Ernest Hemingway

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ernest Hemingway

Mensagem por Oric em Seg Set 09, 2013 11:07 am

Ernest Miller Hemingway nasceu em 1899, em Oak Park, Illinois (EUA). Filho de um médico da zona rural, cresceu em contato com um ambiente pobre e rude, que conheceu ao acompanhar o trabalho do pai na região. Esse ambiente foi descrito em seu livro de contos In Our Time (1925).

Trabalhando como repórter, Hemingway alista-se no exército italiano em 1916 e é gravemente ferido na frente de batalha. Ao deixar o hospital, passa a trabalhar como correspondente em Paris. Em 1926, publica O Sol Também Se Levanta, livro que obteria um sucesso surpreendente.

Em 1929, publica Adeus às Armas, que descreve a experiência militar de seu autor na Itália.

Vai para a Espanha, onde produz Morte à Tarde (1932), sobre as touradas; faz caçadas na África Central, que relata em As Verdes Colinas da África (1935); participa da Guerra Civil Espanhola e escreve Por Quem os Sinos Dobram (1940); de suas experiências como pescador em Cuba, surge O Velho e o Mar (1952), livro que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer.

Ganhador do Nobel de Literatura (1954), Hemingway suicidou-se em sua casa de Ketchum, em Idaho (EUA), em 1961.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/ernest-hemingway.jhtm

--

Já leram alguma coisa? Eu li esses dias "O Velho e o Mar" e achei bacaninha, ainda mais por ser curto e de leitura fluida. Mas fiquei com a impressão de ser superestimado. Ainda penso em pegar alguns na biblioteca: O Sol Também se Levanta, Adeus às Armas, Por Quem os Sinos Dobram e Paris é uma festa.

Vale conferir o curta do Petrov que, apesar de resumir bastante a já breve história, possui uma arte belíssima:

Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Re: Ernest Hemingway

Mensagem por César em Seg Set 09, 2013 11:16 am

Ciro, eu já li algumas coisas dele e achei uma auto-ficção bem fraca. Conheço gente que jure ser um dos melhores autores do mundo, mas eu não entendo.

César
Púchkin
Púchkin

Ver perfil do usuário http://twitter.com/likeapisces

Mensagem por lavoura em Seg Set 09, 2013 9:35 pm

Também só li "O velho e o mar" e achei a animação muito mais foda que o livro. Tenho curiosidade em ler uns contos dele. Mas não é nem de longe uma de minhas leituras prioritárias.
Já baixei faz um tempo esse filme e nunca lembro de assistir:

Enfim a vida do cara é um puta livro. Principalmente se aquele lance da mãe enviar a arma que o pai se matou para ele e [spoiler] ele se matar com ela no final [spoiler] é bem tensa.

lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Becco em Qua Set 11, 2013 9:02 am

César escreveu:Ciro, eu já li algumas coisas dele e achei uma auto-ficção bem fraca. Conheço gente que jure ser um dos melhores autores do mundo, mas eu não entendo.
2.

A vida dele é tão interessante que merecia um escritor melhor.

Só li esse e foi um suplício:

Lembro quando o César usava um avatar dele (mesmo esculhambando o que ele escreveu).
Laughing

Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Ver perfil do usuário http://literaturarussa.forumeiros.com/

Mensagem por César em Qua Set 11, 2013 2:49 pm

O cara é ícone

César
Púchkin
Púchkin

Ver perfil do usuário http://twitter.com/likeapisces

Mensagem por Oric em Qui Set 12, 2013 7:45 pm

Também tenho esse filme, mas ainda não vi.

Só animei ler esse (e futuramente outros) livro dele por encontrar na biblioteca. Se tivesse que comprar ia demorar mais.

Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Oric em Dom Abr 20, 2014 12:04 pm

Italo Calvino escreveu:Com filosofia, Hemingway, é notório, não se mete. Mas com a filosofia americana, ligada tão diretamente a uma “estrutura”, a um ambiente de atividade e de concepções práticas, a sua poética apresenta coincidências que são tudo menos casuais. Ao neopositivismo que propõe as regras do pensamento num sistema fechado, sem outra validade a não ser nele mesmo, corresponde a fidelidade ao código ético-desportivo dos heróis hemingwaianos, única realidade segura num universo incognoscível. Ao behaviorismo, que identifica a realidade do homem com os paradigmas de seu comportamento, corresponde o estilo de Hemingway, que no elenco dos gestos, nas provocações de uma conversa sumária, queima a realidade inatingível dos sentimentos e dos pensamentos.

Hemingway compreendeu alguma coisa sobre como se está no mundo de olhos abertos e enxutos, sem ilusões nem misticismos, como se está sozinho sem angústias e como se está acompanhado melhor que sozinho: e, sobretudo, elaborou um estilo que exprime de forma completa a sua concepção da vida, e que, se às vezes acusa os seus limites e vícios, pode em suas melhores produções (como nos contos de Nick) ser considerada a linguagem mais seca e imediata, a mais isenta de excessos e inchações, a mais limpidamente realista da prosa moderna.

Alguém já leu no original? Já vi outros autores ressaltarem o estilo dele também, não sei se foi o caso de se perder na tradução...

Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mat em Dom Abr 20, 2014 12:51 pm

O Steiner fala muito bem dele. Destaca sempre o estilo bíblico de narrar, as lacunas deixadas ao longo da história. Aqui ó: https://www.youtube.com/watch?v=Oear9SEXQKQ É logo no início. Eu só li The old man and the sea mesmo, cara, lembro que não gostei muito.

Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kandinsky em Qua Jun 25, 2014 10:32 pm

Li Paris é uma Festa. O livro é uma autobiografia sobre sua primeira fase em Paris, pelo menos é o que aparenta ser. Fala bastante da relação com Gertrude Stein, Ezra Pound, Fitzgerald. Eu achei o livro historicamente interessante por causa das curiosidades literárias(o processo de desenvolvimento do escritor, relação com outros escritores, essas coisas), mas não é uma grande obra em termos de linguagem, etc.

Kandinsky
Noites Brancas
Noites Brancas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:02 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: