Literatura Russa
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Crítica e teoria literária

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Mensagem por Mat 4th março 2013, 11:58 am

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Primeiro livro do Moretti que leio. Até agora vai muito bem. “Signos e estilos da modernidade: Ensaios sobre a sociologia das formas literárias”. Neste livro o autor disseca a natureza cultural e política dos monumentos modernistas Ulysses e A terra desolada passando pelas façanhas de Sherlock Holmes, as tragédias barrocas, o horror, o realismo clássico e os dramalhões infantis, buscando investigar as relações entre alta e baixa cultura especialmente no século XX. Além de elaborar uma teoria dawinista da evolução literária como um "questionamento materialista do dogma histórico atual." Ele também fala bastante de retórica e historiografia literária.
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Mensagem por Mat 7th março 2013, 11:05 am

https://www.youtube.com/watch?v=RNPFODQK_TA
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Mensagem por tiago 7th março 2013, 8:33 pm

Não entendi nada do capítulo sobre Freud/Kafka do Abaixo as verdades sagradas.
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Mensagem por RafaelS 7th março 2013, 8:44 pm

Tenho vontade de ler o Atlas do Moretti.

Tem um amigo meu que descreve o Moretti como o burucutu da critica literária, o Junio Baiano da crítica mas que no que ele se propõe ele faz bem, só não pedir nada mais sofisticado pra ele. hahahaha
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Mensagem por Mat 7th março 2013, 8:48 pm

O próprio Moretti até comenta mais ou menos isso no prefácio, disse que seu italiano é bem não acadêmico e ele gosta disso.

O livro foi uma delícia de ler, gostei muito dos ensaios O feitiço da indecisão e O longo adeus: o Ulisses e o fim do capitalismo liberal.
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Mensagem por Oric 2nd abril 2013, 9:28 am

Dei o primeiro passo no projeto de ler as peças do Shakespeare e o livro do Bloom. Vamos ver até onde consigo ir. Smile

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Mensagem por lavoura 2nd abril 2013, 10:25 am

Oric escreveu:Dei o primeiro passo no projeto de ler as peças do Shakespeare e o livro do Bloom. Vamos ver até onde consigo ir. Smile

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Eu retomei ontem a leitura de Shakespeare, também.

Estou lendo o Toninho e Cleópatra. Mas estou bem no começo.

Esse livro do Bloom é bem legal, pelo menos no índice. Eu dei uma folheada no meu. Mas estava pensando em ler depois de ler pelo menos algumas peças. Porém vejo que o ideal seria ler os dois conjuntamente. Duro é encarar aquele Calhamaço! E não vi se os capítulos podem ser lidos aleatóriamente. Assim conforme terminava ou estivesse lendo uma peça poderia ir lendo a crítica dele junto.
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Mensagem por Oric 2nd abril 2013, 12:03 pm

Também acho uma boa ler umas peças antes de ler livros do tipo, foi o que fiz. Agora minha estratégia vai ser ler a peça para então ler o capítulo do Bloom com os comentários. Apesar do livro ser grande, lendo assim fica tranquilo, pois a maioria dos capítulos é curto, creio que uma média de 30, 40 páginas.

Ainda não li capítulo referente a alguma peça, apenas o comecinho do Hamlet uma vez na biblioteca, mas do que reparei até agora dá para ler fora de ordem sim. Ele foca muito mais em alguns personagens das peças do que no contexto histórico por trás. Daí restam as vantagens e desvantagens de ler as peças na ordem cronológica ou não.
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Mensagem por lavoura 2nd abril 2013, 5:59 pm

Pois é. Pelo menos as "Tragédias de aprendizado" como o próprio Bloom define eu já li, só falta o Júlio César. Acho que comecarei por esses capítulos.
Agora não sei se seria interessante ir lendo na ordem cronológica ou separado por temas, como eu vinha fazendo: Tragédias, Dramas e Comédias.
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Mensagem por Oric 2nd abril 2013, 7:49 pm

Também estava em dúvida, acho que são duas opções interessantes. Mas a princípio penso em optar pela cronológica.
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Mensagem por Mat 18th abril 2013, 11:13 am

Lá na gringa nego pensa que eu sou Harold Bloom Laughing
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Mensagem por César 18th abril 2013, 11:48 am

Não pensa não, desde que você colocou seu twitter pra ir pra lá e o Harold Bloom começou a postar no Facebook AIN PREFERIA ESTAR MORTO Laughing
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Mensagem por Mat 18th abril 2013, 12:37 pm

O twitter não está mais lá e o povo pensa sim, tanto que recebo mensagens de ex-alunos e admiradores em geral todos os dias Laughing

Dear Sir,

I have been your reader since more than a decade ago. Interestingly, the first one I read, "Western Canon" was a translated version by Taiwanese publisher into Chinese. A very well-translated one, I assure you. I was waiting in the cashier line of a bookstore buying an old classic book from Sung Dynasty, and there you are, the Western Canon placing right there for me to pick up. I forgot whether I was reading your introduction or the conclusion randomly, and immediately I knew I have to bring those two thick books home.

Since then you are my literature hero. I write to you to express my gratitude for enriching my thoughts and my life. I read for pleasure since I was a child, mostly in Chinese. English is my second language, and please pardon my writing that is clumsy and full of grammatical mistakes. I have started reading mostly in English since college. I enjoy your writing tremendously, The Book of J, Shakespeare the invention of human, Jesus and Yahweh, and many more. Of course being a ESL person, there are quite many of them gave me serious reading challenge, but I have always enjoyed them. And thank you for being on facebook so that I can actually write to you personally to express my appreciation.

Yours sincerely,
Celia Ko
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Mensagem por César 18th abril 2013, 1:00 pm

AHAHAHA

Eu, como Lourenço Mutarelli, recebo recadinhos de babacas do tipo Paulo Miklos e Marcelo Rubens Paiva.
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Mensagem por Mat 18th abril 2013, 2:49 pm

Meu deus, baixou o nível, fake do Mutarelli Laughing
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Mensagem por César 18th abril 2013, 3:17 pm

Não é um fake, comando a página oficial dele por brotheragem.
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Mensagem por lavoura 18th abril 2013, 5:37 pm

RafaelS escreveu:Só deixar a minha contribuição com aquele que acho o melhor e mais lindo de crítica literária (já que nego num mencinou aqui :B):

Crítica e teoria literária - Página 4 00000132290

Não tem muito o que dizer fora que é o Auerbach indo da Bíblia/Ilíada até a Virginia Woolf tentando mostrar como cada literatura (obviamente ele num pegsa tudo, ele pega alguns autores e comenta trechos específicos, bem específicos qeu cita ao início dos capítulos) se relaciona com A REALIDADE. Enfim, é algo bem épico, e apesar da aparência de erudição-maxima (tem um momento que o Auerbach até dá uma zuada "PARA AQUELES QUE POR ACASO NÃO CONHECEM BEM LITERATURA DE CAVALARIA DO FIM DA IDADE MÉDIA blah blah blah") é bem simples sem muitos frufrus pós-modernos. Enfim, coisa linda demais.

Cara que legal que é "simples", assim consigo entender alguma coisa!
Pela resenha diz que ele escreveu o livro no exílio sem ajuda de volume algum de consulta:

. Esse trabalho, escrito no exílio, sem nenhum apoio de uma biblioteca pessoal ou de acervos de consulta universitária, pois o autor estava refugiado na Turquia para escapar do terror nazista, constitui um exemplo ímpar da possibilidade de conexão entre a análise diacrônica e sincrônica e da fecundidade de sua aplicação, para uma leitura atualizada dos grandes textos da criação literária

Assombroso isso,não?
Já leu o Ensaios de Literatura Ocidental lançado pela 34? Parece ser coisa fina também.
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Mensagem por RafaelS 18th abril 2013, 5:41 pm

Lavoura, há relatos de que num é tão assim exatamente, que isso é um drama do Auerbach. Tem um livro sobre isso que um amigo meu leu que trata disso.

http://www.amazon.com/East-West-Mimesis-Auerbach-Turkey/dp/0804769745/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1366321177&sr=8-1&keywords=east+west+mimesis

Eu li vários ensaios desse livro. Realmente só tem coisa boa. Os ensaios sobre o novo testamento, o ensaio sobre proust, dante, romantismo, ensaio sobre vico e o ensaio sobre weltliteratur. enfim, só coisa fina mesmo.

E ele é sempre simples e extremamente didático sem descomplexificar.

enfim, gênio. acho que é a minha maior referência de crítico literário/teórico da literatura.
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Mensagem por tiago 18th abril 2013, 5:41 pm

Acho que o Carpeaux escrevia num esquema meio parecido também.
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Mensagem por RafaelS 18th abril 2013, 5:42 pm

Carpeaux que tem um ensaio bonito sobre o Mímesis. Tá num daqueles dois volumes lançados pela Topbooks.
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Mensagem por lavoura 18th abril 2013, 5:48 pm

Que legal, to doido para começar a ler. Bom sobre isso de "conhecimento enciclopédico" sem consulta eu já li algo parecido sobre o Carpeaux mesmo.
Não lembro se era um ensaio do Konder dizendo ter entrado em uma sala e estava o Carpeaux e um outro cara discutindo sobre farmácia sem consultar nada. Umas coisas assim.

Esses Ensaios Reunidos da Topbooks são meus sonhos de consumo.
Uma pena serem caros e só serem encontrados na Cultura.
Sonho com o dia que apareça no Submarino por menos de R$50,00 os box!

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Mensagem por Mat 25th maio 2013, 10:39 pm

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Mensagem por tiago 28th maio 2013, 6:34 pm

De um crítico de cinema:

"The dirty little secret of criticism is that it’s a form of codified rationalization. We see movies, we have emotional reactions to them like everyone else, and then we consciously or (often) unconsciously construct intellectual arguments to justify those reactions. "
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Mensagem por RafaelS 28th maio 2013, 6:43 pm

Fala isso pro Northrop Frye e toda a sua crítica à crítica literária valorativa. hehehe

(embora eu acho que ele seja ingênuo em achar que se pode excluir completamente o elemento valorativo ali tem um esforço de se aplaudir para construir uma "ciência da crítica literária")
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Mensagem por lavoura 28th maio 2013, 9:08 pm

Eu concordo e alguns críticos viajam legal nesses argumentos.Não dúvido que até o próprio autor, alvo da crítica, não ache um absurdo oque alguns dizem. Mas a crítica literária não pode resumir-se a isso, tem muito mais coisa e área.
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