Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que faz um livro mais importante que o outro?

+8
Karenina
Luciana Sousa
Becco
César
Darth Vader
tupinambá
Mat
Érika Donin
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 30th julho 2011, 4:06 am

Bem, a princípio, entrei no fórum a pedido do Mat, meu grande amigo (<3) e gostaria de dizer oi.

Oi.

Agora, pesquisando nos tópicos abertos por aqui, já dei uma olhada no gosto de leitura de vocês e me senti meio mal por não conhecer nem 20% do que vocês leem. Então comentei com o Mat, meio preocupada: ''Mas eles são tão mais inteligentes!''. Um pequeno detalhe, eu tenho 15 anos.

Ter pouca idade, ainda mais hoje em dia, é mais ou menos um sinônimo de ser inferior, inferior em experiência de vida, em intelecto, etc. E todos vocês sabem o pouco incentivo que um jovem hoje tem para desenvolver a massa cinzenta, mesmo os colégios não tendo uma estrutura necessária, ou até mesmo algo que parece ''preguiça'' por parte dos professores em exercitar os hábitos culturais dos alunos, até por ser mais fácil passar 24 hrs no computador, tendo acesso à ''cultura inútil'', do que realmente fazer algo que preste. Por isso, sempre digo que a culpa não é de nenhum lado, totalmente.

Aí que a discussão chega aonde eu queria que ela chegasse, por isso tenho alguns pontos que gostaria que vocês discutissem comigo:

1-O que difere cultura ''inútil'' de ''útil''?

2-Como que os jovens vão querer ter um interesse maior em leitura, por exemplo, se o currículo da matéria é totalmente chato pra alguém da nossa idade e condição.

3-A real função de um livro é divertir, aumentar o raciocínio ou provocar um pensamento sobre o mundo?

Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Mat 30th julho 2011, 10:47 am

Para com esses papos, Edonin. Ninguém aqui é melhor que ninguém, tenha certeza.

Essas questões que tu levantou são muito boas e um pouco complexas viu? Diferenciar cultura de massa de popular tem rendido muitos livros. No momento eu não faço ideia de como te responder isso.

Agora quanto a esse lance de matéria chata, sei lá, vai muito de cada um, ou de cada professor também, dos métodos didáticos que ele usa. Olha só, eu sempre tive (na escola) péssimos professores de literatura, péssimos mesmo, gente que indicava Augusto Cury, gente que não tinha ideia do que era poesia, enfim, essas coisas. Mas, eu sempre curti, o que importou para mim foi a qualidade inegável dos livros. Tu tem que esquecer esse lance da sala de aula e mergulhar de cabeça nos autores. Tudo depende, claro, da sua pessoa, o jeito como tu encara o mundo, como tu o enxerga, os autores vão te ajudando a moldar essa visão. Mas para eles chegarem até você tu precisa "esquecer" dos fatores externos e se entregar.

E a real função do livro é divertir, claro. Ficção é para entreter. O que acontece é que tem autores que constroem personagens tão maduros e tão reflexivos que seus romances propagam ideias, reflexões, filosofias de vida. Mas, ainda assim o objetivo de toda aquela complexidade é encantar.

Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por tupinambá 30th julho 2011, 2:17 pm

Olá, como que está?

Vou responder sua mensagem com algumas observações, eu posso?

"...ou até mesmo algo que parece ''preguiça'' por parte dos professores em exercitar os hábitos culturais dos alunos,..."

Minha professora era tão "iluminada" que o máximo de cultura que ela comentava em sala era alguma música do Cazuza. Isso era literatura! Sorte que o 3º Colegial a professora tinha uma noção um pouco melhor e dava pra comentar coisas interessantes.


1-O que difere cultura ''inutil'' de ''util''?

Então, minha querida, essa noção é bem difícil, primeiro porque não há cultura que você consiga provar que é útil, acho que o Aristóteles já tinha a noção de que toda a arte é inútil, etc., mas a questão é: Pra que utilidade? E por que todas as coisas devem ter um fim?
Existem atividades que não tem um fim prático e são muito interessantes, Filosofia, Arte, Conhecimento em geral, por exemplo.
É uma noção meio moderninha essa coisa de útil ou inútil, quem faz a utilidade das coisas são as pessoas, a utilidade da arte é tocar alguma parte da alma das pessoas e não ser útil ou inútil. Bem, é apenas uma opinião.

2-Como que os jovens vão querer ter um interesse maior em leitura, por exemplo, se o curriculo da matéria é totalmente chato pra alguém da nossa idade e condição?

Acho que vai de cada um. Eu tive interesse em literatura e ela sempre foi coisa de meia dúzia de pessoas em tudo que é época.
Acho que não é necessário que muita gente goste mesmo, se eles acham que não tão perdendo nada, o que nós podemos fazer? Eu acho que o único jeito é tentar mostrar o quanto é interessante ou humilhar as pessoas até que elas se sintam mal por sua ignorância, que eu particularmente recomendo porque foi assim que me educaram hahaha.

3-A real função de um livro é divertir, aumentar o raciocinio ou provocar um pensamento sobre o mundo?

Acho que tudo isso e, olha só, - como eu já disse - não há função alguma. Por exemplo: Eu estou lendo "Lolita" do Nabokov e pra que tá servindo? ACHO QUE PRA NADA, mas nem toda atividade humana precisa de um fim, não é mesmo? Mas tô adorando e ele escreve pra caralho e se formos procurar função, qual será ela? Um libelo pró-pedofilia? Um atentado ao bom gosto? Uma crítica ao American Way Of Life? Tudo isso gira em torno do campo das idéias e os livros são a materialização do pensamento humano par excellence. E aumentar o raciocínio é só na base da vida, mesmo! Hahaha
Mas eu vejo que minha vida não seria 1/9 do que é se eu não tivesse lido e não houvesse arte. Acho que é o que nos difere dos animais.

Bem, é isso, acho que disse o que acho. Seja bem-vinda por aqui e eu espero que você tenha uma bela participação nesse humilde fórum.
tupinambá
tupinambá
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 30th julho 2011, 3:36 pm

Para com esses papos, Edonin. Ninguém aqui é melhor que ninguém, tenha certeza.

Sim Mat, eu entendi isso, só estava achando que não me adaptaria bem aqui xD

Sobre a escola, eu tenho grande prazer de ter tido uma ótima professora de literatura nesses dois anos. Espero que ano que vem continue com ela... O modo que ela dá o conteúdo é fantastico : Primeiro ela explica a matéria do período literario, depois manda a gente ler o livro, que geralmente é uma peça ou algo assim, mostrando como era a vida naquela época. Depois ela faz um seminário, onde o livro é discutido, e logo depois fazemos uma peça do livro. Seguido de prova ou trabalho escrito sobre o período. Eu gosto x]


Sobre a discussão do útil e inútil: Eu pensei nesse assunto após um amigo meu ver uma garota de mais ou menos uns 14 anos lendo um livro da Thalita Rebouças, se não sabem quem é, googlis. Ele disse que ela deveria estar lendo algo melhor, pois aquele livro não tinha conteúdo nenhum. Mas o que é ter conteúdo? Acho que muito disso é o nome da obra ou do autor, por exemplo, se você colocar Harry Potter e um clássico, sempre vai ter um espertinho pra dizer que o clássico tem mais conteúdo. Isso é coisa de quem nunca leu Harry Potter *fangirl*. Só porque um clássico é clássico não quer dizer que tenha que enfiar guela a baixo das pessoas, gente xD
Isso me faz pensar nos YA books, que podem ser tão simples mas tão ''úteis'' ao mesmo tempo...


Blue.


[quote]
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Darth Vader 31st julho 2011, 7:00 pm

edonin escreveu: Acho que muito disso é o nome da obra ou do autor, por exemplo, se você colocar Harry Potter e um clássico, sempre vai ter um espertinho pra dizer que o clássico tem mais conteúdo. Isso é coisa de quem nunca leu Harry Potter *fangirl*. Só porque um clássico é clássico não quer dizer que tenha que enfiar guela a baixo das pessoas, gente xD

Olá edonin,
E quem foi que te disse que Harry Potter não é um clássico?
Tem muita gente que gosta de hierarquizar as coisas, apontando uma coisa como melhor e a outra como pior. Mas quem foi que disse? Quais critérios? As pessoas não são iguais. Isso nem parece uma obviedade quando se "obriga" um público a gostar de uma coisa que ele não gosta. O livro tem a função que o leitor desejar: pode ser uma escora de prateleira, ou até mesmo um livro sagrado. Pode servir de lenha pra fogueiras ou como refúgio de desolações. Encontrar mistérios filosóficos em Harry Potter é tão comum quanto encontrá-los em qualquer outro livro "aclamado" pelos eruditos. Basta saber quem procura, mas vamos combinar que não é todo mundo que nasce para destruir você-sabe-quem.

abraço
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 31st julho 2011, 7:18 pm

Darth Vader escreveu:

Olá edonin,
E quem foi que te disse que Harry Potter não é um clássico?
Tem muita gente que gosta de hierarquizar as coisas, apontando uma coisa como melhor e a outra como pior. Mas quem foi que disse? Quais critérios? As pessoas não são iguais. Isso nem parece uma obviedade quando se "obriga" um público a gostar de uma coisa que ele não gosta. O livro tem a função que o leitor desejar: pode ser uma escora de prateleira, ou até mesmo um livro sagrado. Pode servir de lenha pra fogueiras ou como refúgio de desolações. Encontrar mistérios filosóficos em Harry Potter é tão comum quanto encontrá-los em qualquer outro livro "aclamado" pelos eruditos. Basta saber quem procura, mas vamos combinar que não é todo mundo que nasce para destruir você-sabe-quem.

abraço


Eu sempre admiti que HP seja um clássico, até pelo sucesso que a obra tem. Mas vai dizer isso pra algumas pessoas...


Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Darth Vader 31st julho 2011, 7:29 pm

edonin escreveu:

Eu sempre admiti que HP seja um clássico, até pelo sucesso que a obra tem. Mas vai dizer isso pra algumas pessoas...


É difícil, eu sei, eu sei...
O problema é que sou teimoso, aí eu digo! (risos). Afinal, quem leu? - eu; quem gostou? - eu; entonces...
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por César 31st julho 2011, 8:40 pm

Sucesso é relativo, Paulo Coelho é um clássico?

Harry Potter influência algo além de cópias de Harry Potter? Harry Potter em si já não é um amontoado de influências óbvias? Harry Potter em alguns anos deixará de ser um livro de criança?

Harry Potter será um clássico da mesma forma que Star Wars é um clássico, algo que fez muito sucesso mas de qualidade muito dúbia.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 1st agosto 2011, 5:50 am

César escreveu:Sucesso é relativo, Paulo Coelho é um clássico?

Harry Potter influência algo além de cópias de Harry Potter? Harry Potter em si já não é um amontoado de influências óbvias? Harry Potter em alguns anos deixará de ser um livro de criança?

Harry Potter será um clássico da mesma forma que Star Wars é um clássico, algo que fez muito sucesso mas de qualidade muito dúbia.

Nunca li Paulo Coelho, então nao posso responder.

Harry Potter pode ser um amontoado de influências óbvias assim como Senhor dos Anéis também, e Harry Potter já deixou de ser um livro de criança a muito tempo, quando os próprios leitores deixaram a infância para trás. Uma criança de 10 anos não entenderia a batalha de Hogwarts como um adolescente ou adulto...

E essa questão da qualidade é o que mais me encuca. E, damn, Star Wars não tem qualidade dúbia, simplesmente não tem qualidade... #TrekkerPolemizando
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Mat 1st agosto 2011, 9:25 am

Nunca li Harry Potter, por isso nem me manifesto muito. Mas li "Crepúsculo" e algumas coisas do Dan Brown e, sinceramente, só não digo que foi uma perda de tempo porque me serviu pra poder falar mal com propriedade da coisa.

Duas merdas. Personagens completamente imbecis e tramas tão forçadas, mas tão forçadas, que você praticamente sabe o que vai acontecer sem precisar nem pensar a respeito. Enfim, eu to cagando e andando pra quem gosta ou deixa de gostar, acho que tu tem que ler o que gosta. Ler Dostoievski pra pagar de cult é um saco.

o que nós podemos fazer? Eu acho que o único jeito é tentar mostrar o quanto é interessante ou humilhar as pessoas até que elas se sintam mal por sua ignorância, que eu particularmente recomendo porque foi assim que me educaram hahaha.

BULLYING PSICOLÓGICO Laughing
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por César 1st agosto 2011, 11:05 am

Só porque os leitores cresceram não quer dizer que o livro deixou de ser pra criança. E "a batalha de Hogwarts" pode ser entendida até por um deficiente metal, sinceramente Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 1st agosto 2011, 12:05 pm

César escreveu:Só porque os leitores cresceram não quer dizer que o livro deixou de ser pra criança. E "a batalha de Hogwarts" pode ser entendida até por um deficiente metal, sinceramente Laughing

Não xD
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Becco 2nd agosto 2011, 8:51 pm

Seja bem-vinda, Edonin.
Nunca pensei que teríamos uma fã de Harry Potter aqui, o que é ótimo [viva a diversidade].


Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 4th agosto 2011, 4:00 am

Lorenzo Becco escreveu:Seja bem-vinda, Edonin.
Nunca pensei que teríamos uma fã de Harry Potter aqui, o que é ótimo [viva a diversidade].



Ahh gente, Harry Potter é amor puro. /piadainterna

Mas sério, por causa de Harry Potter que aprendi a ler, pedi pra minhã mãe me ensinar pois queria ler o segundo livro antes do filme. Não aprendi direito, mas vale a lição. xD
Acho que muita parte dos jovens que são leitores hoje, começaram com Harry Potter.
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por César 4th agosto 2011, 10:38 am

O lance com Harry Potter é entender que é pra criança, e parar de encher com o assunto quando sai da pré-adolescência, que é o que muita gente não faz. Fica esse bando de velho mongol se vestindo de bruxo.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 4th agosto 2011, 8:17 pm

César escreveu:O lance com Harry Potter é entender que é pra criança, e parar de encher com o assunto quando sai da pré-adolescência, que é o que muita gente não faz. Fica esse bando de velho mongol se vestindo de bruxo.

Ahh César, xinga mas não ofende!
Um dia você tinha que ir num encontro de HP vestido de bruxo, é a melhor coisa do mundo, juro por Zeus. xD
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Luciana Sousa 5th agosto 2011, 12:55 pm

Eu também acho o ó!

Não vi a maior parte dos filmes nem me dei ao trabalho de ler porque não me senti fisgada e ficava impaciente de ver a paranoia coletiva. Um horror! Não quero dizer que seja ruim, pois desconheço muito do universo dito bruxo (pelo menos da Sra. J.K. Rolling). Só não tive (nem tenho) estômago para.
Concordo plenamente com o companheiro César! Exclamation
Luciana Sousa
Luciana Sousa
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 47
Localização : Fortaleza

http://paideia.virtual.ufc.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Darth Vader 7th agosto 2011, 7:50 pm

(risos, muitos risos)
Isso aqui tá muito acirrado! A questão maior é saber qual o sexo dos anjos... enquanto isso, Paris arde em chamas!

Trekkers morrem de ciúmes da genialidade de Star Wars. Gosto de alguns momentos da série do capitão Kirk (dos filmes? hum... gosto da série e acho o Dr. Spock o máximo - hehe - "vida longa e próspera").

Harry Potter e os livros do Paulo Coelho são legais. Já li um pouco de cada. Acho que o público leitor consegue identificar melhor as tendências de cada época (se elas são significativas é outra coisa) do que nós aqui. Tudo bem que ocorre uns excessos lá e cá, mas na minha modesta opinião o que vale é saber que a humanidade exercita a leitura, independente do que seja lido. O gosto literário vai sendo construído, moldado até que o próprio leitor decida o que vai (ou quer) ler. Enquanto não se chega lá, o importante é exercitar.

Sou adepto da filosofia de Raul Seixas: "Faz o que tu queres pois é tudo da lei..."

Star Wars é o máximo. O personagem Darth Vader é o mais humano de todos os personagens literários (e aqui, escondo a modéstia), não deve nada a ninguém. O veículo e a linguagem são outros né, e daí?! Antigamente se escrevia um texto num fedorento retalho de couro de carneiro...

Um dia faço cosplay!
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por César 7th agosto 2011, 8:39 pm

Darth Vader escreveu:Sou adepto da filosofia de Raul Seixas: "Faz o que tu queres pois é tudo da lei..."
Eu também sou, Vader, mas essa gente precisa ser aceita, precisam de respaldo pra ler porcaria, "isso aqui é o melhor, não ouse duvidar".
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Mat 8th agosto 2011, 7:44 am

Eu acho que cabe ao leitor ter a maturidade de entender que pra tudo tem limite.

Eu adoro ler "Turma da Mônica", mas no meu interior sei que quando quero procurar uma reflexão sobre a existência mais profunda, aquilo ali não vai dar em nada.

E qual o problema? Nenhum.


Darth Vader, você falou, se não me engano, que é tão fácil encontrar profundidade em Harry Potter quanto em qualquer livro considerado clássico, certo?

Como eu disse, não li Harry Potter, mas li outras obras consideradas no mesmo nível teen e sinceramente não encontrei reflexão alguma. Encontrei um monte de personagens extremamente idiotas vivendo conflitos igualmente idiotas.

Mas, até aí tudo bem. Vai que eu gosto, por exemplo. Não devo nada a ninguém, gosto do que eu quero, certo? Compro se eu quiser, certo?

Mas, eu tenho que saber separar as coisas também. Dizer que Dan Brown tem um densidade poética e filosófica é querer ou fingir ser cego.

Very Happy
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Darth Vader 13th agosto 2011, 5:45 pm

César escreveu:Eu também sou, Vader, mas essa gente precisa ser aceita, precisam de respaldo pra ler porcaria, "isso aqui é o melhor, não ouse duvidar".

Aí é que está. Nenhum texto é perfeito! Há inúmeras falhas no enredo de Harry Potter e muitos clichês, mas são "aceitos" exatamente por conta da especificidade do gênero. Comparar J.K. Rowling com Ernest Hemingway, por exemplo (escolhi a comparação ao acaso) é forçar a barra: são escritores em tempos, culturas e lidos por públicos bem diferentes.

Mat escreveu:Eu acho que cabe ao leitor ter a maturidade de entender que pra tudo tem limite.
Eu adoro ler "Turma da Mônica", mas no meu interior sei que quando quero procurar uma reflexão sobre a existência mais profunda, aquilo ali não vai dar em nada.

Mat, quando é que o leitor alcança essa maturidade e encontra os "limites"? Ele deve ler o que outros escolhem (impõem) pra ele (e falo aqui da escola e da universidade, por exemplo), ou deve fazer suas próprias escolhas? E como é que ele fará essas escolhas se não teve um número razoável de opções?

Para crianças, "A Turma da Mônica", às vezes possui enredos bem consistentes e levam os leitores a pensar... Exemplo pessoal: através desses quadrinhos adentrei no universo da leitura e ainda me lembro de histórias que me deixaram cismados...

Mat escreveu: Como eu disse, não li Harry Potter, mas li outras obras consideradas no mesmo nível teen e sinceramente não encontrei reflexão alguma. Encontrei um monte de personagens extremamente idiotas vivendo conflitos igualmente idiotas.
Very Happy

Outras perguntas: - Essa tal "reflexão" ou "reflexão sobre existência" já vem no texto (uma espécie de compra casada...)? O escritor cria um texto objetivo de modo a persuadir o leitor a uma única interpretação? Não seria o leitor o principal responsável por lançar significados no texto a partir de suas interações socioculturais? Esta "reflexão" é subjetiva e varia conforme o leitor, ou será a mesma desde o momento do "concepção" do livro?
Darth Vader
Darth Vader
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Nave Imperial

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Mat 14th agosto 2011, 2:23 pm

Velho, vc fez muitas perguntas, agora eu to meio sem tempo para pensá-las, mas foi como eu disse: As pessoas tem que ler o que der vontade. Não disse que o leitor tem que ler o que impõem a ele, ou nada disso, só acho que com vivências e com leituras a maturidade vai chegando e você percebe que existe hora e tempo pra tudo.

E como é que ele fará essas escolhas se não teve um número razoável de opções?

Esse é outro problemão...
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por César 14th agosto 2011, 2:29 pm

Eu acho que esse tipo de defesa do Harry Potter vale pra qualquer livro, e isso pode acabar com o mito do livro ruim. Nessa visão tudo é bom e tudo pode prestar, e eu acho que não é bem assim.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Érika Donin 17th agosto 2011, 6:23 pm

Eu, como ja disse, não tô defendendo HP só pelo valor sentimental, eu acho uma obra muito boa. Talvez seja só na minha cabeça de fudida xD
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por César 18th agosto 2011, 2:48 am

edonin escreveu:Eu, como ja disse, não tô defendendo HP só pelo valor sentimental, eu acho uma obra muito boa. Talvez seja só na minha cabeça de fudida xD
Já pensou em ler mais coisas?
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz um livro mais importante que o outro? Empty Re: O que faz um livro mais importante que o outro?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos