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Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский]

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Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский] Empty Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский]

Mensagem por Becco 11th julho 2011, 7:21 pm

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский] Dostoevsky

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski nasceu em Moscou, no hospital onde seu pai, Mikhail Andriéievitch Dostoiévski, clinicava. Mikhail, apesar de imprimir uma disciplina severa à família, incentivava os sete filhos ao amor pela cultura. Em 1837, a mãe de Dostoiévski morreu precocemente de tuberculose. A perda foi um choque para o pai, que acabou mergulhando na depressão e no alcoolismo. Fiódor e seu irmão foram então enviados à Escola de Engenharia, em São Petersburgo.

Em 1839, morreu o pai de Dostoiévski. As causas são controvertidas, e uma das versões é que o pai – que tinha fama de avaro e de violento – foi assassinado pelos servos enfurecidos com os maus tratos. Dostoiévski culpou-se durante toda a vida pelo fato de, em várias ocasiões, ter desejado a morte do pai. Essa questão da culpa, que acabou transparecendo em sua obra, foi estudada por Sigmund Freud no famoso artigo "Dostoiévski e o parricídio", de 1928.

Em 1843, concluiu os estudos de Engenharia e obteve o grau militar de subtenente. Durante esses anos, dedicou-se à tradução, incluindo a obra de Balzac, um autor que ele admirava. Em 1844 abandonou o exército e começou a escrever a novela Pobre gente, obra que recebeu uma crítica positiva no seu lançamento. Foi nesta época que contraiu dívidas e sofreu o primeiro ataque epilético. À primeira obra, seguiram-se Niétotchka Niezvânova (escrito entre 1846 e 1849), Noites brancas (1848), entre outras, que não tiveram a mesma acolhida da crítica.

Enquanto isso, Dostoiévski engajou-se na luta da juventude democrática russa pelo combate ao regime autoritário do Tsar Nicolau I. Em abril de 1849 foi preso e condenado; em novembro do mesmo ano, acabou sentenciado à morte pela participação em atividades antigovernamentais junto a um grupo socialista. No dia 22 de dezembro, chegou a ser levado ao pátio com outros prisioneiros para o fuzilamento, mas, na última hora, teve a pena de morte substituída por cinco anos de trabalhos forçados na Sibéria, onde permaneceu até 1854.

A experiência abalou profundamente o escritor, que iniciou o romance Memórias da casa dos mortos, publicado em 1862. Alguns anos antes, Dostoiévski conheceu María Dmítrievna Issáieva, viúva de um maestro, com quem se casou em 1857.

Retornou a São Petersburgo em 1859, dedicando-se integralmente a escrever, produzindo seis longos romances, entre os quais suas obras-primas Crime e Castigo (1866), O idiota (1869) e Os irmãos Karamazóv (1880). É também dessa época a criação da revista Tempo, em cujo primeiro número apareceu parte de Humilhados e ofendidos, obra que também remete à sua experiência na Sibéria. A década de 1860 é marcada por viagens pela Europa, período no qual conheceu sua grande paixão, Paulina Súslova, que acabaria o traindo. Após a decepção amorosa, Dostoiévski voltou para a esposa, que morreu logo depois.

Solitário, endividado e tendo que sustentar a família do irmão recém-falecido, o escritor ditou O jogador para a sua secretária, Anna Grigórievna, com quem se casaria depois da recusa de Paulina em reatar o relacionamento. O livro é um sucesso e colabora para restabelecer suas finanças. Logo depois de publicar Crime e castigo, viajou com a nova mulher para Genebra onde nasceu a primeira filha que morreu logo em seguida. A partir de 1873, passou a editar a revista Diário de um escritor, na qual publicava histórias curtas, artigos sobre política e crítica literária.

Em 1880 participou da inauguração do monumento a Aleksandr Pushkin, em Moscou. Na ocasião, pronunciou um memorável discurso sobre o destino da Rússia. No dia 8 de novembro do mesmo ano, em São Petersburgo terminou de redigir Os irmãos Karamazóv, em São Petersburgo. Morreu em fevereiro de 1881.

Tópico pra discutir a obra do maior escritor da Rússia [quiçá do mundo]: Dostoiévski!

Quais obras vocês já leram? Quais lhe perturbaram/apaixonaram mais?


Obras

Romances

1846 - Bednye lyudi (Бедные люди); Em Português: Gente Pobre
1846 - Dvoinik (Двойник. Петербургская поэма); Em Português O Duplo: Poema de Petersburgo
1849 - Netochka Nezvanova (Неточка Незванова); Em português: Niétochka Nezvánova
1859 - Dyadyushkin son (Дядюшкин сон); Em Português: O Sonho do Tio, ou O Sonho de Titio, ou o Sonho do Príncipe
1859 - Selo Stepanchikovo i ego obitateli (Село Степанчиково и его обитатели); Em Português: Aldeia de Stiepantchikov e seus Habitantes ou A vila de Stepanhchikov e seus habitantes.
1861 - Unijennye i oskorblennye (Униженные и оскорбленные); Em Português: Humilhados e Ofendidos
1862 - Zapiski iz mertvogo doma (Записки из мертвого дома); Em Português: Recordações da Casa dos Mortos ou Memórias da Casa Morta
1864 - Zapiski iz podpolya (Записки из подполья); Em Português: Memórias do Subsolo, Notas do Subterrâneo, A Voz do Subsolo, Cadernos do Subsolo
1866 - Prestuplenie i nakazanie (Преступление и наказание); Em Português: Crime e Castigo
1867 - Igrok (Игрок); Em Português: O Jogador
1869 - Idiot (Идиот); Em Português: O Idiota
1870 - Vechnyj muzh (Вечный муж); Em Português: O Eterno Marido
1872 - Besy (Бесы); Em Português: Os Demônios ou Os Possessos
1875 - Podrostok (Подросток); Em Português: O Adolescente
1881 - Brat'ya Karamazovy (Братья Карамазовы); Em Português: Os Irmãos Karamazov

Novelas e contos
1846 - Gospodin Prokharchin (Господин Прохарчин); Em Português: Senhor Prokhartchin
1847 - Roman v devyati pis'mahh (Роман в девяти письмах); Em Português: Romance em Nove Cartas
1847 - Khozyajka (Хозяйка); Em Português: A Senhoria ou A Dona da Casa
1848 - Polzunkov (Ползунков); Em Português:Pol'zunkov
1848 - Slaboe serdze (Слабое сердце); Em Português: Coração Fraco
1848 - Tchestnyj vor (Честный вор); Em Português: O Ladrão Honesto
1848 - Elka i svad'ba (Елка и свадьба); Em Português: Uma Árvore de Natal e Uma Boda
1848 - Tchujaya jena i muj pod krovat'yu (Чужая жена и муж под кроватью); Em Português: [[O homem debaixo da
cama]] ou A Mulher Alheia e o Homem Debaixo da Cama
1848 - Belye nochi (Белые ночи); Em Português: Noites Brancas
1849 - Malen'kij geroi (Маленький герой); O Pequeno Herói
1862 - Skvernyj anekdot (Скверный анекдот); Uma História Suja ou Uma História Lamentável
1865 - Krokodil (Крокодил); Em Português: O Crocodilo
1873 - Bobok (Бобок); Em Português:Bóbok
1876 - Krotkaia (Кроткая); Em Português: Uma Criatura Gentil, também A Dócil, A Meiga, Ela era doce e humilde e Ela.
1876 - Mujik Marej (Мужик Марей); Em Português: O Mujique Marei
1876 - Mal'chik u Hrista na elke (Мальчик у Христа на ёлке); Em Português: Uma Árvore de Natal e Uma Boda
1877 - Son smeshnogo tcheloveka (Сон смешного человека); Em Português: O Sonho de um Homem Ridículo

Não ficção
1863 – Ziminie Zamietki o lietnikh vpyetchatleniiakh (Зимние заметки о летних впечатлениях); Em Português: Notas de Inverno sobre Impressões de Verão
1873 – 1878 Dnievnik pissatelia (Дневник писателя); Em Português: Diário de um Escritor
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Mensagem por Mat 12th julho 2011, 9:58 am

Cara, você já leu a biografia dele escrita pelo Joseph Frank? São 5 volumes publicados pela Edusp. Trabalho de uma vida.

Crime e castigo provavelmente é a que mais me inquietou, respondendo a tua pergunta.
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Mensagem por Becco 12th julho 2011, 10:53 am

Mat escreveu:Cara, você já leu a biografia dele escrita pelo Joseph Frank? São 5 volumes publicados pela Edusp. Trabalho de uma vida.

Eu tenho os 5 volumes. É muito foda mesmo, o melhor trabalho biográfico de que se tem notícia, não só pela riqueza de detalhes, mas também pela análise que ele faz de cada obra.

Estou lendo o primeiro volume.

Sobre a que mais me inquietou, foi Os Irmãos Karamazov, em especial o capítulo chamado "A Revolta" e "O Grande Inquisidor"!
Acho que quase todos os dias me lembro do que dizem esses capítulos quando vejo as atrocidades infligidas às crianças nos jornais.
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Mensagem por Mat 12th julho 2011, 10:57 am

Karamázov é épico mesmo, mas fico com Crime e castigo por me identificar bastante com o Raskolnikov.

Quanto a biografia, tbm tenho os cinco e até agora só li o primeiro e o quinto volumes. São ótimos.
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Mensagem por tiago 17th julho 2011, 12:58 pm

O que é legal também nessa biografia é toda a reconstituição do meio sócio-cultural em que o Dostoiévski estava inserido. Bem mais interessante e válido pra entender a obra dele do que as fofocas e picuinhas de sua vida particular.
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Mensagem por César 17th julho 2011, 3:01 pm

tpnocera escreveu:O que é legal também nessa biografia é toda a reconstituição do meio sócio-cultural em que o Dostoiévski estava inserido. Bem mais interessante e válido pra entender a obra dele do que as fofocas e picuinhas de sua vida particular.
As biografias de parentes servem pra humanizar o autor. O que seria de mim sem saber das hemorróidas dele?
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Mensagem por Luciana Sousa 18th julho 2011, 9:13 am

Caríssimos,

devo ser a menos ilustrada em Dosta... Aos 19 li O jogador e me marcou muito. Fiquei curiosa pelo autor e resolvi fuçar na biblioteca da cidade onde morava. Quase fui pega em flagrante tentando furtar um jornal velho que trazia fragmentos da biografia dele. Maldito espirro delator!
Anos depois iniciei Crime e Castigo já à beira de uma depressão. Parei depois da morte da velha...
O último que li foi Memórias do subsolo e fiquei encantada! Quis retomar as leituras inacabadas, incursionar mais na obra desse monstro genial. Ainda não deu. Sad
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Mensagem por Mat 18th julho 2011, 9:29 am

Luciana Sousa escreveu:Caríssimos,

devo ser a menos ilustrada em Dosta... Aos 19 li O jogador e me marcou muito. Fiquei curiosa pelo autor e resolvi fuçar na biblioteca da cidade onde morava. Quase fui pega em flagrante tentando furtar um jornal velho que trazia fragmentos da biografia dele. Maldito espirro delator!
Anos depois iniciei Crime e Castigo já à beira de uma depressão. Parei depois da morte da velha...
O último que li foi Memórias do subsolo e fiquei encantada! Quis retomar as leituras inacabadas, incursionar mais na obra desse monstro genial. Ainda não deu. Sad


MÁ MÁ MÁ... depois da morte da velha tudo é tão lindo.

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Mensagem por Becco 18th julho 2011, 10:33 am

tpnocera escreveu:O que é legal também nessa biografia é toda a reconstituição do meio sócio-cultural em que o Dostoiévski estava inserido. Bem mais interessante e válido pra entender a obra dele do que as fofocas e picuinhas de sua vida particular.

Com certeza! Chupa, Freud!

Luciana Sousa escreveu:Caríssimos,

devo ser a menos ilustrada em Dosta... Aos 19 li O jogador e me marcou muito. Fiquei curiosa pelo autor e resolvi fuçar na biblioteca da cidade onde morava. Quase fui pega em flagrante tentando furtar um jornal velho que trazia fragmentos da biografia dele. Maldito espirro delator!
Anos depois iniciei Crime e Castigo já à beira de uma depressão. Parei depois da morte da velha...
O último que li foi Memórias do subsolo e fiquei encantada! Quis retomar as leituras inacabadas, incursionar mais na obra desse monstro genial. Ainda não deu. Sad

O meu primeiro também foi Um Jogador.
Depois daí, estava infectado, foi amor à primeira leitura, não consegui parar mais. affraid
E, concordo com o Mat, depois da morte da velha é que o negócio fica foda.
Vou te emprestar a versão da 34 e tirar todos os objetos cortantes da tua cozinha.
Wink
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Mensagem por pinkperry 18th julho 2011, 11:16 am

A primeira obra que li foi A Dócil, depois O Sonho de um Homem Ridículo que me encantou. Mas Crime e Castigo me marcou muito!
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Mensagem por tiago 18th julho 2011, 6:58 pm

Becco escreveu:
tpnocera escreveu:O que é legal também nessa biografia é toda a reconstituição do meio sócio-cultural em que o Dostoiévski estava inserido. Bem mais interessante e válido pra entender a obra dele do que as fofocas e picuinhas de sua vida particular.

Com certeza! Chupa, Freud!

Talvez vc não tenha vindo de uma experiência tão traumatizante quanto ler Easy Riders, Raging Bulls, que é muito divertido, mas facilmente abandona a narrativa pra se focar nas sujeiras das estrelas da época.
Ou talvez eu seja ignorante por não conhecer a fundo o meio sócio cultural russo antes de ler esse livro.
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Mensagem por Becco 18th julho 2011, 7:50 pm

tpnocera escreveu:Talvez vc não tenha vindo de uma experiência tão traumatizante quanto ler Easy Riders, Raging Bulls, que é muito divertido, mas facilmente abandona a narrativa pra se focar nas sujeiras das estrelas da época.
Ou talvez eu seja ignorante por não conhecer a fundo o meio sócio cultural russo antes de ler esse livro.

Você não está entendendo, eu concordo com você.
Eu acho que o "meio sócio cultural russo" é mais importante para explicar a obra de Dostoiévski do que a importância excessiva que o Freud, por exemplo, dá ao parrícidio, que, segundo ele, explica praticamente todas as linhas da obra madura do Dostoiévski.

A propósito, eu li Easy Riders, Raging Bulls mês passado.
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Mensagem por César 18th julho 2011, 7:56 pm

Eu gosto do Freud, mas acreditar nele é a mesma coisa que acreditar em Jesus ou qualquer outro santo, haja fé.
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Mensagem por Becco 18th julho 2011, 8:01 pm

Na biografia do Joseph Frank mesmo, ele dedica um capítulo inteiro a desbancar a teoria do parrícidio de Freud, mostrando como o psicanalista distorceu certos fatos [como dizer que o primeiro ataque epilético de Dostoiévski se deu logo após a morte de seu pai], dos quais não há qualquer evidência ou comprovação, para melhor encaixá-los em sua linha de raciocínio e fundamentação.
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Mensagem por César 18th julho 2011, 8:26 pm

Aqui, uma matéria do Dostoevsky Studies sobre a análise do Freud http://www.utoronto.ca/tsq/DS/09/107.shtml
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Mensagem por Mat 18th julho 2011, 8:55 pm

Becco escreveu:Na biografia do Joseph Frank mesmo, ele dedica um capítulo inteiro a desbancar a teoria do parrícidio de Freud, mostrando como o psicanalista distorceu certos fatos [como dizer que o primeiro ataque epilético de Dostoiévski se deu logo após a morte de seu pai], dos quais não há qualquer evidência ou comprovação, para melhor encaixá-los em sua linha de raciocínio e fundamentação.

Mas, não podemos tirar a razão do Freud se olharmos alguns aspectos da obra do D.

A morte do teu pai, quando tu tem uma relação conturbada com ele, mexeria contigo, ou com qualquer um de nós, de forma devastadora, certo?

E se parar bem pra reparar, Dostoievski, de uma forma ou de outra, tenta trazer pros livros todos esses dramas familiares. Não só no Karamázov, até no House of the dead tem um preso ou outro que cometeu o parricídio. A culpa tão presente nos textos, sem dúvida é reflexo de alguma amargura passada.

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Mensagem por Becco 18th julho 2011, 9:20 pm

Mat escreveu:A morte do teu pai, quando tu tem uma relação conturbada com ele, mexeria contigo, ou com qualquer um de nós, de forma devastadora, certo?

A culpa tão presente nos textos, sem dúvida é reflexo de alguma amargura passada.

Com certeza, mas também não podemos ver isso como única e completa explicação para todos os dramas e conflitos da obra.
Ele tinha razão em parte, sim, mas não em tudo.

A visão que o Dostoiévski tinha do povo russo como um povo predestinado, o único que poderia elevar a humanidade à salvação, o povo eleito de Cristo, nas sua figuras, pra usar um termo dele, mais humilhadas e ofendidas [em especial as crianças] também tem uma importância capital.
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Mensagem por tiago 18th julho 2011, 10:27 pm

Ninguém fala russa fluente pra traduzir isso aqui não?
https://www.youtube.com/watch?v=0RAQpfOUjec
Pelas imagens iniciais parecer ser a coisa mais brega do mundo, mas o ator é ótimo (ele foi o Príncipe Myshkin em outra minissérie russa, que dá pra ver pelo youtube), mas quero ver mesmo assim.
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Mensagem por César 18th julho 2011, 10:58 pm

tpnocera escreveu:Ninguém fala russa fluente pra traduzir isso aqui não?
https://www.youtube.com/watch?v=0RAQpfOUjec
Pelas imagens iniciais parecer ser a coisa mais brega do mundo, mas o ator é ótimo (ele foi o Príncipe Myshkin em outra minissérie russa, que dá pra ver pelo youtube), mas quero ver mesmo assim.
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caralho, que coisa linda!
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Mensagem por Mat 19th julho 2011, 7:11 am

Becco escreveu:
Mat escreveu:A morte do teu pai, quando tu tem uma relação conturbada com ele, mexeria contigo, ou com qualquer um de nós, de forma devastadora, certo?

A culpa tão presente nos textos, sem dúvida é reflexo de alguma amargura passada.

Com certeza, mas também não podemos ver isso como única e completa explicação para todos os dramas e conflitos da obra.
Ele tinha razão em parte, sim, mas não em tudo.

A visão que o Dostoiévski tinha do povo russo como um povo predestinado, o único que poderia elevar a humanidade à salvação, o povo eleito de Cristo, nas sua figuras, pra usar um termo dele, mais humilhadas e ofendidas [em especial as crianças] também tem uma importância capital.

sim, claro, não podemos ser reducionistas.
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Mensagem por Becco 22nd julho 2011, 11:10 am

tpnocera escreveu:Ninguém fala russa fluente pra traduzir isso aqui não?
https://www.youtube.com/watch?v=0RAQpfOUjec
Pelas imagens iniciais parecer ser a coisa mais brega do mundo, mas o ator é ótimo (ele foi o Príncipe Myshkin em outra minissérie russa, que dá pra ver pelo youtube), mas quero ver mesmo assim.

MUITO FODA ISSO!

É tipo uma biografia do Dosta, como todo o cuidado do cinema russo.
Vou ver em russo sem legenda, quem sabe acabo entendendo?
Cool
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Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский] Empty Re: Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский]

Mensagem por César 22nd julho 2011, 11:14 am

Becco escreveu:
tpnocera escreveu:Ninguém fala russa fluente pra traduzir isso aqui não?
https://www.youtube.com/watch?v=0RAQpfOUjec
Pelas imagens iniciais parecer ser a coisa mais brega do mundo, mas o ator é ótimo (ele foi o Príncipe Myshkin em outra minissérie russa, que dá pra ver pelo youtube), mas quero ver mesmo assim.

MUITO FODA ISSO!

É tipo uma biografia do Dosta, como todo o cuidado do cinema russo.
Vou ver em russo sem legenda, quem sabe acabo entendendo?
Cool
Bergman disse que a melhor experiência da vida dele foi ver Stalker sem legendas, acho que você tem grandes chances de gostar mesmo sem entender porra nenhuma Laughing
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Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский] Empty Re: Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский]

Mensagem por Becco 22nd julho 2011, 11:15 am

aviso escreveu:Olha, acho que não é, hein. Olha eu aqui!

Comecei a ler Dostoiévski há pouco tempo. O meu primeiro livro dele foi O Idiota, em 2009. Nesse ano, depois de terminar a faculdade e me ver livre de livros de Direito, resolvi voltar a dar mais atenção pra literatura. Então li Memórias do Subsolo e Noites Brancas, e fiquei apaixonada pelo último. Não sei quais serão os próximos, mas acho que vou nos clássicos Crime e Castigo ou Irmãos Karamazov. Se alguém tiver outra sugestão, por favor.

Poxa, amiga, você começou pelo O Idiota?
A primeira parte do livro [que se passa toda em um dia] é bem difícil pra quem não tá acostumado ao estilo do Dosta.
Mas é um livro maravilhoso.
Eu recomendo esse aqui, por que tem duas pequenas obras primas [apesar de nenhuma ser "fantástica" na acepção literária do termo]:


Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский] DUAS_NARRATIVAS_FANTASTICAS_1292818773P

César escreveu:Bergman disse que a melhor experiência da vida dele foi ver Stalker sem legendas, acho que você tem grandes chances de gostar mesmo sem entender porra nenhuma Laughing

Agora é que eu tento mesmo! Very Happy
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Mensagem por César 24th julho 2011, 4:06 pm

Eu achei Um Jogador ótimo, foi o segundo Dostoiévski que li, acho, depois de Noites Brancas. A Dócil e Sonho de Um Homem Ridículo são bem famosos, só ver quantas adaptações ganharam tanto pro cinema quanto pro teatro.
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Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский] Empty Re: Fiódor Mikhailovich Dostoiévski [Фёдор Миха́йлович Достое́вский]

Mensagem por Mat 26th julho 2011, 10:46 am

tpnocera escreveu:Ninguém fala russa fluente pra traduzir isso aqui não?
https://www.youtube.com/watch?v=0RAQpfOUjec
Pelas imagens iniciais parecer ser a coisa mais brega do mundo, mas o ator é ótimo (ele foi o Príncipe Myshkin em outra minissérie russa, que dá pra ver pelo youtube), mas quero ver mesmo assim.

CARALHO, ESSA É A DESCOBERTA DO MEU ANO.


Dá vontade de chegar na globo, mostrar isso e dizer É ASSIM Q SE FAZ, VIADOS.
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