Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Murilo Rubião

+3
lavoura
Cássia
Gourmet
7 participantes

Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Murilo Rubião

Mensagem por Gourmet 12th novembro 2011, 12:21 pm

Murilo Rubião Murilorubic3a3o Murilo Rubião Rubic3a3o2 Murilo Rubião 7841u

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Murilo Eugênio Rubião (Carmo de Minas, 1º de junho de 1916 — Belo Horizonte, 16 de setembro de 1991) foi um jornalista e escritor brasileiro.

Biografia

Murilo Eugênio Rubião nasceu em Carmo de Minas. Fez seus primeiros estudos em Conceição do Rio Verde e conclui-os depois em Belo Horizonte. Ingressou na Faculdade de Direito, formando-se em 1942. O jornalismo sempre o seduziu, tornou-se redator da Folha de Minas e diretor da Rádio Inconfidência. Em 1947, lançou seu primeiro livro de contos, O ex-mágico, que não teve maior repercussão na época. A partir de então, ingressou no mundo da política, sempre como assessor. Em 1951, ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek. Entre 1956 e 1961, exerceu o cargo de adido cultural do Brasil na Espanha. Em 1966 foi designado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial MInas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgidos no país. A publicação de O pirotécnico Zacarias, em 1974, deu súbita fama a Murilo Rubião. Nos anos subsequentes, a sua exígua obra passou a ser vista como a mais significativa manifestação da literatura fantástica no Brasil. Murilo Rubião influenciou diversos autores brasileiros, dentre eles, José J. Veiga e Moacyr Scliar.

No livro de registro de nascimento da matriz de Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas, encontro, ao lado meu, os nomes de meus pais: Eugênio Alvares Rubião e Maria Antonieta Ferreira Rubião. 1916. Meu pai, homem de boa cultura humanística, era filólogo e pertenceu à Academia Mineira de Letras. Escrevia com rara elegância, a apesar de gramático. Dele herdei a timidez e um certo ar cerimonioso, que me tem privado da simpatia de numerosas pessoas. Algumas delas mulheres, o que é lamentável.

Em Belo Horizonte residi vinte e cinco anos. Alguns alegres, outros tristes. Lá pretendo morrer. No cemitério do Bonfim, se não for incômodo para os que me sobreviverem. Cursei grupo escolar, ginásio, Faculdade de Direito, e posso afIrmar, sem sombra de orgulho, que jamais fui primeiro aluno em qualquer disciplina. Como escritor, alcancei algum êxito na burocracia das letras. Três vezes presidente da Associação Brasileira de Escritores (Secção de Minas Gerais) e vice-presidente do I Congresso Brasileiro de Escritores.

Sete anos levei para escrever e publicar o meu primeiro livro "O Ex-Mágico". Nem por isso ele saiu melhor.

Comecei a ganhar a vida cedo. Trabalhei em uma baleira, vendi livros científicos, fui professor, jornalista, diretor de jornal e de uma estação de rádio. Hoje sou funcionário público.

Celibatário e sem crença religiosa. Duas graves lacunas do meu caráter. Alimento, contudo, sólida esperança de me converter ao catolicismo antes que a morte chegue.

Muito poderia contar das minhas preferências, da minha solidão, do meu sincero apreço pela espécie humana, da minha persistência em usar pouco cabelo e excessivos bigodes. Mas, o meu maior tédio é ainda falar sobre a minha própria pessoa.
— Murilo Rubião

Obras e crítica

O ex-mágico (1947)
A estrela vermelha (1953)
Os dragões e outros contos (1965)
O pirotécnico Zacarias (1974)
O convidado (1974)
A casa do girassol vermelho (1978)
O homem do boné cinzento e outras histórias (1990)
Contos reunidos (2005)

Quando Murilo Rubião estreou com O ex-mágico, um crítico apontou a semelhança dos contos que compunham o livro e certas obras de Franz Kafka, especificamente A metamorfose. Embora o autor mineiro não conhecesse, na ocasião, o autor tcheco, havia de fato alguns traços comuns que permitiriam incluí-los numa mesma família estética, a da literatura fantástica.

Entende-se por literatura fantástica (ou realismo fantástico) aquelas narrativas em que ocorrem fatos inconcebíveis, inexplicáveis, surreais e que produzem uma grande sensação de estranhamento nas pessoas. Normalmente, esta atmosfera de irrealidade tem uma dimensão alegórica, ou seja, por meio do absurdo e do inverossímil, ela alude à realidade concreta da existência, cabendo ao leitor escolher um sentido realista para eventos aparentemente sobrenaturais.

Todos os contos de Murilo Rubião trazem esta perspectiva que invalida a lógica e a racionalidade. Mas o absurdo das situações é apenas um artifício do escritor para questionar a realidade. Alguns de seus mais conhecidos contos apresentam – sob a forma de fantasias surrealistas – uma visão desencantada do homem. O ex-mágico é uma sátira à burocracia e à mesmice do cotidiano. Alfredo, uma fábula sobre a não aceitação das diferenças entre os seres. Os dragões, um minitratado sobre a corrupção humana. A noiva da casa azul, uma reflexão sobre a passagem do tempo e o caráter vão de todos os amores. O pirotécnico Zacarias, uma narrativa de humor negro a respeito da vacuidade e da fugacidade da existência. O convidado, uma aterradora alegoria da solidão dos seres e, talvez, da morte. Assim, de cada relato pode-se extrair um ou mais significados ocultos, o que indica a natureza aberta e polissêmica da obra de Murilo Rubião.

Um crítico viu nestes contos, especialmente a partir dos livros O pirotécnico Zacarias e O convidado a criação de um “mundo denso e fantasmagórico em que espectros alienados vivem num universo agoniante. Nele, o homem acaba sendo condenado à esterilidade pela própria incapacidade de modificar o mundo sem saída no qual convive.” (Jorge Schwartz). De fato, a exemplo do que ocorre na obra de Franz Kafka, o absurdo das histórias de Murilo Rubião é apenas uma metáfora do absurdo da condição humana. Apesar do ceticismo do autor, é grande literatura. De forma paradoxal, a linguagem usada para relatar estes acontecimentos surpreendentes é simples e clara.

Teleco, o coelhinho:
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Cássia 12th novembro 2011, 8:20 pm

Adoro O Convidado. Tenho aquela edição de bolso da Companhia, mas infelizmente ainda não li.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 12th julho 2012, 8:33 am

Estou lendo a edição lançada pela companhia "Murilo Rubião-Obra completa".
Já li metade dos contos e gostei de todos que li. Realmente você nota o perfeccionismo do autor nos contos,durante a leitura as palavras encaixam e você percebe que foram escolhidas a dedo.
COmo os contos não são compridos, eles não cansam e é possivel você ler um ou dois quando tem um intervo pequeno de tempo e não quer deixar um capitulo de outro livro pela metade.

Uma pena a obra dele não ser maior. Mas oque ele escreveu vale a pena.
Recomendo a todos a leitura.
Gostei bastante do conto Teleco, o coelhinho, Pirotécnico Zacarias, A casa do girassol vermelho e Memórias do contrabandista não lembro o nome dele.

lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Becco 12th julho 2012, 9:57 am

Murilo Rubião 9788535916744-500x500

Deve ser baratinho. Deu vontade de comprar. Não conheço esse autor.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 13th julho 2012, 7:26 am

Lorenzo Becco escreveu:Murilo Rubião 9788535916744-500x500

Deve ser baratinho. Deu vontade de comprar. Não conheço esse autor.

Bondfaro a partir de R$17,00

http://www.bondfaro.com.br/livros--murilo-rubiao-murilo-rubiao-8535916741.html

Mas é com promoções de desconto progressivo consegue-se um preço menor ainda.
É um ótimo livro!
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 21st julho 2012, 8:52 pm

Terminei ontem a leitura dos contos do Rubião.
No geral a obra é muito boa.
Alguns contos melhores doque outros. Uma pena a obra ser composta somente de 33 contos.
Mas percebe-se o fino trato que o autor tinha com seus contos, as palavras são escolhidas a dedo.

Vi que muitos comparam Rubião ao Kafka, dizendo ser ele o Kafka brasileiro. Ambos escrevem sobre realismo fantástico e os personagens tendem a aceitar as situações a que são impostos. Mas os personagem de kafka são mais sombrios e depressivos.
Já os de Rubião são mais "normais" e não tão atormentados.
Dos contos os que mais gostei foram :
Teleco, O pirotécnico Zacarias , A casa do girassol ,o Bom amigo batista e Epidólia


Tinha outros, mas não me lembro o nome de cabeça
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Mat 22nd julho 2012, 12:19 pm

lavoura escreveu:Terminei ontem a leitura dos contos do Rubião.
No geral a obra é muito boa.
Alguns contos melhores doque outros. Uma pena a obra ser composta somente de 33 contos.
Mas percebe-se o fino trato que o autor tinha com seus contos, as palavras são escolhidas a dedo.

Vi que muitos comparam Rubião ao Kafka, dizendo ser ele o Kafka brasileiro. Ambos escrevem sobre realismo fantástico e os personagens tendem a aceitar as situações a que são impostos. Mas os personagem de kafka são mais sombrios e depressivos.
Já os de Rubião são mais "normais" e não tão atormentados.
Dos contos os que mais gostei foram :
Teleco, O pirotécnico Zacarias , A casa do girassol ,o Bom amigo batista e Epidólia


Tinha outros, mas não me lembro o nome de cabeça

Posta uns trechos bons lá no tópico de quotes.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 24th julho 2012, 12:36 pm

Puts, isso é um negócio dificil de eu fazer. Eu não anoto trecho algum ,mesmo os que eu gosto.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Darth Vader 30th agosto 2012, 9:37 pm

Na minha imperial opinião, o conto mais intrigante é o "Pirotecnico Zacarias". Imagine que o sujeito é tratado como morto, estando vivo e se considera vivo estando morto. Um contrasenso. Veja se é possível conformar isso na cabeça de um leitor acostumado às "realidades" da narrativa e das descrições de coisas que "aconteceram de verdade".

Rubião tem um tipo de escrita pouco convencional na literatura brasileira, aproxima-se dele, que eu conheça, o José J. Veiga e sua literatura do absurdo. Veiga é outro injustiçado pelas editoras. As edições que tenho aqui são bem antigas e não vi sequer notícias de que seus textos sejam reeditados. Uma pena porque Veiga tem contos inacreditáveis em todos os sentidos.

Rubião pelo menos tem esse "livro de bolso" e na capa o sujeito tá com A cara de Orson Welles no cidadão Kane! (risos)

Uma boa escolha de leitura.

Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 30th agosto 2012, 10:32 pm



Darth Vader escreveu:Na minha imperial opinião, o conto mais intrigante é o "Pirotecnico Zacarias". Imagine que o sujeito é tratado como morto, estando vivo e se considera vivo estando morto. Um contrasenso. Veja se é possível conformar isso na cabeça de um leitor acostumado às "realidades" da narrativa e das descrições de coisas que "aconteceram de verdade".

Rubião tem um tipo de escrita pouco convencional na literatura brasileira, aproxima-se dele, que eu conheça, o José J. Veiga e sua literatura do absurdo. Veiga é outro injustiçado pelas editoras. As edições que tenho aqui são bem antigas e não vi sequer notícias de que seus textos sejam reeditados. Uma pena porque Veiga tem contos inacreditáveis em todos os sentidos.

Rubião pelo menos tem esse "livro de bolso" e na capa o sujeito tá com A cara de Orson Welles no cidadão Kane! (risos)

Uma boa escolha de leitura.


Veiga se aproxima até que ponto do Rubião?
E sobre outros mestres do surrealismo, oque indicaria?
Continue a postar por aqui, li seu tópico de literatura periférica e tinha bons argumentos lá!
O fórum precisa de pessoas como você.
Murilo Rubião Images?q=tbn:ANd9GcS4FCZIpddV095IFw4cFb1aAGGDvzc4hOpJ5F_Z79W_YBbQP6eT8A
For URSS Army
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Darth Vader 31st agosto 2012, 10:36 am

lavoura escreveu:

Veiga se aproxima até que ponto do Rubião?
E sobre outros mestres do surrealismo, oque indicaria?
Continue a postar por aqui, li seu tópico de literatura periférica e tinha bons argumentos lá!
O fórum precisa de pessoas como você.


lavoura,
O fórum já tem as pessoas que você precisa. Gostaria muito de ser disciplinado o bastante para acompanhar - e participar ativamente de - todas as discussões daqui. Um dia, quem sabe?

As aproximações entre Veiga e Rubião serviriam de tema para inúmeros estudos. A meu ver, um dos contatos entre eles está na interpretação metafórica da realidade que beira o absurdo em Veiga e o contraditório da subjetividade em Rubião (uma nota interessante sobre o texto de Rubião: as epígrafes são extraídas de textos religiosos, biblícos - como associar, por exemplo, a manifestação do religioso em "Teleco, o coelhinho"?). Sobre Veiga, eu poderia apenas sugerir (sendo injusto com tantos outros) o conto "A usina atrás do morro" e a angústia de ter seu território familiar invadido por algo indescritivel que mata e assusta, permanecendo escondido e misterioso. O que seria, na minha opinião, uma referência à invasão da modernidade/cidade na vida de pessoas simples.

Sobre o "surrealismo" não tenho certeza. José Paulo Paes tem um ensaio "O surrealismo na literatura brasileira" que compõe o livro "Armazém literário" e lá encontramos uma dúvida sobre a existência de um movimento nos moldes idealizados por Breton aqui no Brasil. O que talvez exista são influxos, interesses vagos, que aproximariam certas expressões com o Surrealismo francês. Paulo Paes cita a presença surrealista em textos de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Augusto dos Anjos, João Cabral e outros. Não cita J.J. Veiga, mas faz um destaque à prosa de Murilo Rubião como exemplo de realismo mágico (e não surrealismo) que anteciparia aqui no Brasil os tipos de Kafka, Borges, Cortázar e Garcia Márquez.

Pra mim, só encontro surrealismo em Bunuel e Salvador Dali.

Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Becco 31st agosto 2012, 12:06 pm

Darth, és formado em Letras ou está cursando?
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Mat 31st agosto 2012, 12:19 pm

Lorenzo Becco escreveu:Darth, és formado em Letras ou está cursando?

Meu professor.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 31st agosto 2012, 12:41 pm

Me expressei de forma errada colocando o tema como surrealismo.
Na verdade os autores que tenho interesse, pertencem ao realismo mágico.
Kafka, Cortázar, Borges, Bioy Casares. E autores que tratem de tema parecido. Deste estilo literário não li muita coisa. Só o Rubião e alguns do Kafka. Mas já tenho alguns livros na minha estante, como Cem anos de Solidão, O jogo da Amarelinha, A guerra dos porcos e Histórias Fantásticas do bioy.
As epígrafes biblicas do Rubião casam realmente com o texto. Vi alguns artigos que as pessoas o chamavam de Kafka Cristão. Mas tirando as epígrafes não vi refêrencias implícitas em sua obra.
Aliás, no site do Murilo(www.murilorubiao.com.br) tem as cartas escritas por ele e as recebidas também. Um dos correspondentes do Murilo era justamente Mário de Andrade. Foi lançado até um livro com as correspondências

Valeu pelas dicas.
Procurarei esse conto do Veiga e alguns outros.


lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Darth Vader 31st agosto 2012, 9:04 pm

Mat escreveu:
Lorenzo Becco escreveu:Darth, és formado em Letras ou está cursando?
Meu professor.

Formado em Letras Port/Ingl com muito gosto.
E... sim, professor do Mat.

lavoura,
Fique atento que alguns teóricos aplicam "realismo mágico" apenas para textos latinoamericanos, e desse modo, Kafka fica de fora (uma redundância, desculpe-me).

Não sei em que medida o religioso se apresenta em Rubião. Talvez exista apenas as epigrafes e ele esteja se referindo a outra coisa, ou seja uma ironia... não sei. Mas não vejo muita relação com a doutrina religiosa, não. E Kafka cristão... tsc, tsc, tsc, pra mim é pouco demais.

O livro do Veiga que tem o conto que te falei chama-se "Cavalinhos de Platiplanto". Boa leitura.

Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 5th setembro 2012, 3:33 pm

Darth Vader escreveu:
Mat escreveu:
Lorenzo Becco escreveu:Darth, és formado em Letras ou está cursando?
Meu professor.

Formado em Letras Port/Ingl com muito gosto.
E... sim, professor do Mat.

lavoura,
Fique atento que alguns teóricos aplicam "realismo mágico" apenas para textos latinoamericanos, e desse modo, Kafka fica de fora (uma redundância, desculpe-me).

Não sei em que medida o religioso se apresenta em Rubião. Talvez exista apenas as epigrafes e ele esteja se referindo a outra coisa, ou seja uma ironia... não sei. Mas não vejo muita relação com a doutrina religiosa, não. E Kafka cristão... tsc, tsc, tsc, pra mim é pouco demais.

O livro do Veiga que tem o conto que te falei chama-se "Cavalinhos de Platiplanto". Boa leitura.


Pois é, andei lendo alguns artigos e muitos consideram realismo mágico só para latinosamericanos devido o surgimento ter ocorrido por "aqui".

Um autor que para mim tem muito do "realismo mágico" é o Italo Calvino,mas pesquisei e tem várias opniões contraditórias a respeito disto, uns o consideram alguns de seus textos como realismo mágico e outros como conto maravilhoso.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Cássia 8th setembro 2012, 11:36 am

Estou lendo agora o Obra Completa. Ainda não cheguei na fase de procurar "um sentido" pros contos do Rubião. Em alguns deles, certo sarcasmo fica explícito, mas... Não sei, eu leio mais por diversão. É o tipo de estilo que me fascina. Não sei se é possível dizer isso, mas acho o universo criado em cada conto impregnado de certo onirismo. Parece mesmo um sonho: faz sentido e não faz sentido.

Sobre o estilo do cabinha, gosto desse trecho do prefácio que elucida até certo ponto:

O crítico búlguro Tzvetan Todorov faz uma das distinções mais aceitas atualmente no meio literário ao contrapor o fantástico ao maravilhoso. Este último pressupõe a aceitação de outra realidade, com regras próprias e muito diferentes das nossas. É o caso, por exemplo, dos contos de fadas. Já o fantástico seria "uma hesitação experimentada por uma criatura que não conhece senão as leis naturais, perante um acontecimento sobrenatural". De acordo com essa explicação seria possível encontrar explicações racionais para o inusitado. [...]Infelizmente, [...] essa distinção de Todorov não abarca o fantástico tal como ele aparece na obra de Murilo Rubião, pois um dos aspectos mais impactantes de seu trabalho é a falta de hesitação dos personagens e dos narradores diante das situações fantásticas.

Agora, o que me deixa com uma dúvida profunda é que eu também não vejo essa hesitação nos personagens de O Processo, por exemplo.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Darth Vader 18th setembro 2012, 8:54 pm

A dica é exatamente essa: ler por diversão! Outras coisas vão surgir com o tempo, não tem como escapar (eu não consegui).

Talvez Kafka não seja o fantástico que Todorov sugere. Em minhas leituras de Metamorfose, O processo e O castelo sou confrontado com o absurdo sem qualquer tipo de explicação. Lá está o acontecimento e ponto.

Terminologias variam muito a depender do sujeito e do endereço. E não se pode limitar a arte e a literatura em caixinhas com rótulos agradáveis. A literatura é escorregadia. Entendo assim.

Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por lavoura 18th fevereiro 2013, 12:21 pm

Esse final de semana reli alguns contos do Rubião. Também lia por diversão. Mas essa segunda leitura me fez perceber um clima de amor e solidão além do humor nos contos que não havia percebido antes.
Reli alguns ocntos porque sábado veio para a cidade a peça "O amor e outros estranhos Rumores" que adapta três contos do Rubião: Memórias do Contabilista pedro inácio , Os três nomes de godofredo e Bárbara. A peça é muito bem adaptada e vemos várias referências de outros contos ao longo da peça. Temos no fundo girassóis vermelhos, que provavelmente é referência ao "A casa do girassol vermelho".
A peça começa com os três protagonistas em uma estação ferroviária que é uma espécie de Limbo onde eles não sabem para onde ir e não consegue-se sair de lá. Além de esperar um trem que nunca parte da antepenúltima estação.
Temos também o Teleco, o coelhinho. Nela ele é um mero coadjuvante que ajuda com cenários e objetos para os contos. A máscara lembra bastante o coelho do Donnie Darko.
Murilo Rubião Foto_02b
Após essa apresentação e confusão dos personagens a peça começa com o conto "Memórias do contabilista Pedro inácio", quem interpreta o papel é a Débora Falabella, aliás ela participa de uns 6 personagens na obra.
Depois seguimos com "Os três nomes de Godofredo" e seu drama com as mulheres e por último o conto "Bárbara" da mulher que só faz pedidos e engorda conforme esses são realizados.
Murilo Rubião Foto_12b

Muito bom! Foi a primeira peça de "adultos" que assisti e gostei bastante. Além de tudo foi grátis. O único contra foi que tive que chegar as cinco e meia para assistir a peça que começaria as sete da noite por conta de pegar os ingressos que estariam disponíveis a partir das seis da tarde e quase fico sem! Acabei sentando na penúltima fileira, mas valeu a pena.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Gourmet 18th fevereiro 2013, 6:33 pm

Eu sempre imagino os contos do Rubião como desenhos animados psicodélicos com alguma música meio progressiva do Pink Floyd tocando ao fundo, numa vitrola velha.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Oric 30th abril 2013, 6:20 pm

Não me lembro de ter ouvido falar desse autor antes de entrar aqui no fórum. Mas fiquei muito curioso pelos comentários aqui, pelas comparações com o Kafka e também o fato de ficar reescrevendo esses 33 contos ao longo da vida.

Essa peça que você assistiu parece ter sido muito boa, Lavoura.

Essa imagem do Gourmet ficou muito interessante. Laughing Vou ler alguma coisa dele ouvindo Pink Floyd.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Murilo Rubião Empty Re: Murilo Rubião

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos