Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romance Histórico

3 participantes

Ir para baixo

Romance Histórico Empty Romance Histórico

Mensagem por Oric 1st outubro 2014, 10:44 am

O romance histórico é, por definição, o que mistura história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos. O romance histórico surge no início do século XIX, durante o romantismo. São vários os romances históricos que se celebrizaram como, por exemplo, Ivanhoe (de Walter Scott), Eurico, o Presbítero (de Alexandre Herculano) ou Guerra e Paz (de Tolstoi).
Afirma Lukács que o romance histórico "exige não só a colocação da diegese em épocas históricas remotas, como uma estratégia narrativa capaz de reconstituir com minúcia os componentes sociais, axiológicos, jurídicos e culturais que caracterizam essas épocas".
Memorial do Convento, de José Saramago, por exemplo, pode ser classificado como romance histórico (e também de espaço, social e romance de intervenção) ao oferecer-nos uma minuciosa descrição da sociedade portuguesa do início do século XVIII, marcada pela sumptuosidade da Corte, associada à Inquisição, e pela exploração dos operários, metaforicamente apreciados como se de tijolos se tratassem para a obra do convento de Mafra.
A referência à guerra da Sucessão, em que Baltasar se vê amputado da mão esquerda, a imponência bárbara dos autos de fé, a que não falta a "alegria devota", a construção do convento, os esponsais da princesa Maria Bárbara, a construção da passarola voadora pelo Padre Bartolomeu de Gusmão e tantos outros acontecimentos confirmam a correspondência aproximada ao que nessa época ocorre e conferem à obra a designação de romance histórico.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$romance-historico;jsessionid=u9QakQKaWtPDuocUOVSGPw__

Um livro clássico sobre o tema (ainda não li):
Romance Histórico O-romance-historico-gyorgy-lukacs-trad-rubens-enderle-440-paginas-r-6300

Gostam de romances históricos? Só os clássicos ou leem coisas atuais também?
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por César 3rd outubro 2014, 11:14 am

Lukács ídolo! Mas ando sem cabeça pra romance Razz
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por Oric 9th outubro 2014, 6:35 pm

Pois é, tem um tempinho que eu não pego algum romance mais pesado, daí estou lendo uns mais leves:

Romance Histórico O_IMPERADOR__OS_PORTOES_DE_ROMA_1338813043P

Primeiro livro que estou lendo nesse estilo. É uma leitura mais fluida, rápida, mas agradável. Dá uma boa imersão e tem alguns detalhes interessantes. O autor parece ser sério e ter pesquisado. Nessa categoria, atualmente parece ser o melhor depois do Cornwell (não li ainda).

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por luyspaulo 9th outubro 2014, 6:50 pm

Estou lendo O Conquistador do Conn. Saiu um dele recente sobre A Guerra das Rosas. Interessado em comprar assim como esse Imperador.
luyspaulo
luyspaulo
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 125
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 46
Localização : Três Corações-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por Oric 13th outubro 2014, 10:10 pm

Está gostando?

Fiquei com vontade de ler os que você falou também.

Ah, esqueci de falar, mas para quem não sabe, esse "O Imperador" é uma tetralogia sobre a vida de Júlio César, desde a infância.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por luyspaulo 20th outubro 2014, 4:00 pm

Estou gostando sim. Os personagens são bem trabalhados.... Estou no segundo volume. Li o primeiro em 4 dias de tão empolgante que é o livro.
luyspaulo
luyspaulo
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 125
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 46
Localização : Três Corações-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por luyspaulo 20th outubro 2014, 4:02 pm

Esse Imperador tem uma caixa com os quatro volumes a um preço bem bacana no Submarino
luyspaulo
luyspaulo
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 125
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 46
Localização : Três Corações-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por Oric 20th outubro 2014, 4:59 pm

Pode crer. Estou lendo no Kobo mesmo.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Romance Histórico Empty Re: Romance Histórico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos