Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filmes baseados na literatura russa

+12
luyspaulo
Oric
Andrei
David Ericeira
pinkperry
Karenina
Érika Donin
camilaalbrecht
Becco
César
tiago
Mat
16 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Becco 5th janeiro 2013, 6:27 am

Não gosto desta versão com o Capitão Kirk.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por luyspaulo 5th janeiro 2013, 6:42 am

Capitão Kirk, é ótimo rsrs
luyspaulo
luyspaulo
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 125
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 46
Localização : Três Corações-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por David Ericeira 5th janeiro 2013, 11:57 am

Hahaha. Também não gostei dessa adaptação de os irmão karamazov. a propósito, foi a única que assisti. A wikipédia lista as seguintes adaptações já realizadas da obra:


The Brothers Karamazov (1915, directed by Victor Turiansky)
Die Brüder Karamasoff (1931, directed by Erich Engels (fr) & Fyodor Otsep, starring Fritz Kortner, Anna Sten)
The Brothers Karamazov (1958, directed by Richard Brooks, starring Yul Brynner)
The Brothers Karamazov (1969, directed by Marcel Bluwal)
The Brothers Karamazov (1969, directed by Kirill Lavrov, Ivan Pyryev and Mikhail Ulyanov)
Boys (Мальчики) (1990, directed by Renita Grigorieva, based on the novel's tenth chapter)
The Brothers Karamazov (2008, directed by Yuri Moroz)
The Karamazovs (2008, directed by Petr Zelenka)


A que me pareceu mais interessante foi a soviética de 69 do lavrov. Alguém já assistiu?
David Ericeira
David Ericeira
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 34
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por tiago 5th janeiro 2013, 12:24 pm

Eu vi, mesmo sendo fiel ao livro, não gostei muito. Parece que adaptação dos Karamazovi só dá certo se pegarem o livro e fazerem outra coisa com ele.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por David Ericeira 5th janeiro 2013, 9:41 pm

O que exatamente tu não gostaste, tiago? Adaptações de obras literárias são quase sempre controversas e dá muito pano pra manga se formos discutir sobre. Existem livros que facilitam o trabalho de transposição por serem majoritariamente - usando um adjetivo meio raso - 'descritivos'. As obras do dosto são densas e recheadas de digressões, mas existem ótimas adaptações a exemplo das já citadas de "crime e castigo" e "o idiota".
David Ericeira
David Ericeira
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 34
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por tiago 5th janeiro 2013, 10:03 pm

Acho que a fidelidade acabou sendo um detrimento nesse filme de 69 e na minissérie de 2008, já que eles acabam recriando as cenas do livro sem muito peso, sem vida própria. Acho que tem algo no livro dos Karamazovi, talvez por ser disperso em mais personagens que transforma ele em algo particularmente difícil de ser colocado no cinema de forma satisfatória. Crime e Castigo e O idiota, por exemplo, pelo menos tem protagonista claros para fazer alguma adaptação, especialmente o primeiro, que tem uma história mais palpável. Não digo que sejam filmes horríveis, e é sempre legal relembrar as cenas icônicas, por isso sempre procuro assistir a essas coisas . A minissérie de 2008 particularmente tem uma Grushenka genial - a cena mais memorável é justamente a dela contando a história da cebolinha e o Aliocha recuperando sua fé - justamente pq a atuação dela dá um peso bem interessante ao negócio.
Sei que esse filme é meio malhado, mas não desgosto da versão americana com o Capitão Kirk, exatamente por deixar bem claro desde o início que é uma criatura diversa do livro. Eu interpreto a tomada inicial, com o alfabeto cirílico se transformando em latino, como um sinal disso. Ali escolheram colocar a jornada do Dimitri como a coisa principal, já que ele tem um arco mais claro além de ser um personagem mais carismático. O resto tudo é meio secundário à isso.. Não digo que seja nada demais, mas acho um filme decente.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por David Ericeira 6th janeiro 2013, 12:21 am

tiago escreveu:Acho que a fidelidade acabou sendo um detrimento nesse filme de 69 e na minissérie de 2008, já que eles acabam recriando as cenas do livro sem muito peso, sem vida própria. Acho que tem algo no livro dos Karamazovi, talvez por ser disperso em mais personagens que transforma ele em algo particularmente difícil de ser colocado no cinema de forma satisfatória. Crime e Castigo e O idiota, por exemplo, pelo menos tem protagonista claros para fazer alguma adaptação, especialmente o primeiro, que tem uma história mais palpável. Não digo que sejam filmes horríveis, e é sempre legal relembrar as cenas icônicas, por isso sempre procuro assistir a essas coisas . A minissérie de 2008 particularmente tem uma Grushenka genial - a cena mais memorável é justamente a dela contando a história da cebolinha e o Aliocha recuperando sua fé - justamente pq a atuação dela dá um peso bem interessante ao negócio.
Sei que esse filme é meio malhado, mas não desgosto da versão americana com o Capitão Kirk, exatamente por deixar bem claro desde o início que é uma criatura diversa do livro. Eu interpreto a tomada inicial, com o alfabeto cirílico se transformando em latino, como um sinal disso. Ali escolheram colocar a jornada do Dimitri como a coisa principal, já que ele tem um arco mais claro além de ser um personagem mais carismático. O resto tudo é meio secundário à isso.. Não digo que seja nada demais, mas acho um filme decente.


Concordo e entendo quando tu te referes à transposição de cenas de um livro que, na adaptação, soam absolutamente inócuas. Parece que basta transpor literalmente uma determinada cena, tal qual no livro, para que a coisa funcione. Existem diversas nuances que devem ser consideradas para que a coisa dê liga, levando em conta que são leituras diferentes - e, claro, existe a tal alma do romance. Na minha opinião, uma boa adaptação começa quando o cineasta respeita a forma como o romancista concebeu as personagens - o resto discute-se. Um exemplo emblemático para mim é a adaptação francesa de "Os Miseráveis" em quatro partes. Grandíssimos atores, Gerard Depardieu como Jean Valjean e o John Malkovitch como Javert, perfeitos, MAS... quando eu vi a construção de um Jean Valjean possessivo, irascível, completamente diferente da personagem redimida e espiritualmente grandiosa que é o Valjean do Victor Hugo... nossa, não deu pra engolir.

Entendo também o quão difícil possa se fazer uma boa adaptação de "os irmão Karamazov" - são diversos os temas abordados e maior a galeria de personagens com aquela psicologia profunda - e justamente por isso não posso concordar, tiago, que "Crime e Castigo e O idiota, por exemplo, pelo menos tem protagonista claros para fazer alguma adaptação". Acho que uma coisa que os protagonistas de dostoievski NÃO tem é clareza: é um leque tão grande de sentimentos confusos, densos, conflitantes e tão diferentes as motivações de cada personagem... o que não impediu que surgissem ótimas adaptações das referidas obras. Que dá, dá pra fazer, independentemente de quão grande e dispersa uma obra é. O Bondarchuk conseguiu fazer algo espetacular com Guerra & Paz; o que impediria de fazer com o Karamazov? E bom, não vi nem a adaptação soviética nem a mini-série de 2008, então realmente não posso opinar sobre. Vou ver se consigo fazer baixá-las pra dar uma conferida - agora fiquei instigado!
David Ericeira
David Ericeira
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 34
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por tiago 6th janeiro 2013, 8:28 am

e justamente por isso não posso concordar, tiago, que "Crime e Castigo e O idiota, por exemplo, pelo menos tem protagonista claros para fazer alguma adaptação".

Também acho, falei sobre quantidade mesmo. O protagonista de Crime e Castigo é o Raskólnikóv e de O Idiota é o Míchkin. Em os Irmãos Karamazov são 3 os irmãos, cada um com seu arco próprio.
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por tiago 10th fevereiro 2013, 4:55 pm

Vi o Anna Karenina mais recente.
Ver a Keira Knightley falando como se fosse mulher de meia idade, ou como se o Jude Law não fosse o príncipe encantando de todas as menininhas é comédia Very Happy


tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por pinkperry 14th maio 2013, 9:17 am

Eu ainda não assisti nenhum desses filmes, mas ontem em algum comentário aleatório no filmow alguém falou de um curta baseado em O Sonho de um Homem Ridículo, tá aqui o link: https://youtu.be/LZZPMxxqZPo
pinkperry
pinkperry
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 24
Data de inscrição : 15/07/2011
Idade : 36
Localização : carioca que mora em Campo Grande - MS

http://atom-heart.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Catarina_ 15th maio 2013, 4:05 pm

Baixando agora essa minissérie russa de O Idiota. Espero que seja boa... e fico sem ânimo para baixar a minissérie de 2008 dos Irmãos Karamazov. Não acho que o livro seja lá muito adaptável.
Catarina_
Catarina_
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por César 15th maio 2013, 4:18 pm

Idiota que vale é do Kurosawa, gente.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Catarina_ 15th maio 2013, 4:20 pm

Tenho esse baixado aqui, ainda não assisti.
Catarina_
Catarina_
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por César 15th maio 2013, 4:26 pm

Estou relendo O idiota e reassistindo os filmes, juntamente com os que não vi da primeira vez que li, incluindo o Wajda (que só encontrei em tracker russo) e o francês.

Pra ver a série vai me faltar tempo e vontade, honestamente.
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Catarina_ 22nd junho 2013, 12:46 pm

Terminei de assistir a série de O Idiota! Gostei muito. Atuações impecáveis, cada personagem foi muito bem retratado; menção honrosa para Lisavieta, Fierdischenko, o general, Rogójin, só para citar alguns. O Rogójin ficou idêntico ao que eu imaginava, e nem vou começar a rasgar seda para o Yevgeni Mironov, que interpreta o Míchkin. A vontade é de sair correndo atrás dos outros filmes dele (próxima parada: A Metamorfose). A cena na casa do Gavrila, o baile em que o Míchkin pede a Nastássia em casamento, a cena final na casa do Rogójin... O que achei mais fantástico foi o modo como preservaram o clima do livro, a atmosfera da história e de cada personagem; coisa que não acontece na série de 2008 dos Irmãos Karamazov. Recomendo demais.

E sim, apesar de ter dito que não ia assistir, começei a ver essa série dos Irmãos Karamazov de 2008. Empaquei no quinto episódio, estou procurando um resíduo de ânimo que me faça continuar... Ao contrário do que aconteceu em O Idiota, não encontrei nada parecido ao que senti quando li o livro ao ver a série. É como se estivessem apenas jogando na tela (e sem muito cuidado) uma sucessão dos fatos do livro; não há a atmosfera do livro. E o Aliócha atua como uma porta, o Dmitri não me convenceu, e o Ivan não é exatamente excepcional... depois de ter assistido a cena do Grande Inquisidor - uma das minhas preferidas - e não ter sentido absolutamente nada, acho que reconsiderei a minha decisão de terminar de assistir até o fim... Duas pérolas de atuação: a atriz que faz a Grúshenka e o ator que interpreta o velho Karamazov. Vale mais que os três filhos dele juntos. Ah, o stariétz Zossima cumpre duas funções específicas na série: se ajoelhar diante do Dmitri e morrer quatro episódios depois. No total, acho que ele nos honra com menos de 15 minutos de sua presença. Rolling Eyes 

Enfim, assistam por sua conta e risco. Laughing
Catarina_
Catarina_
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Oric 8th outubro 2013, 8:59 pm

Alguém viu/conseguiu a mini série russa de 2007 do Crime e Castigo?

A adaptação da BBC realmente é muito foda, fiquei até curioso por outras produções deles. O filme soviético também é bacana.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Jabá 9th outubro 2013, 7:49 am

Oric escreveu:Alguém viu/conseguiu a mini série russa de 2007 do Crime e Castigo?

A adaptação da BBC realmente é muito foda, fiquei até curioso por outras produções deles. O filme soviético também é bacana.
Parece que eles adaptaram alguns clássicos do Dickens (Não confundir com o detetive Dicken Tracy), mas como nunca li nada dele não me animo a conferir.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Oric 9th outubro 2013, 7:22 pm

Jabá escreveu:
Oric escreveu:Alguém viu/conseguiu a mini série russa de 2007 do Crime e Castigo?

A adaptação da BBC realmente é muito foda, fiquei até curioso por outras produções deles. O filme soviético também é bacana.
Parece que eles adaptaram alguns clássicos do Dickens (Não confundir com o detetive Dicken Tracy), mas como nunca li nada dele não me animo a conferir.
O mesmo aqui. Mas quero ver se pego algo dele, já está na lista faz tempo.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por David Ericeira 17th novembro 2013, 12:27 am

Alguém já viu essa adaptação soviética de Oblómov?
http://www.imdb.com/title/tt0079619/?ref_=fn_al_tt_1
Pra quem se interessar, dá pra achar no torrent em uma qualidade remasterizada, com poucas fontes (nada que me impedisse de baixar, foi bem rápido) e legendas em inglês, francês e espanhol. Pra quem arranhar uma das linguas, deve valer a pena. Digo "deve" porque ainda não vi!

E por falar em adaptações da BBC, li há alguns meses que eles tão preparando uma de Guerra & Paz que deve sair lá pra 2015. Se for no padrão de Crime & Castigo, coisa boa vem por aí!
David Ericeira
David Ericeira
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 34
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Becco 17th novembro 2013, 6:33 am

Dizem que a russa é a melhor feita até hoje.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por David Ericeira 17th novembro 2013, 9:09 am

Sim, Becco, a versão russa é espetacular! Foi filmada em três partes, o que deu possibilidade pra adaptarem os principais aspectos do romance com maestria. Pra quem leu Guerra & Paz recomendo correr pra sacar essa versão, vale muito a pena!
David Ericeira
David Ericeira
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 34
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por william.alves.568 23rd novembro 2013, 7:53 am

Taxi Driver (Scorcese) e O Acossado (Goddard) são inspirados em Notas do Subsolo. Embora não sejam adaptações, acho legal citá-los aqui também.
william.alves.568
william.alves.568
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/11/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Becco 23rd novembro 2013, 9:25 pm

Pois é. O Paul Schrader e o Scorsese falam disso nos extras do filme.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Oric 24th novembro 2013, 10:05 am

Eita, não sabia dessa. Interessante.

(Acossado ainda não vi)
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por amud 21st dezembro 2013, 9:35 am

David Ericeira escreveu:Alguém já viu essa adaptação soviética de Oblómov?
http://www.imdb.com/title/tt0079619/?ref_=fn_al_tt_1
Pra quem se interessar, dá pra achar no torrent em uma qualidade remasterizada, com poucas fontes (nada que me impedisse de baixar, foi bem rápido) e legendas em inglês, francês e espanhol. Pra quem arranhar uma das linguas, deve valer a pena. Digo "deve" porque ainda não vi!

E por falar em adaptações da BBC, li há alguns meses que eles tão preparando uma de Guerra & Paz que deve sair lá pra 2015. Se for no padrão de Crime & Castigo, coisa boa vem por aí!

Caro Confrade,

eu tenho aqui a legenda em português do Oblomov, se lhe interessar eu te envio.
amud
amud
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/12/2013
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Filmes baseados na literatura russa - Página 3 Empty Re: Filmes baseados na literatura russa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos