Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É economicamente viável ter uma livraria pequena?

+11
Franz
lavoura
Cássia
Amanda
Deco
tmanfrini
Mat
Karenina
César
Jabá
Gourmet
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Amanda 2nd novembro 2011, 9:41 pm

http://encontrolivreiro.blogspot.com/2011/10/o-presente-e-o-futuro-das-livrarias.html meio pessimista demais, mas como trata do assunto, resolvi deixar por aqui.
Amanda
Amanda
Nastássia Filíppovna
Nastássia Filíppovna

Mensagens : 234
Data de inscrição : 11/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por lavoura 2nd agosto 2012, 9:55 am

Muito legal o tópico, somente agora descobri que a parte dos tópicos do off-topic tem mais de uma página.

Bom minha opnição é que para qualquer ramo de atuação próprio deve-se prezar por diferenciais. Sejam nos preços, serviços ou produtos.
Em uma livraria pequena é bem visto que na questão de preços, dificilmente conseguirá competir com grandes fornecedores, principalmente os grandes que estão na internet. Outro ponto, quem frequenta livrarias, não está interessado somente no preço, quer folhear conhecer as novidades e as vezes conversar sobre livros. Então eu daria prioridade a essas questões na hora de montar uma pequena livraria.
Procuraria montar um ambiente agradável, com um belo café. Tentar uma espécie de clube de contos, para o pessoal discutir. Não sei se daria certo, mas focaria em manter um público fiel. E se não ganhar nas vendas de livros, pelo menos no café. Arriscar a venda na internet, principalmente se conseguir alguns livros mais dificeis.
E assim formar um nicho de mercado para atuar.

Quem sabe se dar certo, você possa lançar alguns livros com o selo de sua biblioteca. Talvez uma revista de contos e ir achando ramos para se infiltrar cada vez mais no mercado.
Tipo oque essa livraria vem fazendo:
http://www.arteeletra.com.br/arteeletra/main.php?modulo=Noticias#

Mas creio que seja dificil e trabalhoso.
Eu mesmo sou um não frequento livrarias.
lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Franz 23rd setembro 2012, 6:41 pm

Acreditem se quiser, na minha cidade não existe uma única livraria, apesar de ter uma papelaria em cada esquina. Recentemente organizaram uma feira do livro aqui, provavelmente patrocinada por alguma grande empresa pra saber a viabilidade de se construir uma filial aqui. Acredito que tenham fracassado miseravelmente.

Há algum tempo acalento o sonho de fundar uma editora, MÃS... um negócio só pode existir enquanto houver consumidores, e não estou nem um pouco afim de editar livros de auto-ajuda e culinária.
Franz
Franz
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 143
Data de inscrição : 23/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por César 23rd setembro 2012, 6:43 pm

Mas livraria é municipal, editora é nacional Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Franz 23rd setembro 2012, 6:47 pm

César escreveu:Mas livraria é municipal, editora é nacional Laughing

Eu sei haha, quando falei da editora já não pensava mais na minha cidade.

Imagino fundar uma editora focada em obras completas e obras raras. Entretanto, as obras raras o são justamente por que ninguém as quer ler. E obras completas são um empreendimento um tanto caro.
Franz
Franz
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 143
Data de inscrição : 23/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Mat 23rd setembro 2012, 10:04 pm

Qual cidade tu mora, Bóris?
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Franz 23rd setembro 2012, 10:12 pm

Mat escreveu:Qual cidade tu mora, Bóris?
Valparaíso de Goiás, uma cidade a 40 minutos de Brasília. É um desses casos que chamam de Cidade dormitório.
Franz
Franz
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 143
Data de inscrição : 23/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Tiago Pavan 16th janeiro 2013, 7:27 am

Respondendo à pergunta original do tópico: abrir uma livraria como loja física é obviamente extremamente arriscado, com fatais chances de fracasso. Como em qualquer atividade comercial, você terá concorrência de grandes empresas que já estão no mercado há décadas e ainda obterá péssimos descontos nas editoras e distribuidoras por ser uma empresa nova e pouco relevante.

Digo isto por experiência própria: eu gerencio a Livraria 30porcento desde 2007, e só recentemente, passados 6 longos anos, conquistei uma clientela fiel e uma receita mensal estável. Meu sonho sempre foi ter uma loja na rua, pra ter contato com os leitores e um estoque enorme de livros por onde perambular. Mas teria sido inviável começar desta forma. Talvez a loja virtual consiga, um dia, proporcionar estabilidade financeira para que eu possa abrir minha primeira filial.

Por isso, minha sugestão é que você tenha um catálogo bem direcionado para um público alvo bem específico, e então torne-se conhecido neste pequeno grupo de leitores para só então tentar expandir seu negócio. O processo é bem demorado, mas pode funcionar.

Tiago Pavan
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/01/2013

http://30porcento.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por lavoura 16th janeiro 2013, 8:23 am

Tiago Pavan escreveu:Respondendo à pergunta original do tópico: abrir uma livraria como loja física é obviamente extremamente arriscado, com fatais chances de fracasso. Como em qualquer atividade comercial, você terá concorrência de grandes empresas que já estão no mercado há décadas e ainda obterá péssimos descontos nas editoras e distribuidoras por ser uma empresa nova e pouco relevante.

Digo isto por experiência própria: eu gerencio a Livraria 30porcento desde 2007, e só recentemente, passados 6 longos anos, conquistei uma clientela fiel e uma receita mensal estável. Meu sonho sempre foi ter uma loja na rua, pra ter contato com os leitores e um estoque enorme de livros por onde perambular. Mas teria sido inviável começar desta forma. Talvez a loja virtual consiga, um dia, proporcionar estabilidade financeira para que eu possa abrir minha primeira filial.

Por isso, minha sugestão é que você tenha um catálogo bem direcionado para um público alvo bem específico, e então torne-se conhecido neste pequeno grupo de leitores para só então tentar expandir seu negócio. O processo é bem demorado, mas pode funcionar.

Bem parabéns por sua livraria. A 30Porcento tem ótimos preços e bons títulos a disposição, também bem vindo ao fórum!

Realmente, para se abrir uma livraria física é praticamente inviável. Hoje em dia parece que as livrarias só funcionam nos Shopping Centers. Aqui na minha cidade, pelo que me lembre, já tentaram abrir 3 livrarias e todas elas infelizmente fecharam depois de um tempo. A única que continua aberta é uma tradicional da cidade que se especializou em livros didáticos e fez parcerias com escolas e afins. Mas tem um acervo bem limitado em livros e variedade.

lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Oric 16th janeiro 2013, 8:28 am

Seja bem vindo e parabéns pela livraria, Tiago!

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por tiago 17th janeiro 2013, 8:19 pm

Alguém viu isso?
"A primeira versão de 50 tons de cinza apareceu na internet em agosto de 2009, através do site fanfiction.net - uma comunidade de leitores que criam histórias baseadas no enredo ou em personagens de outros livros. A ficção era publicada em episódios e tinha como base o livro Crepúsculo, de Stephanie Meyer: os personagens principais de 50 tons de cinza recebiam, originalmente, os nomes de Edward Cullen e Bella Swan. Naquela época seu título era outro: Master of the Universe e a autora publicava sob o pseudônimo de Snowqueen’s Icedragon."

PORRA! No Laughing
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Becco 17th janeiro 2013, 9:18 pm

Já sabia disso aí.

Fan-fic de Crepúsculo, e o Jabá comprou e vai ler! Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Karenina 17th janeiro 2013, 11:19 pm

Essa é uma das minhas implicâncias com esta "escritora".

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por César 18th janeiro 2013, 2:54 pm

Implicância? Precisa ter implicância? Pensei que ninguém nem considerava ela Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Gourmet 18th janeiro 2013, 4:17 pm

Tiago Pavan escreveu:Respondendo à pergunta original do tópico: abrir uma livraria como loja física é obviamente extremamente arriscado, com fatais chances de fracasso. Como em qualquer atividade comercial, você terá concorrência de grandes empresas que já estão no mercado há décadas e ainda obterá péssimos descontos nas editoras e distribuidoras por ser uma empresa nova e pouco relevante.

Digo isto por experiência própria: eu gerencio a Livraria 30porcento desde 2007, e só recentemente, passados 6 longos anos, conquistei uma clientela fiel e uma receita mensal estável. Meu sonho sempre foi ter uma loja na rua, pra ter contato com os leitores e um estoque enorme de livros por onde perambular. Mas teria sido inviável começar desta forma. Talvez a loja virtual consiga, um dia, proporcionar estabilidade financeira para que eu possa abrir minha primeira filial.

Por isso, minha sugestão é que você tenha um catálogo bem direcionado para um público alvo bem específico, e então torne-se conhecido neste pequeno grupo de leitores para só então tentar expandir seu negócio. O processo é bem demorado, mas pode funcionar.

Belo relato. Não conhecia sua livraria, mas está nos favoritos a partir de agora.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Oric 18th janeiro 2013, 11:32 pm

tiago escreveu:Alguém viu isso?
"A primeira versão de 50 tons de cinza apareceu na internet em agosto de 2009, através do site fanfiction.net - uma comunidade de leitores que criam histórias baseadas no enredo ou em personagens de outros livros. A ficção era publicada em episódios e tinha como base o livro Crepúsculo, de Stephanie Meyer: os personagens principais de 50 tons de cinza recebiam, originalmente, os nomes de Edward Cullen e Bella Swan. Naquela época seu título era outro: Master of the Universe e a autora publicava sob o pseudônimo de Snowqueen’s Icedragon."

PORRA! No Laughing
Laughing Laughing Laughing

Fanfic de Crepúsculo Laughing Laughing
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É economicamente viável ter uma livraria pequena? - Página 2 Empty Re: É economicamente viável ter uma livraria pequena?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos