Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o último livro que você leu?

+26
Oric
Anderson Lima
Franz
Even Bitencourt
lavoura
Andrei
devotchka
schmidt
Rômulo Costa
aline veras
Sblargh
Gourmet
Amanda
tmanfrini
isablah
Karenina
Deco
Jabá
Érika Donin
Darth Vader
tiago
tupinambá
Luciana Sousa
Mat
César
Becco
30 participantes

Página 2 de 37 Anterior  1, 2, 3 ... 19 ... 37  Seguinte

Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por tiago 18th julho 2011, 10:29 pm

Eu lembro de um moleque na 7 série perguntando pra professora porque não "traduziam" Machado de Assis pro português atual.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Becco 19th julho 2011, 10:01 am

César escreveu:Becco, o que me irritou nessa adaptação foi o aspecto mambembe, parece que tudo no Brasil agora pra ser respeitado tem de ser mambembe. Mas eu gostei, muito melhor que o do Marcos Palmeira Laughing

Também achei desnecessário, mas, comparado a "Dom", é "Cidadão Kane"!
"Dom" tem a cena de estupro mais patética filmada na história do cinema mundial.


tpnocera escreveu:Eu lembro de um moleque na 7 série perguntando pra professora porque não "traduziam" Machado de Assis pro português atual.

Laughing

Ora, se já fizeram isso aqui:


Qual o último livro que você leu? - Página 2 Dom%2Bcasmurro%2Be%2Bos%2Bdiscos%2Bvoadores
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 19th julho 2011, 10:49 am

Becco escreveu:
tpnocera escreveu:Eu lembro de um moleque na 7 série perguntando pra professora porque não "traduziam" Machado de Assis pro português atual.

Laughing

Ora, se já fizeram isso aqui:


Qual o último livro que você leu? - Página 2 Dom%2Bcasmurro%2Be%2Bos%2Bdiscos%2Bvoadores
http://goo.gl/miYWA

A pior moda.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por tiago 19th julho 2011, 9:43 pm

Conhecem Pearl S.Buck?
Estou com um livro dela, Um Longo Amor, é ok, mas sem achar nada de muito excitante ou que me incentive a ler mais coisas dela, mas também não é sobre a China, assunto pelo qual ela é mais conhecida.
É um caso de um nobel sem sal?
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 20th julho 2011, 4:15 pm

tpnocera escreveu:É um caso de um nobel sem sal?
Cara, Nobel é meio Oscar, você não pode ir esperando o melhor Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Darth Vader 20th julho 2011, 5:55 pm

Dois livros que li (gostei muito) e recomendo:

Qual o último livro que você leu? - Página 2 222701_4

A semelhança com James Bond não existe! Pepetela constrói uma narrativa policial de primeiro nível, sem rebuscamentos e engenhos lógicos, mas muito suspense e humor sob o céu e a burocracia de Luanda, Angola. Jaime Bunda tem métodos de investigação bem peculiares e seu físico está longe de ser parecido com aquele do Bond a serviço de Sua Magestade.

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Barroco_tropical_br_p

Barroco Tropical de José Eduardo Agualusa foi uma adorável surpresa. Uma narrativa ágil e nada linear, deixa o leitor numa montanha russa (sem trocadilhos) diante do enredo, que também se passa na cidade de Angola num futuro próximo. Acompanhar o protagonista, que é um escritor afamado, em suas aventuras sexuais e políticas deve ser um exercício de atenção, quase detetivesco. Como se fosse possível não ser assim.

Adepois, tem mais.
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Luciana Sousa 22nd julho 2011, 10:20 am

Só precisava de mais depoimentos para buscar esses caras. Tenho lido sobre eles, mas nada deles ainda... Ministrei a disciplina de Africanas e fiquei ainda mais apaixonada pela África. Falta mergulhar na literatura. Só nomes e datas não rola.

Grata pelas informações. Very Happy
Luciana Sousa
Luciana Sousa
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 47
Localização : Fortaleza

http://paideia.virtual.ufc.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Becco 22nd julho 2011, 11:02 am

Também fiquei curioso. Parece muito bom.
Da África, só li o Mia Couto e uns poetas esparsos.
Uma pena que são tão difíceis de se ver em nossas prateleiras os autores africanos.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 24th julho 2011, 7:38 pm

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV241611_N

Sometimes I ain’t sho who’s got ere a right to say when a man is crazy and when he aint. Sometimes I think it aint none of us pure crazy and aint none of us pure sane until the balance of us talks him that-a-way. It’s like it aint so much what a fellow does, but it’s the way the majority of folks is looking at him when he does it. […] That’s how I reckon a man is crazy. That’s how he can’t see eye to eye with other folks. And I reckon they aint nothing else to do with him but what the most folks says is right.

Essa passagem retrata bem a idéia narrativa do livro, onde cada capítulo é narrado por um personagem, 15 personagens para 59 capítulos. É um livro que não tem uma verdade absoluta e como Dostoiévski mesmo disse sobre seus livros, é um livro onde o leitor faz metade do trabalho de autor. Cabe sempre ao leitor decidir ou até mesmo interpretar cada ponto de vista do livro. Alguém não acostumado com fluxo de consciência vai sofrer bastante.

Eu recomendo que quem possa ler o original, leia. Não pelo fator purista mas pela questão da tradução da L&PM ser uma merda, cheia de erros de digitação e revisão bem pobre.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Mat 26th julho 2011, 4:55 pm

Qual o último livro que você leu? - Página 2 11ca9bae-2a98-4830-9cb7-5e55c0435a76

Li em menos de 1 hora. Outra pequena pérola do Kawabata, tudo muito minimalista e íntimo. Sua poética continua avassaladora aqui, só que agora menos atormentada (como foi em "beleza e tristeza") e muito mais ingênua na figura de um colegial apaixonado por uma dançarina.

Trecho
“Ele apontou em direção ao banho público, no outro lado do rio. Sete ou oito figuras surgiram vagamente em meio ao vapor. Pude ver então o vulto de uma mulher nua sair correndo da sala de banhos mal iluminada. Em frente ao vestiário, postou-se na ponta dos pés, parecendo que iria pular no rio. Com as mãos e braços bem esticados, parecia dizer algo. Não trajava sequer uma toalha. Era ela, a pequena dançarina. Observando suas pernas, que eram como tenros caules, e seu corpo alvo e bem torneado, senti meu coração mergulhar em êxtase. Por final, soltei um profundo suspiro e sorri maliciosamente.”
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 31st julho 2011, 2:25 am

Estou lendo Brás Cubas e achando sensacional, ansioso por mais Machado.

Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Becco 31st julho 2011, 11:15 am

César escreveu:Estou lendo Brás Cubas e achando sensacional, ansioso por mais Machado.

Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.

Brás Cubas é foda por demais!

Várias citações geniais como essa desde a dedicatória!


"Creiam-me, o menos mau é recordar; ninguém se fie da felicidade presente; há nela uma gota da baba de Caim."
- Capítulo VI
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Érika Donin 31st julho 2011, 12:30 pm

Qual o último livro que você leu? - Página 2 713161

O último livro que li foi ''As Horas'' de Michael Cunningham. Tem uma adaptação desse livro, mas eu nunca vi esse filme. Bem, pra ser breve, o livro conta um dia na vida de três mulheres, em épocas diferentes, todas sendo ligadas por um motivo. Clarissa, que está organizando uma festa para um amigo que tem AIDS e está a beira da morte; Laura, uma dona de casa grávida que tenta escapar da família e a escritora Virginia Woolf, que todo mundo sabe como era xD

O livro é bem rápido, até por contar as histórias todas em um dia, todos os personagens tem laços, o que só se revela a um certo ponto. Gostei demais desse livro...
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 31st julho 2011, 12:54 pm

Eu nem sabia que existia livro desse filme Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Darth Vader 31st julho 2011, 7:22 pm

edonin escreveu:
O livro é bem rápido, até por contar as histórias todas em um dia, todos os personagens tem laços, o que só se revela a um certo ponto. Gostei demais desse livro...

Taí, duas coisas boas: o livro e a "adaptação" do cinema. Fiquei fora de órbita com ambos, experiências completamente diferentes. O livro ganhou o prêmio Pulitzer (e daí?!), emprestei e ele nunca mais voltou... Depois desta e outras idas sem vindas minha política de empréstimo tornou-se inexistente! Um dia eu compro de novo, um dia...


Esse aqui, não foi o último livro que li, mas gostaria de compartilhar:
Qual o último livro que você leu? - Página 2 1290449859_140591460_1-Fotos-de--Livro-Os-Cavalinhos-de-Platiplanto-Jose-J-Veiga

"Os Cavalinhos de Platiplanto" do José J. Veiga. Contos do gênero fantástico, daquele tipo "sem pé nem cabeça". Aviso logo que não é Kafka, é J.J.Veiga e os dois não se comparam, se completam. Chamo atenção pra 3 contos aqui: "A usina atrás do morro", "Os cavalinhos de platiplanto" e "Era brincadeira", esse aqui, meu preferido. Minha felicidade foi ter comprado este e outros livros do Veiga numa super-promoção num sebo (imaginem) comprei cada um a 5 reais. Ainda não vi novas edições lançadas recentemente. Vale muito a pena.
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Mat 1st agosto 2011, 9:12 am

Qual o último livro que você leu? - Página 2 8520005837

Essas são três novelas do Lúcio, que fazem parte de uma trilogia que ele chamou de "Trilogia do mundo sem Deus". Li "Inácio" só até agora e gostei bastante. O estilo do Lúcio continua bastante convincente. Personagens tipicamente urbanos e angustiados com suas situações animalescas. Você tem a sensação que não existe nenhuma progressão nos textos, as coisas não se movem, não pioram nem melhoram apenas estagnam em terror (tem uma cena em "Inácio" em que lembrei bastante de "uma criatura dócil" onde existe um cadáver em cima da mesa e o personagem derrama confissões e declarações sobre o mundo). Vemos prostitutas, assassinos, embriagados em histórias que te mostram "...becos sem saída dignos de Dostoiévski ou Poe" (Nelson de Oliveira). Mas não pensem você que Cardoso é só uma cópia desses autores, muito pelo contrário, ele trouxe pro Brasil esse sentimento de deslocamento e inquietação que a maioria das pessoas não querem ver por não ser um retrato bonito da sociedade.


Qual o último livro que você leu? - Página 2 370--voltadoparafuso

Bom, esse aqui faz parte de um ciclo de leituras em que pretendo suprir alguns "clássicos" básicos. Nunca tive vontade de ler Henry James, até que o Paulo Henriques Britto lançou essa tradução pela Penguin + Cia e o enredo me interessou bastante. É um livro relaxante e bastante divertido, tem muito suspense, elementos de narrativa gótica, terror psicológico e, claro, a prosa sempre disciplinada do Henry James. Vale por ser rápido e para conhecer esse autor fundamental da ficção inglesa. Conta a história de uma garota que é chamada para ser governanta de duas crianças, Flora e Miles, da Família Bly nos arredores de Londres, eles moram numa mansão que a jovem professora acaba descobrindo que é amaldiçoada por dois criados já mortos. O Paulo Henrique Britto fala que esse livro com seu enredo fantasmagórico vem encantando leitores por gerações. Estou achando bem legal.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 3rd agosto 2011, 2:39 am

Acabo de ler um ensaio sobre Machado da Susan Sontag, no qual ela fala que Machado não tem reconhecimento na américa do sul principalmente porque o resto do continente não quer assumir que o melhor autor escreve em português e não espanhol. Faz sentido, alguém concorda?
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Mat 3rd agosto 2011, 9:33 pm

César escreveu:Acabo de ler um ensaio sobre Machado da Susan Sontag, no qual ela fala que Machado não tem reconhecimento na américa do sul principalmente porque o resto do continente não quer assumir que o melhor autor escreve em português e não espanhol. Faz sentido, alguém concorda?

Nunca ouvir falar desse problema não. Que eu saiba o problema com o Machado é o fato dele ser negro e pobre, mas hoje em dia acho que essa questão foi superada pelo inegável talento do autor. Vou catar esse artigo pra falar mais.
Não sabia nem que a Sontag conhecia o Machado.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Érika Donin 4th agosto 2011, 4:17 am

Qual o último livro que você leu? - Página 2 O+general+em+seu+labirinto+gabriel+garcia+marquez+sao+paulo+sp+brasil__2D12C6_1

Gostei só pelo Labirinto.
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por tiago 4th agosto 2011, 6:33 pm

Mat escreveu:
César escreveu:Acabo de ler um ensaio sobre Machado da Susan Sontag, no qual ela fala que Machado não tem reconhecimento na américa do sul principalmente porque o resto do continente não quer assumir que o melhor autor escreve em português e não espanhol. Faz sentido, alguém concorda?

Nunca ouvir falar desse problema não. Que eu saiba o problema com o Machado é o fato dele ser negro e pobre, mas hoje em dia acho que essa questão foi superada pelo inegável talento do autor. Vou catar esse artigo pra falar mais.
Não sabia nem que a Sontag conhecia o Machado.

Acho que ele ser negro e pobre mesmo na época já foi meio que escamoteado. ELe foi reconhecido no país na época, não? (nunca li biografia dele) Só que quem tinha algum talento e negro era considerado branco.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Mat 8th agosto 2011, 8:33 pm

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV251479_N


Livro para agorafóbicos.
Outra obra de fundamental influência para o Memórias póstumas de Machado, juntamente com Tristam Shandy de Sterne. Aliás, existem passagens nesse livro que eu tenho certeza que o Machado quase que copiou de tão parecido que é aueuaueaue.
Essa edição da hedra além de ser baratinha vem com a continuação "Expedição noturna em volta do meu quarto".

Os dois textos se constituem de um denso e conciso monólogo de um homem que se tranca no seu quarto, de lá não sai para nada, e vai enlouquecendo gradualmente. O livro tem uma ironia amargurada fantástica e sua leitura é muito rápida.
Já o Cavaleiro Tristam Shandy me levou algumas semanas de trabalho, mas é uma obra igualmente genial, aliás não sei a qual eu prefiro.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Becco 9th agosto 2011, 8:34 am

Mateus sempre com ótimas [e baratas] dicas!
Me identifiquei com essa parte aqui:


Mat escreveu:Livro para agorafóbicos.
Os dois textos se constituem de um denso e conciso monólogo de um homem que se tranca no seu quarto, de lá não sai para nada, e vai enlouquecendo gradualmente.

Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por César 10th agosto 2011, 12:31 am

Acabei de terminar Brás Cubas! Sensacional, Brás Cubas é malandro sem perder a melancolia e vice-versa, só podia ser brasileiro. Agora comecei a ver o filme e já começo a ficar triste, 2001 e ainda assim dublado.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Mat 11th agosto 2011, 8:12 am

César escreveu:Acabei de terminar Brás Cubas! Sensacional, Brás Cubas é malandro sem perder a melancolia e vice-versa, só podia ser brasileiro. Agora comecei a ver o filme e já começo a ficar triste, 2001 e ainda assim dublado.


Leia os contos também, broder.

Ele tem contos igualmente geniais.

"Aurora sem dia"; "A segunda vida"; "A igreja do Diabo"; "O espelho"; "A cartomante" e muitos outros.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Becco 11th agosto 2011, 8:44 am

César escreveu:Agora comecei a ver o filme e já começo a ficar triste, 2001 e ainda assim dublado.

Como assim dubaldo? O filme não é nacional?
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o último livro que você leu? - Página 2 Empty Re: Qual o último livro que você leu?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 37 Anterior  1, 2, 3 ... 19 ... 37  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos