Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chinua Achebe

+5
lavoura
Karenina
Deco
tmanfrini
Mat
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Mat 22nd março 2013, 3:15 pm

Por que? qual foi? Não li.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por lavoura 22nd março 2013, 4:31 pm

Tenho 2 livros do Mia Couto. Espero que sejam bons. O pessoal destaca a linguagem dele.

Bom sobre africanos, comecei a ler o Desonra do Coetzee. E estou gostando bastante, pelo menos nas primeiras 50 páginas.


Uma Pena a morte do Chinua. Neutral
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Deco 23rd março 2013, 12:04 am

Ainda não li nenhum do Chinua mas é triste saber dessa notícia. Devo começar pelo ''Mundo se despedaça'' ou pelo ''A paz dura pouco'' o lançamento nacional mais recente dele.

Chinua Achebe - Página 2 A-Paz-Dura-Pouco
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por lavoura 2nd maio 2013, 9:24 pm

Deco escreveu:Ainda não li nenhum do Chinua mas é triste saber dessa notícia. Devo começar pelo ''Mundo se despedaça'' ou pelo ''A paz dura pouco'' o lançamento nacional mais recente dele.

Chinua Achebe - Página 2 A-Paz-Dura-Pouco

Estou na metade do "O mundo se despedaça" por enquanto o livro está bem interessante, narrando a vida de um "lider" de um povoado, cheio de referência aos seus rituais e costumes, com bons personagens e uma realidade bem diferente da nossa. Ao que tudo indica agora que realmente irá começar a se despedaçar.
Chinua Achebe - Página 2 12738_gg
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Mat 2nd maio 2013, 9:38 pm

Posta algum trecho. To curioso!
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por lavoura 2nd maio 2013, 9:46 pm

Ainda não cheguei nessa parte, mas achei essa citação que é muito boa:

- E o homem branco entende nossos costumes a respeito da terra?
- Como ele pode, se nem mesmo fala nossa língua? Mas ele diz que nossos costumes são ruins; e nossos irmãos que assumiram sua religião também dizem que nossos costumes são ruins. Como você acha que podemos lutar quando nossos irmãos voltaram-se contra nós? O homem branco é muito esperto. Ele veio silenciosa e pacificamente com sua religião. Nós nos divertimos com sua tolice e permitimos que ele ficasse. Agora ele convenceu nossos irmãos, e nosso clã não age mais como um só. Ele atravessou com uma faca as coisas que nos mantinham juntos e nós nos despedaçamos."
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por lavoura 7th maio 2013, 9:41 pm

Terminei o livro do Chinua.
Ele é dividido em três partes. Na primeira, que é a mais longa, nos é contado o modo de vida da tribo dos ibos e seus costumes e rituais, depois na segunda e terceira temos a influência do homem branco e seu catequismo cristão nos costumes pagãos dos caras da tribo. As duas últimas partes são muito boas, só o final , que segundo minha opinião, poderia ter sido mais desenvolvido. A impressão que deu é que o autor quis acabar logo o livro.

Também não sei até que ponto os costumes são reais ou invenções do Chinua, mas ele cria um povo muito rico e com costumes e crenças bem interessantes.

O próximo que lerei dele será o "A flecha de Deus":
Chinua Achebe - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcScMGyUcU6qot93kpfUdv0YpEGLxMwycAewuECLuN4NkR4INFH9
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Rudá 16th setembro 2013, 11:20 am

Tem um autor angolano, Ondjaki, muito interessante! Eu lembro de ter participado de uma discussão, no secundário, sobre autores 'políticos' que puxavam mais as obras para esse lado (relações políticas criadas a partir de guerras civis etc), e sobre essa influência na vida das pessoas mais humildes, das crianças, e a partir dai eu não larguei mais essa temática. Realmente... Inclusive, em uma entrevista o Ondjaki fala sobre isso, ele não quer retratar a guerra civil em Ruanda, se posicionar sobre ela, ele quer mostrar como esses fatos influenciaram/influenciam na vida de quem vive ali (O romance "Bom dia camaradas" e a coletânea de contos "Os da minha rua" são exemplos disso), e como uma guerra pode matar as pessoas ainda que elas continuem vivas.
E sobre a literatura infantil que ele produz, quando li "Ynari - A Menina das Cinco Tranças" me apaixonei...
Rudá
Rudá
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2013
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Becco 21st setembro 2013, 8:23 am

Rudá escreveu:Tem um autor angolano, Ondjaki, muito interessante! Eu lembro de ter participado de uma discussão, no secundário, sobre autores 'políticos' que puxavam mais as obras para esse lado (relações políticas criadas a partir de guerras civis etc), e sobre essa influência na vida das pessoas mais humildes, das crianças, e a partir dai eu não larguei mais essa temática. Realmente... Inclusive, em uma entrevista o Ondjaki fala sobre isso, ele não quer retratar a guerra civil em Ruanda, se posicionar sobre ela, ele quer mostrar como esses fatos influenciaram/influenciam na vida de quem vive ali (O romance "Bom dia camaradas" e a coletânea de contos "Os da minha rua" são exemplos disso), e como uma guerra pode matar as pessoas ainda que elas continuem vivas.
E sobre a literatura infantil que ele produz, quando li "Ynari - A Menina das Cinco Tranças" me apaixonei...
Ouvi falar dele quando fiz Literatura Africana, mas ainda não li.
Parece muito bom, vou atrás.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Oric 21st setembro 2013, 5:58 pm

Boas indicações, Rudá. Futuramente vou correr atrás disso aí.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Chinua Achebe - Página 2 Empty Re: Chinua Achebe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos