele não vai ter tempo de ler um livro duas vezes, a não ser que seja algo especial e isso vai se dar com uma quantidade pequena de livros.

Há, claro, algumas exceções. Todo leitor tem seu autor predileto, que vai ler e reler variadas traduções, vai estudar a escrita do sujeito e também, se sair uma edição luxuosa vai comprar. Há também os dicionários, livros acadêmicos. E existem aquela parte da biblioteca que tem função enciclopédica. Não são livros propriamente para serem lidos, mas para serem consultados.

Só que acontece uma anomalia curiosa. Tanto nos EUA quanto na Europa a gente vê várias editoras publicando o mesmo livro. Elas disputam um mercado comum. Mas aqui a editora detém o monopólio do livro no idioma, aí só ela tem o título, a não ser que caia em domínio público. Um monstruosidade. E, por incrível que pareça, há uma cultura do livro não perecível. Nem se lança o livro de luxo e nem se lança uma edição econômica. Então a editora impõe o preço que quer.

A falta de edições econômica também impede a publicação de um livro digital barato. Na amazon o preço dos livros digitais está sempre emparelhado com as edições mais econômicas.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Karenina 23rd setembro 2011, 10:44 am

Tira esse dinheiro do bolso, Gourmet.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Becco 24th setembro 2011, 1:15 pm

Gourmet escreveu:Eu praticamente parei de comprar livros porque não consigo ler tudo o que compro. A verdade é que se meus livros todos pegassem fogo hoje e eu só comprasse aquilo que iria ler, gastaria menos de 100 reais por mês. 1 livro por semana é uma ótima marca que não consigo mais alcançar, poucos têm tempo ou dinâmica para ler mais que isso. Sem contar que alguns livros são dignos de serem saboreados lentamente, faz parte do ritual. E há os sebos, que sempre têm livros novos ou em estado de novo por preços muito em conta.

É que nós, usualmente, somos cretinos o suficiente ter muito mais do que podemos ler. Se eu nunca mais comprasse livros, precisaria ler um livro a cada 3 dias para terminar a biblioteca antes de morrer aos 85. Isso faz de nós (e de mim) muito mais colecionadores do que leitores, o que é algo a se envergonhar.

Mas faz falta aqui um mercado de livros mais econômicos, na linha pocket. A verdade é que livros, normalmente são lidos uma vez só, especialmente se o sujeito é bibliófilo. Ele não vai ter tempo de ler um livro duas vezes, a não ser que seja algo especial e isso vai se dar com uma quantidade pequena de livros.

Há, claro, algumas exceções. Todo leitor tem seu autor predileto, que vai ler e reler variadas traduções, vai estudar a escrita do sujeito e também, se sair uma edição luxuosa vai comprar. Há também os dicionários, livros acadêmicos. E existem aquela parte da biblioteca que tem função enciclopédica. Não são livros propriamente para serem lidos, mas para serem consultados.

Só que acontece uma anomalia curiosa. Tanto nos EUA quanto na Europa a gente vê várias editoras publicando o mesmo livro. Elas disputam um mercado comum. Mas aqui a editora detém o monopólio do livro no idioma, aí só ela tem o título, a não ser que caia em domínio público. Um monstruosidade. E, por incrível que pareça, há uma cultura do livro não perecível. Nem se lança o livro de luxo e nem se lança uma edição econômica. Então a editora impõe o preço que quer.

A falta de edições econômica também impede a publicação de um livro digital barato. Na amazon o preço dos livros digitais está sempre emparelhado com as edições mais econômicas.

_Lorenzo_Becco_

Concordo. Não teria dito melhor!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Cássia 17th outubro 2011, 12:57 pm

Gourmet escreveu:É que nós, usualmente, somos cretinos o suficiente ter muito mais do que podemos ler. Se eu nunca mais comprasse livros, precisaria ler um livro a cada 3 dias para terminar a biblioteca antes de morrer aos 85. Isso faz de nós (e de mim) muito mais colecionadores do que leitores, o que é algo a se envergonhar.

Não partilho dessa opinião. Talvez porque, além de leitora, seja colecionadora. Não só de livros, mas de mil e uma quinquilharias. Concordo com o que Eco e Carrière dizem: você possui livros que vai ler imediatamente após a compra, livros que só vai ler daqui a cinco, dez ou quinze anos e livros que nunca vai ler. Isso não é um crime. Livro é um bem simbólico que embora pertença a mim agora, após a minha morte vai alimentar mais pessoas (minha família, meus amigos, ou uma biblioteca pra qual eu possa doar).

Fora que acho bom também ter o livro à minha disposição porque dá a sensação concreta de que posso ler quando eu quiser, dispendendo o tempo que eu quiser. Ler livros de biblioteca é maravilhoso (e boa parte das minhas leituras são de livros de biblioteca), mas é gostosa a sensação de ter o livro.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por César 17th outubro 2011, 1:28 pm

Eu me vejo lendo o mesmo livro há um mês e o meu cartão de crédito com o limite estourado porque comprei outros cinco Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Jabá 17th outubro 2011, 11:08 pm

Cássia escreveu:
Gourmet escreveu:É que nós, usualmente, somos cretinos o suficiente ter muito mais do que podemos ler. Se eu nunca mais comprasse livros, precisaria ler um livro a cada 3 dias para terminar a biblioteca antes de morrer aos 85. Isso faz de nós (e de mim) muito mais colecionadores do que leitores, o que é algo a se envergonhar.

Não partilho dessa opinião. Talvez porque, além de leitora, seja colecionadora. Não só de livros, mas de mil e uma quinquilharias. Concordo com o que Eco e Carrière dizem: você possui livros que vai ler imediatamente após a compra, livros que só vai ler daqui a cinco, dez ou quinze anos e livros que nunca vai ler. Isso não é um crime. Livro é um bem simbólico que embora pertença a mim agora, após a minha morte vai alimentar mais pessoas (minha família, meus amigos, ou uma biblioteca pra qual eu possa doar).

Fora que acho bom também ter o livro à minha disposição porque dá a sensação concreta de que posso ler quando eu quiser, dispendendo o tempo que eu quiser. Ler livros de biblioteca é maravilhoso (e boa parte das minhas leituras são de livros de biblioteca), mas é gostosa a sensação de ter o livro.

Concordo em parte com o Gourmet e em parte com a Cacilda.

Mas em termos de "ter" o livro é melhor do que simplesmente "ler", seja de biblioteca ou emprestado. Tenho que me controlar MUITO pra não ir à bancarrota de novo e tem funcionado.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 43
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Karenina 18th outubro 2011, 8:17 am

César escreveu:Eu me vejo lendo o mesmo livro há um mês e o meu cartão de crédito com o limite estourado porque comprei outros cinco Laughing

Consegui quitar minhas dívidas, felizmente, mas meu problema são roupas e presentes e não livros.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa especial literatura russa (L&PM pocket) Empty Re: Caixa especial literatura russa (L&PM pocket)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos