Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rubem Fonseca

+10
Oric
lavoura
Mat
César
tmanfrini
Karenina
Gourmet
tiago
Jabá
Becco
14 participantes

Página 3 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Gourmet 28th novembro 2011, 10:01 am

Poderia ser sim, Jabá, mas eu também acho que poderia ser o Vilela, do CASO MOREL.

Esse é um dos melhores contos do livro que, como um todo, já é espetacular. É uma coisa que preciso reler.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 29th novembro 2011, 9:03 pm

Gourmet escreveu:Poderia ser sim, Jabá, mas eu também acho que poderia ser o Vilela, do CASO MOREL.

Esse é um dos melhores contos do livro que, como um todo, já é espetacular. É uma coisa que preciso reler.

Você tá proibido de ler qualquer coisa enquanto não terminar CRIME E CASTIGO, GUERRA E PAZ e ANA KARIÊNINA além de 50% dos gibis do Moore que você comprou. Isso depois que terminar o retrato do Raskolnikov.

Algumas passagens lindas do COBRADOR. Leio um conto desse livro, depois fico voltando relendo esses trechos lindos. Nossa, que vontade de sair cobrando por aí... Very Happy

Fico na frente da televisão para aumentar o meu ódio.
Quando minha cólera está diminuindo e eu perco a vontade de
cobrar o que me devem eu sento na frente da televisão e em pouco
tempo meu ódio volta. Quero muito pegar um camarada que faz
anúncio de uísque. Ele está vestidinho, bonitinho, todo
sanforizado, abraçado com uma loura reluzente, e joga pedrinhas
de gelo num copo e sorri com todos os dentes, os dentes dele são
certinhos e são verdadeiros, e eu quero pegar ele com a navalha e
cortar os dois lados da bochecha até as orelhas, e aqueles dentes
branquinhos vão todos ficar de fora num sorriso de caveira
vermelha.


Curva a cabeça, mandei.
Ele curvou. Levantei alto o facão, seguro nas duas mãos, vi
as estrelas no céu, a noite imensa, o firmamento infinito e desci o
facão, estrela de aço, com toda minha força, bem no meio do
pescoço dele.
A cabeça não caiu e ele tentou levantar-se, se debatendo
como se fosse uma galinha tonta nas mãos de uma cozinheira
incompetente. Dei-lhe outro golpe e mais outro e outro e a cabeça
não rolava. Ele tinha desmaiado ou morrido com a porra da
cabeça presa no pescoço. Botei o corpo sobre o pára-lama do
carro. O pescoço ficou numa boa posição. Concentrei-me como um
atleta que vai dar um salto mortal. Dessa vez, enquanto o facão
fazia seu curto percurso mutilante zunindo fendendo o ar, eu
sabia que ia conseguir o que queria. Brock! a cabeça saiu rolando
pela areia. Ergui alto o alfange e recitei: Salve o Cobrador! Dei um
grito alto que não era nenhuma palavra, era um uivo comprido e
forte, para que todos os bichos tremessem e saíssem da frente.
Onde eu passo o asfalto derrete.

Ana me ensinou a usar explosivos e acho que
já estou preparado para essa mudança de escala. Matar um por
um é coisa mística e disso eu me libertei. No Baile de Natal
mataremos convencionalmente os que pudermos. Será o meu
último gesto romântico inconseqüente. Escolhemos para iniciar a
nova fase os compristas nojentos de um supermercado da zona
sul. Serão mortos por uma bomba de alto poder explosivo. Adeus,
meu facão, adeus meu punhal, meu rifle, meu Colt Cobra, adeus
minha Magnum, hoje será o último dia em que vocês serão
usados. Beijo o meu facão. Explodirei as pessoas, adquirirei
prestígio, não serei apenas o louco da Magnum.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Becco 29th novembro 2011, 9:24 pm

Jabá é doentio. Cruzes!

PS: Mas é lindo mesmo.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 30th novembro 2011, 3:14 pm

Lorenzo Becco escreveu:Jabá é doentio. Cruzes!

PS: Mas é lindo mesmo.

Doentio não é quem gosta, mas sim quem escreve.

Certeza que o velho ja matou.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Becco 30th novembro 2011, 4:04 pm

Acho que não. Deve ter mais a ver com o fato de que ele foi delegado por tanto tempo npo Rio.

Dosta [até onde se sabe] nunca matou uma velhinha com um machado.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 5th dezembro 2011, 9:06 am

Rubem Fonseca - Página 3 O_COBRADOR_1230639849P

Terminei de ler O COBRADOR.

Primeiro de tudo, esse livro não foi feito pra ser lido, foi feito pra ser degustado. Por conta disso e por conta da loucura de fim de ano (provas pra corrigir, seleções de mestrado, punheta, etc) tive que ler usando a MARCHA GOURMET DE RITMO DE LEITURA. O fato é que, PORRA, esse livro é MUITO BOM!

Além de eu reler alguns contos que já havia lido na antologia de 64 contos da companhia li o conto homônimo 4 vezes. Fiquei obcecado com o personagem o COBRADOR e acho que pra mim, é o personagem definitivo que sintetiza a proposta literária do velho. Acho que nunca refleti tanto em uma leitura como a desse livro. Caras, RUBEM FONSECA é o cara!
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Becco 5th dezembro 2011, 9:11 am

Tem o filme em que o Lázaro Ramos é o Cobrador, mas nunca vi por que tenho medo de não estar à altura.

Livro irretocável, mesmo!
E ainda tem a estreia do Mandrake!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 6th dezembro 2011, 11:22 am

Lorenzo Becco escreveu:Tem o filme em que o Lázaro Ramos é o Cobrador, mas nunca vi por que tenho medo de não estar à altura.

Sou assim também Beccaço. Perde-se muito na transposição. Por essas e outras não me animei muito a ver CRIME E CASTIGO (postei no tópico do Dosta) e frustrei-me com CAPITÃES DE AREIA.
Lorenzo Becco escreveu:E ainda tem a estreia do Mandrake!

MANDRAKE!!!!

Rubem Fonseca - Página 3 Tumblr_laq02mjEUF1qe0qyho1_500
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Gourmet 6th dezembro 2011, 7:37 pm

http://veja.abril.com.br/231209/maldito-passado-p-206.shtml
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 6th dezembro 2011, 9:59 pm

Gourmet escreveu:http://veja.abril.com.br/231209/maldito-passado-p-206.shtml

Quem nunca mentiu ou ocultou fatos de sua vida pregressa levante a mão. Se ele apoiou mesmo, foi um tiro no próprio pé.

No mais, começando esse:

Rubem Fonseca - Página 3 SECRECOESN_EXCRECOES_E_DESATINOS_1284335100P
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 9th dezembro 2011, 12:49 pm

Rubem Fonseca - Página 3 SECRECOESN_EXCRECOES_E_DESATINOS_1284335100P

Terminei. Nossa, li em dois dias!
Apesar de ser um livro "menor" do escritor, de maneira nenhuma esse termo significa baixa qualidade na obra do velho. Só significa que fica [um pouco] aquém do ápice de sua produção se comparado com os clássicos OS PRISIONEIROS, LUCIA MCCARTNEY, O COBRADOR, FELIZ ANO NOVO, etc.
A despeito do título, a temática gira em torno do título proposto. A obra é permeada de referências diretas ou indiretas a fluxo menstrual, peido, pus, merda, cera de ouvido, sangue, porra, hálito, etc. pig pig pig
Os melhores contos sem dúvida se resumem a:
CROPOMANCIA: Sujeito descobre como advinhar o futuro analisando a própria merda;
A NATUREZA EM OPOSIÇÃO À GRAÇA: Sujeito passa a beber sangue de vaca pra se tornar mais cabrón e comer a amiga;
O ESTUPRADOR: Onde um sujeito se apaixona por uma dona e a sequestra e amarra só para chupar sua pústula;
O CORCUNDA E A VÊNUS DE BOTTICELLI: Onde um corcunda, leva a vida seduzindo mulheres a partir da sua vasta cultura, fazendo-as escravas e submissas. Nesse conto, o corcunda transforma uma linda e delicada loira burra numa expert em poesia só pra ter o prazer de foder com uma gata inteligente. Isso lembrou muito um amiche daqui do fórum que tem esse tipo de fetiche. Laughing
Além desses, a maioria dos outros contos tem a marca fonsequiana de qualidade superior. Recomendo!

A propósito, com esse livro atingi minha famigerada meta de ler 30 livros no ano. O que vier agora é lucro!!! cheers
Começo hoje ainda, para encerrar minha maratona Fonsequiana, O CASO MOREL, enquanto espero a hora do show do Zeca Baleiro (HUAHAUHAUAH TENHU VIDA SOÇIAU)

Rubem Fonseca - Página 3 45678248

Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por César 9th dezembro 2011, 12:50 pm

Zeca Baleiro, Jabá? O senhor já teve mais respeito Laughing
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 9th dezembro 2011, 12:56 pm

César escreveu:Zeca Baleiro, Jabá? O senhor já teve mais respeito Laughing

Embarassed Poxa, amiche dá um desconto. Aqui no Piauí só rola forró e suingueira e a última vez que teve um show decente foi do Lobão em MAIO.

Não mangue de mim. Embarassed
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Gourmet 9th dezembro 2011, 1:17 pm

O primeiro disco do Zeca é muito bom.

Sobre o CASO MOREL, é um dos meus favoritos do Rubem. Acho que é onde está o código genético de todos os outros romances do velho.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Mat 9th dezembro 2011, 3:31 pm

Jabá escreveu:Rubem Fonseca - Página 3 SECRECOESN_EXCRECOES_E_DESATINOS_1284335100P

Terminei. Nossa, li em dois dias!
Apesar de ser um livro "menor" do escritor, de maneira nenhuma esse termo significa baixa qualidade na obra do velho. Só significa que fica [um pouco] aquém do ápice de sua produção se comparado com os clássicos OS PRISIONEIROS, LUCIA MCCARTNEY, O COBRADOR, FELIZ ANO NOVO, etc.
A despeito do título, a temática gira em torno do título proposto. A obra é permeada de referências diretas ou indiretas a fluxo menstrual, peido, pus, merda, cera de ouvido, sangue, porra, hálito, etc. pig pig pig
Os melhores contos sem dúvida se resumem a:
CROPOMANCIA: Sujeito descobre como advinhar o futuro analisando a própria merda;
A NATUREZA EM OPOSIÇÃO À GRAÇA: Sujeito passa a beber sangue de vaca pra se tornar mais cabrón e comer a amiga;
O ESTUPRADOR: Onde um sujeito se apaixona por uma dona e a sequestra e amarra só para chupar sua pústula;
O CORCUNDA E A VÊNUS DE BOTTICELLI: Onde um corcunda, leva a vida seduzindo mulheres a partir da sua vasta cultura, fazendo-as escravas e submissas. Nesse conto, o corcunda transforma uma linda e delicada loira burra numa expert em poesia só pra ter o prazer de foder com uma gata inteligente. Isso lembrou muito um amiche daqui do fórum que tem esse tipo de fetiche. Laughing
Além desses, a maioria dos outros contos tem a marca fonsequiana de qualidade superior. Recomendo!


Jabá, o texto dele apresenta esses elementos interligados na realidade do texto ou ele só é escroto pra chocar?
Digo, ele, além dessas putarias, consegue desenvolver personagens e enredos?
Quero muito ler, mas queria saber o que me espera.


Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 9th dezembro 2011, 3:55 pm

Mat escreveu:
Jabá escreveu:Rubem Fonseca - Página 3 SECRECOESN_EXCRECOES_E_DESATINOS_1284335100P

Terminei. Nossa, li em dois dias!
Apesar de ser um livro "menor" do escritor, de maneira nenhuma esse termo significa baixa qualidade na obra do velho. Só significa que fica [um pouco] aquém do ápice de sua produção se comparado com os clássicos OS PRISIONEIROS, LUCIA MCCARTNEY, O COBRADOR, FELIZ ANO NOVO, etc.
A despeito do título, a temática gira em torno do título proposto. A obra é permeada de referências diretas ou indiretas a fluxo menstrual, peido, pus, merda, cera de ouvido, sangue, porra, hálito, etc. pig pig pig
Os melhores contos sem dúvida se resumem a:
CROPOMANCIA: Sujeito descobre como advinhar o futuro analisando a própria merda;
A NATUREZA EM OPOSIÇÃO À GRAÇA: Sujeito passa a beber sangue de vaca pra se tornar mais cabrón e comer a amiga;
O ESTUPRADOR: Onde um sujeito se apaixona por uma dona e a sequestra e amarra só para chupar sua pústula;
O CORCUNDA E A VÊNUS DE BOTTICELLI: Onde um corcunda, leva a vida seduzindo mulheres a partir da sua vasta cultura, fazendo-as escravas e submissas. Nesse conto, o corcunda transforma uma linda e delicada loira burra numa expert em poesia só pra ter o prazer de foder com uma gata inteligente. Isso lembrou muito um amiche daqui do fórum que tem esse tipo de fetiche. Laughing
Além desses, a maioria dos outros contos tem a marca fonsequiana de qualidade superior. Recomendo!


Jabá, o texto dele apresenta esses elementos interligados na realidade do texto ou ele só é escroto pra chocar?
Digo, ele, além dessas putarias, consegue desenvolver personagens e enredos?
Quero muito ler, mas queria saber o que me espera.



Mat, os personagens do Fonseca são densos e profundos. Esses elementos não seriam exatamente algo como "a cereja do bolo" mas é um elemento importante. Sempre vejo a obra dele como uma espécie de forte crítica ao caráter humano e um escancaramento das profundezas da nossa alma.
Tudo que temos de ruim (ou bom), nossos desvios, nossas falhas e taras são abordadas de forma constrangedoramente natural nos textos dele.
Acho que o choque não é a idéia principal, mas ele a explora de forma secundária, o que torna o texto bem mais interessante. O Gourmet e o Becco, que leram mais do que eu com certeza tem algo mais a acrescentar pra te convencer.
Acho que você tá perdendo tempo. Tente ler dois ou três livros de contos, nós já recomendamos alguns. Tenho certeza que você vai gostar. Smile
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Gourmet 9th dezembro 2011, 5:08 pm

Jabá escreveu:
Mat escreveu:
Jabá escreveu:Rubem Fonseca - Página 3 SECRECOESN_EXCRECOES_E_DESATINOS_1284335100P

Terminei. Nossa, li em dois dias!
Apesar de ser um livro "menor" do escritor, de maneira nenhuma esse termo significa baixa qualidade na obra do velho. Só significa que fica [um pouco] aquém do ápice de sua produção se comparado com os clássicos OS PRISIONEIROS, LUCIA MCCARTNEY, O COBRADOR, FELIZ ANO NOVO, etc.
A despeito do título, a temática gira em torno do título proposto. A obra é permeada de referências diretas ou indiretas a fluxo menstrual, peido, pus, merda, cera de ouvido, sangue, porra, hálito, etc. pig pig pig
Os melhores contos sem dúvida se resumem a:
CROPOMANCIA: Sujeito descobre como advinhar o futuro analisando a própria merda;
A NATUREZA EM OPOSIÇÃO À GRAÇA: Sujeito passa a beber sangue de vaca pra se tornar mais cabrón e comer a amiga;
O ESTUPRADOR: Onde um sujeito se apaixona por uma dona e a sequestra e amarra só para chupar sua pústula;
O CORCUNDA E A VÊNUS DE BOTTICELLI: Onde um corcunda, leva a vida seduzindo mulheres a partir da sua vasta cultura, fazendo-as escravas e submissas. Nesse conto, o corcunda transforma uma linda e delicada loira burra numa expert em poesia só pra ter o prazer de foder com uma gata inteligente. Isso lembrou muito um amiche daqui do fórum que tem esse tipo de fetiche. Laughing
Além desses, a maioria dos outros contos tem a marca fonsequiana de qualidade superior. Recomendo!


Jabá, o texto dele apresenta esses elementos interligados na realidade do texto ou ele só é escroto pra chocar?
Digo, ele, além dessas putarias, consegue desenvolver personagens e enredos?
Quero muito ler, mas queria saber o que me espera.



Mat, os personagens do Fonseca são densos e profundos. Esses elementos não seriam exatamente algo como "a cereja do bolo" mas é um elemento importante. Sempre vejo a obra dele como uma espécie de forte crítica ao caráter humano e um escancaramento das profundezas da nossa alma.
Tudo que temos de ruim (ou bom), nossos desvios, nossas falhas e taras são abordadas de forma constrangedoramente natural nos textos dele.
Acho que o choque não é a idéia principal, mas ele a explora de forma secundária, o que torna o texto bem mais interessante. O Gourmet e o Becco, que leram mais do que eu com certeza tem algo mais a acrescentar pra te convencer.
Acho que você tá perdendo tempo. Tente ler dois ou três livros de contos, nós já recomendamos alguns. Tenho certeza que você vai gostar. Smile
A impressão que tenho é que, ao contrário dos escritores que tentam ganhar leitores, ele escolhe os leitores pela tolerância à verdade. Rubem choca pela honestidade sincera. Ele entende das coisas, foi policial civil, e tem postura de cronista amoral de um mundo cheio de erotismo, violência e caos. Sua obra está em franca sintonia com a realidade.

Talvez o mais fascinante seja realmente essa mecânica caótica dos fatos na obra do Rubem. A justiça é um fator acidental. Não há intervenções divinas, não há ordem e as pessoas tem manias - podem ser compulsões inofensivas como graves, mas elas existem, assim como ocorre no mundo real.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Mat 9th dezembro 2011, 8:38 pm

Sim, eu lerei com certeza. Provavelmente devo iniciar com esse "Secreções, excreções e desatinos"

Valeu pelos esclarecimentos.
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 11th dezembro 2011, 9:43 am

Mat escreveu:Sim, eu lerei com certeza. Provavelmente devo iniciar com esse "Secreções, excreções e desatinos"

Valeu pelos esclarecimentos.

Beleza então, Mat. Curiosamente esse é o único livro de contos dele que tem uma "temática". Acho que algo mais a ser acrescentado pra te deixar mergulhar sem medo na obra do velho é algo que li na orelha do CASO MOREL: "Ele une o erudito ao pop em seus livros". Acho que isso te dá uma boa diretriz.
Quando começar a ler posta suas impressões. Wink
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Becco 11th dezembro 2011, 12:51 pm

Jabá escreveu:Rubem Fonseca - Página 3 SECRECOESN_EXCRECOES_E_DESATINOS_1284335100P

Um dos meus livros prediletos do Zé Rubem!
Gosto principalmente por ser um livro temático, e por ser um tama tão escatológico!
Com um escritor menos talentoso, descambaria facilmente para algo de baixa qualidade literária, que usa o tema só para chocar o leitor.
Felizmente, talento é o que não falta ao Fonsecaço!
Gosoto muito dos contos que o Jabá destacou, adicionaria aquele em que a namorada do protagonista tem um certo distúrbio menstrual.

Dado que o Mat pesquisa o Pynchon, esse seria o livro ideal para ele começar.


Jabá escreveu:Mat, os personagens do Fonseca são densos e profundos. Esses elementos não seriam exatamente algo como "a cereja do bolo" mas é um elemento importante. Sempre vejo a obra dele como uma espécie de forte crítica ao caráter humano e um escancaramento das profundezas da nossa alma.
Tudo que temos de ruim (ou bom), nossos desvios, nossas falhas e taras são abordadas de forma constrangedoramente natural nos textos dele.
Acho que o choque não é a idéia principal, mas ele a explora de forma secundária, o que torna o texto bem mais interessante.

Gourmet escreveu:A impressão que tenho é que, ao contrário dos escritores que tentam ganhar leitores, ele escolhe os leitores pela tolerância à verdade. Rubem choca pela honestidade sincera. Ele entende das coisas, foi policial civil, e tem postura de cronista amoral de um mundo cheio de erotismo, violência e caos. Sua obra está em franca sintonia com a realidade.

Talvez o mais fascinante seja realmente essa mecânica caótica dos fatos na obra do Rubem. A justiça é um fator acidental. Não há intervenções divinas, não há ordem e as pessoas tem manias - podem ser compulsões inofensivas como graves, mas elas existem, assim como ocorre no mundo real.

Não teria dito melhor. Wink
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Jabá 14th dezembro 2011, 7:24 pm

Rubem Fonseca - Página 3 45678248

Terminei esse. Achei o romance de estréia do Fonseca um pouco insosso. Particularmente, imagino que o autor se sentiu um peixe fora d'água ao se aventurar num gênero estranho ao que ele domina com maestria, então achei que o livro ficou com um gosto de um longo conto policial que teve de ser encerrado às pressas porque já estava longo demais.
A história em si não é ruim, pelo contrário. A galeria de personagens como sempre inigualáveis com suas características humanas exacerbadas. O pintor/escritor Paul Morel é um típico personagem fonsequiano, com seu cinismo, escrotidão e (porque não?) sensibilidade chamando todos os holofotes para si, mas acho que ele só não tinha acertado a mão ainda, ficando bem aquém do genial VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS ou BUFO & SPALANZANI.

E por aqui encerro minha maratona fonsequiana bem satisfeito e feliz da vida. Revisitarei o autor em 2012 mas focarei os romances.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Becco 14th dezembro 2011, 8:01 pm

Jabá escreveu:Terminei esse. Achei o romance de estréia do Fonseca um pouco insosso.

Também acho. Mas é o de estreia, ele escreveu só pra ver se conseguia.

Jabá escreveu:O pintor/escritor Paul Morel é um típico personagem fonsequiano

Na verdade, é um personagem D. H. Lawrenciano.
O protagonista de Sons And Lovers também é chamado de Paul Morel e também é artista.
O Fonseca é muito fã do Lawrence e escreveu o Morel como uma homenagem.


E, por falar em Fonseca, comprei hoje, no sebo, com a caixinha e tudo, zero bala, por 35 reais:

Rubem Fonseca - Página 3 S_MLB_v_O_f_100269993_2753
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por tmanfrini 14th dezembro 2011, 8:48 pm

Lembro de ter pago somente quinze essa box no Carrefour.
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Becco 15th dezembro 2011, 6:36 am

No Carrefour daqui só tem Crepúsculo e Augusto Cury.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por tmanfrini 15th dezembro 2011, 7:36 am

Lorenzo Becco escreveu:No Carrefour daqui só tem Crepúsculo e Augusto Cury.
Não que aqui seja muito diferente, eu que cismava tanto que encontrava títulos interessantes - Mas depois de meia dúzia de achados nada mais.
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Rubem Fonseca - Página 3 Empty Re: Rubem Fonseca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos