Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

+2
Oric
Jabá
6 participantes

Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 9th fevereiro 2013, 10:07 am

Pretendo me empenhar num projeto simples, mas ousado, que me tomará talvez o resto desse ano, mas servirá bastante para continuar a compor a biblioteca ideal que o grande Ítalo Calvino sugere no seu Porque ler os clássicos.

Sempre fui assinante de revistas semanais ou mensais desde 2001, que eu as guardo e acumulo num armário qualquer. Pretendo repassar todas essas edições em busca de catalogar todas as resenhas de livros (farei isso com discos e filmes também, mas num futuro distante) publicadas nas edições da minha coleção.

Meu intuito é montar uma wishlist para futuras aquisições a partir dessas resenhas que se perderam na memória pelo motivo de ter outro gosto na época de sua leitura, ou simplesmente por esquecimento.

Aposto que vou encontrar muita coisa legal e farei um upgrade considerável na minha wishlist do ano que vem. Acho que escolhas pessoais funcionam melhor que livros no estilo "1001 livros pra ler antes de morrer" e o legal é repassar parte da vida e ver o que e quanto mudou.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Oric 9th fevereiro 2013, 10:23 am

Boa ideia, Jabá.

Eu estava pensando em fazer algo semelhante. Não assino nenhuma revista, mas a faculdade assina a Bravo! desde 2002. Pensei em pegar as indicações de filmes da revista.

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por lavoura 9th fevereiro 2013, 10:36 am

Gostei,jabá!
Monte um blog ou coisa do tipo. Porém eu acho legal os livros 1001 livros e o 501 escritores. Dão boas sugestões sim.

Já pensou em pegar o História da literatura ocidental do Carpeaux? E tem também os livros de ensaios que geralmente indicam algum autor desconhecido e interessante
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 9th fevereiro 2013, 12:04 pm

lavoura escreveu:Gostei,jabá!
Monte um blog ou coisa do tipo. Porém eu acho legal os livros 1001 livros e o 501 escritores. Dão boas sugestões sim.

Já pensou em pegar o História da literatura ocidental do Carpeaux? E tem também os livros de ensaios que geralmente indicam algum autor desconhecido e interessante

Na verdade pretendo fazer o contrário do que você sugeriu. Acho que é um resgate cultural do que foi e do que poderia ter sido escolhido como leitura por mim. Num período de mais de 10 anos muita coisa mudou.
Nesse tempo meu consumo médio de gibis era de uns 5 por dia. De livro, uns 10 por ano e olhe lá.
Acho que vou "garimpar" muita coisa boa "perdida" nessas velhas revistas. Smile
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Gourmet 9th fevereiro 2013, 5:41 pm

Idéia fantástica, mas não sei se compreendi exatamente a dimensão da coisa. A intenção é montar um catálogo das resenhas a que você teve acesso, que leu ou poderia ter lido, e a partir daí montar uma lista das coisas que você desprezou ou esqueceu, mas que potencialmente seriam interessantes?

Mas fico curioso em saber por que o critério das resenhas das revistas é algo a se valorizar enquanto que o catálogo dos 1001 é desprezado.

Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 9th fevereiro 2013, 5:50 pm

Gourmet escreveu:Idéia fantástica, mas não sei se compreendi exatamente a dimensão da coisa. A intenção é montar um catálogo das resenhas a que você teve acesso, que leu ou poderia ter lido, e a partir daí montar uma lista das coisas que você desprezou ou esqueceu, mas que potencialmente seriam interessantes?

Mas fico curioso em saber por que o critério das resenhas das revistas é algo a se valorizar enquanto que o catálogo dos 1001 é desprezado.


A idéia inicial é montar uma "lista das coisas desprezadas". As resenhas demandariam muito tempo de digitalização e tals.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por lavoura 9th fevereiro 2013, 6:13 pm

Um empreendimento de coragem.
Já temos pouco tempo para ler oque nos agrada, imagina dispor de tempo para catalogar as leituras desprezadas e depois ler algo na esperança de ser surpreendido por algo inesperado.
Admiro sua audácia!
Talvez até faça algo semelhante em outro momento pois no atual mal dou conta dos livros da estante que estou até evitando procurar novas coisas.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Gourmet 9th fevereiro 2013, 6:16 pm

Jabá, por que não passar o estilete e arquivar as resenhas numa pasta dessas que vem com 40 folhas plásticas. Digo isso por economia de espaço e praticidade.

De qualquer modo, insisto na curiosidade pelo sua indiferença ao 1001 antes de morrer.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 9th fevereiro 2013, 7:19 pm

Gourmet escreveu:Jabá, por que não passar o estilete e arquivar as resenhas numa pasta dessas que vem com 40 folhas plásticas. Digo isso por economia de espaço e praticidade.

De qualquer modo, insisto na curiosidade pelo sua indiferença ao 1001 antes de morrer.

Acho que arquivar seria um trabalhão, Gourmet. Aí sim seria audácia como o Lavoura falou Laughing

Mas não tô em busca de guias de leitura. Quero evitar que 10 anos de revistas confinem ao esquecimento bons livros que poderiam ser lidos no futuro.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por César 9th fevereiro 2013, 7:22 pm

Você considerou que alguns destes livros dessa década já estejam sumidos das lojas?
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 9th fevereiro 2013, 7:32 pm

César escreveu:Você considerou que alguns destes livros dessa década já estejam sumidos das lojas?

Sim. Mas sempre se encontra pela EV em muitos casos.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Becco 10th fevereiro 2013, 10:35 am

Tu vai dar uma olhada nas revistas antigas e ver o que se aproveita do que foi indicado nas resenhas críticas? É isso?

Às vezes eu faço isso com as SET que tenho. Vejo umas críticas de filmes que deixei passar e releio críticas de filmes que já vi muitas vezes.

Mas depois, tem que jogar as revistas fora ou reciclar pra otimizar o espaço.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 12th fevereiro 2013, 6:56 pm

Bom, comecei a catalogar os livros hoje. Decidi que só vou coletar nome do livro, autor e editora. Alguns casos (referências ou indicações) não tem como coletar a editora.

Apenas respondendo o Becco, vou aproveitar toda e qualquer resenha antiga. anotar os dados e só. Posteriormente, terei um apanhado geral pra consulta. Aí sim posso ver o que se aproveita e o que compensa ir atrás. Ou o que se perdeu numa wishlist esquecida qualquer.

Varri 2 meses de veja (8 edições de 2003) e já cataloguei 55 livros. Tem menos porcaria do que eu imaginava.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por lavoura 13th fevereiro 2013, 7:35 am

Coloque algo que possa nos interessar,Jabá!

Li em uma corrente de email e nem fui atrás de confirmar a informação, mas segundo a corrente temos um mercado editorial que disponibiliza 50 mil novo títulos por ano.
Achei muita coisa.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 13th fevereiro 2013, 7:43 am

lavoura escreveu:Coloque algo que possa nos interessar,Jabá!

Li em uma corrente de email e nem fui atrás de confirmar a informação, mas segundo a corrente temos um mercado editorial que disponibiliza 50 mil novo títulos por ano.
Achei muita coisa.

Vou fazer listas parciais e postar aqui, Lavoura. Acredito que 60 a 70% do que levantei até agroa é extremamente aproveitável. Tenho que terminar de digitar.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por lavoura 12th julho 2013, 5:33 pm

E ai,terminou?
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Jabá 12th julho 2013, 6:36 pm

Não. E nem vou.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Becco 2nd agosto 2013, 7:50 am

OK.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica Empty Re: Projeto Jabá de resgate da memória bibliográfica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos