Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aleksandr Ivanovich Kuprin [Александр Иванович Куприн]

+4
Jabá
Karenina
Mat
tmanfrini
8 participantes

Ir para baixo

Aleksandr Ivanovich Kuprin [Александр Иванович Куприн] - Página 2 Empty Re: Aleksandr Ivanovich Kuprin [Александр Иванович Куприн]

Mensagem por Jabá 29th janeiro 2013, 7:37 am

Reli o Conto O Inquérito, deessa vez na nova antologia. Só aumentou minha vontade de ler O bracelete de granadas. Já separei e devo ler em breve.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Aleksandr Ivanovich Kuprin [Александр Иванович Куприн] - Página 2 Empty Re: Aleksandr Ivanovich Kuprin [Александр Иванович Куприн]

Mensagem por Jabá 22nd abril 2013, 11:43 pm

Aleksandr Ivanovich Kuprin [Александр Иванович Куприн] - Página 2 O_BRACELETE_DE_GRANADAS_1326458053P

O BRACELETE DE GRANADAS
ALEKSANDER IVANÓVITCH KÚPRIN
TRADUÇÃO DE NOÉ SILVA
GLOBO – 234 páginas


Acabei de ler O bracelete de granadas de Aleksandr Kúprin e estou impressionado com a obra desse autor que há muito merece ser lido e descoberto pelos amantes da literatura russa. Nessa seleção de 9 contos organizados e traduzidos por Noé Silva ele nos mostra uma seleta variedade da produção de Kúprin, que não fica aquém das obras consagradas de seus contemporâneos como Tchekhov, por exemplo.
Possuidor de uma biografia fantástica que por si só já resultaria num ótimo romance, Kúprin usa suas experiências pessoais para apresentar ao leitor a vida no submundo. A maioria dos contos apresenta os miseráveis e desvalidos, lugares sujos frequentados por toda sorte de bêbados e vagabundos. Um ambiente que o próprio Kúprin conhecia bem. O livro abre com duas lendas orientais que tem um gosto de parábola bíblica e mostram como o autor conhece bem o ato de contar uma história. O conto A felicidade também tem características semelhantes aos dois primeiros. O ambiente circense que foi uma das atividades de Kúprin é retratado em dois excelentes contos e mostra as agruras da vida no picadeiro.
Impossível não se comover com os quatros últimos contos. Curiosamente, Kúprin apresenta os animais como seres possuidores de alma, que pensam, sonham e tem sentimentos como medo, raiva e amor. E isso causa um impacto no leitor. O conto Esmeralda é protagonizado por um cavalo (inspirado num dos garanhões de Tolstói!) e seu final é um soco no estômago, assim como é também o destino da cachorrinha Bielotchka no conto Cambrino protagonizado por um dos melhores personagens da literatura russa: o violinista Sachka que passa pelas mudanças na Rússia de peito aberto e finca a lição do que é de fato a vida.
O conto que batiza o livro, mesmo com seu começo destoando das narrativas anteriores por conta da doce vida palaciana da nobreza aos poucos vai tendo uma reviravolta e se torna o mais denso do livro e o mais belo conto de amor que li até hoje. Inigualável. Não é a toa que o tradutor o escolheu como carro-chefe!
O trabalho feito nessas edições de clássicos Globo é primoroso. Noé Silva abre com um prefácio contextualizando e apresentando a obra. Os contos que seguem devem ser lidos sem pressa. Degustados, pra ser mais específico. Ao final, depois do maravilhoso O bracelete de granadas, Noé ainda escreve um posfácio comentando a obra e a biografia do autor para levar o leitor ao deleite.
Eu sabia que quando li o conto O Inquérito primeiramente na Cult e depois na Nova antologia iria acabar me tornando um grande apreciador desse russo desconhecido. Agora é torcer pra sair algum romance consagrado e mais contos. Altamente recomendável e indispensável.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos