Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Divulgação científica

2 participantes

Ir para baixo

Divulgação científica Empty Divulgação científica

Mensagem por Mat 9th março 2015, 6:52 am

Divulgação científica Carl-sagan-dude-what

Divulgação científica é o mesmo que "popularização da ciência" sendo este termo mais utilizado dentro da tradição de países anglo-saxônicos a partir da década de 1950 para caracterizar atividades que buscam fazer uma difusão do conhecimento científico para públicos não especializados.A divulagação cientifica é fundamental para o desenvolvimento da ciência, uma vez que ela é responsavel pela circulação de ideias e divulgando resultados de pesquisas para a população em geral. Desta forma potencializando o debate cientifico e instigando novos talentos para atividades de ciências.
Outras expressões com sentidos mais restritivos são também usadas, tais como: comunicação pública da ciência, vulgarização científica e jornalismo científico.
A divulgação científica iniciou-se há mais de cinco mil anos. Mais recentemente, a popularização da ciência tem sido interpretada também como um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudem a melhorar a vida das pessoas e que deem suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis. Tais ações podem ter ainda um importante papel de apoio às atividades escolares. Mas não devem ser vistas apenas pelo seu caráter complementar ao ensino formal. Tem seu significado próprio, ao se dirigirem a um público mais amplo, que já passou (ou não) pelas escolas.

O que vocês já leram sobre? Vamos postar recomendações e comentários aqui! Comprei A dança do Universo, do Marcelo Gleiser (http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80031). Primeira vez que leio algo do assunto e queria mais dicas, se possível Very Happy .
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Divulgação científica Empty Re: Divulgação científica

Mensagem por yago.ramalho.35 10th março 2015, 9:02 pm

Pega os mais famosos: Carl Sagan, Richard Dawkins, Sam Harris (se bem que vejo ele entra mais na questão ateísmo x religião), entre outros. Até hoje nunca li um livro inteiro de divulgação-i.e,só li trechos, mas há vários vídeos do tipo, alguns bem úteis (https://www.youtube.com/watch?v=HRlQ1_KRCCw Laughing ), recomendo também.
yago.ramalho.35
yago.ramalho.35
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/11/2014
Idade : 23
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos