História das religiões e Religião comparada
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César
RafaelS
Mat
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Re: História das religiões e Religião comparada
Gostaria de referências sobre religiões orientais(budismo, jainismo, hinduísmo), se possível em edições nacionais.
Com a exceção de Zimmer, pois já tenho vontade de lê-lo.
Com a exceção de Zimmer, pois já tenho vontade de lê-lo.
Deco- Ana Karenina
- Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35
Re: História das religiões e Religião comparada
Mircea Eliade escreveu:O objetivo último do historiador das religiões é compreender, e tonar compreensível aos outros, o comportamento do homo religiosus e seu universo mental. A empresa nem sempre é fácil. Para o mundo moderno, a religião como forma de vida e concepção de mundo confunde-se com o cristianismo. No melhor dos casos, um intelectual ocidental, com certo esforço, tem algumas probabilidades de se familiarizar com a visão religiosa da antiguidade clássica e mesmo com algumas das grandes religiões orientais, como, por exemplo, o hinduísmo ou o confucionismo.
Mas esse esforço de alargar seu horizonte religioso, por mais louvável que seja, não o leva muito longe; com a Grécia, a Índia, a China, o intelectual ocidental não ultrapassa a esfera das religiões complexas e elaboradas, que dispõem de uma vasta literatura sacra. Conhecer uma parte dessa literatura sacra, familiarizar-se com algumas mitologias e teologias orientais ou do mundo clássico, não é ainda suficiente para conseguir compreender o universo mental do homo religiosus.
Essas mitologias e teologias encontram-se já excessivamente marcadas pelo longo trabalho dos letrados; embora, propriamente falando, não constituam ‘Religiões do Livro’ (como é o caso do Judaísmo, do Zoroatrismo, do cristianismo, do islamismo), possuem livros sagrados (a Índia, a China) ou, pelo menos, sofreram influência de autores de prestígio (por exemplo, na Grécia, Homero).
Para se obter uma perspectiva religiosa mais ampla, é mais útil familiarizar-se com o folclore dos povos europeus; em suas crenças, costumes e comportamento perante a vida e a morte, ainda poderemos reconhecer numerosas ‘situações religiosas’ arcaicas. Estudando-se as sociedades rurais europeias, pode-se compreender o mundo religioso dos agricultores neolíticos. Em muitos casos, os costumes e as crenças dos camponeses europeus representam um estado de cultura mais arcaico do que aquele testemunhado pela mitologia da Grécia clássica. (p. 133-4)
O argumento central do Eliade nesse livro é que os signos da religião, mesmo que disfarçados e secularizados, ainda estão presentes na vida do homem das sociedades modernas.
Mircea Eliade escreveu:"O homem a-religioso no estado puro é um fenômeno muito raro, mesmo na mais dessacralizada das sociedades modernas. A maioria dos 'sem-religião' ainda se comporta religiosamente, embora não esteja consciente do fato. Não se trata somente das massas das 'supertições' ou dos 'tabus' do homem moderno, que têm todos uma estrutura e uma origem mágico-religiosas. O homem moderno que se sente e se pretende a-religioso carrega ainda toda uma mitologia camuflada e numerosos ritualismos degradados." (p.166)
Uma existência completamente dessacralizada e profana é muito rara mesmo para o homem secular. Durante o livro todo ele encontra exemplos para mostrar que o homem moderno ainda está muito próximo daquele homem religioso das sociedades arcaicas. A essência ainda é mesma, a relação com o sagrado ainda existe (mesmo que de forma inconsciente) mas as credenciais são outras. Muito bom o livro. É básico nos estudos de religião comparada pois traz uma série de considerações sobre várias tradições religiosas. Eliade ainda destaca a necessidade de não confundir tradição religiosa somente com cristianismo, e convoca o leitor a estudar as sociedades rurais europeias (pré-cristã), as religiões não-letradas e as tradições orais.
Mat- Guerra e Paz
- Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia
Re: História das religiões e Religião comparada
A origem do Cristiano, Karl Kautsky, será que é bom?
tiago- Crime e Castigo
- Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011
Re: História das religiões e Religião comparada
Belo parágrafo do James Wood sobre a experiência dele, quando criança, em igrejas:
From the outside, the church I attended with my parents and siblings was conventional enough: a stout medieval fortress with a square tower and the usual gaudy strip-cartoon Windows, fixed to a light hill in a university town. But Wonders occurred inside. I saw people shivering with ecstasies, people clutching at God with their hands raised. I saw people dancing in the aisles, whirling and writhing. It was explained afterward to me that these dancers were ‘taken with the spirit’. There was one Young woman who was a persistent dancer, and I recall that at thirteen I was disappointed that she was one of the least attractive women in the congregation. I was disturbed by how many broke into tears during these services. One man spent entire services shaking like a machine. I never saw his eyes dry. He always looked as if he were painfully giving birth to something unwanted. I began to associate Christianity with crying, and with a form of sublime punishment. (The Broken Estate, p. 257)
Mat- Guerra e Paz
- Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia
Re: História das religiões e Religião comparada
Talvez irei abaixar o nível da discussão com meu post, mas vamos lá:
Havia comprado há algum tempo numa promoção do Submarino, agora que fui ler. Estou interessado em livros que descrevam os mitos (para também entender melhor os que os analisam), e esse parece ser um clássico sobre a mitologia grega (fala um pouquinho de outras). É até bacana, leitura bem tranquila. O Bulfinch é meio cristão bitolado, mas vá lá. Um ponto positivo é que ele cita muitos poemas (embora quase sempre ingleses) que remetem aos mitos, assim como pinturas.
Havia comprado há algum tempo numa promoção do Submarino, agora que fui ler. Estou interessado em livros que descrevam os mitos (para também entender melhor os que os analisam), e esse parece ser um clássico sobre a mitologia grega (fala um pouquinho de outras). É até bacana, leitura bem tranquila. O Bulfinch é meio cristão bitolado, mas vá lá. Um ponto positivo é que ele cita muitos poemas (embora quase sempre ingleses) que remetem aos mitos, assim como pinturas.
Oric- Crime e Castigo
- Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012
Re: História das religiões e Religião comparada
O livro do Eliade tem 4 volumes, mas só tem 3 a venda, vão lançar o quarto ainda?
tiago- Crime e Castigo
- Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011
Re: História das religiões e Religião comparada
O quarto volume não foi terminado/publicado pelo Eliade.
RafaelS- Ana Karenina
- Mensagens : 399
Data de inscrição : 11/02/2013
Localização : Rio de Janeiro
Re: História das religiões e Religião comparada
Li esse livro numa edição antiga e emprestada, comprarei essa nova.
''Como é possível acreditar pela metade ou acreditar em coisas contraditórias? As crianças
acreditam ao mesmo tempo em que Papai Noel lhes traz brinquedos pela chaminé e esses
brinquedos são colocados lá por seus pais; então, acreditam mesmo em Papai Noel? Sim... ''
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42277067&nm_origem=rec_produto_viu-viu&nm_ranking_rec=13
''Como é possível acreditar pela metade ou acreditar em coisas contraditórias? As crianças
acreditam ao mesmo tempo em que Papai Noel lhes traz brinquedos pela chaminé e esses
brinquedos são colocados lá por seus pais; então, acreditam mesmo em Papai Noel? Sim... ''
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42277067&nm_origem=rec_produto_viu-viu&nm_ranking_rec=13
Deco- Ana Karenina
- Mensagens : 305
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 35
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