Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gustave Flaubert

+6
Catarina_
Becco
Jabá
tmanfrini
Oric
Mat
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Gustave Flaubert

Mensagem por Mat 21st janeiro 2013, 9:02 pm

Gustave Flaubert Gustave-flaubert

Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como “Madame Bovary” (1857), “L'Éducation sentimentale” (1869), “Salammbô” (1862) e contos, tal como “Trois contes” (1877).

Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e a linha filosófica de Augusto Comte.
Flaubert é contemporâneo de Baudelaire e ocupa, tal como o poeta de Fleurs du Mal, uma posição pioneira na literatura do século XIX. A despeito das contestações da época, por motivos morais, hoje é considerado como um dos grandes romancistas de seu século, em particular pela obra Madame Bovary. Fortemente marcado pela obra de Honoré de Balzac, Madame Bovary tem inspiração em La Femme de trente ans)[9], e seus escritos são ligados ao realismo.
A visão irônica e pessimista da humanidade fazem de Flaubert, na verdade, um grande moralista. Flaubert levou à perfeição o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo.

Obras

"Rêve d'enfer" (“Paixão e Virtude”) 1837
Mémoires d'un fou (“Memórias de um Louco”) 1838
Novembre (“Novembro”) 1842
Madame Bovary (“Madame Bovary”) 1857
Salammbô (“Salambô”) 1862
L'Éducation sentimentale (“A Educação Sentimental”) 1869
Lettres à la municipalité de Rouen, 1872
Le Candidat (peça), 1874
La Tentation de Saint Antoine (“A Tentação de Santo Antônio”) 1874
Trois Contes (“Três Contos”) (Un cœur simple (“Um Coração Simples”), La Légende de Saint Julien l'Hospitalier e Hérodias), 1877
Le Château des cœurs (teatro), 1880
Bouvard et Pécuchet (inacabado), 1881
À bord de la Cange, 1904
Par les champs et les grèves, 1910
Œuvres de jeunesse inédites, 1910
Dictionnaire des idées reçues, 1913
Lettres inédites à Tourgueneff, 1947
Lettres inédites à Raoul Duval , 1950
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Oric 21st janeiro 2013, 9:18 pm

Li só Madame Bovary e achei bem sem sal, ainda mais pelas expectativas monstras.

Mas isso tem muito tempo, pretendo revisitar um dia, quando estiver no clima apropriado.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Mat 21st janeiro 2013, 9:30 pm

Oric escreveu:Li só Madame Bovary e achei bem sem sal, ainda mais pelas expectativas monstras.

Senti isso também na leitura.

Quero ler A educação sentimental.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Braithwaite's Dictionary of Accepted Ideas

Mensagem por tmanfrini 3rd fevereiro 2013, 9:02 pm

Julian Barnes (ou o narrador fictício de seu Flaubert's Parrot) o troca em miúdos
The hermit of Croisset. The first modern novelist. The father of Realism. The butcher of Romanticism. The pontoon bridge linking Balzac to Joyce. The precursor of Proust. The bear in his lair. The bourgeois bourgeoisophobe. In Egypt, 'the father of the Moustache'. Saint Polycarpe; Cruchard; Quarafon; le Vicaire-Général; the Major; the old Seigneur; the Idiot of the Salons. All these titles were acquired by a man indifferent to ennobling forms of address: 'Honours dishonour, titles degrade, employment stupefies.'
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Jabá 27th fevereiro 2013, 10:14 am

Comecei o Três Contos e fiquei encantado. A prosa do Flaubert (pelo menos no 1° conto) é permeada de um lirismo raro na literatura.
O 1° conto chamado Um coração simples me tocou bastante e ao terminar fiquei engasgado e de olhos marejados. Sad
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Jabá 15th março 2013, 1:44 pm

Gustave Flaubert TRES_CONTOS_1234676287P

TRÊS CONTOS
GUSTAVE FLAUBERT
COSAC NAIFY – 144 páginas

Três contos é uma singela obra do escritor francês Gustave Flaubert que a meu ver alcançou a plenitude em sua arte. Composto pelos contos “Um coração simples”, “A legenda de São Julião Hospitaleiro” e “Herodíade”, o autor submete o leitor a um lirismo raro e por vezes único nessas curiosas histórias e alterna sutilmente seu estilo sem sair da linha lírica e da síntese por vezes genial.
O primeiro conto narra a história de uma devotada criada que passa por diversos abalos em sua humilde vida. Com uma devoção fanática por sua patroa e filhos, ela se dedica dia e noite ao bem estar da casa e da família até que vivencia uma tragédia de proporções gigantescas que desestabiliza o seio familiar. É um belo conto que pode levar os mais sensíveis às lágrimas.
“A legenda de São Julião Hospitaleiro” narra a história do santo homônimo. Baseado numa hagiografia presente num vitral de uma igreja de uma cidadezinha da França o autor deixa a pena fruir num estilo que lembra a narrativa das fábulas. Aqui Flaubert mostra todo seu poder de contar histórias.
E por fim, “Herodíade” é a versão para a narrativa bíblica sobre os fatos que levaram aos momentos finais de João Batista. Incrivelmente bem escrito, Flaubert conseguiu reconstruir de forma magistral o ambiente de degradação moral da ocupação romana no oriente médio. Simplesmente espetacular e altamente recomendável.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Becco 15th março 2013, 2:24 pm

Putz, quero demais ler esse aí.
O teu é o da Cosac?
Você chorou?
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Jabá 15th março 2013, 2:31 pm

Becco escreveu:Putz, quero demais ler esse aí.
O teu é o da Cosac?
Você chorou?

Tem que ler. O meu é o da Cosac. Comprei barato numa dessas promoções Lavoura da vida ou pelo desconto pra professor, não lembro.

Eu não chorei. Macho não chora. Cool






Mentira. Chorei feito uma menininha.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Oric 15th março 2013, 9:42 pm

Laughing Laughing
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Mat 20th março 2013, 2:42 pm

Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por tmanfrini 26th março 2013, 9:14 pm

Lendo Paulo & Virgínia no momento -

* Dans Un cœur simple de Gustave Flaubert (1857), les deux enfants de Madame Aubain, la maîtresse de Félicité, portent les prénoms Paul et Virgine, faisant référence au roman de Jacques-Henri Bernardin de Saint-Pierre.




Cito, palavras do narrador
... Quase só tenho encontrado a inocência atenta à minha voz. Em vão, a natureza chama a si os homens; cada um deles faz dela uma imagem que reveste com suas próprias paixões. Cada um buscando durante a vida este fantasma que desorienta, queixa-se depois ao céu do erro em que caiu. Do grande número de desgraçados que, de quando em quando, tentei reconduzir à natureza, não achei um que não se embriagasse com as próprias misérias. Eles me ouviam primeiro com atenção, esperando que eu os ajudaria a adquirir glória ou fortuna; mas vendo que eu queria ensinar-lhes, ao contrário, a viver sem elas, consideravam-me miserável por não andar atrás de sua desventurada felicidade. Criticavam minha vida solitária; pretendiam ser os únicos úteis aos homens e esforçavam-se por me arrastar para o seu turbilhão. Porém, se sou comunicativo com todos, não me entrego a ninguém. Muitas vezes, sou eu mesmo, matéria de minhas próprias lições. Recordando, na tranquilidade presente, as agitações passadas da minha própria vida às quais dei tanto valor: as proteções, a fortuna, a reputação, as volúpias e as opiniões pelas quais se luta por toda terra. Comparo tantos homens, que vi disputarem com violência estas quimeras e que não existem mais, com as águas do meu rio, que se quebram espumando contra as pedras do leito e desaparecem para não voltar jamais. Quanto a mim, deixo-me levar em paz, pelo rio do tempo, para o oceano do porvir que não tem praias; e pelo espetáculo das harmonias atuais da natureza, eu me dirijo ao seu autor, esperando destino melhor, num outro mundo.
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Becco 9th abril 2013, 8:17 pm

Flaubert escolhe cada palavra com extremo cuidado.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Catarina_ 16th maio 2013, 10:24 am

Tenho que reler Madame Bovary, só li o da L&PM e ainda assim há muito tempo atrás. E ainda fui inventar de ler o livro quando estava internada, de modo que pensar nele não me traz lembranças lá muito agradáveis.
Catarina_
Catarina_
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por lavoura 7th fevereiro 2014, 4:36 pm

Estou lendo o "Três contos" falta só um finalzinho do terceiro. Mas vim aqui postar antes de terminar. O livro é muito bom.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Jabá 7th fevereiro 2014, 8:14 pm

lavoura escreveu:Estou lendo o "Três contos" falta só um finalzinho do terceiro. Mas vim aqui postar antes de terminar. O livro é muito bom.

Você chorou?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Becco 9th fevereiro 2014, 12:51 pm

Responde. Queremos saber.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por lavoura 26th fevereiro 2014, 8:42 pm

Aqui é São Julião, rapá!
Choro não!
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Oric 19th abril 2014, 4:15 pm

Italo Calvino escreveu:Existe uma história da visualidade romanesca — do romance como arte de fazer ver pessoas e coisas — que coincide com alguns momentos da história do romance, mas não com todos. De mme. de Lafayette a Constant o romance explora o ânimo humano com uma acuidade prodigiosa, mas as páginas são como persianas fechadas que não deixam ver nada. A visualidade romanesca começa com Stendhal e Balzac, e com Flaubert atinge a relação perfeita entre palavra e imagem (o máximo de economia com rendimento máximo). A crise da visualidade romanesca começará meio século depois, em simultâneo com o advento do cinema.

Estava pensando nisso recentemente ao ler Lovecraft, pois ele possui uma narrativa bastante visual.

Seria interessante ler algo sobre o impacto do cinema na literatura.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por César 19th abril 2014, 4:28 pm

Ciro, já pegou James Wood?
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Deco 19th abril 2014, 10:40 pm

Gustave Flaubert Bouvardepecuchet

Gosto muito da premissa e de alguns trechos desse romance, mas não o li. Alguém poderia comentá-lo?
Deco
Deco
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Oric 20th abril 2014, 11:25 am

César escreveu:Ciro, já pegou James Wood?

Ainda não. Terminei o Calvino ontem, o próximo será ele.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por lavoura 20th abril 2014, 10:40 pm

Deco escreveu:Gustave Flaubert Bouvardepecuchet

Gosto muito da premissa e de alguns trechos desse romance, mas não o li. Alguém poderia comentá-lo?

Gosto muito da premissa e de alguns trechos desse romance, mas não o li.

Acho que a Thaís já leu.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por tiago 3rd junho 2014, 10:43 am

Ainda não terminei, mas A educação sentimental (1869) tá bem legal até agora. É basicamente 1848 contado do ponto de vista de um ardente jovem romântico, que pro Flaubert é quem adora se apropriar dos sentimentos exaltados, patrióticos e democráticos desse tipo de acontecimento mas não tem qualquer interesse em mudar as estruturas de poder. A prosa dele é muito boa, usando todos os recursos do romantismo contra ele.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Jabá 24th agosto 2014, 12:27 pm

Gustave Flaubert MADAME_BOVARY_1270951350P

MADAME BOVARY
GUSTAVE FLAUBERT
ABRIL COLEÇÕES – 444 páginas


Madame Bovary é um desses clássicos da literatura que recontam uma história repetida e conhecida, mas que mesmo assim, por conta do toque de mestre do autor, ela consegue ser diferente das demais.
Seguindo a tradição das heroínas adúlteras como Anna Kariênina e Luísa (O primo Basílio), Emma Bovary é uma personagem construída para escandalizar a sociedade da época, seja lançando um alerta, seja sendo julgada pelo autor, o romance foi construído para chocar seus leitores. Pelo menos na época, já que nos dias atuais essa história não escandalizaria ninguém.
Com relação à escrita, Flaubert utiliza diversos floreios que enriquecem e tornam a narrativa admirável. Mesmo não sendo uma escrita tão fluida e polida como na sua obra Três contos, o autor consegue evocar o período marcando a imaginação do leitor com cenas de cores fortes e vívidas. Após a leitura do romance, passa-se, a saber, o motivo porque ele figura entre os clássicos da literatura mundial.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Oric 25th agosto 2014, 2:24 pm

Preferiu Três Contos, então?
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gustave Flaubert Empty Re: Gustave Flaubert

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos