Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros de História [comentários e recomendações]

+6
Becco
Jabá
lavoura
tiago
César
Mat
10 participantes

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Jabá 14th fevereiro 2013, 4:00 pm

Eu quero:

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 ArquivoExibir
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Oric 19th fevereiro 2013, 8:06 am

Ótimo tópico e recomendações. Tenho um interesse especial nos volumes (tanto internacionais quanto nacionais) da História da Vida Privada e também no Outono da Idade Média.

Sobre História do Brasil, numa perspectiva mais econômica principalmente, dois clássicos que recomendo:

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13152
Formação do Brasil Contemporâneo - Caio Prado Jr

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12386
Formação Econômica do Brasil - Celso Furtado

Os dois, juntamente com "Casa Grande e Senzala" do Gilberto Freyre, "O Povo Brasileiro" do Darcy Ribeiro, "Raízes do Brasil" do Sérgio Buarque e "A Revolução Burguesa no Brasil" do Florestan Fernandes comumente estão naquelas listas de clássicos essenciais para se entender o Brasil. Infelizmente desses últimos só li o Dary Ribeiro, mas é uma dívida que pretendo pagar futuramente.

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 28th fevereiro 2013, 8:52 am

Lendo Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Essee


Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por lavoura 28th fevereiro 2013, 9:12 am

Tenho estes:

O Holocausto quero começar a ler em um futuro breve.
Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 O_holocausto

e Esse aqui nunca comecei a ler, foi um dos poucos livros que ganhei de presente, mas me parece ser extremamente superfícial. Alguém já leu ou conhece algo??
Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcTCIfLzKB_DvMoB25Fb0uzbn3lxYuXRR1f9aS_82O3SkdrL3x-2
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 28th fevereiro 2013, 10:40 am

Documentário sobre o Sérgio Buarque de Holanda:

Parte I: https://www.youtube.com/watch?v=sp6e6uKxqLk

Parte II: https://www.youtube.com/watch?v=dOJb-J-RWqU
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Oric 28th fevereiro 2013, 11:22 am

Já li falarem mal desse aí, Lavoura. Mas tem tempo, nem me lembro onde.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por tiago 1st março 2013, 8:50 am

Se a história do mundo é breve então é lógico que seja superficial, não? scratch
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por lavoura 4th março 2013, 9:14 am

Fui infeliz na colocação. Além de superficial tenho a impressão de ser meio ficcional a narrativa. Mas são só suposições pois nunca li.


Comecei a ler o :
Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Livro-idade-media-idade-dos-homens-de-georges-duby-novo_MLB-O-2788326817_062012

Li os 2 primeiros ensaios. Achei legal a forma como surgiu o "Casamento convencional " na igreja católica. Antes disso era o patriarca da familia que abençoava o casal, a noite de núpcias era quase pública, depois os padres foram solicitados para verificar se os noivos não eram parentes mas ainda assim a benção era proclamada pelo pai. O noivo também era livre para abandonar a esposa em busca de uma melhor. Depois a igreja foi colocando a ideia de que o sexo é pecaminoso e só deveria consumar-se para a procriação, dai que veio a ideia de padres serem celibatários pois a mesma mão que abençoa não deveria entrar em tocas pecaminosas.
Isso tudo no fim do século XII, porém apesar da "lei" não era cumprido e muitos padres ainda se casavam e fornicavam e filhos faziam.

Gostando do livro.
Pretendo começar também esse:


Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 200x200_8579700175
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Oric 11th março 2013, 10:07 am

Havia deixado de molho por uns dias, mas finalmente retomei e finalizei "São Petesburgo - Uma História Cultural" do Solomon Volkov. Nunca havia lido um livro desse tipo (história cultural de alguma cidade) e foi uma experiência interessante, bastante válida. São Petesburgo realmente foi um grande centro cultural, com vários grandes nomes nas artes. Fiquei até com vontade de procurar leitura semelhante de outras cidades. Porém o livro tem seus contras também. Volkov odeia o comunismo de tal forma que atrapalha o livro. Se ele malhasse o regime nos capítulos dedicados ao período histórico soviético tudo bem, mas ele o faz a todo momento, em todos capítulos, mesmo nos que retratam o século XIX. Até no prefácio! Já o czarismo ele quase não critica. Outro fato que incomodou muito foi a extrema importância dada à Anna Akhmatova. Ele fala dela em todos os capítulos do livro (mesmo nos que retratam o período onde ela não era nascida) e fala muito. Isso porque já tem um capítulo de mais de 100 páginas dedicado a ela e sua enorme influência. E o pior: endeusando-a de uma forma que parece ter sido a maior escritora da história da Rússia. Sério, passei a odiar essa mulher. Laughing Sad

De longe o capítulo que mais gostei foi o primeiro, que fala bastante de Puchkin, Gogol e Dostoievski
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Oric 31st março 2013, 8:35 pm

Não sei se conhecem essa coleção, mas lá na biblioteca tem vários volumes, assim como no sebo aqui da cidade. "Grandes Impérios e Civilizações", Edições del Prado. É pt-pt. Ano passado eu havia lido a da Rússia e gostei bastante. Agora peguei a do Japão, finalizei hoje a leitura:

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Grandes-imperios-e-civilizacoes-japo-2-vols_MLB-O-94468395_2728

Não havia lido livros semelhantes sobre nenhum dos dois países, não tendo base para comparação, mas me pareceu justamente uma ótima leitura inicial. O livro é bem amplo, dando primeiro um panorama geográfico do país, sempre cheio de mapas diversos (o nome do livro em inglês é inclusive Atlas of Japan), para então fazer um panorama histórico desde os primórdios até atualmente (no caso década de 1980, que é quando o livro foi publicado). Nisso ele tenta passar por questões centrais referentes à política, economia, cultura e religião. Contém também várias fotos ilustrativas. Em alguns pontos a abordagem me incomodou, mas isso é natural. Os prós, ao menos como leitura para iniciantes, são maiores que os contras.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 2nd abril 2013, 11:43 am

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Uma-historia-dos-povos-arabes-albert-hourani_MLB-O-179000729_532

Excelente trabalho historiográfico que pode, em alguns momentos, ser de leitura penosa, pois Hourani concentra-se bem mais no cenário político do que no cultural, mas é obrigatório para quem quer entender um pouco mais sobre o oriente.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Oric 2nd abril 2013, 11:52 am

Tem diferença dessa edição para a de bolso? Queria saber dos outros livros de história lançados em ambos formatos pela Cia também. Pois, se não me engano, os de "História da Vida Privada" não possuem em sua edição pocket as várias imagens da edição padrão.

No mais, quero muito conferir esse livro.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 2nd abril 2013, 11:55 am

Alguns livros de bolso da cia são completos, Oric. Nunca peguei a edição de bolso desse do Hourani, mas acho que tem os mapinhas e tal.

Comprei esse grande na EV, era o mesmo preço do pocket e o frete era grátis.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por lavoura 2nd abril 2013, 5:54 pm

Eu tenho esse box do História da vida privada, mas nem abri para ver se tem figuras ou não.Gosto de ter na estante e pagar de intelectual. É por conta disto que também tenho óculos de armação grossa sem precisar usá-los e também casacos xadrez de tweed, assim como também alpergatas legítimas em Couro de Mula manca.

Tá, depois eu vou ver se tem as ilustrações no box.

lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Becco 2nd abril 2013, 8:49 pm

Laughing Laughing Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Jabá 2nd abril 2013, 9:16 pm

lavoura escreveu:Eu tenho esse box do História da vida privada, mas nem abri para ver se tem figuras ou não.Gosto de ter na estante e pagar de intelectual. É por conta disto que também tenho óculos de armação grossa sem precisar usá-los e também casacos xadrez de tweed, assim como também alpergatas legítimas em Couro de Mula manca.


Laughing Laughing Laughing
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por lavoura 3rd abril 2013, 10:05 pm

Ae, conferi os volumes e os livros de bolso da História da vida privada tem as figurinhas sim! São em tons de cinza, mas creio ser o mesmo material da outra versão.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Deco 3rd abril 2013, 10:10 pm

Parece que as figuras da outra versão são coloridas,exceto os mapas.
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Becco 4th abril 2013, 7:29 am

Tons de cinza! Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Oric 4th abril 2013, 10:18 am

Valeu, Lavoura. Nesse caso as edições de bolso se tornam ainda mais interessantes. Até porque essas figuras devem se encontrar com facilidade na net, creio.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 5th abril 2013, 11:17 am

Hobsbawm falando espanhol:

https://www.youtube.com/watch?v=CGG9Km2TPi0
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 5th abril 2013, 1:08 pm

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 14072011154408_nova_historia

Do want.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Deco 5th abril 2013, 3:21 pm

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Capa_1_295

Esse livro mostra o uso social do escarnio e suas variantes na cultura européia
(há poucos exemplos citando E.U.A ou Africa),mostra o riso como revolucionário e/ou blasfemo mas também como mantenedor das diferenças de classe. O capítulo da antiguidade é um show à parte,depois cita muito Rabelais como grande influencia aos que vieram mas mostra tbm muito dos seus detratores. Quem se interessa pela historia de manifestações populares,panfletos cômicos e os efeitos dos mesmos em parte da sociedade européia esse é um bom livro.
O riso está em perigo,vítima de seu sucesso. Embora ele se estampe por toda parte,da publicidade à medicina,dá política-espetáculo às emissões de variedades,dos boletins meteorológicos à imprensa cotidiana,a grande ameaça universal deste inicio de seculo XXI paira sobre ele:a comercialização
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Mat 5th abril 2013, 3:40 pm

Olha aí outro livro que trata do Rabelais.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Deco 5th abril 2013, 3:48 pm

Rabelais é incontornável quando se trata de assuntos como charivari, sátira sobre aspectos do medievo. O livro faz referencia a ele sempre que possível,mostrando a opinião de Voltaire e mais tarde Balzac(entre outros) sobre o escândalo q foi o Gargântua e Pantagruel.
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de História [comentários e recomendações] - Página 2 Empty Re: Livros de História [comentários e recomendações]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos