Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que você está lendo? Versão Não-Literatura

+11
tiago
Mat
Érika Donin
lawlra
César
Gourmet
Becco
tmanfrini
Karenina
Jabá
Sblargh
15 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Sblargh 18th outubro 2011, 9:50 pm

Eu meio que queria criar um tópico de filosofia, mas ia ficar muito restrito e cair no esquecimento, então eis um tópico pra falar de leituras não-literatas.
Atualmente estou estudando:
O que você está lendo? Versão Não-Literatura 198602_4

O livro, oficialmente só sobre a crítica da faculdade do juízo, na verdade tem duas partes, onde a primeira é um bom debate com interpretações positivistas de Kant, em especial da crítica da razão pura e nessa história, aprende-se um bocado sobre o que muda, tanto em Kant e no geral, com a crítica. A segunda parte é o que o livro promete: um exame crítico da teleologia em Kant e o interessante é ver nos pontos em que ele se distancia do habitual "Deus criou o mundo com um fim em mente" e torna-se um precursor da biologia (dado o conceito de "fim natural" onde pensa-se que, ao tratar de organismos, não é possível explicá-los sem pensar que, por exemplo, a finalidade do olho é a visão) e o que leva ele a se aproximar dessa visão mais tradicional quando lida com certas dificuldades. Enfim, a obra é referencial e apesar de pesadinha na quantidade bruta de informações, não é nada fora do comum.
-
E nessa veia, acabei de passar também por um texto desse livro:
O que você está lendo? Versão Não-Literatura 1021007_4

O texto em questão, chamado "sonhos de um visionário da metafísica explicados por sonhos da metafísica", um texto importante pelo grande contraste que apresenta com a crítica da razão pura. Kant, nesse texto, pretende mostrar como que não há mais ou menos legitimidade no que diz um sujeito que vê espíritos assombrando o pessoal e o que dizem os metafísicos em relação à alma humana. Na crítica da razão pura, os metafísicos ainda serão alvo, mas lá não se tratará mais de um simples mau uso da razão (digamos, por burrice ou superstição) e sim um mau uso da razão pela própria razão, na falta dos limites dados pela crítica, tender a aplicar à ideias conceitos que deveriam ser aplicados à experiência sensível.
-
Então é isso pelo tópico, eu acho. O que você está lendo de técnico, científico, filosófico e afins?
Sblargh
Sblargh
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Jabá 19th outubro 2011, 8:37 am

Eu tô lendo uma porrada de livros pro projeto do mestrado e a revista Piauí do mês de setembro.

Eventualmente, quando sobra tempo tô tentando terminar de ler Preacher.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Cássia 19th outubro 2011, 9:20 am

Eu também tô lendo um monte de livros. Mas todos lentamente conforme a necessidade pra disciplina. Os que estou gostando mais são esses:

O que você está lendo? Versão Não-Literatura 9788588456761

O que você está lendo? Versão Não-Literatura 794_516


Terceira das sete hipóteses, sobre o interdiscurso, desenvolvidas por Maingueneau:

para dar conta desse interdiscurso, propomos que existe um sistema de restrições semânticas globais. O caráter "global" dessa semântica se manifesta no fato de que ela restringe simultaneamente o conjunto de "planos" discursivos: tanto o vocabulário quanto os temas tratados, a intertextualidade ou as instâncias de enunciação...

Na realidade, todas as seis hipóteses são desdobramentos da primeira que é o primado do interdiscurso sobre o discurso.
Cássia
Cássia
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 429
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 36
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Karenina 19th outubro 2011, 10:17 am

Já postei em outros tópicos inclusive, mas vamos lá.

O que você está lendo? Versão Não-Literatura S_MLB_v_O_f_159457129_3317

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV291353_N

O que você está lendo? Versão Não-Literatura 3a833586-eaf4-490a-b4b3-68b4648822c5

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por tmanfrini 19th outubro 2011, 11:54 am

O que você está lendo? Versão Não-Literatura 9788575312834, pretendo começar a ler hoje, sequente à minha releitura de Vicente Cechelero. Like a Star @ heaven
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Becco 19th outubro 2011, 5:06 pm

Não tô lendo nada que não seja literatura, graças a Deus!
Quando começar a escrever o projeto do doutorado, quem sabe.
Mas até os livros teóricos que leio, mesmo não sendo de literatura, são sobre literatura, então tá tudo entei.

Ótimo tópico para os advogados de plantão pararem de postar sobre livros de direito no tópico antigo!
Laughing
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Gourmet 19th outubro 2011, 5:23 pm

Tenho esse Bourdieu, mas nunca li. Está na fila.
Gourmet
Gourmet
A Senhoria
A Senhoria

Mensagens : 665
Data de inscrição : 20/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Karenina 20th outubro 2011, 6:54 am

Já li, mas não lembro de n-a-d-a.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Do primeiro capítulo d'A arte como encantaria da linguagem - A poesia como encantaria da linguagem

Mensagem por tmanfrini 20th outubro 2011, 8:31 am

Poesia é palavra original e fundadora, não apenas de todos os povos, como também das culturas e religiões. Devoradora do agora em sua fome de eternidade, ela confere ao poeta, segundo antiga tradição greco-latina ou de tribos amazônicas, a dupla dimensão de memória viva dos povos e de vidente. Fruto de uma contemplação ativa ou de um agir contemplativo, a poesia tem represado essa memória emocionada das civilizações, entre as sílabas do sempre.
Agir contemplativo
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Karenina 20th outubro 2011, 6:46 pm

Lorenzo Becco escreveu:Não tô lendo nada que não seja literatura, graças a Deus!
Quando começar a escrever o projeto do doutorado, quem sabe.
Mas até os livros teóricos que leio, mesmo não sendo de literatura, são sobre literatura, então tá tudo entei.

Ótimo tópico para os advogados de plantão pararem de postar sobre livros de direito no tópico antigo!
Laughing

Alfinetada paia, amigo.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Becco 20th outubro 2011, 6:49 pm

OK, sorry.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por César 20th outubro 2011, 9:27 pm

O Becco mesmo já pediu desculpa, mas não acho que tenha sido alfinetada, pra mim foi mais brinks, que besteira LOL
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Jabá 20th outubro 2011, 10:50 pm

Não brinque com Tashinha ou quem leva a espetada é você.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por lawlra 20th outubro 2011, 11:29 pm

Jabá escreveu:Não brinque com Tashinha ou quem leva a espetada é você.
AIN Q MEDO
lawlra
lawlra
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 164
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 33
Localização : Santos

http://www.lawlra.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Karenina 21st outubro 2011, 7:10 am

É o mau costume do MBB, amigos.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por lawlra 21st outubro 2011, 8:21 am

Natasha escreveu:É o mau costume do MBB, amigos.

AHUA SO DO MBB
lawlra
lawlra
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 164
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 33
Localização : Santos

http://www.lawlra.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Karenina 21st outubro 2011, 8:29 am

lawlra escreveu:
Natasha escreveu:É o mau costume do MBB, amigos.

AHUA SO DO MBB

Não me orgulho disso.

Karenina
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 870
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Becco 21st outubro 2011, 8:35 am

Me neither.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por lawlra 21st outubro 2011, 8:54 am

OKays, pra não perder o fio da meada do tópico eu tô lendo...


O que você está lendo? Versão Não-Literatura 1330572-like_a_velvet_glove_cast_in_iron__2010____page_1_large

http://en.wikipedia.org/wiki/Like_a_Velvet_Glove_Cast_in_Iron
lawlra
lawlra
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 164
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 33
Localização : Santos

http://www.lawlra.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Sobre "Em Busca do Tempo Perdido" - Cap. Conversão Semiótica em A arte como encantaria da linguagem

Mensagem por tmanfrini 21st outubro 2011, 6:51 pm

... Uma espécie de mil-e-um-dias em que Proust é uma Sheherazade travestida entretendo o leitor para se manter vivo. Proust dá a impressão de que não podia não-narrar. Parar de narrar seria como parar de viver. A narrativa seria seu fôlego de vida e o leitor, seu consorte, no leito voluptuoso da linguagem.
tmanfrini
tmanfrini
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 1513
Data de inscrição : 29/09/2011
Idade : 31
Localização : Navegantes - SC

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Jabá 22nd outubro 2011, 12:43 am

lawlra escreveu:OKays, pra não perder o fio da meada do tópico eu tô lendo...


O que você está lendo? Versão Não-Literatura 1330572-like_a_velvet_glove_cast_in_iron__2010____page_1_large

http://en.wikipedia.org/wiki/Like_a_Velvet_Glove_Cast_in_Iron
Eu te recomendei isto. Bom saber quem comanda as coisas. e aí tá gostando?
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Sblargh 25th outubro 2011, 11:14 pm

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Picture-31
Sad
Sblargh
Sblargh
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Érika Donin 26th outubro 2011, 4:40 pm

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Historia_concisa_do_brasil_1233748612p


Vamvêquevaidá
Érika Donin
Érika Donin
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 120
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 28
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Mat 26th outubro 2011, 8:23 pm

Sblargh escreveu:O que você está lendo? Versão Não-Literatura Picture-31
Sad

Todos os filósofos que leio esculhambam o Hegel bonito.
Recomendações amigo?
Mat
Mat
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2969
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Sblargh 26th outubro 2011, 10:32 pm

Mat escreveu:
Sblargh escreveu:O que você está lendo? Versão Não-Literatura Picture-31
Sad

Todos os filósofos que leio esculhambam o Hegel bonito.
Recomendações amigo?

Fingir que nunca existi e bola pra frente.
Brinks;Hegel é o grande buraco na minha formação na verdade, um que eu estou só preenchendo agora.
Mas já me foi dito que pela sua complexidade (completa falta de sentido e palavras alinhadas aleatoriamente), é melhor mesmo começar pelo comentador; o qual eu recomendaria "O Discurso Filosófico da Modernidade" do Habermas (que é bom por comentar um bocado de filósofos e fazer uma ponte boa entre eles todos e a contemporaneidade) e passando adiante recomendações que eu ainda não li: "A Ordem do Tempo" de Paulo Arantes é supostamente bem influente entre os hegelianos brasileiros; acho que dá pra achar na internet, um livro de um norte-americano chamado Stephen Houlgate, "The Opening of the Science of Logic", contem metade do texto traduzido e um comentário que aparentemente traduz o texto em linguagem humana.
De resto é isso; eu tento manter uma mente aberta em relação a Hegel, mas como devo ter deixado perceber, é difícil pra mim engolir ele. Acho que ele dá uns saltos argumentativos grandes demais e é um pouco irritantemente pré-kantiano a mania de ficar falando sobre termos como "Ser"; "Ente" e "Absoluto". Não são argumentos péssimos, mas não dá pra deixar pra lá que ele está arbitrariamente definindo as palavras.
Mas sei lá, às vezes ler a Enciclopedia das Ciências Filosóficas valha a pena, é o tipo de livro que pegando algumas passagens fora do contexto dá até pra acreditar que ele tem boas teorias, o que me desanima mesmo é a concatenação dos argumentos.
Sblargh
Sblargh
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/10/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

O que você está lendo? Versão Não-Literatura Empty Re: O que você está lendo? Versão Não-Literatura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos