Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

+6
schmidt
lavoura
Jabá
Oric
tiago
Mat
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Mat 21st janeiro 2013, 2:50 pm

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Don-quixote-1

Sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615.
O livro surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. O protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria. A história é apresentada sob a forma de novela realista.
É considerada a grande criação de Cervantes. O livro é um dos primeiros das línguas européias modernas e é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola. Em princípios de maio de 2002, o livro foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos. A votação foi organizada pelo Clubes do Livro Noruegueses e participaram escritores de reconhecimento internacional.

As figuras de D. Quixote, de Sancho Pança e do cavalo de Dom Quixote, Rocinante, rapidamente conquistaram a imaginação popular. No entanto, os críticos contemporâneos da obra não a levaram tão a sério como as gerações posteriores. No século XVII, por exemplo, considerou-se que o romance continha em si pouco mais que o tom de bom humor e de diversão, com Dom Quixote e Sancho Pança a encarnarem respectivamente o grotesco e o pícaro. O século XVIII foi pródigo em elogios a D. Quixote, não só na Espanha e em Portugal, como também por parte de grandes românticos do centro da Europa.
Na história do romance moderno, o papel de Dom Quixote é reconhecido como seminal. A evidência disso pode ser vista em Daniel Defoe, em Henry Fielding, em Tobias Smollett e Laurence Sterne e, também, em personagens criadas por alguns romancistas clássicos do século XIX, como é o caso de Walter Scott, de Charles Dickens, de Gustave Flaubert, de Benito Pérez Galdós, de Herman Melville e de Fiódor Dostoiévski. O mesmo acontece no caso de alguns autores pós-realistas do século XX, como James Joyce e Jorge Luis Borges. Dom Quixote provou ser uma notável fonte de inspiração para os criadores em outros campos artísticos. Desde o século XVII que se têm realizado peças de teatro, óperas, composições musicais e bailados baseados no Dom Quixote. No século XX, o cinema, a televisão e os cartoons inspiraram-se igualmente nesta obra. Dom Quixote inspirou ainda artistas como William Hogarth, Francisco Goya, Honoré Daumier e Pablo Picasso.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por tiago 21st janeiro 2013, 4:34 pm

A alma mais grandiosa já colocada em papel.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Oric 21st janeiro 2013, 5:53 pm

Ainda não li. Sad

Já viram alguma adaptação para o cinema?

Eu tenho aqui a do Grigori Kozintsev e a do Orson Welles, mas também não vi pois quero ler antes.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Jabá 21st janeiro 2013, 7:48 pm

Temos.

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Capa-dom-quixote-1

Leremos.

Antes que falem...

Sim, eu sei...

Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Mat 21st janeiro 2013, 8:18 pm

A arte da edição nova da penguin é muito feia, eu achei pelo menos Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por lavoura 22nd janeiro 2013, 12:45 pm

Li o primeiro livro com tradução do Walcyr Carrasco. Muito boa a história, me deu até vontade de conhecer algum livro de cavalaria do qual o Cervantes faz paródia. Pretendo reler esse ano pela edição da 34. Já tenho a segunda parte, mas não a primeira.

As partes do Dom quixote na venda são bem engraçadas! E as conclusões acerca de porque suas empreitas não deram certos também. Laughing

O Will Eisner fez uma adaptação em HQ com as partes mais memoráveis do Romance, ele excluíu aquelas histórias paralelas do Romance.
Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] &h=320&w=236&sz=23&tbnid=mWQBn_bQ5DyLFM:&tbnh=85&tbnw=63&zoom=1&usg=__xIcnDjaWUdFbnCMvXH7FROeZARM=&docid=rV6iv50j4iFx4M&sa=X&ei=3M7-UNW5OIXm8gTBh4HQCw&ved=0CDUQ9QEwAA&dur=1137
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Mat 22nd janeiro 2013, 12:53 pm

Dom Quixote é um livro muito engraçado e ao mesmo tempo muito violento.

Lembro das cenas em que ele cai no chão e recebe uma "chuva de bordoadas" e lava o chão de sangue.

Cervantes genialmente consegue ser divertido e cruel. Acho que Kafka tem muito disso, ele é detalhista e indiferente.

No Narrativas do espólio ele tem um texto chamado A Verdade sobre Sancho Pança.

Sancho Pança, que por sinal nunca se vangloriou disso, no curso dos anos conseguiu, oferecendo-lhe inúmeros romances de cavalaria e de salteadores nas horas do anoitecer e da noite, afastar de si o demônio – a quem mais tarde deu o nome de D. Quixote – de tal maneira que este, fora de controle, realizou os atos mais loucos, os quais no entanto, por falta de um objeto pré-determinado – que deveria ser precisamente Sancho Pança – , não prejudicaram ninguém. Sancho Pança, um homem livre, acompanhou imperturbável, talvez por um certo senso de responsabilidade, D. Quixote nas suas sortidas, retirando delas um grande e proveitoso divertimento até o fim de seus dias.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Truth_about_Sancho_Panza
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por tiago 22nd janeiro 2013, 12:58 pm

Gosto da cena em que um vomita no outro. Ou coisa assim.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por lavoura 22nd janeiro 2013, 1:13 pm

Mat escreveu:Dom Quixote é um livro muito engraçado e ao mesmo tempo muito violento.

Lembro das cenas em que ele cai no chão e recebe uma "chuva de bordoadas" e lava o chão de sangue.

Cervantes genialmente consegue ser divertido e cruel. Acho que Kafka tem muito disso, ele é detalhista e indiferente.

No Narrativas do espólio ele tem um texto chamado A Verdade sobre Sancho Pança.

Sancho Pança, que por sinal nunca se vangloriou disso, no curso dos anos conseguiu, oferecendo-lhe inúmeros romances de cavalaria e de salteadores nas horas do anoitecer e da noite, afastar de si o demônio – a quem mais tarde deu o nome de D. Quixote – de tal maneira que este, fora de controle, realizou os atos mais loucos, os quais no entanto, por falta de um objeto pré-determinado – que deveria ser precisamente Sancho Pança – , não prejudicaram ninguém. Sancho Pança, um homem livre, acompanhou imperturbável, talvez por um certo senso de responsabilidade, D. Quixote nas suas sortidas, retirando delas um grande e proveitoso divertimento até o fim de seus dias.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Truth_about_Sancho_Panza

Mas ele tem a poção de cura...

Agora que você falou e comecei a relembrar o livro todo é assim mesmo. As partes cômicas são,também trágicase dão pena.Bem legal esse trecho do Kafka, aliás o DFW tem um ensaio sobre o Kafka tocando justamente esse ponto: O humor dele.
No primeiro livro da Biografia do D. o Joseph Frank diz sobre isso também, segundo ele o tragico tem maior impacto se vier acompanhada de algo cômico e cita o O capote do Gogól.
Mais eu tinha maior pena do Sancho, talvez devido a inocência dele. O Dom quixote era doido e viveu sua aventura. Sancho teve esperanças nas promessas e no fim não teve nada, só deu com os Burros n'agua.

lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Jabá 22nd janeiro 2013, 2:05 pm

Parem de falar bem desse livro. Assim vou me animar a ler.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Oric 22nd janeiro 2013, 7:29 pm

lavoura escreveu:Muito boa a história, me deu até vontade de conhecer algum livro de cavalaria do qual o Cervantes faz paródia.
Também tenho essa curiosidade.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por schmidt 23rd fevereiro 2013, 1:37 pm

tiago escreveu:A alma mais grandiosa já colocada em papel.

Assino embaixo.

No prefacio da edicao da 34 tem um texto excelente de uma professora elogiando quem le o Dom Quixote na nossa idade auhauhauha
schmidt
schmidt
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 137
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 49
Localização : Volta Redonda

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Oric 2nd abril 2013, 7:56 pm

Acabei me deparando com esse livro: http://blog.atelie.com.br/2013/04/e-fizerom-taes-maravilhas-historias-de-cavaleiros-e-cavalarias/#.UVtvc5M3uJl

Pena que está tão caro, ainda mais se tratando de um livro de ensaios assim.

Dando uma olhada lá no site da Ateliê encontrei esse aqui, que parece ser um clássico do gênero: http://www.atelie.com.br/livro/tirant-blanc

Miguel de Cervantes in the book burning scene of Don Quixote considers it the best chivalry novel.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por lavoura 8th abril 2013, 2:37 pm

Oric escreveu:Acabei me deparando com esse livro: http://blog.atelie.com.br/2013/04/e-fizerom-taes-maravilhas-historias-de-cavaleiros-e-cavalarias/#.UVtvc5M3uJl

Pena que está tão caro, ainda mais se tratando de um livro de ensaios assim.

Dando uma olhada lá no site da Ateliê encontrei esse aqui, que parece ser um clássico do gênero: http://www.atelie.com.br/livro/tirant-blanc

Miguel de Cervantes in the book burning scene of Don Quixote considers it the best chivalry novel.
Parecem ser bem legais esses livros.
Folheando o "1001 livros para ler antes de morrer" encontrei um romance de cavalaria chamado "Amadis de Gaula", pelo visto não tem edição impressa por aqui.
Mas achei uma tradução em ebook:

http://www.fcsh.unl.pt/docentes/gvideiralopes/index_ficheiros/amadisT.pdf
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Becco 9th abril 2013, 8:16 pm

Já li o Amadis. É bem legal pra quem curte o gênero, é praticamente um paradigma.

E eu sempre me perguntei: quem é mais doido: o doido ou aquele que o segue?
Acho o Pancha mais doido que o Quixote.

A primeira vez que li sobre o personagem era criança, com este livro aqui:

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] 23269_4

Naquela época já tinha uma simpatia grande pelo personagem e o achava muito triste.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por lavoura 9th abril 2013, 9:10 pm

Becco escreveu:Já li o Amadis. É bem legal pra quem curte o gênero, é praticamente um paradigma.

E eu sempre me perguntei: quem é mais doido: o doido ou aquele que o segue?
Acho o Pancha mais doido que o Quixote.

A primeira vez que li sobre o personagem era criança, com este livro aqui:

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] 23269_4

Naquela época já tinha uma simpatia grande pelo personagem e o achava muito triste.

Uia, achei que nem tinha edição impressa do Amadis.
De qualquer forma eu baixei aquela tradução e pretendo começar em breve.

Me interessei também pelo "Livro Apocrífo" do Dom quixote. Que o Mat comentou no tópico do Rabelais.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por César 9th abril 2013, 9:11 pm

Me recuso a dar dinheiro por qualquer coisa da Itatiaia Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por lavoura 9th abril 2013, 9:19 pm

Pelas capas pintadas por crianças ??
Tô com vontade de logo começar a ler o volume II do Dom quixote!
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Oric 9th abril 2013, 9:33 pm

Lavoura, aquele ebook ali é só com parte do livro traduzido. Rola um "(continua)" no fim. Depois uns comentários sobre a tradução (não li tudo Laughing):

Português ou castelhano, Amadis de Gaula é indiscutivelmente uma das obras mais marcantes da cultura medieval ibérica. A presente tradução pretende, assim, dar a ler em português um texto que marcou assinalavelmente o imaginário peninsular e europeu durante séculos, e irá sendo completada à medida das possibilidades da autora.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por lavoura 9th abril 2013, 9:37 pm

Oric escreveu:Lavoura, aquele ebook ali é só com parte do livro traduzido. Rola um "(continua)" no fim. Depois uns comentários sobre a tradução (não li tudo Laughing):

Português ou castelhano, Amadis de Gaula é indiscutivelmente uma das obras mais marcantes da cultura medieval ibérica. A presente tradução pretende, assim, dar a ler em português um texto que marcou assinalavelmente o imaginário peninsular e europeu durante séculos, e irá sendo completada à medida das possibilidades da autora.

Puuts Laughing
Eu baixei e vi que tinha 160 páginas mas nem conferi. Então nem começarei a ler.
Becco, cria um tópico sobre romances de cavalaria e comenta sobre o Amadis por lá.
Smile
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por tmanfrini 28th abril 2013, 7:02 pm

Palavras de Olavo Bilac em Conferências literárias, Dom Quixote -
A verdade é que, em cem escritores, há noventa e nove que sabem comover e fazer chorar, e apenas um capaz de divertir e fazer rir. E ninguém jamais divertiu a humanidade como Cervantes! Milagre do gênio: extrair da própria miséria a alegria universal!
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Becco 28th abril 2013, 7:47 pm

Thaisinha sempre com a citação certa. Smile
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por tmanfrini 28th abril 2013, 8:00 pm

I love you


"Inspira-nos e proteje-nos, louco sublime!" é como conclui.

Li em
Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Cole%C3%A7%C3%A3o-julio_verne, recomendo a coleção (Leitura Maior).
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Jabá 28th abril 2013, 9:08 pm

Bilac quebrando de ensaísta? é isso?

Pensei que era só poeta (e dos mais chatos com aquela rima e métrica bitolada).
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por tmanfrini 28th abril 2013, 9:44 pm

Gosto da poesia dele. E sim - na verdade poema só há um, do pássaro cativo, ao fim do volume. É mais de crônicas e trechos de novelas.
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha] Empty Re: Dom Quixote de La Mancha [Don Quijote de la Mancha]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos