Qual o último livro que você leu?

Página 5 de 37 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 21 ... 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Becco em Seg Out 03, 2011 9:51 am

Jabá escreveu:Não lembro desse. Trata do que, Beccaço?

Tereza Batista Cansada de Guerra é um romance dele que conta a história da personagem-título, que é vendida pela tia para o Capitão Justo, que a faz de escrava sexual e saco de pancada. Depois ela mata o capitão, vai presa, volta a se prostituir e etc.

Junto com Dona Flor, Tieta e Gabriela [seus melhores livros, IMHO], foi adaptada pela Rede Globo, apresentando a então desconhecida Patrícia França no papel principal.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Ver perfil do usuário http://literaturarussa.forumeiros.com/

Mensagem por tiago em Seg Out 03, 2011 10:08 pm

Jabá escreveu:
Lorenzo Becco escreveu:Pelos motivos que você citou, por que tava achando arrastado e por que já tinha lido uns 4 ou 5 livros dele seguidos anteriormente e já não aguentava mais.

Jorge Amado é como Garcia Marquez; se você ler demais em seguida, acaba enjoando por que são os mesmos temas, os mesmos estilos narrativos, às vezes até os mesmos personagens, enfim o mesmo universo.

Gabo e Jorge eram escritores profissionais e escreveram uma obra enoorme, é normal que nem tudo seja tão bom quanto 100 Anos ou Dona Flor.

Eu acabei de ler uns 4 do Garcia Marquez seguidos e vou parar com ele por um tempo [coisa que não acontece com Dostoievski por exemplo].

Bem isso mesmo. Acho que esses autores a gente tem que selecionar só o melhor (comprovado) desses caras e ler aos poucos. Geralmente faço isso. Jorge Amado por exemplo, só me interessa ler Gabriela, Dona Flor, Tocaia grande, Jubiabá e Tieta. Já li A morte de Quincas Berro d'água, Mar morto, Capitães (o melhor) e Terras do sem fim. Se ainda tiver algo perdido nesse meio que realmente valha a pena deve ser no maximo uma ou duas obras. Sei não, posso estar enganado, mas como leitor casual encaro as coisas assim.

Isso que vc diz está 100% correto e eu comprovo: Li Subterrâneos da Liberdade do Jorge Amado só pq minha mãe tem uma coleção dele e o título me pareceu chamativo, e fiquei completamente traumatizado. Um dos piores livros já escritos.

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Qua Out 12, 2011 11:07 am

Terminei de ler hoje UM MANICACA. Tomei a liberdade de colocar a capa da minha edição, já que não encontrei em canto nenhum da net. Piauí terra esquecida.

TÍTULO: Um Manicaca
AUTOR: Abdias Neves
EDITORA: Corisco

Um manicaca, a princípio, é um documento que retrata a cidade de Teresina no começo do século XX. Recém fundada, a jovem capital é retratada nos seus mínimos detalhes a partir dos hábitos e costumes do povo, do verde de sua paisagem, nos laços com o rio Parnaíba, além dos tipos hoje perdidos por motivos óbvios, como o acendedor de lampiões, ou o condutor do burro que distribuía água em ancoretas. As festas também são bem detalhadas nessa cidade que ainda estava desabrochando na época que Abdias Neves escreveu seu romance.
Esse é praticamente o ponto mais positivo do livro. Hoje, um registro histórico desse porte é raro, senão único, dos hábitos e costumes que se perderam. Em termos literários, o livro não empolga tanto. Escrito com linguagem coloquial e fortemente influenciado pela estética naturalista, há uma forte presença de Aluísio Azevedo e Eça de Queirós no enredo, que trata do triângulo amoroso entre Júlia, Araújo (o marido) e Luís Borges, melhor amigo de Araújo e amante de Júlia. Acontece que os fatos narrados são apresentados ao leitor e a partir daí, não se desenvolvem muito, sempre remoendo as mesmas situações: Araújo é tísico, a mulher é quem manda na casa, toda a vizinhança suspeita do romance entre Luís Borges e Júlia e pronto. Fica nisso mesmo, criando uma vaga expectativa caso o adultério seja descoberto, mas só vaga mesmo, porque se é a mulher quem manda, e se Araújo descobrir, o leitor pode até prever que, ou ele vai perdoá-la, ou vai ignorar o fato.
Outro personagem que tem um papel importante no livro (não na trama) é o Dr. Praxedes, bacharel em direto, culto e maçom. E seu papel é nada mais nada menos que ser a voz de Abdias Neves contra a igreja católica da época, que rendeu a meu ver, uma das grandes falhas do livro que é o excesso de críticas ao clero. O erro na dose causa um mal estar ao leitor que se enfada com os mesmos argumentos durante o livro todo, onde o autor usa o cientificismo para rebater e condenar as práticas da época. Os demais personagens na trama são tão clichês que se percebe de cara que Abdias só os criou para interagirem com seu Dr. Praxedes, e servirem de fantoches para retratar os cristãos alienados, hipócritas e ignorantes.
Dessa galeria de personagens, nenhum é capaz de ser aquele que o leitor se identifica, pois Araújo é um chorão que passa os dias padecendo sob a tísica e sendo comandado pela mulher. Júlia é uma megera, age como a pior das putas. Luís Borges é talvez o mais escroto por trair o melhor amigo e Praxedes é o mais enfadonho com suas teorias chatas e batidas (pros dias de hoje). Sendo, que olhando por esse ponto de vista, o melhor personagem chega a ser a própria cidade de Teresina (lembra muito o lance de O cortiço, de Aluísio Azevedo), e fica a dúvida se essa tese não foi propositalmente inserida por Abdias Neves no romance.
A respeito da edição, a editora Corisco já faliu por aqui, e pelo menos nesse livro, teve a frente o pedante Cineas Santos, que se acha imbuído de uma aura de ser o semeador da cultura piauiense e se auto elevou a essa categoria destituído de toda e qualquer humildade. Seu trabalho como editor deixa a desejar. Na sua ânsia de produzir algo relevante, encheu a obra de notas ao final de cada capítulo, com essas referências copiadas de outras edições de Um manicaca e outras extremamente corriqueiras e usuais ainda nos nossos dias, como por exemplo, “ter sarna pra se coçar”, que é uma expressão corriqueira e usual no dia a dia e qualquer adulto sabe o que significa.
Pra encerrar, Um manicaca vale mais como um documento histórico, escrito de Teresinense pra Teresinense, com seu vocabulário e costumes esquecidos, mas como obra literária deixa muito a desejar.

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por tmanfrini em Qua Out 12, 2011 12:23 pm

Detalhe pro pijama ótimo na capa da edição do Jabá.

Aqui no fórum não se pratica alguma troca de excertos das leituras? É algo que faço com frequência onde posso, quando as passagens me chamam atenção especial. Mas posto que não vejo no fórum, contenho.

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qua Out 12, 2011 12:39 pm

tmanfrini escreveu:Detalhe pro pijama ótimo na capa da edição do Jabá.

Aqui no fórum não se pratica alguma troca de excertos das leituras? É algo que faço com frequência onde posso, quando as passagens me chamam atenção especial. Mas posto que não vejo no fórum, contenho.
Posta, cacete! Aqui é casa da mãe Joana, tu faz o que quiser Laughing

César
Púchkin
Púchkin

Ver perfil do usuário http://twitter.com/likeapisces

Mensagem por tmanfrini em Qua Out 12, 2011 12:45 pm

César escreveu:
tmanfrini escreveu:Detalhe pro pijama ótimo na capa da edição do Jabá.

Posta, cacete! Aqui é casa da mãe Joana, tu faz o que quiser Laughing
E o medo de ser a esquisita postando as coisas pra si mesma?
No

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Amanda em Qua Out 12, 2011 1:16 pm

Não se acanhe, tmanfrini.

Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Ver perfil do usuário

Mensagem por tmanfrini em Qua Out 12, 2011 9:47 pm

Muito bem então, culpa em parte de vocês se agora não paro de pespegar trechos.
cherry

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Karenina em Qui Out 13, 2011 8:54 am

Muito estranha essa vibe bairrista do Jabá.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Qui Out 13, 2011 1:51 pm

Natasha escreveu:Muito estranha essa vibe bairrista do Jabá.

Será? Depois vem com mimimi e twitaço quando atorzinho de merda vem falar mal da cidade. Rolling Eyes

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qui Out 13, 2011 1:57 pm

Jabá escreveu:

Será? Depois vem com mimimi e twitaço quando atorzinho de merda vem falar mal da cidade. Rolling Eyes
Coisa de brasileiro.

Quem quiser falar mal de SP me chama que eu ajudo Laughing

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Karenina em Qui Out 13, 2011 3:09 pm

Jabá escreveu:

Se ainda fosse um ATOR mas um restolho daqueles...quem se importa?

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gourmet em Qui Out 13, 2011 4:17 pm

Finalizei umas poucas semanas atrás esses três livros, que foram lidos em sequência.

Ficarei devendo uma resenha decente, mas provavelmente vocês têm uma razoável noção do que se trata e que esses livros estão sendo adaptados para a TV pela HBO.

Essencialmente é uma trama política num mundo de fantasia, em que os elementos fantásticos são remotos coadjuvantes. Os livros são narrados sob o ponto de vista de diversos personagens, segundo o qual o autor modula o estilo.

Leitura que provavelmente não deve despertar muito interesse dos camaradas do fórum, mas que não posso deixar de recomendar, pela complexidade da história.

Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qui Out 13, 2011 4:22 pm

Eu tenho uma colega que diz que leitura séria vc lê 100 páginas em seis meses, e essas ai vc lê 600 em um dia. Levo fé Laughing

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Jabá em Qui Out 13, 2011 4:32 pm

No aguardo do Gourmet postar uma dissertação sobre os livros.

E Crime e castigo?

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Amanda em Qui Out 13, 2011 4:32 pm

Gourmet escreveu:Finalizei umas poucas semanas atrás esses três livros, que foram lidos em sequência.

Ficarei devendo uma resenha decente, mas provavelmente vocês têm uma razoável noção do que se trata e que esses livros estão sendo adaptados para a TV pela HBO.

Essencialmente é uma trama política num mundo de fantasia, em que os elementos fantásticos são remotos coadjuvantes. Os livros são narrados sob o ponto de vista de diversos personagens, segundo o qual o autor modula o estilo.

Leitura que provavelmente não deve despertar muito interesse dos camaradas do fórum, mas que não posso deixar de recomendar, pela complexidade da história.

Até gosto da série, foi algo que me surpreendeu. Pensei que fosse uma coisa meio Spartacus (sangue, putaria, sangue, putaria...), mas é realmente algo mais elaborado. Só que daí chegar a ler os livros... Preguiça eterna. Infelizmente muita gente está lendo e os spoilers estão por todo lado. Todo dia descubro um personagem novo que vai morrer Sad

Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gourmet em Qui Out 13, 2011 4:44 pm

Os livros me ofereceram bem mais do que eu esperava e provavelmente estão alguns graus acima de O SENHOR DOS ANÉIS e me agradaram mais que alguns literatos de renome. Em diversos aspectos me lembraram de OS REIS MALDITOS de Maurice Druon. Também me ajudaram a entender a mecânica política do matrimônio, que era uma espécie de "buraco negro" desde que vi RAINHA MARGOT.

Mas como eu afirmei, aqui não parece ser o metier para um debate sobre os livros do George Martin.

Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qui Out 13, 2011 5:14 pm

Dizem que as edições em inglês são as mesmas desde que foram lançadas, nunca passaram por uma revisão que seja, erros de digitação, gramática... Bizarro.

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Amanda em Qui Out 13, 2011 5:17 pm

César escreveu:Dizem que as edições em inglês são as mesmas desde que foram lançadas, nunca passaram por uma revisão que seja, erros de digitação, gramática... Bizarro.

Também soube disso. É a pressa.

Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qui Out 13, 2011 5:28 pm

Os livros já tem 15 anos, vendem pra cacete, e não tiveram coragem de melhorar? Cacete!

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Gourmet em Qui Out 13, 2011 6:54 pm

Jabá escreveu:No aguardo do Gourmet postar uma dissertação sobre os livros.

E Crime e castigo?

É possível que eu escreva alguma coisa mais elaborada mesmo, sem spoilers, é claro.

Quanto a CRIME E CASTIGO, é o tipo de "leitura séria vc lê 100 páginas em seis meses". Estou sendo um pouco mais apressado, mas está sendo uma verdadeira imersão psicológica. O livro absorve e a forma como o Bezerra traduziu realmente é muito agradável de se ler, soa tão espontaneamente escrito que tem até uma elegância autêntica nisso.

Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Ver perfil do usuário

Sacher-Masoch - Vênus das peles

Mensagem por Sblargh em Sex Out 14, 2011 1:49 am

Li faz algum tempinho, (o que significa que estou fraco nas leituras) mas ainda estou digerindo.
É uma das grandes histórias de amor e nada me espanta que o pensamento da época conseguiu absorvê-lo apenas como patologia. Ou ainda, que o pensamento atual não tenha conseguido ir além desse parâmetro.
Guiado pela palavra "masoquismo", acreditamos estar preparados para a tortura física que o personagem pode vir a sofrer, mas nada pode preparar para a verdadeira crueldade que está além dos chicotes; embora estes façam parte, pois trata-se de uma relação única com o corpo.
Acho que deveria ler o que Deleuze disse a respeito desta obra, pois ela é muito rica; não só pelo uso da dor como dispositivo de prazer ou idolatria (isso os cristãos estão acostumados um bocado já), mas por questionar os limites da entrega. A inovação desta obra talvez seja que a tortura do corpo não é um modo de negá-lo como cárcere ou afirmá-lo como objeto divino, mas em tê-lo como utensilio para o romantismo.
Enfim, não sei, é uma obra muito rica, muita coisa a se pensar nela.

Sblargh
Noites Brancas
Noites Brancas

Ver perfil do usuário

Mensagem por tmanfrini em Sex Out 14, 2011 1:55 am

Sblargh escreveu:

Li faz algum tempinho, (o que significa que estou fraco nas leituras) mas ainda estou digerindo.
É uma das grandes histórias de amor e nada me espanta que o pensamento da época conseguiu absorvê-lo apenas como patologia. Ou ainda, que o pensamento atual não tenha conseguido ir além desse parâmetro.
Guiado pela palavra "masoquismo", acreditamos estar preparados para a tortura física que o personagem pode vir a sofrer, mas nada pode preparar para a verdadeira crueldade que está além dos chicotes; embora estes façam parte, pois trata-se de uma relação única com o corpo.
Acho que deveria ler o que Deleuze disse a respeito desta obra, pois ela é muito rica; não só pelo uso da dor como dispositivo de prazer ou idolatria (isso os cristãos estão acostumados um bocado já), mas por questionar os limites da entrega. A inovação desta obra talvez seja que a tortura do corpo não é um modo de negá-lo como cárcere ou afirmá-lo como objeto divino, mas em tê-lo como utensilio para o romantismo.
Enfim, não sei, é uma obra muito rica, muita coisa a se pensar nela.
Romantismo ultra-sensual. Faço minhas suas palavras.

O trabalho do Deleuze sobre Sacher-Masoch vale muito a pena, melhor coisa que li dele.

tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Sex Out 14, 2011 2:16 am

Avatar do Sblargh me lembra isso aqui

César
Púchkin
Púchkin