Literatura Russa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

+22
Catarina_
Caicto
Maloquero
Oric
David Ericeira
lavoura
schmidt
tiago
pinkperry
Franz
Jota F.
Tommy Monaghan
Tommy
João Peres
Andrei
Karenina
tmanfrini
Mat
Becco
Jabá
César
Gourmet
26 participantes

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Oric 26th junho 2013, 12:22 pm

Terminando a quinta parte da releitura d'O Crime e Castigo, mas -- entrando na comparação -- ainda gosto mais de "Notas do Subsolo" (minha edição é da LPM, embora direta do russo, depois compro da 34).

Talvez pelo poder de síntese ali.

Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Daniel de Mattos 26th junho 2013, 3:13 pm

Olá, Andrei.

Também penso que Memórias do Subterrâneo nivela com as obras posteriores (das que li, a saber: Crime e Castigo e Os Irmãos Kamarazóv), mas o que me cativa nas Memórias é o involuntário humor advindo do tom jocoso, sarcástico e ressentido com que o Homem do Subterrâneo se refere aos seus conterrâneos e contemporâneos, mormente os "homens de ação", os homens práticos, pragmáticos, de pensamento "objetivo" e positivistas... Sem falar dos românticos (principalmente os franceses) que "sonham com as estrelas"... É um tanto estranho, mas essa misantropia também presente em Raskolnikov na obra posterior, mas (para mim) não tão cativante, me provoca risos involuntários...
Quanto à relação entre o livro e Freud, é procedente, embora eu tenha lido que a ideia de inconsciente havia se esboçado na mente freudiana após a leitura dos românticos...

Mas enfim, os dois livros são maravilhosos...
Daniel de Mattos
Daniel de Mattos
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Andrei 26th junho 2013, 3:21 pm

A propósito dos "homens de ação", vale uma conferida em Oblomov, de Ivan Gontcharov. Sensacional!!!

Andrei
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 50
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por lavoura 27th junho 2013, 9:50 pm

Becco escreveu:
Reinaldo Cubells escreveu:Eu preciso ler de novo Crime e Castigo, pois quando li pela primeira vez foi pela L&PM, e naquela época eu nao sabia que a sua tradução era uma merda.
 
Laughing LaughingLaughing


Rivalizar com o Dosta só o Borges, mas são muito diferentes.
[/color]

Eis uma máxima!
E estou com vontade de ler algo do Dostô, já faz um bom tempo que nada leio.



lavoura
lavoura
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 2350
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Oric 1st julho 2013, 10:54 am

Já leu O Idiota, Lavoura? Estou para lê-lo mês que vem.

Terminei Crime e Castigo. Dessa vez a redenção, que havia achado forçada na primeira leitura, me pareceu mais bem construída.

Sou só eu que acho as partes com o Raskolnikov bem melhores que as que ele não aparece? Não que as outras sejam ruins, longe disso, mas o Raskolnikov é mesmo um personagem muito fascinante. Talvez em partes seja o meu maior apreço com livros que foquem em um só personagem.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Jabá 1st julho 2013, 11:04 pm

Raskolnikov é o melhor de todos. Já viu esse:

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcSUUbus-RpxKH8UwvUlp8jL90VNahKHbcbw31Q01tcN95bR9aZ29A

É o Raskolnikov definitivo:

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 22969
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Oric 2nd julho 2013, 10:35 am

Estou planejando ver a versão da BBC, a soviética e a do Robert Wiene, de 1923.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Jabá 2nd julho 2013, 10:55 pm

Ele é o avatar do Becco.
Jabá
Jabá
Guerra e Paz
Guerra e Paz

Mensagens : 3743
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 44
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Catarina_ 3rd julho 2013, 8:34 am

Um amigo me presenteou com a versão pirata desse dvd, fiquei comovida.
Catarina_
Catarina_
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Conradorfb 5th julho 2013, 9:38 am

Essa versão da BBC é sensacional, mas, na minha opinião, a melhor adaptação é a soviética!

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 51A5199GABL._SY300_
Conradorfb
Conradorfb
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Versões cinematográficas da obra de Dostoiévski

Mensagem por Daniel de Mattos 5th julho 2013, 11:42 am

Oric escreveu:Estou planejando ver a versão da BBC, a soviética e a do Robert Wiene, de 1923.

Olá, Oric.

Você já viu a adaptação americana com Peter Lore no papel principal?
Ele é um grande ator... acho que não fez jus totalmente à personagem, mas pensando bem quem poderia canalizar toda a misantropia, a arrogância e o martírio mental do personagem dostoiévskiano?
Daniel de Mattos
Daniel de Mattos
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Oric 6th julho 2013, 9:57 am

Não vi essa não, Daniel. Vou procurar sobre ela depois.

Raskolnikov sem dúvidas seria um grande desafio para qualquer ator.
Oric
Oric
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 948
Data de inscrição : 18/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por tiago 6th julho 2013, 10:07 am

O único senão da versão da BBC é a apática Sônia que eles colocaram, não por culpa da atriz, mas de escolha geral da direção mesmo. Parece que depois de fazerem tudo certo, não aguentaram colocar toda a transcedência que o personagem tem que ter (e o exagero também).
tiago
tiago
Crime e Castigo
Crime e Castigo

Mensagens : 849
Data de inscrição : 17/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Becco 8th julho 2013, 8:42 am

Daniel de Mattos escreveu:Olá, Becco. Como vai?
Obrigado pela boa acolhida!
Você gosta também de Borges, não? Eu li o primeiro conto do Livro de Areia (se não me engano, é este seu título), o conto em que Borges envelhecido se encontra com o jovem... Um conto certamente instigante e de um valor estético acima da média (naquele tempo... imagina então agora). 
Também li Ficções: Pierre Menard, A biblioteca de Babel, Tlön, etc.  Borges resguarda sua originalidade, afastando-se da perigosa sombra de Kafka (e até outros como Hawthorne)... Mas eu particularmente prefiro Marcel Proust.
Você leu o Memórias do Subterrâneo? Esse livro, a despeito da crítica considerá-lo de menor envergadura que Crime e Castigo e Irmãos Karamazov, tem uma força de magnetismo sobre mim que realmente me espanta... E qual a sua opinião? Você leu que obras do Dostoiévski?
Até a próxima...

Tudo bem, Daniel.

Esse conto do Borges é baseado em O Duplo do Dostoiévski. É o meu conto predileto dele.
Estou terminando de ler o Ficções dele e depois vou me aventurar por O Aleph.

Gosto imensamente de Notas do Subsolo, acho o livro-síntese do Dostoiévski.
O primeiro parágrafo sozinho já é uma obra-prima.

Do Dosta, do que foi traduzido em português, eu já li todos.
Os que a 34 não publicou, eu li na tradução da Nova Aguilar.
Não li O Diário de um Escritor, queria muito que alguém traduzisse.


Jabá escreveu:Raskolnikov é o melhor de todos. Já viu esse:

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcSUUbus-RpxKH8UwvUlp8jL90VNahKHbcbw31Q01tcN95bR9aZ29A

É o Raskolnikov definitivo:

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 22969

Também acho.
O Porfiry-Palpatine também é excelente.

Só não gosto da Sonya [muito gordinha ela; tinha que ser esquálida igual à Keira Knightley] e do Svidrigailov.
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Daniel de Mattos 8th julho 2013, 9:01 am

Becco escreveu:Tudo bem, Daniel.

Esse conto do Borges é baseado em O Duplo do Dostoiévski. É o meu conto predileto dele.
Estou terminando de ler o Ficções dele e depois vou me aventurar por O Aleph.

Gosto imensamente de Notas do Subsolo, acho o livro-síntese do Dostoiévski.
O primeiro parágrafo sozinho já é uma obra-prima.

Do Dosta, do que foi traduzido em português, eu já li todos.
Os que a 34 não publicou, eu li na tradução da Nova Aguilar.
Não li O Diário de um Escritor, queria muito que alguém traduzisse.

Olá, Becco...

Caramba, você leu todo o Dostoiévski? De fato, você é uma autoridade no assunto.
É essencial ler tudo quanto possível de um autor, captando suas modulações estilísticas e desenvolvimentos através de diferentes temas... Li a obra de Shakespeare pela Nova Aguilar também, e posso dizer que a noção panorâmica que obtive através de suas diferentes obras me auxiliou enormemente a entender a riqueza do Bardo e seus recursos vastos...

Devo confessar que da tríade que li do Dostoiévski, as Memórias têm a minha predileção. Todo aquele sarcasmo, o ataque aos românticos franceses (o escritor e sua xenofobia européia) e aos positivistas é contagiante.
Você disse em outro tópico aqui do fórum que os franceses costumam suavizar um pouco o Russo eliminando parágrafos muito extensos, mas pelo que eu observei no Grande inquisidor eles não utilizaram desse método (sem falar na longa fala de Marmieládov, no Crime e Castigo...).
Está lendo ficções? Já leu Furnes, o memorioso? E a Biblioteca de Babel?

Abraços, meu caro...
Até mais
Daniel de Mattos
Daniel de Mattos
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Andrei 8th julho 2013, 3:03 pm

Modéstia à parte, também faço parte, assim como o Becco, da galeria de leitores que já leu tudo o que existe de Dostoievski vertido em português. Meu encantamento foi tamanho que, ao terminar essa incursão russa (li também tudo de Tolstoi, Tchekov, Gogol e Turgueniev, afora Pushkin, Babel, Platonov, Leskov, Gorki), resolvi ir prá Rússia em 2013.
Já mandei email para a Cosac e a 34 para que continuem a editar esses clássicos russo do séc. XIX. Ambas prometeram novidades ainda para 2013, inclusive a 34 vai editar a segunda parte da antologia de contos.
É aguardar e conferir!

Andrei
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 50
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Catarina_ 8th julho 2013, 7:44 pm

Também achei a Sônia muito saudável para quem vive na miséria. E ela está meio violenta naquele primeiro diálogo com o Raskolnikov, vixe.
E também achei o ator que faz o Svidrigailov velho para o papel, de acordo com o livro ele deveria ser mais bem-conservado...

Ah, que inveja de vocês, se eu pudesse e meu dinheiro desse já teria lido tudo isso. Tenho muita vontade de comprar o Shakespeare da Nova Aguilar... já pensei em comprar os livros dele no original por ser mais em conta, mas minha leitura não flui tão bem naquele inglês arcaico.

Estou lendo O Duplo agora. Queria muito que traduzissem Humilhados e Ofendidos, li alguns comentários interessantes sobre ele no Bobók.
Catarina_
Catarina_
Noites Brancas
Noites Brancas

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 29
Localização : Teresina/PI

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por César 5th março 2014, 9:01 pm

ALGUÉM DISSE DOSTOIÉVSKI?

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Mikhail_bakhtin
César
César
Púchkin
Púchkin

Mensagens : 1796
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo/SP

http://twitter.com/likeapisces

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por luyspaulo 10th junho 2014, 11:50 am

"Elena Vássina, professora de letras russas da Universidade de São Paulo, conversa com Ederson Granetto sobre Crime e Castigo, obra de Fiódor Dostoiévski."

https://www.youtube.com/watch?v=I-lut0uU3eM
luyspaulo
luyspaulo
A Dama do Cachorrinho
A Dama do Cachorrinho

Mensagens : 125
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 46
Localização : Três Corações-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Becco 23rd junho 2014, 9:01 am

Opa, valeu, Luís Paulo!
Becco
Becco
Dostoiévski
Dostoiévski

Mensagens : 2525
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 45
Localização : Fortaleza - CE

https://literaturarussa.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние] - Página 8 Empty Re: Crime e Castigo [Преступле́ние и Hаказа́ние]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos