Compositores Russos #2 - Modest Petrovič Mussorgskij [Моде́ст Петро́вич Мýсoргский]
2 participantes
Página 1 de 1
Compositores Russos #2 - Modest Petrovič Mussorgskij [Моде́ст Петро́вич Мýсoргский]
Lembrando que os créditos da série vão para o "Humanista" que iniciou o assunto.
Essas postagens têm a intenção de expandir a iniciada por ele. A ópera Boris Godunov
está entre as principais obras de Mussorgsky. Diferentemente de Kosarkov, cujo
destaque era o impecavelmente belo e original senso de orquestração que foi a base
de boa parte do sinfonismo do início do século XX, inspirando inclusive alguns elementos
das sinfonias de Mahler.
[O pessoal da literatura vai lembrar que que Alma Schindler,
que foi casada com Mahler, foi casada também com o arquiteto Walter Gropius e
com o escritor Franz Werfel. Ela devia ter alguma tara por artistas.]
No caso de Mussorgsky, se eu fosse encontrar algum paralelo na literatura talvez seja
com Charles Bukowski. São pessoas de épocas diferentes, claro. Mas compartilham o
fato de que a manifestação das suas genialidades parece ser enormemente potencializada
pelas cachaça da vida. As músicas têm uma atmosfera muito densa, sombria mas com
algum contraste com momentos de ternura e leveza.
Essas postagens têm a intenção de expandir a iniciada por ele. A ópera Boris Godunov
está entre as principais obras de Mussorgsky. Diferentemente de Kosarkov, cujo
destaque era o impecavelmente belo e original senso de orquestração que foi a base
de boa parte do sinfonismo do início do século XX, inspirando inclusive alguns elementos
das sinfonias de Mahler.
[O pessoal da literatura vai lembrar que que Alma Schindler,
que foi casada com Mahler, foi casada também com o arquiteto Walter Gropius e
com o escritor Franz Werfel. Ela devia ter alguma tara por artistas.]
No caso de Mussorgsky, se eu fosse encontrar algum paralelo na literatura talvez seja
com Charles Bukowski. São pessoas de épocas diferentes, claro. Mas compartilham o
fato de que a manifestação das suas genialidades parece ser enormemente potencializada
pelas cachaça da vida. As músicas têm uma atmosfera muito densa, sombria mas com
algum contraste com momentos de ternura e leveza.
Pictures from an Exhibition – A Remembrance of Viktor Hartmann [Картинки с выставки – Воспоминание о Викторе Гартмане]
A peça foi originalmente elaborada para o piano (Mussorgsky era um
brilhante pianista, assim como boa parte dos compositores russos).
Eis uma interpretação ao piano, por Ilya Maximov:
As melhores gravações dessa peça para mim, são, no entanto de
Vladimir Horowitz e do seu aluno: o grande Byron Janis.
Eis a lendária gravação de Horowitz:
Parte 1:
Parte 2:
Maurice Ravel, que, a título de curiosidade se considerava assexual chegando
a declarar certa vez que "O único caso de amor que já tive foi com a música".
Alguns consideram que ele era um homossexual enrustido por causa do eroticismo
de peças como "Bolero" e da feminilidade quasi-chopiniana de "La Valse". Então
esse cara orquestrou muito bem a obra de Mussorgsky. Abaixo vai a foto seguida
de uma boa interpretação:
Ravel em 1912:
Eis a interpretação:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
A melhor gravação da história que considero que foi a de Sir Georg Solti regendo a
Sinfônica de Chicago. Se quiserem eu posto ela.
brilhante pianista, assim como boa parte dos compositores russos).
Eis uma interpretação ao piano, por Ilya Maximov:
As melhores gravações dessa peça para mim, são, no entanto de
Vladimir Horowitz e do seu aluno: o grande Byron Janis.
Eis a lendária gravação de Horowitz:
Parte 1:
Parte 2:
Maurice Ravel, que, a título de curiosidade se considerava assexual chegando
a declarar certa vez que "O único caso de amor que já tive foi com a música".
Alguns consideram que ele era um homossexual enrustido por causa do eroticismo
de peças como "Bolero" e da feminilidade quasi-chopiniana de "La Valse". Então
esse cara orquestrou muito bem a obra de Mussorgsky. Abaixo vai a foto seguida
de uma boa interpretação:
Ravel em 1912:
Eis a interpretação:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
A melhor gravação da história que considero que foi a de Sir Georg Solti regendo a
Sinfônica de Chicago. Se quiserem eu posto ela.
Re: Compositores Russos #2 - Modest Petrovič Mussorgskij [Моде́ст Петро́вич Мýсoргский]
Eu adoro o Mussorgsky. Vocês conhecem a ópera Boris Godunov? É fantástica, assisti toda no youtube. Tem uma série de composições dele também que são muito boas e Quadros de uma Exposição.
aline veras- Noites Brancas
- Mensagens : 39
Data de inscrição : 01/11/2011
Re: Compositores Russos #2 - Modest Petrovič Mussorgskij [Моде́ст Петро́вич Мýсoргский]
A minha intenção é postar ela completa aqui, inclusive para mencionar alguma coisa de interesse literário. Mas ainda estou me decidindo com relação à melhor versão.
A Night On Bare Mountain
Esta obra descreve um suposto fato do folclore eslavo que dizia
haver, numa colina desflorestada em uma zona de mata, próxima
a Kiev uma conveção de bruxas que iam prestar contas ao patrão
Mesfistófeles (The Devil Himself) em um ritual esquisito com a
manifestação de demônios acompanhada de fantásticos fenômenos
naturais. Fantásticos no sentido de "fantasiosos", claro. O lado
elogioso da coisa cabe a quem escutar decidir. Se houver interesse
eu dou uma pesquisada em algumas bibliotecas para abordar os
detalhes do apelo imagético da peça ao ritual satã.. (caham) ..
mefistofeliano. Fica mais elegante assim.
A peça foi originalmente escrita para orquestra e remete a explorações
mentais bastante obscuras da parte do compositor.
Foram feitas magníficas versões por vários grandes maestros do
Século XX. Uma dessas gravações está acessível abaixo:
Maestro: Rene Leibowitz
The Royal Philharmonic Orchestra
Chernov transcreveu a peça para o piano, abaixo, numa interpretação
bastante interessante por Boris Berezovsky:
haver, numa colina desflorestada em uma zona de mata, próxima
a Kiev uma conveção de bruxas que iam prestar contas ao patrão
Mesfistófeles (The Devil Himself) em um ritual esquisito com a
manifestação de demônios acompanhada de fantásticos fenômenos
naturais. Fantásticos no sentido de "fantasiosos", claro. O lado
elogioso da coisa cabe a quem escutar decidir. Se houver interesse
eu dou uma pesquisada em algumas bibliotecas para abordar os
detalhes do apelo imagético da peça ao ritual satã.. (caham) ..
mefistofeliano. Fica mais elegante assim.
A peça foi originalmente escrita para orquestra e remete a explorações
mentais bastante obscuras da parte do compositor.
Foram feitas magníficas versões por vários grandes maestros do
Século XX. Uma dessas gravações está acessível abaixo:
Maestro: Rene Leibowitz
The Royal Philharmonic Orchestra
Chernov transcreveu a peça para o piano, abaixo, numa interpretação
bastante interessante por Boris Berezovsky:
Tópicos semelhantes
» Compositores Russos #3 - Milij Alekseevič Balakirev [Ми́лий Алексе́евич Бала́кирев]
» Compositores Russos #1 - Nikolaj Andreevič Rimskij-Korsakov [Никола́й Андре́евич Ри́мский-Ко́рсаков]
» Russos psicografados
» Antologias de Contos Russos
» E-book de clássicos russos
» Compositores Russos #1 - Nikolaj Andreevič Rimskij-Korsakov [Никола́й Андре́евич Ри́мский-Ко́рсаков]
» Russos psicografados
» Antologias de Contos Russos
» E-book de clássicos russos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|