Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Biografias

+10
tiago
Deco
Gourmet
Cássia
tmanfrini
Karenina
César
Jabá
Becco
Mat
14 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por tmanfrini 5th julho 2012, 5:01 pm

Sim, Kafka
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Mat 5th julho 2012, 7:13 pm

Cartas belísssimas, aliás.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Cássia 5th julho 2012, 7:52 pm

Não sou muito de ler biografias (realmente não curto muito, prefiro o mistério em torno dos escritores/artistas que admiro), mas li essa biografia há um tempo por indicação de uma amiga e curti. É uma biografia bem minuciosa, a autora teve acesso a cartas bem íntimas de Callas:


Biografias - Página 2 S_MLB_v_O_f_215195838_2919


Esse ano, um amigo me deu de presente de aniversário uma biografia do Jean Genet. Essa me interessa muito já que é um dos meus escritores favoritos:

Biografias - Página 2 Genet_-_uma_biografia__25014_zoom__33087_zoom
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Gourmet 5th julho 2012, 8:56 pm



Quando descobri Callas, foi um vinil duplo com encarte rico em fotografias que encontrei numa loja empoeirada do centro da cidade, meu fetiche adquiriu uma dimensão muito mais complexa. Eu sempre quis amar uma soprano enquanto ela cantava, de preferência num palco, mas até então era algo abstrato e vago.

Enquanto ouvia os discos na vitrola, minha ambição tomava uma forma. Callas era uma mulher linda, virtuosa. Eu queria amar a soprano numa cópula em três atos, enquanto meus tímpanos vibravam: um sexo moderato ma risoluto ed energico, depois lento con gran espressione e um epílogo allegro feroce e vigoroso. Coisas italianas que descrevem bem uma foda de verdade.

Quanto ao palco eu superei esse delírio, mas minha fantasia buscou refúgio na idéia das cortinas de veludo dos teatros. Eu era praticamente capaz de sentir a poeira velha daquelas cortinas vermelhas envolvendo a soprano enquanto ela cantava e nós cruzávamos com olhos vermelhos de alergia.

Eu realmente queria pegar a casta diva de jeito.

As cortinas dos teatros passaram a me excitar. Tive uma constrangedora ereção no Theatro Municipal que me impedia de levantar para aplaudir. Em minha cabeça, Maria, eu dizia, canta para mim. E ela cantava, eu comia. Eu chorava enquanto amava e a voz dela me arrepiava a pele. Meu coração disparava no mais agudo.

Era uma voz vigorosa, carregada de uma tristeza que só as cantoras de ópera possuem. Solene, profunda, imponente, eterna.

Depois descobri que Callas já havia morrido fazia quase duas décadas. A vitrola um dia parou de funcionar. Na última mudança os vinis se perderam. Assim morrem os sonhos. Mas a alergia à poeira que me deixava com olhos vermelhos nunca se foi totalmente.

Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Jabá 5th julho 2012, 9:51 pm

Gourmet escreveu:

Quando descobri Callas, foi um vinil duplo com encarte rico em fotografias que encontrei numa loja empoeirada do centro da cidade, meu fetiche adquiriu uma dimensão muito mais complexa. Eu sempre quis amar uma soprano enquanto ela cantava, de preferência num palco, mas até então era algo abstrato e vago.

Enquanto ouvia os discos na vitrola, minha ambição tomava uma forma. Callas era uma mulher linda, virtuosa. Eu queria amar a soprano numa cópula em três atos, enquanto meus tímpanos vibravam: um sexo moderato ma risoluto ed energico, depois lento con gran espressione e um epílogo allegro feroce e vigoroso. Coisas italianas que descrevem bem uma foda de verdade.

Quanto ao palco eu superei esse delírio, mas minha fantasia buscou refúgio na idéia das cortinas de veludo dos teatros. Eu era praticamente capaz de sentir a poeira velha daquelas cortinas vermelhas envolvendo a soprano enquanto ela cantava e nós cruzávamos com olhos vermelhos de alergia.

Eu realmente queria pegar a casta diva de jeito.

As cortinas dos teatros passaram a me excitar. Tive uma constrangedora ereção no Theatro Municipal que me impedia de levantar para aplaudir. Em minha cabeça, Maria, eu dizia, canta para mim. E ela cantava, eu comia. Eu chorava enquanto amava e a voz dela me arrepiava a pele. Meu coração disparava no mais agudo.

Era uma voz vigorosa, carregada de uma tristeza que só as cantoras de ópera possuem. Solene, profunda, imponente, eterna.

Depois descobri que Callas já havia morrido fazia quase duas décadas. A vitrola um dia parou de funcionar. Na última mudança os vinis se perderam. Assim morrem os sonhos. Mas a alergia à poeira que me deixava com olhos vermelhos nunca se foi totalmente.


Meu deus do céu! Laughing

Parabéns, amiche, esse foi o post do ano! Laughing

Fiquei arrepiado aqui, sério. Laughing

Você tá idêntico a um personagem de um conto que escrevi anos atrás pra mais um concurso. Ele se apaixonava por uma cantora Boliviana chamada Elza Babarath e mergulha num mundo de devaneio patológico semelhante a esse descrito por você. O herói sofre numa mistura de nerdice e erotismo e o final, porra! o final!!!!


Última edição por Jabá em 5th julho 2012, 9:55 pm, editado 1 vez(es)
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Gourmet 5th julho 2012, 9:53 pm

Se quiser te canto uma ópera. Laughing
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Jabá 5th julho 2012, 9:56 pm

amiche editei meu post. Smile
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por tmanfrini 5th julho 2012, 10:00 pm

ÓPERA! Go go Gourmet

aliás, metade de agosto haverá O Crepúsculo dos Deuses no Theatro Municipal SP. Like a Star @ heaven


Ô Jabá, posta aí seu conto.

tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Jabá 5th julho 2012, 10:03 pm

tmanfrini escreveu:ÓPERA! Go go Gourmet

aliás, metade de agosto haverá O Crepúsculo dos Deuses no Theatro Municipal SP. Like a Star @ heaven


Ô Jabá, posta aí seu conto.


Chama-se Babarath. Até olhei aqui no meu acervo mas curiosamente não tenho em meio digital. Tenho impresso, deve estar na gaveta que tem um letreiro vermelho em que se lê "FAIL".
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Gourmet 5th julho 2012, 10:05 pm

Embarassed Poxa, valeu, Jabá. Um elogio seu vale muito pra mim. Seus contos são coisa finíssima e fiquei com muita vontade de ler esse da Elza. Compartilha!

Eu já havia prometido fazer um microconto, mas nas duas tentativas de escrever algo novo os textos se expandiram pra outros horizontes e um continua ainda sendo gestado e provavalmente nunca será parido.

Mas a Callas é sensacional mesmo. O que ela canta é de partir o coração.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Gourmet 5th julho 2012, 10:06 pm

tmanfrini escreveu:
aliás, metade de agosto haverá O Crepúsculo dos Deuses no Theatro Municipal SP. Like a Star @ heaven

Já sabe, não vou poder aplaudir de pé. Laughing
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Becco 6th julho 2012, 9:43 am

Gourmet escreveu:Quando descobri Callas, foi um vinil duplo com encarte rico em fotografias que encontrei numa loja empoeirada do centro da cidade, meu fetiche adquiriu uma dimensão muito mais complexa. Eu sempre quis amar uma soprano enquanto ela cantava, de preferência num palco, mas até então era algo abstrato e vago.

Enquanto ouvia os discos na vitrola, minha ambição tomava uma forma. Callas era uma mulher linda, virtuosa. Eu queria amar a soprano numa cópula em três atos, enquanto meus tímpanos vibravam: um sexo moderato ma risoluto ed energico, depois lento con gran espressione e um epílogo allegro feroce e vigoroso. Coisas italianas que descrevem bem uma foda de verdade.

Quanto ao palco eu superei esse delírio, mas minha fantasia buscou refúgio na idéia das cortinas de veludo dos teatros. Eu era praticamente capaz de sentir a poeira velha daquelas cortinas vermelhas envolvendo a soprano enquanto ela cantava e nós cruzávamos com olhos vermelhos de alergia.

Eu realmente queria pegar a casta diva de jeito.

As cortinas dos teatros passaram a me excitar. Tive uma constrangedora ereção no Theatro Municipal que me impedia de levantar para aplaudir. Em minha cabeça, Maria, eu dizia, canta para mim. E ela cantava, eu comia. Eu chorava enquanto amava e a voz dela me arrepiava a pele. Meu coração disparava no mais agudo.

Era uma voz vigorosa, carregada de uma tristeza que só as cantoras de ópera possuem. Solene, profunda, imponente, eterna.

Depois descobri que Callas já havia morrido fazia quase duas décadas. A vitrola um dia parou de funcionar. Na última mudança os vinis se perderam. Assim morrem os sonhos. Mas a alergia à poeira que me deixava com olhos vermelhos nunca se foi totalmente.

Sensacional! Isso que é um fato biográfico inusitado! Gostei muito das variações sexuais italianas!

Fiquei até com vontade de ler essa biografia da Callas. Vou procurar.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Jabá 7th julho 2012, 5:21 pm

Biografias - Página 2 A_vida_secreta_dos_grandes_autores

Li esse em 2010. Nada pra levar a sério mas é divertido. Traz alguns detalhes pitorescos das biografias de alguns dos grandes.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Mat 9th julho 2012, 8:01 pm

Biografias - Página 2 Kafkaporcrumb

old but gold
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Deco 10th julho 2012, 8:40 am

Biografias - Página 2 Ian+Kershaw+-+Hitler+(ing)

Li apenas o 1° volume do biografia do Fest,quero muito ler esta aqui que me parece um trabalho tão completo quanto o do Fest.

Biografias - Página 2 233195

Uma das biografias mais minuciosas que li e provavelmente a melhor de Joyce até então.


Biografias - Página 2 Domenicolosurdo

Sei que já foi citada aqui,mas desejo ler a mesma por se tratar de balanço intelectual que situa o biografado em seu tempo histórico e vai de encontro as leituras lights e politicamente corretas feitas de Nietzsche nos últimos tempos.
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Deco 10th julho 2012, 9:09 am

Biografias - Página 2 Detalhe

Biografias - Página 2 GRD_1865_Wittgenstein%20o%20dever%20do%20g%C3%AAnio
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Jabá 10th julho 2012, 8:02 pm

Deco escreveu:Biografias - Página 2 Ian+Kershaw+-+Hitler+(ing)

Li apenas o 1° volume do biografia do Fest,quero muito ler esta aqui que me parece um trabalho tão completo quanto o do Fest.

Essa biografia é bem superior à do Fest. Foi publicada ano passado aqui é é bem mais completa, apesar da do Fest ser Excelente. Recomendo ler primeiro a dele pra depois ler a do Kershaw.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Deco 11th julho 2012, 9:29 pm

Jabá eu já li o primeiro volume da bio feita pelo Fest mas sabendo q a do Kershaw é mais completa demorarei em comprar o 2º volume,pelo tamanho da biografia até que os exploradores da Cia não estão vendendo tão caro( 78 reais) apesar de terem suprimido notas e referencias que segundo a editora interessavam mais a um publico acadêmico.
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por tiago 25th julho 2012, 10:58 am

Mat escreveu:Biografias - Página 2 SENHOR_PROUST_1271970994P



Céleste Albaret escreveu: Hoje compreendo que toda a pesquisa do Sr. Proust, todo o seu grande sacrifício para a sua obra, foi o de se enfiar dentro do tempo para recuperá-lo. Quando não mais existe o tempo, existe o silêncio. Ele precisava do silêncio para entender apenas as vozes que queria compreeender, aquelas que estão em seus livros. Na época, eu não pensava nisso. Mas agora, à noite, quando estou só, não durmo e reflito, creio vê-lo como certamente ele era, no seu quarto, depois que eu o deixava - sozinho também. mas na sua noite, ainda que do lado de fora o dia já se fizesse, trabalhando nos seus cadernos. E eu sonho que estou lá, sem dúvida até o final ou quase, e que ele quis essa solidão e esse silêncio, sabendo que o matariam. Mas, então, lembro-me do que me disse mais tarde o professor Robert Proust: "Meu irmão poderia ter vivido por mais tempo se tivesse aceitado viver a vida como todo mundo. Mas ele a quis, ele a quis assim para sua obra: não podemos senão nos conformar". E, sobretudo, compreender a voz do Sr. Proust:
-Estou muito cansado, querida Céleste. Mas é preciso, é preciso...

tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Gourmet 25th julho 2012, 2:36 pm

Minha próxima biografia será o Conversas com Woody Allen. Acho que se enquadra nessa categoria também, não?
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Mat 5th agosto 2012, 6:26 pm

tpnocera escreveu:
Mat escreveu:Biografias - Página 2 SENHOR_PROUST_1271970994P



Céleste Albaret escreveu: Hoje compreendo que toda a pesquisa do Sr. Proust, todo o seu grande sacrifício para a sua obra, foi o de se enfiar dentro do tempo para recuperá-lo. Quando não mais existe o tempo, existe o silêncio. Ele precisava do silêncio para entender apenas as vozes que queria compreeender, aquelas que estão em seus livros. Na época, eu não pensava nisso. Mas agora, à noite, quando estou só, não durmo e reflito, creio vê-lo como certamente ele era, no seu quarto, depois que eu o deixava - sozinho também. mas na sua noite, ainda que do lado de fora o dia já se fizesse, trabalhando nos seus cadernos. E eu sonho que estou lá, sem dúvida até o final ou quase, e que ele quis essa solidão e esse silêncio, sabendo que o matariam. Mas, então, lembro-me do que me disse mais tarde o professor Robert Proust: "Meu irmão poderia ter vivido por mais tempo se tivesse aceitado viver a vida como todo mundo. Mas ele a quis, ele a quis assim para sua obra: não podemos senão nos conformar". E, sobretudo, compreender a voz do Sr. Proust:
-Estou muito cansado, querida Céleste. Mas é preciso, é preciso...


Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por César 6th agosto 2012, 11:34 am

Proust Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Jabá 6th agosto 2012, 1:00 pm

Laughing
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Mat 6th agosto 2012, 3:49 pm

Jabá e César Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Becco 6th agosto 2012, 6:18 pm

César escreveu:Proust Laughing

Porra, César! Chegou primeiro.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Biografias - Página 2 Empty Re: Biografias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos