Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Literatura Japonesa

+6
César
Jabá
Aline Santiago
Deco
lavoura
Oric
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Mat 29th dezembro 2013, 5:17 pm

Literatura Japonesa - Página 2 Sanshiro-baixa-208x300

Sanshiro Ogawa [lê-se “Sanchirô”] sai do interior do Japão rumo à deslumbrante capital para estudar literatura, mas a transição à vida adulta não será como ele imagina. Aqui, na primeira parte da trilogia informal de Natsume Soseki composta ainda por E depois e O portal, o verdadeiro aprendizado do protagonista se dá mais na contemplação das formosas nuvens do céu azul de Tóquio do que nas supostamente edificantes aulas da universidade.



Neste romance de formação, ambientado na virada do século XIX para o XX, o ingênuo personagem-título atravessa as ruínas de um sistema de ensino caduco, formado por alunos que fingem que estudam e por falsos “mestres” cuja fachada intelectual não resiste a um olhar mais atento.



Assim, no ir e vir de nosso pacato calouro, desvendamos, por exemplo, o soberbo professor Hirota, que passa seu tempo expelindo “fumaça filosófica” pelo nariz, ou ainda o artista Haraguchi, retratista de pincelada e constituição robustas, partidário das modernas tendências europeias. Perto deles, no entanto, Sanshiro não passa de um xucro, sobretudo no plano pessoal, ao evidenciar seu embaraço e sua pouca habilidade com o sexo oposto a partir da afeição que passa a nutrir pela instigante Mineko.



A trama de Sanshiro foi serializada em setembro de 1908 no Asahi Shimbun, e Soseki considerou ainda para a obra os títulos “O jovem”, “Leste e oeste” e “Plana planície”, por receio de o jornal não julgar o nome do protagonista atraente o suficiente para o leitor – leitor esse que, seja no Japão da era Meiji ou no Ocidente pós-moderno, acompanha, deliciado, as atitudes e o comportamento peculiares de nosso jovem herói em busca de sua epifania.



Conhecido pela grande habilidade na construção psicológica de seus personagens, Soseki também evidencia aqui tal característica. A despeito da distância secular de que data a origem da obra, Sanshiro não deixa de ser uma amostragem bem acabada da “modernidade” estilística do autor, tido como o pai da ficção japonesa contemporânea – Haruki Murakami, por exemplo, admite que Sanshiro lhe serviu de referência para elaborar seu Norwegian Wood, que também trata de um personagem recém-chegado à universidade.



O humor sutil, com que Soseki já assombrara em seu primeiro romance, Eu sou um gato, reaparece em Sanshiro de forma ainda mais oportuna e elegante, nas situações em que o protagonista não consegue evitar o profundo desajeito para lidar com as coisas e pessoas do mundo cosmopolita – e do mundo dos adultos. Pois Sanshiro, o personagem, não é outra coisa que não um pós-adolescente deslocado da vida real, como a esperar que a universidade lhe ensine os atalhos para achar seu lugar no mundo. Vã expectativa.

http://www.estacaoliberdade.com.br/sanshiro/
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Oric 2nd janeiro 2014, 2:30 pm

Gostei da premissa.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Oric 7th março 2014, 10:10 am

Literatura Japonesa - Página 2 91400_561

Que livro, amigos! Cada capítulo é melhor que o anterior. Kawabata com seu ritmo calmo, narrativa bastante detalhada, pintando um quadro na frente do leitor. A forma como ele conduz os sonhos, lembranças e reflexões de Eguchi, a partir de suas experiências na Casa das Belas Adormecidas, é primorosa.

O estilo me lembrou bastante do filme Morte em Veneza, do Visconti (revi recentemente). E a história, claro, me fez lembrar do "Memórias de Minhas Putas Tristes", do Gabo, que se inspirou no livro do Kawabata.

Sem dúvida quero ler outros do autor, assim como o livro citado na orelha, Diário de um Velho Louco, de Tanizaki.

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Karenina 7th março 2014, 6:25 pm

Literatura Japonesa - Página 2 Quando+falo+de+corrida

Literatura Japonesa - Página 2 9788560281527

Literatura Japonesa - Página 2 1456533_600731543316368_417018375_n_zps090f071d

Literatura Japonesa - Página 2 6751917g1

Estes são os livros que li do Haruki Murakami. Este escritor me conquistou muito no último ano e fui lendo loucamente os livros dele na sequência. Gosto muito do autor, especialmente pela forma como narra histórias tão cotidianas e as intercala com elementos surreais e misteriosos. Contudo me irrita o fato de ele não "saber terminar" seus livros. Não digo isso pelo fato de ele não "explicar" os mistérios ou os elementos surreais e sim por, algumas vezes, parecer que uma criança de 6 anos terminou de escrever o livro de tão mal escrito que ficou. Os finais de 1Q83 (Parte 3) e o de Minha querida Sputnik me deixaram extremamente decepcionada por causa disso. Talvez eu tenha sido mal acostumada a finais bem feitos.

O que falo quando falo de corrida, Norwegian Wood e 1Q83 (Parte 1 e 2) com certeza marcaram a minha vida e me motivaram a conhecer mais sobre o autor. Os dois últimos romances são extremamente bem construídos e cada capítulo atiça a vontade do leitor de continuar e de se envolver ainda mais com os personagens. Recomendo estes!

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Jabá 8th março 2014, 7:55 am

Muramaki, esse Tólstoi nipônico. Tenho muita vontade de ler. Projeto para os próximos 3 ou 4 anos.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por César 8th março 2014, 10:09 am

Tolstói nipônico? Não mesmo Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Jabá 8th março 2014, 10:24 am

César escreveu:Tolstói nipônico? Não mesmo Laughing

Mas ele também não sabe finalizar suas obras.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por RafaelS 8th março 2014, 9:34 pm

Tanizaki certamente é o Dostoiévski japonês.
RafaelS
RafaelS
Ana Karenina
Ana Karenina

Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Jabá 9th março 2014, 8:38 am

Foda, pode haver uma Tchékov de saias mas não um Tólstoi japonês  Sad Sad Sad Sad Sad 
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Mat 9th março 2014, 1:34 pm

https://www.youtube.com/watch?v=VwlEMOK73AY
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Karenina 10th março 2014, 9:30 am

Esse Jabá fresca! Ó, Jabá, se tiver interesse começa pelo Norwegian Wood. Foi o livro dele que mais me marcou e que achei mais bem escrito. Além disso, o autor, o tempo todo, cita escritores e músicos. A maioria das referências eu já conhecia, mas as novas valeram a pena Wink

Literatura Japonesa - Página 2 29_llivros_de02

Estou com este acima para ler! Agora falta arrumar tempo =)

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Becco 12th março 2014, 7:33 am

Kawabata tá mais próximo de um Tolstói japonês.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Japonesa - Página 2 Empty Re: Literatura Japonesa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos