Qual o último livro que você leu?

Página 3 de 37 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 20 ... 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César em Qui Ago 11, 2011 10:58 am

Lorenzo Becco escreveu:
César escreveu:Agora comecei a ver o filme e já começo a ficar triste, 2001 e ainda assim dublado.

Como assim dubaldo? O filme não é nacional?
Dublado, quando não tem sistema de som na hora da gravação, saca? Tem dublador famoso dublando ator desconhecido na primeira cena do filme Laughing

César
Púchkin
Púchkin

Ver perfil do usuário http://twitter.com/likeapisces

Mensagem por Becco em Sab Ago 13, 2011 12:08 pm

César escreveu:Dublado, quando não tem sistema de som na hora da gravação, saca? Tem dublador famoso dublando ator desconhecido na primeira cena do filme Laughing

Putz, nem tinha reparado. Mad

Bem, voltando ao assunto do tópico:

Não é que eu tenha me decepcionado com o Bukowski, até achei bem divertida a leitura. Foi extamente o que eu esperava dela.
Bem esse foi o problema.
Os contos dele são ágeis [especialmente os diálogos], inventivos [se metade daquelas putarias aconteceram mesmo com ele, o cara teve uma vida foda] e divertidos [li a maior parte do livro nas viagens de ônibus e nem isso atrapalhou a leitura, pelo contrário, ajudou o trajeto], mas raramente saem do eixo bebida-sexo-corridas de cavalo.

Mesmo quando o personagem não é o seu alter-ego, Henry Chinasky, ainda é tão parecido com ele que nem sei por que não usou Chinasky na maioria dos contos.
Dos autobiográficos, os melhores são os que focam na sua vida como escritor [por que, sinceramente, não sei como alguém tão porralouca conseguiu publicar tantos livros] e os dois contos que relatam os funerais do pai dele [porra, ele odiava mesmo o velho], que são excelentes.
Mas eu gostei mesmo dos que não são autobiográficos, como o do casal canibal que guarda um adolescente no refrigerador [o melhor do volume], pena que são tão poucos.

Se é verdade que todo escritor só escreve uma obra em muitos volumes, o Buka é a prova disso. Merece crédito por ter escito tanta coisa usando um só personagem: ele mesmo.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Ver perfil do usuário http://literaturarussa.forumeiros.com/

Mensagem por Mat em Dom Ago 14, 2011 8:15 pm

Terminei agora a pouco. Cardoso ainda não me decepcionou. Já fazia um tempo que queria ler esses textos, mas estavam esgotados nas livrarias e eu não conhecia a estante virtual.

Como eu disse, paguei 7 pila nesse e está novinho. Algumas manchas aqui e ali, mas dá pra levar. A edição dá civilização brasileira é boa, mas eu sempre tive birra com a fonte deles, sei lá, parece meio borrada.

Uma coisa que poderia ser melhor também é o prefácio, que apesar de esclarecedor, não é muito profundo e deixa a desejar. A organização do texto é boa e no final vem cronologia de vida e obra.

"O desconhecido e mãos vazias" são duas das novelas mais celebradas da literatura nacional, mas ainda temos uma dívida muito grande com o Lúcio, segundo o prefácio, muito ainda tem que ser difundido de sua obra.

Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Ter Ago 16, 2011 9:34 am

aviso escreveu:

Sou doido pra ler esse livro, mas é muito caro. Deve ser muito foda!

Mat escreveu:

E eu ainda nem comecei a "Crônica". Devia ter pegado um desses menores mesmo.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por Érika Donin em Qua Ago 17, 2011 6:18 pm

To lendo Guia do Mochileiro das Galáxias.

SOOOOOOOOO FUNNEEEY

Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Seg Ago 22, 2011 8:27 pm

O Duelo de Anton Tchekhov.

Tchekhov chega muito perto de de criar uma obra clássica aqui, muito perto mesmo. O livro analisa certas relações dentro de um pequeno grupo de "amigos" no Cáucaso. Pouco se sabe sobre o personagem principal, suas opiniões e atitudes são contadas mais pelo zoólogo von Koren do que mostradas pelo próprio personagem, o que cria certa duvida, "Laévski é isso mesmo, ou o ódio de von Koren por ele que o deforma desta maneira?"

Um livro com uma ótima levada mas que acaba de forma repentina, como se o desfecho tivesse sido escrito as pressas. Ainda assim, um ótimo representante da literatura russa, a vida do homem comum em um microscópio.

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Becco em Seg Ago 22, 2011 10:55 pm

Que foda! Tchekhov é foda demais! O gênio do minimalismo e da caracterização humana!
Esse era outro que você tinha que me emprestar se fôssemos vizinhos! Laughing

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por tiago em Seg Ago 22, 2011 11:15 pm

O último que impressionou foi Irmãs Makioka, uma viagem cultural das mais interessantes. Basicamente é sobre mulheres japoneses de uma família decadente e seus problemas nos anos 30 (desde casamento até diarréia), descrevendo com minúcia tradições, ritos, regras escritas e não escritas.
É daqueles livros que te deixa preso pelo não dito e pelas entrelinhas.

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Ter Ago 23, 2011 8:27 am

Coloquei a capa no seu post, pra quem se interessar pelo autor ou obra ir atrás.
Parece muito legal mesmo.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por Mat em Ter Ago 23, 2011 11:45 am

tpnocera escreveu:O último que impressionou foi Irmãs Makioka, uma viagem cultural das mais interessantes. Basicamente é sobre mulheres japoneses de uma família decadente e seus problemas nos anos 30 (desde casamento até diarréia), descrevendo com minúcia tradições, ritos, regras escritas e não escritas.
É daqueles livros que te deixa preso pelo não dito e pelas entrelinhas.

A literatura japonesa é um campo que ainda quero conhecer muito. Os autores parecem ser muito bons. Muito minimalistas e poéticos. Até agora só conheço Kawabata (que inclusive ganhou o primeiro nobel na terra do sol nascente) e Akutagawa, gostei bastante dos dois, quero ler a obra completa deles. Mas quero ir atrás de mais gente, sei que tem muitos autores bons no Japão. Além do mais, a cultura japonesa eu acho muito incrível, o jeito como eles se organizam (às vezes chega a ser doentio) e tem um respeito faraônico pela morte, algo que nós ocidentais nunca entenderíamos.

Se você não leu Kawabata eu te recomendo muito. Os livros são lindos, breves e com muita poesia em sua prosa.
Akutagawa escreveu contos viscerais. "Hell screen" é um bom ponto de partida por te mostrar o estilo coerente e com uma dose regular de adjetivos do autor e sua relação com as artes plásticas, algo inerente à literatura daquele país, por sua perfeição e minimalismo.

Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiago em Ter Ago 23, 2011 1:40 pm

Vou procurar esses caras. Não conheço muito a literatura japonesa também.
Mas se vocês também se interessam por cinema, esse livro tem muito em comum com o de Ozu: tanto na mundanidade das situações, na (aparente) simplicidade do estilo, e na contraposição/diálogo dos valores do japão tradicional com os da ocidentalização.

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Ter Ago 23, 2011 5:14 pm

Logo de hoje do Google é do Borges.

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Jabá em Qui Set 08, 2011 12:27 pm

Olá,

Sou novo aqui. Fui convidado pelo Atreyu (não sei o nick dele aqui Laughing ) no outro fórum. Sou formado em engenharia e professor do IFPI, ministro disciplinas da área de construção civil. O que isso tem a ver com literatura? Acho que só a paixão pelas duas coisas. Achei curioso a presença de vários nordestinos aqui. Parabéns pela iniciativa dos organizadores do fórum! Very Happy

Terminei de ler A METAMORFOSE, do Kafka (Versão Abril Coleções). Talvez o livro mais rápido que li esse ano (2 dias em 4 horas) Razz
Quando li pela primeira vez aos 16 anos pensei se tratar de um livro de terror, mas não saquei muita coisa.
Diferente de O CASTELO (que achei um saco), a leitura da metamorfose é bem mais perturbadora. Como já é de praxe nos romances de Kafka, o ambiente onírico dá um toque surreal na trama, tanto pela situação absurda vivida pelo personagem Gregor Samsa, a "aceitação" do personagem achando que a qualquer momento a vida voltará ao normal, a reação dos familiares ao estado dele e até a presença dos 3 sujeitinhos barbudos. Pude perceber também a presença da famosa relação conflituosa de Kafka com seu pai, colocada de forma escancarada no personagem pai de Samsa.
A narrativa flui sem mais delongas, bem objetiva e rápida, resultando numa tocante metáfora do que de fato nos torna humanos. Clássico que deve marcar presença na estante de todo bibliófilo.
Outros livros que li esse ano:

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qui Set 08, 2011 1:19 pm

Bem vindo, Jabá!

E Castelo eu não sei porque chamam de clássico do Kafka, já que todos odeiam Laughing

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Becco em Dom Set 11, 2011 3:03 pm

Jabá escreveu:Olá,

Sou novo aqui. Fui convidado pelo Atreyu (não sei o nick dele aqui Laughing ) no outro fórum.

Presente. Aqui o povo me conhece por Becco.
Smile

Jabá escreveu:Sou formado em engenharia e professor do IFPI, ministro disciplinas da área de construção civil. O que isso tem a ver com literatura? Acho que só a paixão pelas duas coisas. Achei curioso a presença de vários nordestinos aqui. Parabéns pela iniciativa dos organizadores do fórum! Very Happy

Devia ter aberto um tópico de apresentações...

Pois é, tem mesmo muito nordestino por aqui. Não tinha reparado.

Também li A Metamorfose esse ano. Gostei muito e fiquei com vontade de ler mais dele [inclusive O Castelo]

Jabá escreveu:Outros livros que li esse ano:

Poxa, você tem uma tabela detalhada dos livros que leu?! Shocked
Eu, no máximo, anoto na agenda.
Ia ser difícil por que, muitas vezes, leio mais de um ao mesmo tempo.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por Jabá em Seg Set 12, 2011 10:32 pm

Lorenzo Becco escreveu:Poxa, você tem uma tabela detalhada dos livros que leu?! Shocked
Eu, no máximo, anoto na agenda.
Ia ser difícil por que, muitas vezes, leio mais de um ao mesmo tempo.[/color]

Olá, Becco. Agora sei quem é o Atreyu. Wink

Bom, comecei a fazer isso ano passado. Achei melhor anotar pra ver se atinjo minhas metas. Esse ano foi de 30 livros. Estou no 20°, creio que vou conseguir. Smile Costumo repassar cópia pros amigos, aí fica mais fácil comentar sobre a leitura ou indicar algum. Só não faço com livros técnicos e da série 1001, porque uso mais como consulta. Além disso, quando o livro me marca muito procuro fazer uma resenha e arquivar.

Anoto também gibis, revistas e períodicos, filmes e games. No futuro espero ter um banco de indicações. É ótimo pra refrescar a memória.

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Ter Set 13, 2011 8:45 am

Eu tento ler uma média de 52 por ano [o que dá um por semana], mas, quando pego livros mais grossos, não consigo. Aí leio uns 40 mesmo, o que já é ótimo.

Quem aqui tem Skoob e quer me adicionar.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por Deco em Ter Set 13, 2011 7:07 pm

Mais um grande livro de Pynchon dessa vez a época escolhida foi seculo XVIII,onde os personagens do titulo tem por missão traçar uma linha divisoria onde tempos depois caracterizaria a divisão do Norte industrial e o sul escravista dos EUA,o autor faz um pastiche com a língua inglesa da época sendo normal encontrar alguns vocábulos que hoje em dia estão em desuso nas conversas dos americanos contemporâneos.
As loucuras de Pynchon continuam nesse romance em que aparecem um pato mecânico que ganha vida,George Washington fumando macona(canhamo), realmente Pynchon não poupa a America mostrando uma visão irônica muito distante do belo sonho americano.
Fico na espera de Against the day no ano q vem em português,dessa vez o período historico é a belle epoque.

Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Ver perfil do usuário

Mensagem por Deco em Ter Set 13, 2011 7:41 pm

A quem possa interessar este link sobre Pynchon do editor Andre Conti:http://www.blogdacompanhia.com.br/2011/04/editando-seu-autor-favorito/

Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Qua Set 14, 2011 9:24 am

TÍTULO: As aventuras de Huckleberry Finn
AUTOR: Mark Twain
EDITORA: Martin Claret

“As aventuras de Huckleberry Finn” é mais uma das fantásticas obras do escritor Mark Twain que li e guardei no local reservado para livros queridos no meu coração. Derivado diretamente do clássico “Tom Swayer” é um livro muito mais maduro e bem construído que este, não desmerecendo “Tom” de forma alguma, pelo contrário. Quando resolvi ler “Huck Finn” foi pela singela curiosidade de fazer a comparação entre as duas obras, já que ambos estão ambientados na mesma época, com os mesmos personagens e o mesmo estilo. Qual o melhor dos dois? Difícil responder. Prefiro encarar “Huck Finn” como uma continuação que deu certo e que mantém a qualidade de “Tom Sawyer” com novos elementos enriquecedores das fantásticas aventuras dos dois garotos.

O livro em si, trata das peripécias de Huck Finn, um garoto vadio, porém auto-suficiente, que vive largado pela cidade vivendo intensamente a sua infância nas brincadeiras com os outros moleques da vila e se aventurando pelo rio Mississipi. Continuação direta do enredo de “Tom Sawyer”, mesmo tendo ficado rico no final do livro anterior e sendo adotado pela viúva, Huck continua relutando em ser civilizado e acaba arrastado pra uma vida de vagabundagem pelo pai alcoólatra. Mas o rumo da história muda quando Huck forja a própria morte e parte com Jim, um escravo fujão, em sua jangada se aventurando pelo rio e vilas à margem deste, se embrenhando numa divertida jornada, conhecendo os tipos mais pitorescos, vivendo as situações mais absurdas (e engraçadas) sempre se sobressaindo com sua inteligência e esperteza, embrenhado pelo interior de uma América fascinante retratada com cores vivas e sob a perspectiva de um garoto de 12 anos.

Todos os elementos que tornaram “Tom Sawyer” agradável aos olhos dos leitores estão lá. A narrativa do próprio Huck Finn torna a leitura prazerosa e engraçadíssima, pois é o tempo todo visto pela lógica de um guri dessa idade, que confere à obra um humor ácido e mordaz. Faz voltar no tempo e ter vontade de ser criança novamente. Incontestavelmente, Mark Twain é um dos maiores contadores de história da literatura universal. Muitas das histórias aqui contadas e personagens foram adaptadas da própria infância e aventuras de Twain. Segundo consta, definiu com essa obra, mesmo com esse viés humorístico, o romance americano.

Quanto à edição da Martin Claret (série ouro), esta vem recheada de “extras”, com uma mini-autobiografia de Twain (muito engraçada), um capítulo extra com o escravo Jim, o conto “a célebre rã saltadora”, um texto sobre a obra em si e uma biografia de Twain. Sendo esse livro, da até pra aturar o trabalho porco da editora, não vou entrar no mérito tradução, porque não leio em inglês pra comparar com os originais, mas pelo que se comenta sobre a obra, Twain utilizou pelo menos 7 dialetos diferentes falados na região à época. Grande chance de isso ter se perdido na adaptação pro português. Lembrando que Twain retomou ainda mais algumas vezes os personagens em outros romances. Recomendo muito esse livro!

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qua Set 14, 2011 11:39 am

Poxa Jabá, Martin Claret? Não manja das putarias editoriais que rolam lá?

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Jabá em Qua Set 14, 2011 4:03 pm

não. Rasgue ai.

o que sei é que as edições são uma merda. Laughing

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Qua Set 14, 2011 4:16 pm

Martin Claret fode os tradutores, maioria das traduções deles é requentada, mudam uma palavra aqui, outra ali, colocam o nome de alguém inventado, a capa quase sempre são posters de filmes editados no photoshop, e pronto, tá feita a merda. É mais barato mas tem seu preço, sempre falo pra não comprarem, porque o negócio deles é sujo.

Dá uma olhada aqui sobre isso http://naogostodeplagio.blogspot.com

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Jabá em Qua Set 14, 2011 4:22 pm

César escreveu:Martin Claret fode os tradutores, maioria das traduções deles é requentada, mudam uma palavra aqui, outra ali, colocam o nome de alguém inventado, a capa quase sempre são posters de filmes editados no photoshop, e pronto, tá feita a merda. É mais barato mas tem seu preço, sempre falo pra não comprarem, porque o negócio deles é sujo.

Dá uma olhada aqui sobre isso http://naogostodeplagio.blogspot.com

Bom, não sabia mesmo.
Desde que li "O processo" editado por eles achei o serviço bem porco que desisti de comprar.
O último livro que comprei por coincidência foi Tom Swayer numa Siciliano quando estive me Natal/RN pela bagatela de R$ 5,00 Laughing

Mais um motivo pra continuar NÃO comprando. Evil or Very Mad

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Karenina em Ter Set 20, 2011 7:22 am

Fantástico o livro. Datado de 2007, mas atualíssimo ainda. Através de textos proferidos em conferências/palestras/afins, o Hobsbawm se debruça sobre esses temas com uma maestria incrível e consegue fazer uma análise crítica do panorama ensejado pelos três verbetes que nomeiam o livro. Fiquei re-empolgada com os temas até e fui ler uns artigos do Chomsky.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:07 am

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 37 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 20 ... 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: