Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seus Personagens prediletos da literatura universal

+11
Anderson Lima
Tommy
Sblargh
Cássia
tmanfrini
Luciana Sousa
tiago
Karenina
Jabá
César
Mat
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por Becco 13th novembro 2012, 7:37 am

Jabá escreveu:Falta pouco Cool

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Edward-Norton-Closing-Laptop
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por schmidt 13th novembro 2012, 11:00 am

Lorenzo Becco escreveu:
schmidt escreveu:Riobaldo, Tatarana - Grande Sertao: Veredas

Nastássia Filíppovna - O Idiota

Concordo demais! Melhor personagem feminina do Dosta, de longe!

Só faltou o Raskolnikov!

Voce tem razao. Ganhei o Crime e Castigo de aniversario, e vou ler, mas acho que so vou conseguir tempo no inicio do ano que vem (tenho 2 Saramagos e Lolita antes dele).

Nao é que a Nastássia Filíppovna seja das minhas preferidas, mas é muito dificil nao cita-la porque ela é a mulher que consegue enfeiticar/seduzir/transtornar qualquer homem. Nunca vi isso tao bem feito num outro livro.
schmidt
schmidt
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 137
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 49
Localização : Volta Redonda

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por Mat 13th novembro 2012, 3:20 pm

Julien Sorel.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por schmidt 13th novembro 2012, 3:36 pm

Mat escreveu:Julien Sorel.
O protagonista do Vermelho e o Negro é memoravel tambem! Mas entre os manipuladores, pra mim o mais fudido mesmo é o Simonini do Umberto Eco, ate mais que o Sorel, o Baudolino (Eco tambem) e o Tchitchikov (protagonista do Almas Mortas).
Se nao fosse pela insistencia de 2-3 pessoas eu nunca leria O Vermelho e o Negro. Li e gostei muito.
schmidt
schmidt
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 137
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 49
Localização : Volta Redonda

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por Oric 3rd janeiro 2013, 10:10 pm

Jabá escreveu:Lord Henry Wotton de "O Retrato de Dorian Grey": Sua língua afiada e inteligência aguçada me fez imaginar que é a emulação próprio Oscar Wilde por possuir tantos traços do seu criador.
Estou com o Jabazaço nessa. Lord Henry é foda demais.

Antônio Balduíno - Jubiabá (Jorge Amado). Construção do personagem muito bem feita, ao longo do romance acompanhamos a dura e diversificada vida de Balduíno. O cara passa por tanta coisa, uma verdadeira odisseia no Brasil.

Brás Cubás - Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis). Pelo humor, ironia, reflexões sobre a vida.

Policarpo Quaresma - Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto). Muito interessante a construção do personagem através de seus estudos, reflexões e atuações calcadas no nacionalismo. Proximidades com a loucura intrigantes também.

Homem do Subsolo - Notas do Subsolo (Dostoievski). Construção do personagem magnífica. Primeira parte com teoria, segunda prática. Todos os pensamentos dele, algo meio doentio, seu humor... Difícil descrever. Livro (e personagem) arrebatador.

Vou ficar nesses cinco por enquanto (que não são necessariamente os cinco favoritos) para não me alongar muito. Depois falo de outros.

Mas uma conclusão que fica, ao menos do que li até agora, é que em geral os romances que se focam em um personagem possuem uma vantagem no quesito, o que é natural, pois sobra mais espaço para desenvolvê-lo com profundidade. Eu particularmente gosto muito desse estilo de romance.

Fica a sugestão para o pessoal comentar também sobre os romances com a maior quantidade de personagens bem construídos (no geral vários do Dostoievski, pelas listas acima).
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por Becco 4th janeiro 2013, 7:01 am

Oric escreveu:Brás Cubás - Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis). Pelo humor, ironia, reflexões sobre a vida.

Policarpo Quaresma - Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto). Muito interessante a construção do personagem através de seus estudos, reflexões e atuações calcadas no nacionalismo. Proximidades com a loucura intrigantes também.

Homem do Subsolo - Notas do Subsolo (Dostoievski). Construção do personagem magnífica. Primeira parte com teoria, segunda prática. Todos os pensamentos dele, algo meio doentio, seu humor... Difícil descrever. Livro (e personagem) arrebatador.

Também sou fã desses 3.

Sobre livros bem construídos com muitos personagens, você precisa ler Os Demônios.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por Oric 4th janeiro 2013, 9:05 am

Preciso mesmo! Ao longo desse ano vou ver se compro ele e O Idiota. Que venham as promoções. Very Happy

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Seus Personagens prediletos da literatura universal - Página 2 Empty Re: Seus Personagens prediletos da literatura universal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos