A beleza salvará o mundo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A beleza salvará o mundo?

Mensagem por bruna em Sab Jun 13, 2015 9:53 pm

Um dia eu li em algum livro que não lembro mais qual é que "a beleza salvará o mundo". Tinha lido outras obras do Dostoiévski na época, Os Irmãos e Notas sendo as marcantes, mas não consegui uma boa idéia do que aquilo significa e nem de como o pretende. Hoje, com quase tudo esquecido, a explicação aparente, de que a beleza seria algum tipo de luz para a miséria da vida - ou coisa parecida, não me convence. Eu já experimentei uma situação dolorosa o suficiente para que o que pode ser chamado de "belo", o que pode ter sido fonte de tranqüilidade ou alegria não distraia e nem console. Não tenho certeza quanto a cutucar a ferida. Não lembro do estado mental e não tenho como convencer alguém dessa intransigência, mas sei que é assim. O que me leva a achar aquela frase ingênua e estúpida.

Seguindo o pragmatismo que diz que se você não concorda, é porque não entendeu e admitindo minha ignorância e preguiça de reler os livros, gostaria de saber o que os foristas, se ainda existe algum, acham da afirmação e se acreditam que alguma coisa salvará o mundo, o que quer que isso signifique.

bruna
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/02/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A beleza salvará o mundo?

Mensagem por Andreiev em Ter Jul 28, 2015 3:30 pm

Bruna, em 2011 a editora Difel publicou o livro "A beleza salvará o mundo" do filósofo búlgaro Tzvetan Todorov, onde, a partir desta máxima de Dostoiévski, ele procura refletir sobre o que é a beleza e como ela poderá "salvar o mundo". Logo após o lançamento, o crítico José Castello publicou um excelente artigo sobre o livro, que você poderá encontrar em http://zelmar.blogspot.com.br/2011/04/salvacao-impossivel.html. Acredito que tanto o artigo quanto o livro lhe ajudarão em seus questionamentos.

Andreiev
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/07/2015
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum