Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

+9
Anderson Lima
Mat
tiago
Karenina
lavoura
Becco
César
Gourmet
Jabá
13 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Jabá 9th agosto 2012, 10:08 pm

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 ArquivoExibir

TÍTULO: Os irmãos Karamázov (2 Volumes)
AUTOR: Fiódor Dostoiévski
EDITORA: 34
N° DE PÁGINAS: 999

Por meses relutei em ler essa obra que é considerada a Magnum Opus do grande Dostoiévski por achar que é uma obra que requer uma certa bagagem filosófica, literária e até mesmo intelectual para conseguir absorver toda sua essência e aproveitar cada página escrita. Eu não estava enganado. Mas o fato de ser uma obra magistral não impede que o leitor comum se arrisque a conhecer a saga dos Karamázov magistralmente narrada nesse romance épico onde cada faceta da natureza humana e da vida cotidiana do cidadão comum, seja russo ou não, ganha um brilho especial nessa fantástica história repleta de dor, emoção, paixões desenfreadas, loucuras, morte, enfim, toda a intensidade já conhecida da literatura russa permeia cada linha da obra.
Como em Crime e Castigo, o leitor afunda juntamente com os personagens num vórtice que vai se afunilando cada vez mais e mais e quando chega ao fundo, o leitor está lá para ser réu e juiz ao mesmo tempo, cabendo formar a própria opinião acerca dos fatos narrados.
Os 3 irmãos Karamázov e o velho tem suas personalidades magistralmente bem delineadas e inconfundíveis. A começar pelo pai, o devasso Fiódor, que disputa o amor de uma dama de má reputação e uma herança mal dividida com o próprio filho Dmitri, beberrão e violento, mas apaixonado pela vida e com um sentido enviesado de honra, onde temos também Alieksei, o bondoso jovem monge e o intelectual Ivan. A rivalidade do velho Fiódor com Dmitri conduz os grandes momentos da obra.
Importante ainda ressaltar que Dostoiévski pegou cada mínimo detalhe e o transformou numa peça-chave em diversas situações que causam surpresas agradáveis e algumas até desagradáveis. Grande parte das “pontas soltas” da obra, como o próprio autor sugere no início dessa edição, remetem a uma possível continuação da obra, que infelizmente não chegou a ser executada por conta da morte do autor 2 anos depois.
A obra merece a fama que tem e sem dúvida é um dos grandes clássicos da literatura universal. Além de ser um romance que aborde temas até hoje atuais, é acima de tudo um ótimo romance policial e merece ser lido por todos os amantes da boa literatura.


Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Becco 10th agosto 2012, 4:34 pm

Jabá escreveu:Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 ArquivoExibir

TÍTULO: Os irmãos Karamázov (2 Volumes)
AUTOR: Fiódor Dostoiévski
EDITORA: 34
N° DE PÁGINAS: 999

Por meses relutei em ler essa obra que é considerada a Magnum Opus do grande Dostoiévski por achar que é uma obra que requer uma certa bagagem filosófica, literária e até mesmo intelectual para conseguir absorver toda sua essência e aproveitar cada página escrita. Eu não estava enganado. Mas o fato de ser uma obra magistral não impede que o leitor comum se arrisque a conhecer a saga dos Karamázov magistralmente narrada nesse romance épico onde cada faceta da natureza humana e da vida cotidiana do cidadão comum, seja russo ou não, ganha um brilho especial nessa fantástica história repleta de dor, emoção, paixões desenfreadas, loucuras, morte, enfim, toda a intensidade já conhecida da literatura russa permeia cada linha da obra.
Como em Crime e Castigo, o leitor afunda juntamente com os personagens num vórtice que vai se afunilando cada vez mais e mais e quando chega ao fundo, o leitor está lá para ser réu e juiz ao mesmo tempo, cabendo formar a própria opinião acerca dos fatos narrados.
Os 3 irmãos Karamázov e o velho tem suas personalidades magistralmente bem delineadas e inconfundíveis. A começar pelo pai, o devasso Fiódor, que disputa o amor de uma dama de má reputação e uma herança mal dividida com o próprio filho Dmitri, beberrão e violento, mas apaixonado pela vida e com um sentido enviesado de honra, onde temos também Alieksei, o bondoso jovem monge e o intelectual Ivan. A rivalidade do velho Fiódor com Dmitri conduz os grandes momentos da obra.
Importante ainda ressaltar que Dostoiévski pegou cada mínimo detalhe e o transformou numa peça-chave em diversas situações que causam surpresas agradáveis e algumas até desagradáveis. Grande parte das “pontas soltas” da obra, como o próprio autor sugere no início dessa edição, remetem a uma possível continuação da obra, que infelizmente não chegou a ser executada por conta da morte do autor 2 anos depois.
A obra merece a fama que tem e sem dúvida é um dos grandes clássicos da literatura universal. Além de ser um romance que aborde temas até hoje atuais, é acima de tudo um ótimo romance policial e merece ser lido por todos os amantes da boa literatura.

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Applauses

Muito bom o texto, Jabá, concordo com tudo.
Cite aí uma surpresa desagradável que você teve.
E o Jabá tá comigo no Team Dmitri!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Jabá 10th agosto 2012, 7:11 pm

Valeu, Becco. Pensei em fazer um post fake só pra irritar você, mas isso tava tão entalado e fiquei tão fissurado que acabei largando de mão. Laughing

ATENÇÃO SPOILER

Pô, a surpresa desagradável é que o mal venceu. Qual o leitor que não compartilha a angústia do Dmitri? Depois da sacada genial do Alieksei a respeito do dinheiro escondido na roupa e ver Catierina estragar tudo num piti e em seguida ver Mítia ser condenado arrasa qualquer um.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por tiago 10th agosto 2012, 9:59 pm

N° DE PÁGINAS: 999

Se virar de cabeça pra baixo, fica 666, número do diabo. Sinistro, não?
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Mat 10th agosto 2012, 10:22 pm

Vamos todos reler o Karamázov de trás pra frente.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Becco 11th agosto 2012, 10:17 am

Jabá escreveu:VPô, a surpresa desagradável é que o mal venceu. Qual o leitor que não compartilha a angústia do Dmitri? Depois da sacada genial do Alieksei a respeito do dinheiro escondido na roupa e ver Catierina estragar tudo num piti e em seguida ver Mítia ser condenado arrasa qualquer um.

Mas o plano de fuga dará certo e os irmãos farão grandes confusões na Sibéria fugindo da polícia!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por tiago 11th agosto 2012, 12:59 pm

Pro Fiodor M. Dostoievski se redimir pelo sofrimento é um grande privilégio.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por lavoura 13th agosto 2012, 9:40 am

SPOILER


Com o Dmitri eu nem me importei tanto com a condenação.
Fiquei triste mesmo é com a morte do Iluchá, o esfregãozinho. Filho do Esfregão pai.
Fiquei triste mesmo.

Cabo o Spoiler
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Jabá 13th agosto 2012, 10:03 am

lavoura escreveu:SPOILER


Com o Dmitri eu nem me importei tanto com a condenação.
Fiquei triste mesmo é com a morte do Iluchá, o esfregãozinho. Filho do Esfregão pai.
Fiquei triste mesmo.

Cabo o Spoiler

Cara, todo esse trecho da doença do garotinho é muito tenso. O desespero do esfregão, a amizade de Kólia e dos outros garotos e Particularmente o trecho onde o garotinho fala à beria da morte "Como te humilharam meu papaizinho..." e o pedido pra ser enterrado na pedra em que eles sempre iam juntos marejou os olhos deste velho jabá.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por lavoura 13th agosto 2012, 12:58 pm

Jabá escreveu:
lavoura escreveu:SPOILER


Com o Dmitri eu nem me importei tanto com a condenação.
Fiquei triste mesmo é com a morte do Iluchá, o esfregãozinho. Filho do Esfregão pai.
Fiquei triste mesmo.

Cabo o Spoiler

Cara, todo esse trecho da doença do garotinho é muito tenso. O desespero do esfregão, a amizade de Kólia e dos outros garotos e Particularmente o trecho onde o garotinho fala à beria da morte "Como te humilharam meu papaizinho..." e o pedido pra ser enterrado na pedra em que eles sempre iam juntos marejou os olhos deste velho jabá.

Pois é, eu que sou um cara insensivel, fiquei triste o dia todo.

Spoiler

A parte que o Ivan narra o crime dos pais que passaram bosta na cara da filha é cruel também.
Me partiu o coração.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Jabá 7th setembro 2012, 2:50 pm

Pelo jeito ele ainda não começou. percebe-se pela ausência.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Becco 7th setembro 2012, 3:54 pm

É triste. Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por tiago 17th setembro 2012, 11:07 am

Jabá escreveu:Pelo jeito ele ainda não começou. percebe-se pela ausência.

Até ele descobrir tudo de como vivem os monges da igreja ortodoxa, vai demorar para ele passar da página 100.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Anderson Lima 10th novembro 2012, 12:27 pm

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum.. hehe..
bom, Os Irmãos Karamazov é o primeiro e o único livro que eu li do F. Dostoievski.
Queria dizer que achei o livro fantástico, e que mesmo o livro sendo grande não é cansativo, mesma coisa que aconteceu comigo quando li Les Miserables do Victor Hugo, pois a obra é enorme mas não cansa o leitor.
Bom.. é isto. Tenho outros 2 livros aqui para ler, mas após deles eu vou ler outro livro de Dostoievski com certeza.
Anderson Lima
Anderson Lima
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/11/2012
Idade : 31
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Becco 10th novembro 2012, 12:58 pm

Seja bem-vindo, Anderson.
Começou com o pé direito na literatura russa.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Gourmet 10th novembro 2012, 6:27 pm

Jabá escreveu:Pelo jeito ele ainda não começou. percebe-se pela ausência.

Estou lendo. Devagar, mas estou!

Laughing
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Jabá 11th novembro 2012, 7:51 pm

Anderson Lima escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui no fórum.. hehe..
bom, Os Irmãos Karamazov é o primeiro e o único livro que eu li do F. Dostoievski.
Queria dizer que achei o livro fantástico, e que mesmo o livro sendo grande não é cansativo, mesma coisa que aconteceu comigo quando li Les Miserables do Victor Hugo, pois a obra é enorme mas não cansa o leitor.
Bom.. é isto. Tenho outros 2 livros aqui para ler, mas após deles eu vou ler outro livro de Dostoievski com certeza.

Gostei do seu avatar. É um mujique esfarrado e seboso? Bem russo!

O próximo livro tem que ser Crime e Castigo! Wink

Gourmet escreveu:
Jabá escreveu:Pelo jeito ele ainda não começou. percebe-se pela ausência.

Estou lendo. Devagar, mas estou!

Laughing

Falando sério, Gourmet...

O que você está achando do livro. Está em qual parte? Termina ainda esse ano?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Gourmet 12th novembro 2012, 5:57 am

Laughing

Cheguei ao mosteiro.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Becco 12th novembro 2012, 6:44 am

Putz. Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Anderson Lima 12th novembro 2012, 10:54 am

O meu avatar é do Jean Valjean do Les Miserables, ele é "o cara".. rs
Anderson Lima
Anderson Lima
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/11/2012
Idade : 31
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Becco 12th novembro 2012, 7:10 pm

Não, isso é um mujique.

E, Gourmet, pare de ler porra de Crônica de Gelo e Fogo e vá ler Dostoievski!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Gourmet 12th novembro 2012, 9:24 pm

Já acabei o Martin, tudo sendo lido a passos de cágado. Agora ando dividindo as leituras com um guia de Londres. Embarassed
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por tmanfrini 15th novembro 2012, 9:29 am

Go go Gourmet Exclamation
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por tiago 25th dezembro 2012, 3:26 pm

Relendo o livro... e prestando atenção no que o Fiodor deixou de possibilidades para o que seria o próximo volume, a sexualidade do Aliócha seria um tema de alta proeminência... e ele ainda chama esse livro só de "prólogo"...
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Gourmet 25th dezembro 2012, 8:50 pm

Voltamos à estaca zero, amigos, à estaca zero! Leio devagar, mas não gosto de interromper a leitura. Interrompi e agora voltaremos ao início. Nada pra mim é mais solene que Dostoievski.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы] - Página 5 Empty Re: Os Irmãos Karamazov [Братья Карамазовы]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos