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História das religiões e Religião comparada

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Mensagem por Deco 19th fevereiro 2014, 10:12 pm

Gostaria de referências sobre religiões orientais(budismo, jainismo, hinduísmo), se possível em edições nacionais.
Com a exceção de Zimmer, pois já tenho vontade de lê-lo.
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Mensagem por Mat 27th fevereiro 2014, 8:45 am

História das religiões e Religião comparada - Página 2 623066


Mircea Eliade escreveu:O objetivo último do historiador das religiões é compreender, e tonar compreensível aos outros, o comportamento do homo religiosus e seu universo mental. A empresa nem sempre é fácil. Para o mundo moderno, a religião como forma de vida e concepção de mundo confunde-se com o cristianismo. No melhor dos casos, um intelectual ocidental, com certo esforço, tem algumas probabilidades de se familiarizar com a visão religiosa da antiguidade clássica e mesmo com algumas das grandes religiões orientais, como, por exemplo, o hinduísmo ou o confucionismo.

Mas esse esforço de alargar seu horizonte religioso, por mais louvável que seja, não o leva muito longe; com a Grécia, a Índia, a China, o intelectual ocidental não ultrapassa a esfera das religiões complexas e elaboradas, que dispõem de uma vasta literatura sacra. Conhecer uma parte dessa literatura sacra,  familiarizar-se com algumas mitologias e teologias orientais ou do mundo clássico, não é ainda suficiente para conseguir compreender o universo mental do homo religiosus.

Essas mitologias e teologias encontram-se já excessivamente marcadas pelo longo trabalho dos letrados; embora, propriamente falando, não constituam ‘Religiões do Livro’ (como é o caso do Judaísmo, do Zoroatrismo, do cristianismo, do islamismo), possuem livros sagrados (a Índia, a China) ou, pelo menos, sofreram influência de autores de prestígio (por exemplo, na Grécia, Homero).

Para se obter uma perspectiva religiosa mais ampla, é mais útil familiarizar-se com o folclore dos povos europeus; em suas crenças, costumes e comportamento perante a vida e a morte, ainda poderemos reconhecer numerosas ‘situações religiosas’ arcaicas. Estudando-se as sociedades rurais europeias, pode-se compreender o mundo religioso dos agricultores neolíticos. Em muitos casos, os costumes e as crenças dos camponeses europeus representam um estado de cultura mais arcaico do que aquele testemunhado pela mitologia da Grécia clássica. (p. 133-4)

O argumento central  do Eliade nesse livro é que os signos da religião, mesmo que disfarçados e secularizados, ainda estão presentes na vida do homem das sociedades modernas.

Mircea Eliade escreveu:"O homem a-religioso no estado puro é um fenômeno muito raro, mesmo na mais dessacralizada das sociedades modernas. A maioria dos 'sem-religião' ainda se comporta religiosamente, embora não esteja consciente do fato. Não se trata somente das massas das 'supertições' ou dos 'tabus' do homem moderno, que têm todos uma estrutura e uma origem mágico-religiosas. O homem moderno que se sente e se pretende a-religioso carrega ainda toda uma mitologia camuflada e numerosos ritualismos degradados." (p.166)


Uma existência completamente dessacralizada e profana é muito rara mesmo para o homem secular. Durante o livro todo ele encontra exemplos para mostrar que o homem moderno ainda está muito próximo daquele homem religioso das sociedades arcaicas. A essência ainda é mesma, a relação com o sagrado ainda existe (mesmo que de forma inconsciente) mas as credenciais são outras. Muito bom o livro. É básico nos estudos de religião comparada pois traz uma série de considerações sobre várias tradições religiosas. Eliade ainda destaca a necessidade de não confundir tradição religiosa somente com cristianismo, e convoca o leitor a estudar as sociedades rurais europeias (pré-cristã), as religiões não-letradas e as tradições orais.
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Mensagem por tiago 30th maio 2014, 6:33 pm

A origem do Cristiano, Karl Kautsky, será que é bom?
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Mensagem por Mat 1st junho 2014, 12:11 pm

Belo parágrafo do James Wood sobre a experiência dele, quando criança, em igrejas:
From the outside, the church I attended with my parents and siblings was conventional enough: a stout medieval fortress with a square tower and the usual gaudy strip-cartoon Windows, fixed to a light hill in a university town. But Wonders occurred inside. I saw people shivering with ecstasies, people clutching at God with their hands raised. I saw people dancing in the aisles, whirling and writhing. It was explained afterward to me that these dancers were ‘taken with the spirit’. There was one Young woman who was a persistent dancer, and I recall that at thirteen I was disappointed that she was one of the least attractive women in the congregation. I was disturbed by how many broke into tears during these services. One man spent entire services shaking like a machine. I never saw his eyes dry. He always looked as if he were painfully giving birth to something unwanted. I began to associate Christianity with crying, and with a form of sublime punishment. (The Broken Estate, p. 257)
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Mensagem por Oric 16th junho 2014, 10:35 am

Talvez irei abaixar o nível da discussão com meu post, mas vamos lá:

História das religiões e Religião comparada - Página 2 298-583408-0-5-o-livro-de-ouro-da-mitologia

Havia comprado há algum tempo numa promoção do Submarino, agora que fui ler. Estou interessado em livros que descrevam os mitos (para também entender melhor os que os analisam), e esse parece ser um clássico sobre a mitologia grega (fala um pouquinho de outras). É até bacana, leitura bem tranquila. O Bulfinch é meio cristão bitolado, mas vá lá. Um ponto positivo é que ele cita muitos poemas (embora quase sempre ingleses) que remetem aos mitos, assim como pinturas.
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Mensagem por tiago 24th junho 2014, 11:09 am

O livro do Eliade tem 4 volumes, mas só tem 3 a venda, vão lançar o quarto ainda?
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Mensagem por RafaelS 24th junho 2014, 12:38 pm

O quarto volume não foi terminado/publicado pelo Eliade.
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Mensagem por Deco 16th setembro 2014, 9:23 pm

Li esse livro numa edição antiga e emprestada, comprarei essa nova.

''Como é possível acreditar pela metade ou acreditar em coisas contraditórias? As crianças
acreditam ao mesmo tempo em que Papai Noel lhes traz brinquedos pela chaminé e esses
brinquedos são colocados lá por seus pais; então, acreditam mesmo em Papai Noel? Sim... ''

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42277067&nm_origem=rec_produto_viu-viu&nm_ranking_rec=13


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