Qual o último livro que você leu?

Página 4 de 37 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 20 ... 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Jabá em Ter Set 20, 2011 12:00 pm

Tashinha escreveu:

Fantástico o livro. Datado de 2007, mas atualíssimo ainda. Através de textos proferidos em conferências/palestras/afins, o Hobsbawm se debruça sobre esses temas com uma maestria incrível e consegue fazer uma análise crítica do panorama ensejado pelos três verbetes que nomeiam o livro. Fiquei re-empolgada com os temas até e fui ler uns artigos do Chomsky.

Ano passado li "Bandidos" do Hobsbawn. Achei uma leitura pesada, muito teoria sociológica e antropológica. Não é bem minha praia.
Um amigo meu tentou começar "A era das revoluções" (ou algo assim) mas não aguentou. Hobsbawn não é pra qualquer um.

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Karenina em Qua Set 21, 2011 6:57 am

Jabá escreveu:
Tashinha escreveu:

Fantástico o livro. Datado de 2007, mas atualíssimo ainda. Através de textos proferidos em conferências/palestras/afins, o Hobsbawm se debruça sobre esses temas com uma maestria incrível e consegue fazer uma análise crítica do panorama ensejado pelos três verbetes que nomeiam o livro. Fiquei re-empolgada com os temas até e fui ler uns artigos do Chomsky.

Ano passado li "Bandidos" do Hobsbawn. Achei uma leitura pesada, muito teoria sociológica e antropológica. Não é bem minha praia.
Um amigo meu tentou começar "A era das revoluções" (ou algo assim) mas não aguentou. Hobsbawn não é pra qualquer um.

Este livro tem a leitura muito "fácil" em relação As eras porque não é um texto inteiro e sim um compêndio de palestras e exposições, então, de alguma forma são bem mais didáticas do que a leitura dos livros-livros dele em si - ao menos foi o que percebi com minha visão de leiga.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Sex Set 23, 2011 12:25 am

TÍTULO: Capitães da areia
AUTOR: Jorge Amado
EDITORA: Record

O romance gira em torno de um grupo de moleques abandonados que vivem aprontando pelas praias da Bahia. É uma comovente história. Jorge Amado, munido de um lirismo fabuloso, aborda vários problemas sociais na obra e impõe um ponto de vista humanitário desconcertante na narração de “Capitães da Areia”.

A galeria de personagens é de uma variedade peculiar, algumas vezes até mesmo caricatural, repleta de figuras marcantes como o Professor, Pirulito, Gato, Boa Vida, Sem Perna e o líder Pedro Bala. Não tem como não se afeiçoar à traquinagem dos Capitães da Areia, torcer por eles até mesmo na hora das presepadas. A ambientação da trama é explorada com a bela paisagem das praias da Bahia, onde Jorge Amado, como de costume, declara o seu amor ao lugar, enriquecendo de uma beleza extraordinária o livro com suas belas praias e belas noites.

Achei bacana a forma como o autor iniciou o romance de forma tão direta expondo o caso dos Capitães, ou seja, com várias notícias de jornal onde cada segmento da sociedade expõe o que pensa do problema dos meninos de rua, e assim o leitor chega meio que de pára-quedas, mas já se envolvendo na história.

Como esse livro é o segundo que leio do autor, como no anterior (Mar morto), tem uma morte tão bem construída e dramática que cria um entalo e faz o leitor pensar o que será de fulano agora que sicrano morreu. E é possível identificar esse personagem na hora que ele surge. Apesar de que o final ficou “pesado” com uma por conta da panfletagem comunista, isso não atrapalha em nada o desenvolvimento da história.

A edição da Record tá boazinha. Comprei baratinho (R$ 9,90 na Americanas), e fora um vacilo que percebi (a grafia do cargueiro ora como “lóide” e ora como “Lloyd”) não tenho o que reclamar.

Em 2010 foi lançado um filme, e pelos trailers me pareceu bem produzido. Vou conferir esses dias.

No mais, ótima leitura, recomendo e vou continuar seguindo com “Terras do sem-fim” pra não esfriar o clima. bounce

Edit: o filme vai ser exibido a partir de 7 de outubro! cheers

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Karenina em Sex Set 23, 2011 10:38 am

[Copiado do MBB por pura preguiça]

Terminei de ler esse livro fabuloso do Stendhal. A versão que li foi da editora Círculo do livro. Não vou colar a foto qui senão vou bagunçar a página.

Em linhas gerais o livro é dividido em dois volumes e conta a história de Julien Sorel, francês, filho de um carpinteiro, cheio de ambições e sonhos que não conseguia se enquadrar na vida simples que seus familiares levavam.

Por ter conhecimentos em latim e bíblicos/religiosos e ter certa influcência com clérigos da igreja local, ele passa a ser preceptor dos filhos do prefeito da cidade. Obviamente, ele se encanta pela esposa do prefeito. Este encantamento não é necessariamente por ela em si e sim pelo que ela representa, pelo cargo que ocupa. O Julien é muito alpinista social e procura se dar bem em todas as situações, tirar proveito de tudo.

Ao longo do livro e das elucubrações dele a gente vai percebendo as reais intenções sobre os fatos e as pessoas. A visão de mundo dele é sempre muito preconceituosa e mesquinhamente crítica.

Às vezes a narrativa fica chata e monótona, mas você continua lendo super empolgado pra descobrir qual a próxima presepada que o Julien vai armar.

Agora estou na dúvida se volto pro Mrs. Dalloway da Virginia Woolf ou se inicio The Bell Jar da Sylvia Plath.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Sex Set 23, 2011 10:41 am

The Bell Jar requer muito gás, MUITO! Mas é um meu livro downer favorito.

César
Púchkin
Púchkin

Ver perfil do usuário http://twitter.com/likeapisces

Mensagem por Mat em Sex Set 23, 2011 1:45 pm

Tashinha escreveu:[Copiado do MBB por pura preguiça]

Terminei de ler esse livro fabuloso do Stendhal. A versão que li foi da editora Círculo do livro. Não vou colar a foto qui senão vou bagunçar a página.

Em linhas gerais o livro é dividido em dois volumes e conta a história de Julien Sorel, francês, filho de um carpinteiro, cheio de ambições e sonhos que não conseguia se enquadrar na vida simples que seus familiares levavam.

Por ter conhecimentos em latim e bíblicos/religiosos e ter certa influcência com clérigos da igreja local, ele passa a ser preceptor dos filhos do prefeito da cidade. Obviamente, ele se encanta pela esposa do prefeito. Este encantamento não é necessariamente por ela em si e sim pelo que ela representa, pelo cargo que ocupa. O Julien é muito alpinista social e procura se dar bem em todas as situações, tirar proveito de tudo.

Ao longo do livro e das elucubrações dele a gente vai percebendo as reais intenções sobre os fatos e as pessoas. A visão de mundo dele é sempre muito preconceituosa e mesquinhamente crítica.

Às vezes a narrativa fica chata e monótona, mas você continua lendo super empolgado pra descobrir qual a próxima presepada que o Julien vai armar.

Agora estou na dúvida se volto pro Mrs. Dalloway da Virginia Woolf ou se inicio The Bell Jar da Sylvia Plath.

Olha, eu terminei Mrs. Dalloway não faz muito tempo e a grande sensação que me invadiu foi: grande bosta.

Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Karenina em Sex Set 23, 2011 4:38 pm

Mat, por quê você acha que parei de ler o livro? Um saco, não aguentei. Mas pretendo terminá-lo.

E César, pense bem aí no medo que tô de ler, especialmente porque o livro é em inglês.

Talvez eu mude e largue essas autoras suicidas e leia algo mais feliz.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Sex Set 23, 2011 4:59 pm

Tashinha escreveu:Talvez eu mude e largue essas autoras suicidas e leia algo mais feliz.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Ver perfil do usuário http://literaturarussa.forumeiros.com/

Mensagem por Jabá em Sex Set 23, 2011 5:00 pm

Eu nunca deixo um livro pela metade. Vou até o fim por mais chato que seja.

As vezes a parte chata acaba e vem uma surpresa.

Vide OS SERTÕES.

Começa ULTRACHATO com "a terra", melhora um pouco com "o Hômi" e fica fuderoso com "a luta".

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Karenina em Sex Set 23, 2011 5:08 pm

Lorenzo Becco escreveu:
Tashinha escreveu:Talvez eu mude e largue essas autoras suicidas e leia algo mais feliz.

Se não fosse pelo rezar quem sabe eu me atrevesse...^^

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Sex Set 23, 2011 5:16 pm

Lorenzo Becco escreveu:

Laughing Laughing Laughing

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por tiago em Sex Set 23, 2011 5:19 pm

Jabá escreveu:Eu nunca deixo um livro pela metade. Vou até o fim por mais chato que seja.

Vide OS SERTÕES.

Começa ULTRACHATO com "a terra", melhora um pouco com "o Hômi" e fica fuderoso com "a luta".

Tem alguém que não seja geógrafo ou de áreas correlatas que aguenta a primeira parte de Os Sertões?
Por falar nisso, li o livro do Mario Vargas Llosa sobre Canudos, Guerra no fim do mundo.

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Sex Set 23, 2011 5:33 pm

tpnocera escreveu:
Jabá escreveu:Eu nunca deixo um livro pela metade. Vou até o fim por mais chato que seja.

Vide OS SERTÕES.

Tem alguém que não seja geógrafo ou de áreas correlatas que aguenta a primeira parte de Os Sertões?

Bom vai ver foi isso. Como sou eng. agrimensor fiquei encantado com a descrição da terra que o Euclides faz utilizando as palavras e enquanto nós, engenheiros, aprendemos a fazer matematica e graficamente. Razz

tpnocera escreveu:Por falar nisso, li o livro do Mario Vargas Llosa sobre Canudos, Guerra no fim do mundo.

Qual sua opinião sobre o livro? Sou fissurado na história do lugar. Salvo engano esse livro é de ficção?

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiago em Sex Set 23, 2011 6:01 pm

Jabá escreveu:
tpnocera escreveu:

Vide OS SERTÕES.

Bom vai ver foi isso. Como sou eng. agrimensor fiquei encantado com a descrição da terra que o Euclides faz utilizando as palavras e enquanto nós, engenheiros, aprendemos a fazer matematica e graficamente. Razz

tpnocera escreveu:Por falar nisso, li o livro do Mario Vargas Llosa sobre Canudos, Guerra no fim do mundo.

Qual sua opinião sobre o livro? Sou fissurado na história do lugar. Salvo engano esse livro é de ficção?

Pensei que tinha achado a primeira parte dos Sertões ULTRACHATO. Mas é isso mesmo, demasiado técnico para olhos destreinados como o meu, mas está claro que entendo que a finalidade da descrição não é exatamente entreterimento.
Sim, o livro do Llosa é um romance histórico, e achei bom sim.

tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por César em Dom Set 25, 2011 9:49 pm

Não imaginei que fosse ser tão bom, não prometia tanto, mas nunca imaginei ler um livro de 1850 tão ousado. Enquanto Hemingway puxa tanto o saco do Twain pela escrita óbvia, Hawthorne vai desembocar no Faulkner e no McCarthy, autores que pedem mais do leitor. Não é um livro baseado em personagens, apesar da heroína ser importante, é um livro onde a cidade é o personagem principal. Ah, a tradução da Penguin é muito boa, esperava menos deles, leiam esta porra.

César
Púchkin
Púchkin

Mensagem por Mat em Seg Set 26, 2011 9:21 am

César escreveu:

Não imaginei que fosse ser tão bom, não prometia tanto, mas nunca imaginei ler um livro de 1850 tão ousado. Enquanto Hemingway puxa tanto o saco do Twain pela escrita óbvia, Hawthorne vai desembocar no Faulkner e no McCarthy, autores que pedem mais do leitor. Não é um livro baseado em personagens, apesar da heroína ser importante, é um livro onde a cidade é o personagem principal. Ah, a tradução da Penguin é muito boa, esperava menos deles, leiam esta porra.

McCarthy exige mais do leitor? Laughing

JESUS DU CÉU

Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Érika Donin em Seg Set 26, 2011 5:01 pm

Mat escreveu:

Esse tá na lista a anos. Até comprei, mas não tomei coragem...

Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Sab Out 01, 2011 12:50 am

UFA! Terminei mais um... cheers cheers cheers

TÍTULO: Terras do sem fim
AUTOR: Jorge Amado
EDITORA: Record

Terras do sem fim é um romance que trata do desbravamento de terras do município de Ilhéus/BA na febre do cacau. Narra a história da luta entre duas facções políticas, formadas por famílias rivais, os Badarós e o Coronel Horácio Silveira para a conquista da área de terra denominada de Sequeiro Grande, cuja finalidade é plantar cacau e ampliar suas riquezas, fato que vai fazer com que quem consiga o intento, vai dominar política e financeiramente a região.

Infelizmente o ritmo do livro é um pouco arrastado. Jorge Amado apresenta os personagens e o lugar de forma lenta, armando as situações, amarrando nomes e casos até mais da metade do livro e isso cansa um pouco. Tem personagem que aparecem no início da trama e só vai reaparecer quase no final, já tendo um papel de suma importância no romance. Em termo de construção dos personagens, Jorge Amado é um mestre em compor tipos marcantes. Cada personagem do livro é singular e tem suas características e personalidades bem definidas.

Outro ponto que me incomodou foi devido os fatos importantes acontecerem no fim do capítulo e ao invés de dar seqüência no capítulo seguinte, Jorge Amado prefere “cortar” pra outros fatos esfriando a trama e reiniciando tudo com o mesmo ritmo lento. A sensação que se tem é que o romance não tem um clímax.

A história em si é fabulosa. O tema do coronelismo é abordado de forma que o escritor mostra conhecimento do tema por ter vivido fatos do gênero. As tocaias, a violência, o desrespeito pelas leis e outros fatos são registrados tal qual como ocorrem, sem floreios e maquiagens. Os coronéis são mostrados como homens com uma dualidade espantosa onde ao mesmo tempo em que honram sua palavra, usam das sujeiras mais infames contra os adversários para atingirem suas intenções.

A edição da Record também não está legal porque o livro é estreito e tem muitas páginas (300) e confere um desconforto pra segurar porque tem que forçar pra abrir bem as páginas já que quase não dá pra ver a margem interna das folhas.

Pra encarar esse aqui tem que ter muita força de vontade, gostar de Jorge Amado e não ser do tipo que encerra uma leitura no meio.

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Sab Out 01, 2011 7:07 am

Tive que ler uma porrada de livros do Jorge Amado para a seleção do mestrado, mas esse eu não terminei.

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por Jabá em Sab Out 01, 2011 8:19 am

Lorenzo Becco escreveu:Tive que ler uma porrada de livros do Jorge Amado para a seleção do mestrado, mas esse eu não terminei.

Porque não aguentou?

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Sab Out 01, 2011 9:13 am

Pelos motivos que você citou, por que tava achando arrastado e por que já tinha lido uns 4 ou 5 livros dele seguidos anteriormente e já não aguentava mais.

Jorge Amado é como Garcia Marquez; se você ler demais em seguida, acaba enjoando por que são os mesmos temas, os mesmos estilos narrativos, às vezes até os mesmos personagens, enfim o mesmo universo.

Gabo e Jorge eram escritores profissionais e escreveram uma obra enoorme, é normal que nem tudo seja tão bom quanto 100 Anos ou Dona Flor.

Eu acabei de ler uns 4 do Garcia Marquez seguidos e vou parar com ele por um tempo [coisa que não acontece com Dostoievski por exemplo].

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por isablah em Sab Out 01, 2011 2:37 pm

César escreveu:

no topo da wishlist

isablah
Noites Brancas
Noites Brancas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jabá em Seg Out 03, 2011 8:25 am

Lorenzo Becco escreveu:Pelos motivos que você citou, por que tava achando arrastado e por que já tinha lido uns 4 ou 5 livros dele seguidos anteriormente e já não aguentava mais.

Jorge Amado é como Garcia Marquez; se você ler demais em seguida, acaba enjoando por que são os mesmos temas, os mesmos estilos narrativos, às vezes até os mesmos personagens, enfim o mesmo universo.

Gabo e Jorge eram escritores profissionais e escreveram uma obra enoorme, é normal que nem tudo seja tão bom quanto 100 Anos ou Dona Flor.

Eu acabei de ler uns 4 do Garcia Marquez seguidos e vou parar com ele por um tempo [coisa que não acontece com Dostoievski por exemplo].

Bem isso mesmo. Acho que esses autores a gente tem que selecionar só o melhor (comprovado) desses caras e ler aos poucos. Geralmente faço isso. Jorge Amado por exemplo, só me interessa ler Gabriela, Dona Flor, Tocaia grande, Jubiabá e Tieta. Já li A morte de Quincas Berro d'água, Mar morto, Capitães (o melhor) e Terras do sem fim. Se ainda tiver algo perdido nesse meio que realmente valha a pena deve ser no maximo uma ou duas obras. Sei não, posso estar enganado, mas como leitor casual encaro as coisas assim.

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Seg Out 03, 2011 9:01 am

Tereza Batista é bem legal.

Última edição por Lorenzo Becco em Seg Out 03, 2011 9:51 am, editado 1 vez(es)

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagem por Jabá em Seg Out 03, 2011 9:20 am

Lorenzo Becco escreveu:Tereza Batista é bem legal.

Não lembro desse. Trata do que, Beccaço?

Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:29 am

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 37 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 20 ... 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: